Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Prepare-se para a conclusão do Ensino Médio na capital gaúcha

De Ligia, publicado dia 27/09/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Aulas particulares para o ENEM em Porto Alegre

Todos os anos, milhares de estudantes se preparam para entrar na universidade com o resultado do Enem. No ano de 2018, entre os 6,7 milhões de inscritos em todo o país, mais de 243 mil eram do Rio Grande do Sul. O estado foi o responsável pelo maior volume de alunos na região sul, especialmente nas cidades de Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.

É preciso dedicar tempo para estar totalmente familiarizado com os conteúdos, o formato da prova e qual a melhor estratégia para alcançar a pontuação que você precisa para o curso de sua preferência. E para essa preparação ficar mais completa, é essencial dedicar seu esforço com foco e a orientação de profissionais especializados.

Se está no RS e a procura de um professor particular para o Enem, auxiliando nessa jornada até a universidade, esse artigo é para você!

Uma pausa para relaxar é sempre importante na maratona de preparação para o Enem

Aulas para o Exame Nacional em Poa

Sua preparação na cidade de Porto Alegre exige um investimento média de R$48 por hora aula na cidade e essa é uma decisão bastante importante para o seu percurso. Encontrar um profissional que apoiará o seu aprendizado e que conheça bem a estrutura e método da prova pode ser o diferencial no seu percurso.

O Exame Nacional do Ensino Médio é composto por uma redação e 180 questões, divididas entre quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Cada uma pede conhecimentos e habilidades diferentes, inclusive com o formato e tipo de pergunta específico – mas a prova é nacional, não importa se você se estudar para o Enem em Brasília ou em Porto Alegre.

Uma ideia interessante é fazer um simulado usando provas dos anos anteriores como parâmetro. Escolha um dia tranquilo, um local adequado e cronometre sua realização. Assim você poderá descobrir as áreas em que está fraco e definir uma linha para o seu plano de ação. Use a sua pontuação desse primeiro teste como um controle para seu progresso e também para os tipos de perguntas e áreas em que precisa trabalhar com mais dedicação.

Ter essa ideia ajuda muito na hora de escolher um professor particular e de como você atacará cada frente para alcançar a pontuação esperada. Definir essa nota desejada também é uma fase relevante, especialmente pensando no curso que tem em mente. Seja realista e veja o que pode ser feito no prazo estipulado, considerando as horas que pode dedicar e como pretende se preparar. Lembre-se de sempre renovar o seu simulado para acompanhar o seu crescimento.

Saiba mais sobre estudar para o Enem no Rio de Janeiro.

Estudar para o Exame pode ser mais fácil com planejamento e dedicação

Quais os benefícios se preparar com um professor particular?

Com base no que você já sabe sobre o Enem, um cronograma de estudos é essencial. E o professor particular pode ajudar nisso, criando blocos de tempo específicos e planejados com antecedência para que possa conseguir chegar mais perto da sua aprovação. A definição de horários programados e bem organizado ajudará a tornar o estudo um hábito e aumentar o seu senso de responsabilidade. Ter um tutor envolve muito compromisso!

Não importa se a sua aula particular para o Enem é em Salvador ou qualquer outra parte do país, você precisa revisar o conteúdo com consistência, contando com materiais de apoio bem feitos e que ajudam no seu aprendizado global. Não deixe de estudar uma disciplina em que você já é forte. Isso ajuda a garantir que você esteja suficientemente preparado para todas as seções e que não se desvie dos assuntos em que já é bom.

Negligenciar a revisão pode prejudicar o seu resultado. Talvez você não gaste tanto tempo com matemática, por exemplo, mas não pode deixá-la de lado para estudar apenas para ciências humanas. E o professor particular pode ser a melhor fonte para determinar os seus pontos de atenção e como distribuir o seu tempo antes do Enem.

Mesmo que seja um autodidata, contar com um especialista na preparação para uma prova tão importante é um apoio para ter mais tranquilidade e um incentivo para seu bom resultado. O tutor pode ajudar na hora de definir uma estratégia para a prova, já que ele conhece bem o seu estilo e também o Exame. É preciso estar preparado para eliminar respostas quando estiver em dúvida, gerenciar o tempo, a melhor maneira de estruturar seu plano de ação para a redação e ter um controle maior da ansiedade quando se sentir perdido durante uma questão mais longa.

Um professor particular traz conhecimento técnico sobre a prova, mas também as peculiaridades da aplicação dela. Talvez ele possa trazer insights e leituras que você ainda não tenha tido por falta de experiência ou por estar focado em outros pontos. Manter a motivação durante o preparo também pode ser facilitado com o apoio de outras pessoas, principalmente com alguém que está diretamente ligado aos seus estudos e consegue perceber os pontos em que pode melhorar e como cada dia é parte da construção de algo maior para o seu resultado.

Já pensou em estudar com professores de Pernambuco para o Enem?

Se o trânsito do fim do dia é um problema, tente as aulas online para o Exame

Quais as vantagem das aulas particulares online?

Para aulas de preparação para o Enem, o valor médio da hora/aula é de R$45, bastante similar à média de Porto Alegre. Mas as vantagens incluem a possibilidade de ter um professor de qualquer lugar do país (existe uma boa oferta de professores para o Enem em Minas Gerais, sabia?)  ou do mundo e poder otimizar o seu tempo, organizando as aulas de acordo com sua disponibilidade e sem a necessidade de deslocamento.

Dependendo da sua região, pode ser mais complexo encontrar um tutor para aulas particulares que possa ir ao seu encontro ou talvez seja você que não possa ir até ele. Mas isso pode ser resolvido com aulas via conferência. Você pode se manter no conforto de casa, aproveitando o seu espaço de estudos para ler e desenvolver o seu aprendizado com os materiais disponíveis na plataforma online que combinarem ou por email.

Mas é bem importante que você tenha maturidade o suficiente para organizar seus horários e seu espaço de estudos de acordo com o seu objetivo. É essencial que você se sinta inspirado a fazer isso e dedicar seu tempo ao estudo com foco e sem distrações. Aulas online não significam que você tem o passe livre para usar a internet sem limites. Preste atenção ao que você deve realmente fazer e estude com tranquilidade sem sair de casa.

Não importa onde você está no Rio Grande do Sul, estudar para o Enem é possível!

Como escolher um bom professor para estudar pro ENEM ?

Escolher um bom professor particular para o Enem é uma decisão bastante pessoal, mas pode ser facilitada com alguns critérios. Para começar, você precisa entender o que está esperando dessa relação para que possa ter foco na hora de pesquisar. Pode ser revisar seus aprendizados ou começar do zero, o que impacta diretamente na sua escolha.

Depois você pode começar a pensar em alguns critérios para definir o melhor caminho:

  • Converse com amigos, familiares e colegas. Eles podem conhecer pessoas que podem ser adequadas para a sua situação.
  • Entre em contato com seus professores para que eles dêem referências ou indiquem quando podem estar disponíveis para ajudar.
  • Procure recomendações nas redes sociais e plataformas como o Superprof. Veja os comentários de alunos de anos anteriores e como isso se encaixa na sua busca.
  • Pesquise sobre o currículo e performance nos anos anteriores do seu professor e seus alunos. Analise também se segue algum método específico ou se tem material didático bem definido para o seu apoio.
  • Converse com os seus possíveis futuros professores, pessoalmente, se possível, antes de escolher. As aulas experimentais são opções muito válidas para reconhecer métodos de estudo e como se aproximam do que você deseja.
  • Faça anotações, comentários, comparações e compartilhe suas descobertas com uma pessoa de confiança para ajudá-lo na decisão do professor particular para o Enem.

Após a sua definição, continue avaliando a sua relação. É essencial que exista confiança e respeito mútuo, para que as instruções e críticas sejam recebidas da maneira correta e mais proveitosa. Se o professor não parece interessado no seu desenvolvimento, converse para tentar melhorar o seu desempenho.

Se perceber que os compromissos não estão sendo cumpridos da parte dele ou que está perdendo a motivação com essa tutoria, não hesite em pesquisar por outro professor. Certamente haverá em Porto Alegre, Rio Grande do Sul ou qualquer localidade, um professor que melhor se ajustará ao seu estilo e necessidades, ajudando a ter sucesso no Exame e apoiando o seu aprendizado com mais efetividade.

Saiba mais sobre as aulas particulares com professores de SP para o Enem e continue avaliando possibilidades.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar