Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que praticar meditação online?

De Marcia, publicado dia 07/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Vantagens e desvantagens da yoga online

Yoga é uma modalidade de exercícios capaz de trabalhar corpo e mente. Mas, afinal, qual o propósito dessa prática? Bem, os benefícios descritos pelos adeptos são muitos.

Há aqueles que a escolhem pelo bem-estar proporcionado; outros, para encontrar o equilíbrio necessário na pesada rotina diária; há também os que desejam conquistar uma mentalidade mais clara e serena e ainda os que desejam relaxar e reduzir o estresse.

Curso presencial, aulas em grupo, professor particular… existem diversos caminhos para trilhar para quem quer praticar yoga. E se você não tem tempo de frequentar uma escola ou recursos para pagar por um professor particular, há a opção de aulas online.

Mas por que você deveria escolher fazer yoga via internet? Conhecer os prós e os contras é o que vai ajudá-lo a decidir.

Benefícios de aprender yoga online

Aulas de yoga com um professor online, gravadas ou ao vivo, se tornaram uma nova opção de aprendizagem para os apaixonados por meditação.

Muitas pessoas, ainda que entendam que os benefícios da yoga em termos de saúde e qualidade de vida são indiscutíveis, sentem dificuldades em encaixar a prática em sua rotina de trabalho.

É possível praticar yoga em qualquer lugar

Ao aderir às aulas de yoga online, não é necessário deslocar-se. Elas acontecem onde você quiser, ou seja, não ter um carro próprio ou fazê-las muito cedo, antes de ir ao trabalho, não são problemas.

Medite sem deslocamentos A yoga em casa permite que você otimize seu tempo, sem empecilhos como trânsito e transporte públicos.

O único local para o qual você precisará ir é para a sua sala de estar. E ainda pode aproveitar para colocar uma música de fundo.

Aulas online também são uma grande vantagem para quem tem filhos e não conta com a ajuda de uma babá. Ainda que não seja possível dedicar-se inteiramente a eles durante as aulas, só o fato de estar por perto já pode ser considerado uma vantagem.

Postura, concentração, mantra e chakra são palavras que passarão a fazer parte do seu cotidiano. Mas você também não precisa sentir-se “condenado” a praticar as aulas somente em casa, afinal, a yoga online não pressupõe limites de espaço físico, sendo a conexão com a internet o único fator preponderante.

Toda essa liberdade, entretanto, não deve exceder os limites do bom-senso. É claro que você não vai praticar yoga no quintal do seu vizinho, mas ir até o próprio jardim ou mesmo um parque com conexão wi-fi são atitudes perfeitamente saudáveis.

Não existem barreiras físicas

Conseguir frequentar cursos presenciais pode se tornar uma grande dificuldade para pessoas que vivem em pequenas cidades ou bairros mais afastados. Dependendo de onde você mora, nem sempre haverá uma escola de yoga perto de você.

A disponibilização de aulas online democratizou esse acesso, permitindo que mesmo as pessoas do campo possam aderir à prática.

Acessar vídeos de yoga e desenvolver-se nas técnicas ensinadas demanda apenas um computador e uma conexão com a internet: não há mais barreiras físicas que impeçam a adesão de novos públicos.

Você pode fazer as aulas quando quiser

Se a sua agenda é lotada ou flexível demais, pode ser que haja dificuldades em adequar-se a um grupo fechado para as aulas. Com um professor particular, é possível discutir essa questão e tentar alinhar agendas, o que nem sempre é possível. Além disso, pode ser que você precise se deslocar até um espaço utilizado por ele.

As aulas online permitem que você tenha a liberdade de acessá-las e praticá-las quando quiser. Ainda que os vídeos não sejam ao vivo, eles certamente seguirão uma ordem coerente, que você pode acompanhar.

Organize sua agenda Use o tempo a seu favor e pratique yoga nos horários livres.

Dessa forma, seja naquele fim de tarde ocioso, ou naquela manhã chuvosa de sábado, será possível dar sequência ás suas sessões de yoga. E o melhor de tudo isso é que você só dependerá de você mesmo para isso!

Veja aqui aulas de yoga iniciantes!

Custos consideravelmente reduzidos

Última vantagem de escolher fazer aulas de yoga online: o custo!

Pode ser que em seu bairro existam diversas opções de escolas e centros onde você pode praticar yoga. A disponibilidade de professores particulares também pode ser ampla. No Superprof, por exemplo, há diversos profissionais cadastrados na modalidade, a partir dos quais você pode conhecer a yoga sob diversas vertentes.

Normalmente, a primeira aula é oferecida gratuitamente para que você conheça o trabalho do profissional. E os preços também variam. Quando a modalidade escolhida é online, normalmente o valor da hora/aula é mais baixo do que em modelos presenciais.

Além disso, há canais que disponibilizam videoaulas gratuitas para que o aluno possa se iniciar na prática. Para quem deseja mesmo fazer yoga, opções é o que não falta!

Desvantagens das aulas de yoga via internet

Como nem tudo são flores, as aulas online de yoga também têm suas desvantagens. Mas isso não deve ser motivo para descartar de uma vez essa possibilidade: adaptar-se bem a elas ou não dependerá de alguns fatores, como o seu perfil e disponibilidade.

Solidão durante a prática

Nem todas as pessoas se animam a realizar uma atividade sozinhas. Ainda que você esteja em local confortável, acompanhado pelo professor online, você se encontrará sozinho em um espaço físico e isso pode ser um fator desestimulante.

Além do mais, quando você frequenta aulas em grupo ou mesmo particulares na modalidade presencial, sempre há pessoas com quem se pode conversar ao final da sessão. Essa socialização pode fazer falta a alguns adeptos às aulas online.

Contatos pessoais reduzidos Para algumas pessoas, estar sozinho é um aspecto negativo da yoga online.

Se você sente que isso está afetando a sua motivação, e não há meios de migrar para a modalidade presencial, você pode cogitar a ideia de reunir um grupo de amigos para as aulas online.

Não sair de casa

Para muitas pessoas, a prática de alguma atividade como a yoga também representa uma oportunidade de circular por outros ambientes, deslocar-se para outros bairros e aproveitar para visitar aquela cafeteria ótima na volta. Fazer aulas online não dá acesso a nada disso.

Você simplesmente estará em casa, diante do seu computador, usando roupas confortáveis e o único deslocamento que fará ao final da sessão será da sala para o chuveiro. Ainda que seja possível ir a um parque, por exemplo, nem sempre o seu tempo e as condições climáticas permitirão essa variável.

Para atenuar a sensação de estar sempre “trancado em casa”, você pode combinar com um amigo ou familiar de acompanharem as aulas, fazendo um revezamento de casas para assití-las.

Obstáculos presentes no ambiente

A sua sala de estar não é uma sala especial, projetada especialmente para a prática da yoga. Tampouco o seu quarto se parece com uma academia.

Você já bateu o pé em algum objeto que estava por perto na hora da saudação ao sol? Sente que a sua casa está mais para um armazém do que um espaço clean para equilibrar corpo e mente? Nesses casos, é provável que seja mesmo difícil concentrar-se nas aulas.

As posturas de yoga, chamadas ásanas, demandam um certo espaço para serem realizadas. Além disso, quanto mais elementos naturais, velas e música ambiente apropriada houver no espaço, maior será a sua concentração.

Uma solução para isso é a personalização do ambiente. Se você já decidiu inserir a yoga em sua vida, é necessário preparar um espaço em sua casa para a prática. É claro que ele não precisa ser reservado somente para isso, mas ter à mão alguns elementos que ajudem a contextualizar o todo é uma ótima maneira de sentir-se mais imerso no universo da yoga e da harmonia entre corpo e mente.

Perda da motivação

Falta de tempo gera falta de vontade, e vice-versa. Sendo assim, se você recair em um desses dois “problemas”, provavelmente entrará em um círculo vicioso de difícil fim. Quando não cuidamos da disciplina sobre o nosso tempo, fica muito mais fácil encontrar desculpas.

Por isso, se você dedicar-se a praticar a yoga somente quando sobra tempo, provavelmente perderá a motivação em breve. Ao mesmo tempo que não precisar sair de casa pode funcionar como um estímulo, você pode acabar perdendo o foco em meio a tantas outras atividades que o ambiente doméstico oferece.

Para evitar chegar a esses termos, você deve estabelecer dias e horários para dedicar-se à yoga. Marque em sua agenda e assuma um compromisso com você mesmo. Dessa forma, com o passar do tempo, cumprí-lo se tornará um hábito, até agradável, e não mais uma mera obrigação.

Escolha aulas que combinem com seu perfil

Esportista, introspectivo, iniciante, experiente… todos os perfis podem praticar yoga a partir de aulas online. Os efeitos de cada canal ou de cada professor sobre você dependerá da forma pela qual o seu perfil se relaciona com o de quem ministra as aulas.

Mas como saber se as aulas que estou pensando em seguir combinam com meu perfil? Basta fazer uma sessão de teste. Canais da internet oferecem sempre algum material gratuito e professores particulares costumam disponibilizar a primeira aula-teste.

O primeiro passo, entretanto, é pesquisar a vertente da yoga seguida pelo profissional escolhido. E existem ainda as sessões destinadas a públicos específicos, como gestantes ou crianças. Você pode também conversar com seu professor de modo a alinhar expectativas e traçar uma linha de trabalho condizente com o perfil de ambos.

Variedade de gostos e vertentes Assim como as energias yin e yang, há lugar para todos na yoga: você só precisa encontrar seu perfil.

Na grande família de adeptos à yoga, há espaço para todos os perfis. Você só precisa descobrir o seu para encontrar as aulas que realmente farão com que você se apaixone ainda mais pelo tema.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar