Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Assistir a filmes em versão original ajuda no idioma espanhol

De Fernanda, publicado dia 24/07/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Aprendendo a língua hispânica com filmes

Querer falar espanhol é uma boa ideia: esta língua é praticada atualmente por mais de 500 milhões de falantes em todo o mundo.

E você, faz parte desse universo? Ou melhor: você quer participar dele?

Claro que sim! Aulas de espanhol são ministradas nos mais diversos locais além das escolas e universidades.

Alguns de vocês podem ter frequentado programas de formação, workshops, aulas à noite ou quem sabe até já começaram os estudos sozinhos na frente da sua tela de computador, com cursos de espanhol online ou pelos vídeo em espanhol para aprender a língua.

Mas será que você tem uma boa pronúncia, uma boa entonação? Será que você é bem entendido quando conversa em espanhol? São tantos elementos importantes e que contam na hora de aprimorar o seu nível da língua….

Sabemos que nem todos podem responder sim a todas essas questões. Principalmente porque exercitar a expressão oral e a compreensão oral não é tarefa fácil.

Mas a boa notícia é: existe uma opção interessante e de fácil acesso! Assistir a filmes em espanhol.

Ao combinar estudo e diversão você vai melhorar o seu espanhol rápido, e até mesmo sem se dar conta disso.

Você não acredita em mim? Então senta que lá vem história…

Uma história que poderia ser sua

Já faz mais de um ano e meio que eu estou estudando espanhol.

Eu cresci em um ambiente de língua espanhola e estudei espanhol na escola como muitos dos meus colegas. Embora eu possa dizer que já tenho uma vantagem para aprender espanhol, foi há 1 ½ ano que eu realmente decidi aprender a língua de forma mais ativa, não me limitando a vídeos tutoriais de espanhol no Youtube, por exemplo.

Quanto às minhas habilidades, mesmo sem ter feito nenhum intercâmbio, posso dizer que agora eu realmente consigo falar espanhol, consigo manter uma conversa por um bom tempo, numa boa.

Claro, ainda falta muita coisa para aprender espanhol bem, principalmente em relação aos tempos verbais. Além disso, sei que o vocabulário espanhol vai aumentar aos poucos em função das minhas vivências e do uso da linguagem.

Como aprender espanhol online? Um método alternativo para aprender espanhol com Rosetta Stone.

Eu usei o software Rosetta Stone por algum tempo pois me parecia um método rápido para aprender espanhol… Até que descobri a metodologia de “piratear” uma língua conforme ensina Benny Lewis em seu site.

Seu método pode parecer até simplista. Isso porque, de acordo com Benny Lewis, basta falar espanhol para aprender a língua.

A explicação? Quanto mais você fala com palavras que já conhece, mais será capaz de aprender novas e de fazer ligação com aquelas que já conhece.

Você vai enriquecer o seu vocabulário e melhorar sua compreensão oral.

Tenho sorte pois tenho uma namorada de origem mexicana e, embora sempre falamos na minha língua materna, ela continua sendo uma fonte viva de conhecimentos para meus estudos de espanhol.

Falar é realmente o que mais importa quando você está aprendendo uma língua estrangeira. Isso deveria ser realmente uma prioridade para todos os estudantes.

Imagine uma coisa: você acha mesmo que eu seria ser capaz de ler a mais alta literatura hispânica apenas com o auxílio de um livro didático? Ou que estaria pronto para entrar em uma luta de artes marciais depois de ler dois livros? A verdade é que para aprender a lutar, você tem que praticar, e não apenas ler.

E no caso da aprendizagem de uma língua estrangeira como o espanhol? Você precisa falar! Os livros (mesmo que seja um guia para piratear uma língua estrangeira por Benny Lewis) são um complemento para a pronúncia espanhola, mas eles não são nenhum substituto para a experiência de vida. Por isso, os longa-metragens espanhóis são recurso ideal para isso.

A contribuição dos filmes em versão original

Um recurso incrível para completar a sua aprendizagem da língua de Cervantes é assistir a filmes em espanhol. Isso não é algo tão novo nem tão mágico; mas o fato é que ver filmes em versão original pode ajudar a sua compreensão oral, sua pronúncia, mas também na hora de entender espanhol durante uma conversa, porque você realmente vai ouvir as palavras certas com a entonação apropriada.

Lembro-me de quando eu comecei a assistir a filmes em espanhol, minha namorada me disse que eu parecia um apresentador de rádio ou narrador.

Minha pronúncia era boa, mas quando eu falava, parecia que minha personalidade não era transmitida, eu ficava travado (certifique-se de conversar com pessoas pacientes e compreensivas, que possam corrigi-lo quando você cometer um erro).

Eu sabia que a minha pronúncia era boa porque eu tinha imitado muito os nativos pelo método Rosetta Stones, sempre sem nenhum professor de espanhol ou curso intensivo para aprender a língua latina.

Foi aí que eu comecei a assistir a cenas de alguns filmes ou séries de TV em espanhol, a aprender de cor alguns trechos em castelhano na sétima arte latino-americana – no Netflix, óbvio – e eu encontrei alguns bem interessantes.

Como entender o diálogo em espanhol? Que tal encarar uma temporada toda da super série “House of Cards” em espanhol?

Desde então, eu progredi muito na minha aprendizagem do espanhol e não consigo mais deixar de assitir.

Então, se eu tivesse algum conselho para você, estudante de espanhol, seria:

  • Assista a um filme duas ou três vezes com legendas em espanhol
  • Não decore as legendas, mas veja o filme o número de vezes suficiente para tentar acompanhá-lo sem precisar dessa parte debaixo da tela.
  • E então, você pode olhar de vez quando para as legendas, apenas para verificar se você entendeu uma ou outra expressão.
  • Uma vez que você se sentir confortável com o enredo do filme, faça como se você estivesse assistindo sem som, e remova totalmente as legendas! Só para se certificar de que está contextualizado.

Como você pode observar, você precisa passar bastante tempo assistindo a um filme com legendas, talvez dezenas ou mesmo centenas de vezes!

  • Em seguida, assista ao mesmo filme com o áudio em espanhol e as legendas em português, acompanhado, se possível, de um espanhol nativo e de companheiros com quem você está frequentemente em contato.
  • Assista ao filme até que você consiga recitar algumas falas dos atores principais, mesmo se para isso você precise ler as legendas em espanhol.
  • Finalmente, vai chegar uma hora na qual você vai dizer: “Cara, eu não preciso mais de legendas para entender este filme!”
  • Você precisa assistir de novo e de novo e entender tudo até não precisar mais ler a tradução em português.
  • Converse com seus amigos hispanófonos: eles podem explicar o que significa tal frase, se a sua pronúncia está correta e, assim, contribuir para sua compreensão oral.

Nesse exercício, a compreensão oral é altamente solicitada, bem como nos podcasts em espanhol.

Um ganho para a gramática

Ao longo dos seus estudos, você precisou, sem dúvida, assimilar novos conteúdos de gramática espanhola.

E ao longo de suas sessões de filmes em espanhol, você certamente descobriu o significado de algumas palavras que antes eram confusas para você.

Aprenda os conceitos básicos de gramática espanhola. Onde aprender os conceitos básicos de gramática espanhola?

Você ainda vai dizer muitas vezes: “Ah, agora eu sei exatamente quando usar esta expressão! “

Graças a essas sessões de filmes hispanófono, você vai ser capaz de usar com confiança a gramática, como se você tivesse frequentado aulas de espanhol gratuitas. E, na verdade, você utilizou um método alternativo e divertido para aprender. Um passo essencial para rumo ao bilinguismo espanhol!

Enriqueça seu vocabulário

Saiba que é fato: seu vocabulário aumenta graças aos filmes espanhóis.

Por exemplo: você cansou de ouvir em sala de aula que para a palavra “almoço”, você tem que dizer “amuerzo“. Mas isso não funciona tão bem assim. Talvez não seja a tradução adequada para todas as ocasiões.

Dependendo do contexto e do momento, pode ter diferentes significados e a tradução pode ser outra. Estamos falando de um almoço ao meio-dia? De um brunch? De um almoço de trabalho?

Os filmes em versão original são um truque infalível para aprender espanhol. Eles ajudam nessa contextualização tão necessária da língua.

E para ir mais longe, confira curso de espanhol online no Superprof!

A associação a uma imagem

Graças ao melhor do cinema hispanófono, agora você pode associar uma imagem a uma palavra ou a uma expressão, e assim enriquecer o seu vocabulário.

Fica muito mais fácil para descobrir e se lembrar do significado de uma palavra quando existe uma determinada cena de um filme associada a ela.

Por que você ver seus filmes favoritos em espanhol? Que a Força Espanhol esteja com você!

Este é o caso de palavras mais familiares, de gírias.

E o fato é que não vai ser num livro didático de espanhol que você vai ensinar este tipo de vocabulário.

Uma língua para conversar

Agora, com os filmes em espanhol, você pode melhorar sua conversação em espanhol, justamente pelo fato de reconhecer os diferentes contextos nos quais empregar o vocabulário e as expressões idiomáticas.

Você também pode aproveitar, por exemplo, um trajeto de carro ou de ônibus para falar espanhol: você pode repetir os diálogos de séries e filmes. A prática frequente e regular contribui muito para que sua pronúncia se torne cada vez mais convincente e fluida.

Usando esta nova técnica para estudar espanhol com filmes, você vai se sentir mais confiante e mais espontâneo. Bem mais do que se tivesse de repetir o dia todo um áudio de um cara dizendo “Me llamo Edgar, Como Usted está? “(Meu nome é Edgar. Como você está?).

É bem provável que o que você vai aprender com este método será muito mais utilizado do que se fosse com um livro didático.

Como melhorar o seu espanhol? Ao falar com os amigos. Compartilhe um copo de sangria com os seus amigos hispânicos batendo um bom papo em espanhol!

Aprender espanhol é ser capaz de compartilhar e se comunicar por uma língua viva.

Claro, aulas de línguas espanhola sempre são eficientes, elas são um excelente ponto de partida e fornecem uma base sólida. Mas para enriquecer o seu vocabulário, falar fluentemente, progredir em termos de escuta em espanhol, você tem de mergulhar na cultura e na vida diária dos hispanófonos.

Sabendo falar como eles no dia a dia e usar as mesmas expressões idiomáticas permite que você enriqueça o vocabulário e se integre socialmente.

Veja filmes de ação, romance, dramas, filmes independentes, filmes de aventura ou comédias. Não importa o seu gênero preferido, aqui o que vale é se dar a oportunidade de ouvir a língua em diferentes contextos, com diferentes sotaques e entonações. Você vai passar a entender as piadas e adotar novas referências culturais.

Então, qual será o seu próximo filme em espanhol?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar