Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Utensílios importantes para pintura

De Carolina, publicado dia 30/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Os materiais necessários para desenhar

Seja pintor, pintor de casa ou um pintor de arte, um grande dilema une todos os artistas: a escolha de pincéis para pintar.

As diferentes técnicas de pintura – pintura a base de água, pintura acrílica, pintura de glicerol, pintura a óleo – envolvem praticar com diferentes pincéis.

Na música, se você compra um Fender, um Gibson, um Yamaha ou um Takamine, cada violão ou guitarra tem suas especificidades (cordas de nylon ou metal, mogno, ébano e palissandra, etc) e leva para um estilo de som diferente.

O mesmo acontece com a pintura de arte: cada técnica para pintar e cada forma de pintura envolve a escolha de pincéis diferentes, discriminadas de acordo com seus pelos, cerdas, fio, filamentos, o tipo de ponta, forma, peso ou tamanho.

Então, qual material escolher para pintura? Veja aqui o guia para escolher seus pincéis!

Deixe sua imaginação falar e pinte Quando a criatividade transcende as telas, os muros, os afrescos

E para aprender a desenhar? Você também deve ter as ferramentas certas!

  • Qual material escolher para começar a desenhar?
  • Qual lápis? Qual borracha?
  • Como fazer um contorno? Um grafite gráfico ou um carvão?

Tantas questões vão surgir para alguém que começa a aprender desenho… Posteriormente, cada designer desenvolverá suas próprias técnicas de desenho e saberá quais serão seus lápis favoritos. É importante lembrar os conceitos básicos para escolher o grafite certo de acordo com o desenho. E quanto cobrar pelos seus quadros?

Qual tablet escolher para desenho digital?

Vamos voltar ao básico: um tablet gráfico é um dispositivo que funciona via USB (com fio) ou, em alguns casos, através do bluetooth. Ele permite desenhar em um computador com uma caneta, uma ferramenta mais precisa que um mouse sem fio ou um touch pad. A grande vantagem é que você ganha em produtividade. A criação gráfica fica muito mais fácil!

Desenhar com lápis e papel também é muito bom!

Eles são essenciais para produzir produções gráficas em modo digital. Mas cuidado: nem todas as tablets são bons para desenhar personagens bem feitos.

Mais do que uma marca, a Wacom é a referência em tablets gráficos. Eles são conhecidos por sua força, qualidade de acabamento e muitas vantagens profissionais.

Se você não sabe desenhar, não é o tablet que lhe dará mais talento ou sucesso em seus desenhos. No entanto, se você dominar essa ferramenta, você pode desfrutar de incríveis técnicas de infografia.

Um tablet gráfico, ao contrário de uma folha branca com um lápis (Como escolhê-lo para desenhar?), permite que você compile seu desenho de uma maneira completamente diferente. Você pode aproveitar as diferentes camadas do Adobe Photoshop Elements ou qualquer outro software de desenho para quebrar e trabalhar cada parte de forma independente.

Aprenda as técnicas para desenhar e pintar Quando desenhamos e tudo se mistura: cores, linhas, lápis, tinta…

Com o tablet, também fica mais fácil de corrigir os erros. Com alguns modelos, basta virar a caneta para apagar, como faria com um lápis clássico (mas aqui muito mais performático). Para tentar, o design gráfico é adotá-lo.

Finalmente, graças ao software de desenho, você desfruta de uma paleta de cores infinita e você obtém acabamentos perfeitos e uniformes. Simples e intuitivo, é a ferramenta essencial para projetar seus desenhos na íntegra ou finalizá-los. Os tablets gráficos também são muito usados ​​para retocar fotos, mesmo se eles realmente podem tornar possível desenhar um rosto ex nihilo.

Qual web board para o desenho?

Os quadros brancos virtuais, também conhecidos como web boards, apareceram há alguns anos na lista de ferramentas colaborativas essenciais para o desenho e afins. Promover o trabalho em equipe, desenvolver inteligência coletiva, fortalecer interações entre colegas, melhorar a organização do trabalho…

Café, tablet e trabalho colaborativo!

Quantas vantagens oferecem as novas soluções colaborativas!

Entre as ferramentas colaborativas, o escritório virtual permite que você compartilhe seus desenhos, sabia? Para trabalhar em equipe, não é mais necessário compartilhar um escritório.

Antes de fazer uma lista de alguns exemplos de quadros virtuais para desenho, vamos rapidamente retornar às principais funcionalidades que podem contar a maioria deles. Deve-se lembrar que essas ferramentas colaborativas foram projetadas para promover a comunicação visual.

  • Compartilhar documentos,
  • Integração de imagens,
  • Desenho e traços,
  • anotação,
  • Compartilhamento e edição entre diferentes usuários,
  • Salvar e enviar documentos,
  • Sistema de bate-papo online,
  • Gravar comentários de voz,
  • Possibilidade de visualizar todas as etapas de realização de um diagrama, desenho,
  • Mapeamento mental e criação de mapas heurísticos,

1. Limnu

Limnu tem um lindo lugar entre as opções de trabalho colaborativo online.

2. Deekit

Muito completa, Deekit é uma ferramenta colaborativa online gratuita que oferece múltiplas funcionalidades.

3. AwwApp

Uma interface muito intuitiva e sóbria, uso básico gratuito e uma oferta premium para acessar ferramentas de desenho adicionais… AwwApp é uma das tabelas virtuais online mais utilizadas com mais de 200 mil usuários.

Quais são os equipamentos para o desenhador?

Os lápis de grafite para desenho (qual escolher?) são classificados de acordo com sua dureza:

Tudo é importante na hora do desenho Os materiais para pintar e desenhar são muito importantes

  • H (Hard): esses são os lápis de ponta dura, chamados de seco. Eles permitem traços precisos, são muito duráveis, mas os traços obtidos são escuros. Sua cor varia de cinza claro a cinza médio. O lápis H é facilmente apagável,
  • B (preto): é um lápis gorduroso com uma ponta suave. Esses lápis oferecem traçados escuros, mas seu grafite macio se desgasta rapidamente. Eles são difíceis de apagar, os desenhistas corrigem as linhas feitas com esses lápis graças a uma goma flexível,
  • HB (Hard Black): são lápis de médio porte, comumente usados ​​pelo público em geral. Os traços obtidos podem ser facilmente apagados,
  • F (Fine Point): esses são os lápis que estão entre o HB e o H por seu nível de dureza.

Como escolher seus pincéis para desenho?

Cada parte do pincel influencia o estilo e a técnica de pintura utilizada:

  • Cerdas,
  • Cabo,
  • O tipo de ponta.

A qualidade de um trabalho depende do tipo e alcance dos pincéis utilizados para a pintura (como escolhê-los?).

O tipo de ponta

Podemos referir-se a sete tipos de pontas que vão influenciar a técnica de realização: para possibilitar a produção de texturas ou pintura com muita precisão:

  • Pontas chatas curtas: para fundos,
  • Pontas chatas longas: para as texturas, organizar cores de fundo,
  • Pontas redondas: para pintar cuidadosamente os contornos, ou para fazer retoques muito finos,
  • Pontas usadas convexas: são usadas para esmaltes e acabamentos,
  • Pontas de amêndoas: para modelos e retoques,
  • Pontas em escova biselado, para separar as cores de forma clara,
  • Pontas de leque: para fazer esmaltes e efeito borrado.

Pincel de acordo com o tipo de pintura

Na verdade, quanto mais o pelo é duro, melhor ele espalha a pintura. Mas, às vezes, deixa vestígios, mesmo listras na obra. Então, é melhor pintar com cuidado para conservar essas cerdas sintéticas.

Por outro lado, para pintar em áreas planas com forte empastamento, por exemplo, em grande banda de cor uniforme, aconselhamos um pincel de cerdas duras com um cabo longo.

Ao manter o cabo relativamente longe da tela, o pintor tem mais amplitude e flexibilidade em seus movimentos.

Assim, para fazer texturas, é aconselhável usar um pincel de pontas chatas.

Tudo depende do que o pintor quer fazer: se ele deve fazer alguns retoques com precisão, pelo curto e uma ponta muito fina é o preferido para permitir fazer todas as minúcias que o exercício requer.

Qual é o preço de uma tela para pintura?

Os preços dependem do produtor, do formato e do componente da tela. Para chassis simples de tela de algodão, podemos comprar um por aproximadamente R$6. Enquanto para o tamanho muito grande de 120 cm, a conta pode aumentar para mais de R$ 100.

Cor, formas e criatividade na cidade Não se esqueça da arte de rua! Os muros e os ornamentos urbanos podem ser sua tela

O linho também é mais forte e mais resistente que o algodão, que se degrada com a umidade.

Quer pintar um 150cm por 100cm?

Pelo menos, com a internet, podemos encontrar quadros de todos os tamanhos, qualidades e preços. Podemos comprar de outros países e com outros padrões que não encontramos no Brasil.

Para encontrar preços de telas para pintura realmente competitivos, a internet é um paraíso!

Quanto custa emoldurar uma obra?

Todo artesão ou engenheiro profissional vai dizer: os quadros de tela não se emolduram da mesma forma que uma pintura de aquarela.

Para exibir na sala de jantar sua pintura a óleo da qual estamos tão orgulhosos, o quadro requer uma armação – composta por quatro molduras de madeira normalmente pintada em branco – um quadro de madeira que está sob o quadro emoldurado: o paspatur (passe-partout em francês).

Então, como embelezar uma tela ou uma foto a priori banal? A moldura pode ser um bom atributo para valorizar ainda mais a obra de arte.

Na era da internet e DIY (Do It Yourself), alguns tentariam fazer suas molduras eles mesmos. É possível e barato! Mas um iniciante inevitavelmente não terá o mesmo resultado que um profissional.

O paspatur normalmente deve compensar ou contrastar os tons da imagem a serem adornados: uma floresta em aquarela – então, dominada por verdes – não pode ter um paspatur verde.

No entanto, podemos considerar uma moldura verde ou uma moldura branca.

Aqui está uma visão geral das formas mais comuns de molduras:

  • A moldura simples: ela custará cerca de R$100 para um primeiro preço de emolduramento clássico e R$ 400 para o mais caro. Ideal para telas, cartazes, aquarelas,
  • A moldura completa: adicionamos um paspatur entre a pintura e a moldura,
  • A caixa americana: ideal para impressão em tela, é muito popular,
  • A tela pendurada: a pintura é colocada simplesmente em seu suporte, pendurado na parede,
  • O tema colocado no vidro: é adaptado às telas sob o chassis.

Claro, temos que levar em consideração o tamanho da tela: o preço da moldura é sensível ao formato da tela: um formato grande será mais caro.

Encontre um bom curso de desenho artistico no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar