Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual material comprar para ilustração virtual?

De Carolina, publicado dia 21/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Qual tablet escolher para desenho digital?

Na era digital, você não pode se tornar um desenhista profissional sem dominar as ferramentas informáticas – especializadas para desenho. E para fazer desenho pelo computador (DAO, complemento de PAO em tipografia) ou a edição de imagens, você não poderá fazer sem um tablet gráfico.

Seja para animação, ilustração, comunicação, publicidade… desenho agora é inseparável da ferramenta do computador.

Você quer comprar um tablet gráfico? Então você irá fazer a festa, já que muitas são as possibilidades: desenho de um desenho vetorial, desenho de um retrato / caricatura e saber desenhar mangás e tantas outras possibilidades oferecidas pelo tablet.

Se você é um artista gráfico, ilustrador ou amador, descubra como escolher seu tablet de acordo com suas necessidades e orçamento. Do tablet gráfico profissional para a tela interativa banal para aprender a desenhar, todos eles são importantes! Seja você destro ou canhoto.

Encontre um bom curso de desenho na nossa super comunidade Superprof!

As vantagens do tablet gráfico (mais conhecido como mesa digitalizadora) para desenhar

Vamos voltar ao básico: um tablet gráfico é um dispositivo que funciona via USB (com fio) ou, em alguns casos, através do bluetooth. Ele permite desenhar em um computador com uma caneta, uma ferramenta mais precisa que um mouse sem fio ou um touch pad.

Portanto, aqui no Brasil ele é mais conhecido como mesa digitalizadora ou mesa gráfica. A grande vantagem é que você ganha em produtividade. A criação gráfica fica muito mais fácil!

Desenhar com lápis e papel também é muito bom!

Os tablets são essenciais para produzir produções gráficas em modo digital. Mas cuidado: nem todas as tablets são bons para desenhar personagens bem feitos.

Mais do que uma marca, a Wacom é a referência em tablets gráficos. Eles são conhecidos por sua força, qualidade de acabamento e muitas vantagens profissionais.

Se você não sabe desenhar, não é o tablet que lhe dará mais talento ou sucesso em seus desenhos. No entanto, se você dominar essa ferramenta, você pode desfrutar de incríveis técnicas de infografia.

Um tablet gráfico, ao contrário de uma folha branca com um lápis (Como escolhê-lo para desenhar?), permite que você compile seu desenho de uma maneira completamente diferente. Você pode aproveitar as diferentes camadas do Adobe Photoshop Elements ou qualquer outro software de desenho para quebrar e trabalhar cada parte de forma independente.

Com o tablet, também fica mais fácil de corrigir os erros. Com alguns modelos, basta virar a caneta para apagar, como faria com um lápis clássico (mas aqui muito mais performático). Para tentar e experimentar, o design gráfico é adotá-lo.

Finalmente, graças ao software de desenho, você desfruta de uma paleta de cores infinita e você obtém acabamentos perfeitos e uniformes. Simples e intuitivo, é a ferramenta essencial para projetar seus desenhos na íntegra ou finalizá-los. Os tablets gráficos também são muito usados ​​para retocar fotos, mesmo se eles realmente podem tornar possível desenhar um rosto ex nihilo, ou seja, do nada!

Note, no entanto, que, apesar da aparente semelhança entre uma caneta e uma caneta do tablet, as duas ferramentas não são manipuladas da mesma maneira. Você vai perceber isso no primeiro uso. Inicialmente, você vai precisar de um tempo de adaptação que pode ser tedioso antes de estar completamente confortável usando seu tablet gráfico. O importante é ficar paciente e não se desencorajar ao tentar a pintura digital.

Pode ser perturbador não só para lidar com a caneta, mas também para ver que o que você está desenhando não é exibido no tablet, mas na tela do seu computador como em um quadro (quanto custa emoldurá-lo?) virtual. Então, você tem que ter o hábito de deixar sua mão trabalhando olhando a tela e não o tablet (a menos que você esteja usando uma tela de tablet gráfica, um verdadeiro “must” para o tablet).

Interessado em um curso de pintura em tela? A plataforma Superprof oferece excelentes professores!

Qual tablet de desenho de acordo com suas necessidades

No geral, quando se trata de desenhar tablets gráficos, uma marca se destaca…

Os tablets Wacom têm referências e são incontestáveis. Nessa coleção, encontramos o tablet gráfico Bamboo. Há também as marcas Huion ou Trust. O tablet gráfico Huion também é considerado uma boa opção no meio. Antes de decidir sobre um modelo, primeiro saiba como você vai usá-lo.

Sabendo que, se você quer algo robusto e de alto desempenho, um tablet Wacom é geralmente uma boa opção para completar seu curso de desenho online. Uma vez que suas técnicas de desenho estiverem avançadas, não utilize um tablet de desenho digital de baixa qualidade.

Um tablet gráfico para começar com os desenhos digitais

Quando você diz humildemente: “Estou aprendendo a desenhar”, você pode encontrar alguns modelos muito bons de tablets de nível básico que são perfeitos para edição e desenho de fotos. Claro que, quanto mais recursos o tablet tiver, mais precisão você terá. Mas no começo, o importante é avançar nas técnicas básicas. Por isso, você não precisa do melhor tablet no início.

Antes de pensar em alta performance, você precisa saber como desenhar e dominar os conceitos básicos de desenho.

Os seguintes tablets possuem 1.024 níveis de pressão. Lembre-se que esse é um ponto importante para um trabalho específico. Graças à pressão exercida sobre a caneta, você determina a delicadeza da linha. Quanto mais você pressiona, mais espessa é a linha.

Em suma, esqueça os acessórios de desenhos para crianças que costumam ganhar no Natal. Esses “brinquedos” criam grandes linhas pixeladas! A escolha do tablet é como se fosse a escolha do pincel para a pintura. Aliás, qual escolher?

Nível de pressão, ergonomia, resolução, inclinação… Esses critérios são essenciais para desenhos de computador.

Ilustrações digitais com o tablet é possível! Desenhar com o computador também pode gerar resultados como se fosse em pincéis.

Escolher a caneta do seu tablet também é importante. Ela determina a qualidade dos traços obtidos.

Em geral, para uso como amador, uma resolução de 1000 dpi é o suficiente. Os familiarizados com fotomontagem e design gráfico também sabem que, no mundo da impressão, estamos felizes com ilustrações em 300 dpi! Além disso, é mais adequado para uso profissional ou desenho técnico / design industrial que atenda aos requisitos da tecnologia avançada.

Wacom oferece tablets muito bons para começar: os modelos de tablets gráficos Wacom Intuos Art, Intuos Draw, Intuos Photo e Intuos Comic.

Disponível em dois tamanhos (pequeno e médio), esses modelos básicos são bastante versáteis. Podemos ainda mencionar o Wacom Bamboo Fun.

A caneta ergonômica é agradável de usar. Você poderá retocar fotos, anotar documentos, mas também desenhar ou transformar suas fotos em desenhos de acordo com o modelo e software incluídos.

Esses primeiros quatro modelos de tablets são muito confiáveis ​​e oferecem belos acabamentos. Eles substituíram os comprimidos Wacom Bamboo Pen. Geralmente, para um uso clássico, um pequeno tablet é suficiente. É melhor favorece a qualidade de uma boa marca do que uma tela maior.

O Youtuber LeTopGeek selecionou cinco tablets lançados no final de 2018. Do n ° 5 ao melhor tablet de gráficos, eles são: (5) o Lenovo Tab3 710, (4) Samsung Galaxy Tab A 10,1″, (3) Apple Ipad WiFi 2017 (iPad 5), (2) Lenovo Yoga Tab 3 Pro, (1) Samsung Galaxy Tab S3 . Aviso aos amadores!

Um tablet gráfico para designers experientes

As principais diferenças entre os modelos básicos são:

  • o tamanho da tela, até o formato A4 ou A3 (o formato A5 ou mesmo A6 ou similar é muito mais comum);
  • a resolução da tela. Você já pensou no web board para o desenho?
  • os níveis de pressão;
  • a inclinação do lápis (caneta);
  • os botões de atalho de teclado que podem ser configurados diretamente na mesa gráfica;
  • o multitouch, para executar ações parametrizáveis ​​exercendo uma pressão com 1 a 5 dedos na mesa.

Para uso profissional, a Wacom – ainda líder no mercado – oferece as gamas Intuos Pro. Sem fio, com 16 gestos de multitouch programáveis, uma resolução de 5.080 linhas por polegada, uma caneta inclinada a 2.048 níveis de pressão, o tablet gráfico Wacom Intuos Pro é um modelo robusto e completo.

Está disponível em três tamanhos diferentes, sabendo que quanto maior a superfície da tela, os movimentos ficam mais fáceis. É um modelo que se adequa a um usuário avançado ou profissional.

Desenhe no seu computador A marca Wacom é a líder de mercado nesse segmento.

O desenho em 3D excede o potencial da pintura acrílica usando técnicas tradicionais.

O must: os tablets tela

Reservado para profissionais, o tablet de tela, também chamado de tela interativa portátil, é um investimento financeiro significativo. É um verdadeiro computador!

Quando você desenha com a caneta na tela, seu desenho é exibido instantaneamente. Não há necessidade de ficar com os olhos grudados no monitor do computador. Para criar um esboço, encontramos as mesmas sensações com um lápis e uma folha, as características da pintura (quanto custa uma tela?) digital e muito mais. As obras gráficas são realmente incríveis!

Os tablets gráficos de alto desempenho são computadores autônomos reais. A tela interativa também é imprescindível para designers gráficos profissionais!

Novamente, nenhum mistério: a Wacom também lidera nesse segmento. Se você está procurando um tablet para desenho de alto desempenho, você pode recorrer a um tablet gráfico Wacom Cintiq.

O Cintiq é o must nessa área. O modelo mais barato é o Cintiq Pro 13′. É mais fácil de mover que os outros modelos da mesma gama, o que é uma verdadeira qualidade. Graças à nova geração de caneta Wacom, ele oferece sensações muito agradáveis!

Seu coração está apertado pela ilustração virtual? Você ama desenhar? Quer tentar no mundo digital?

O Cintiq 27HD Touch é o melhor modelo de ponta, na vanguarda da inovação. É também um tablet muito grande. Ele é inclinável como uma verdadeira prancha de desenho. Ele exibe dimensões generosas! Sua tela de 27 polegadas oferece uma bela superfície de trabalho, mas também um desempenho de cores incomparável.

Se a Wacom continua a ser a referência para tablets de tela, a Huion se destaca oferecendo um modelo de qualidade a um preço imbatível em comparação com a marca líder. Estamos falando, claro, do tablet Huion GT-220 com uma tela de 21 polegadas. Um elemento importante a ter em conta, especialmente porque o feedback do usuário é mais que positivo!

Encontre um bom curso de desenho na comunidade Superprof!

Porque comprar um tablet para desenho

Bom, tudo começa quando percebemos as imensas diferenças existentes entre se fazer um trabalho artístico com um mouse, com o dedo e com uma caneta digital de um tablet. Essas diferenças, você bem sabe, são drásticas!

Além de proporcionar um significativo aumento de qualidade, a utilização de um tablet gráfico correto vai te fazer ganhar muito mas tempo de produção e um amplo controle sobre o resultado final de seu trabalho.

Portanto, apenas pelas razões já mencionadas, o emprego de um tablet gráfico é de grande valia se você trabalha nessa área e pode soltar sua criatividade criando produções artísticas incríveis!

Diferenças entre os modelos

No momento de pesquisar sobre qual tablet melhor se adequa às suas necessidades, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  • tamanho da tela,
  • resolução da tela,
  • pressão e inclinação da caneta,
  • atalhos programados,
  • com ou sem o touch screem.

Todos esses pontos são fundamentais e irão variar de acordo com os seus objetivos. Lembre que no tamanho da tela e na resolução é essencial considerar o tamanho da tela do seu monitor e, infelizmente, um dos maiores erros que as pessoas costumam cometer quando adquirem seus tablets.

Já quanto à pressão e inclinação da caneta digital, ambas habilidades variam de acordo com a marca e modelo escolhidos. Atualmente, devido à grande evolução e competição de mercado, até mesmo os tablets mais baratos já contam com pressão suficiente para você trabalhar tranquilo, sem estresse, e sem perceber muita diferença entre os modelos disponíveis.

Os atalhos e touch screem entram como um assessório a mais e vão variar de acordo com a escolha que você fizer. Existem pessoas que preferem usar os atalhos e utilizar a mesa digitalizadora com os dedos (operando a função touch screen) e existem ainda aquelas pessoas que preferem empregar apeas a caneta digitalizadora e os atalhos do teclado apenas.

Em relação ao tamanho da tela do tablet e à resolução é importante levar em consideração o tamanho da tela do seu monitor.

Melhores modelos de tablet para desenho do mercado

Vamos agora comparar os modelos mais conhecidos do mercado entre suas funções e faixas de preço. Mas, quaisquer dúvidas, é só deixar um comentário que corro atrás da resposta para você, combinado?

Wacom Intuos

Caso você esteje iniciando-se na área digital, aconselhamos que comece a criar usando esse tablet. Seu custo é mais baixo e, no entanto, ele possui funções completas. Esse modelo é o líder de mercado para desenho.

Dotado de cerca de 4000 níveis de sensibilidade de pressão da caneta, todo trabalho nele é suave e apresenta resposta automática na tela. Existem duas opções de tamanho: pequeno e médio.

Valor: Pequeno: entre R$300-600 |  Médio: entre R$1200-1500

Wacom Intuos Pro

Esse tablet oferece uma sensibilidade a pressão da caneta difital 4X maior que o modelo anterior. E, portanto, a Wacom Intuos Pro acaba sendo a escolha dos profissionais que já trabalham há algum tempo nesse mercado.

Ademais, a sensibilidade à inclinação da caneta torna a sensação de trabalhar nela ainda mais natural do que a do modelo anterior. Ele conta também com a capacidade de registrar mais atalhos e pode ser escolhido entre os tamanhos pequeno, médio e grande.

Valor: P: entre R$110-1500 | M: entre R$2000-2500 |  G: entre R$2800-3300

Huion Kamvas GT-191

Já comentamos sobre outro modelo Huion, e como este o diferencial são as altas funcionalidades a preçinhos bem mais camaradas! Esse é uma das opções mais baratas para quem deseja a experiência de trabalhar olhando direto para o tablet – e não apenas refletindo o trabalho na tela do monitor.

Apresentando 19″ e cerca de 5000 níveis de pressão da caneta, o reconhecimento da pressão é praticamente quase instantâneo na tela e isso faz uma diferença brutal para quem não quer trabalhar com nenhum atraso.

Valor: entre R$2500-3000.

Apple iPad Pro

Além dos iPads tradicionais, a Apple resolveu investir no mercado artístico, apresentando esse modelo com caneta para trabalhos digitais. Apresentando uma tela multi touch de dar inveja aos concorrentes, o IPad Pro vem com todas as funções tradicionais mais a opção da caneta com pressão para trabalhos. A resposta da caneta sobre a tela é incrível e a resolução também impressiona.

No entanto, embora seja um dispositivo incrível, como é da Apple, ficamos reféns de outros aplicativos para trabalharmos, já que o uso de vários softwares tradicionais (como Photoshop, Illustrator, e softwares de 3D como Maya e Zbrush, por exemplo) deixam de ser opções. Esse é um ponto importante a se considerar caso você opte por esse modelo e marca.

Valor: 10″: a partir de R$5000 |  12″: a partir de R$6200

Microsoft Surface Pro

Já faz algum tempo que a Microsoft resolveu entrar na disputa desse mercado também e ela lançou o pc-tablet Microsoft Surface Pro. Com ele você economiza na compra de um notebook e de um tablet e leva os dois em um só produto. Sua tela tem cerca de 12″ e a sensibilidade ca caneta chega até 4096 níveis.

Wacom Cintiq

Esse tablet foi mencionado há pouco, mas é tão queridinho de todos os artistas digitais que iremos explicar melhor as suas funcionalidades. Muitos vendedores especialistas na área dizem que o que a Cintiq tem de preço mais salgado, ela se garante em potencial se comparada a outros tablets para desenho do mercado atual.

Algumas das principais razões de que os artistas preferem esse modelo:

Primeiro: você desenha direto na tel e sob um dos melhores displays do mercado.

Segundo: esse tablet possui a melhor sensibilidade e resolução de caneta digital do mercado.

Terceiro: No duro, você não sentirá tanta diferença entre desenhar em um papel e desenhar sob a tela.

Quarto: releia o primeiro, o segundo e o terceiro motivos.

Valor: 13HD: R$6000 | 22HD: R$12000 | 27HD: R$16000

Lembre que se você comprar um tablet pequeno demais para o seu monitor, o cursor da caneta andará rápido demais e se você comprar um tablet grande demais, o cursor da caneta andará muito devagar.

Saiba o tamanho de tablet ideal para você

Como já apresentamos os principais modelos de tablet para desenho no mercado atualmente, é importante falarmos um pouco sobre qual o tamanho do dispositivo será o ideal para você.

Observe que, caso você compre um tablet pequeno demais para o seu monitor, o cursos da caneta andará rápido demais e, se você optar por um tablet grande demais para o seu monitor, o mesmo cursor da caneta andará muito devagar. Esse fato ocorre porque o tablet reproduz a resolução exata do monitor. E, por isso, é essencial que você adquire o tamanho ideal para você.

Recomendamos o seguinte, para monitores de até

  • 17″: tablets pequenos,
  • entre 18 e 25″: tablets médios
  • acima de 25″: tablets grandes

Aos poucos, quanto mais você utilizar e se familiarizar com o dispositivo, melhor você irá descobrir suas preferências e o que faz sentido para você.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, desejamos que você compre o melhor tablet para desenho que se adeque às suas necessidades e objetivos.

Caso você esteja se iniciando na área, como já mencionado, recomendamos o Wacom Intuos. Com ele você vai ter a chance de se adaptar e não irá perder em nada no quesito qualidade de trabalho.

Agora, se você já possui um pouco mais de conhecimento e quer ter ainda mais facilidade, opte pela versão Pro, o Wacom Intuos Pro. Provavelmente você vai se sentir um pouco mais próximo do trabalho tradicional mas ainda não terá a capacidade de desenhar e ver direto na mesma tela.

E, se você quer dar um pelo Up no seu workflow e render no trabalho, junte dinheiro, e compre um Cintiq sem medo!

E aí, já escolheu qual o melhor tablet para desenho que se adapta ao que você precisa? Esperamos que sim, pois cada modelo, cada marca contempla público e objetivos diversos.

E acesse a nossa comunidade Superprof para buscar profissionais especializados em desenho gráfico e artístico. Quem sabe eles não podem te dar uma mãozinha nesse início de uso do dispositivo, até que você vá se familiarizando e criando desenhos incríveis!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,43 sob 5 de 7 votos)
Loading...
avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Ana LuciaBRIGIDA CARLA ALMEIDA CASELLILouizy CostaAlison Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Alison
Convidado
Alison

Ótimas dicas. Obrigado!

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Que bom que gostou Alison. (:

BRIGIDA CARLA ALMEIDA CASELLI
Convidado
BRIGIDA CARLA ALMEIDA CASELLI

Existe algum tablet ou dispositivo que consegue desenhar de forma digital sem necessitar de um computador

Ana Lucia
Convidado
Ana Lucia

Adorei todas as suas explicações. Estava a procura do tablet de desenho Gallery. Mas no Brasil não tem num é?! Muito obrigado mesmo. Meu nome é Ana e minha escolha é o Cintiq 13HD.

Ana Lucia
Convidado
Ana Lucia

Aliás, agradeceria se me enviassem o preço do curso desenho básico digital. Sou iniciante. Todavia fiz Design de Interiores na UFRJ, tb
Obrigada. Bjs

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Ana !
Acesse o Superprof para encontrar o professor ideal para você: https://www.superprof.com.br/

Boas aulas ! (: