Estudar História sempre foi de grande importância, afinal, estamos falando de uma disciplina que envolve questões pertinentes sobre fatos mundiais que resultam no entendimento do momento atual.

Ter acesso a conteúdos que abordam acontecimentos marcantes da humanidade, bem como as trajetórias de nossos ancestrais é algo que só é possível nos cursos história que, por usa vez, não precisam ser enfadonhos.

Na verdade, uma boa aula de história online ou presencial, voltada para as crianças, deve contar com tópicos atraentes, livros bem ilustrados e jogos educativos que possam ajudar no entendimento básico da matéria.

Se você está a planejar as etapas de seu curso de história para crianças e quer saber um pouco mais sobre assuntos iniciais, livros indicados e estratégias lúdicas para envolver a sala, acompanhe este artigo até o final e descubra como abordar fatos históricos nas salas infantis!

Por que dar aula de história para crianças?

Não importa se é criança ou adulto, o fato é que todos nós, invariavelmente, não percebemos que muitos eventos históricos presentes nos livros oferecem evidências factuais de como uma ação pode impactar a outra.

Um grupo de negros e negras protestam contra o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos.
Muitas vezes, os eventos históricos influenciam na transformação de uma sociedade!

Por isso, um professor ou professora de História que venha trabalhar com essa disciplina deve transmitir à sua turma que, por mais que queiramos mudar alguma coisa sobre o passado, os fatos mostram que isso acaba sendo impossível e que o importante é a compreensão dos acontecimentos, tendo em vista seus respectivos contextos.

Isso significa que, ministrar aulas de história para crianças, é analisar os impactos que os eventos ao longo dos séculos causaram (e ainda causam) na sociedade, o que nos faz concluir que estudar essa disciplina é ter acesso a certos questionamentos que sempre nos direcionam aos tempos atuais.

Fatos da História Mundial para falar na sala de aula

Toda pessoa que faz um curso de história geral ou até mesmo um curso de história da arte à distância, tem total condições de notar que esse tipo de estudo é capaz de oferecer resposta a diversas perguntas que temos.

E não é só isso, ao invés de somente estudar os fatos e "esperar que se repitam", essa disciplina traz elementos de análises que oferecem soluções e superações em relação a erros cometidos no passado, considerando sucessos e fracassos que experimentamos enquanto sociedade.

Por conta disso, nunca é demais frisar que há alguns tópicos históricos que podem ser essenciais no seu planejamento de um curso de história, em que podemos citar os aspectos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, a Guerra Fria e diversas questões referentes à Imigração e as lutas por Direitos Sociais.

Outro aspecto importante a ser considerado na sala de aula é tudo que se refere à História Antiga. Por isso, nos próximo tópicos, confira algumas considerações para uma aula que eventualmente venha falar sobre as civilizações egípcias e os povos romanos, por exemplo.

Curso de História do Egito Antigo para crianças

Duas estátuas egípcias de meados do século II a.C., sendo que uma delas está sem cabeça e que, possivelmente, indica um ofício sacerdotal.
Uma das principais características do Antigo Egito é o valor que se dava às esculturas e pinturas!

Tendo em vista que existem diversos fatos históricos, podemos selecionar apenas alguns que sejam interessantes para a sala e que atraia a atenção dos pequenos.

Você pode começar falando que o Egito Antigo dependia em grande parte do Rio Nilo, o qual flui pelo deserto e que, além disso, pode sustentar a vida em suas margens. Vale destacar que alguns dos marcos mais famosos desse país são as grandes Pirâmides de Gizé, as ruínas de Luxor e os túmulos dos faraós no Vale dos Reis.

Procure mostrar aos alunos e alunas o quão fascinante é descobrir que o mais antigo período egípcio não começou somente há 5 mil anos e que, além disso, essas civilizações duraram bem mais de 3 mil anos.

A ideia de apresentar questões como essa no curso história é que podemos mostrar que os egípcios, por exemplo, foram os primeiros a desenvolver uma forma de registrar dados e escrita, usando marcas - neste caso, os hieróglifos. Foram eles os primeiros a escrever o que estava acontecendo a partir de métodos de inscrição peculiares, revelando, então, a visão que tinham de futuro.

Outro aspecto que poder abordado na aula, inclusive se você planeja organizar um curso de história da Arte à distância, por exemplo, é a importância que se davam às esculturas e a todo tipo de pinturas. Por meio delas, no entanto, podemos notar que havia uma narrativa implícita, a qual contava que o Egito era governado por vários deuses e deusas.

Curso de História da Roma Antiga para crianças

Em um curso que aborda Roma Antiga há, sem dúvida, tópicos interessantes sobre a própria civilização, a culinária, o vestuário, o direito, a religião e a Mitologia.

Também, é interessante considerar, em um curso de história online, questões que tenham a ver com os  imperadores romanos, com os escravos e os camponeses da época, bem como o papel das mulheres em Roma, além da Arte e Literatura produzida nesse império.

Imagem que retrata dentro do Coliseu, mostrando uma parte da arquibancada e da arena.
O Coliseu é um dos principais ícones da História de Roma!

Para quem prefere trabalhar com temas que apresentem uma visão geral da História, é interessante listar uma breve cronologia, como:

  • 753 a.C. - Fundação da cidade de Roma;
  • 509 a.C. - Roma se torna uma república;
  • 73 a.C. - Spartacus;
  • 45 a.C. - Júlio César se torna o primeiro ditador de Roma;
  • 44 a.C. - Júlio César é assassinado por Marco Bruto;
  • 27 a.C. - Império Romano;
  • 64 d.C. - Grande parte de Roma é queimada;
  • 80 d.C. - Construção do Coliseu;
  • 121 d.C. - A Muralha de Adriano é construída;
  • 306 d.C. - Constantino torna-se imperador;
  • 380 d.C. - Declaração de Teodósio I;
  • 395 d.C. - A divisão de Roma;
  • 410 d.C. - Visigodos saqueiam Roma;
  • 476 d.C. - Fim do Império Romano.

Vale destacar que dentre os conteúdos a serem abordados em uma aula de história sobre Roma Antiga, é interessante falar do Império Bizantino. Esse nome foi dado pela porção oriental que dividia Roma e que tinha como capital a cidade de Constantinopla. Mais tarde, toda essa região foi anexada pelo Império Otomano.

Livros para aulas de História - de 6 a 12 anos

Entre os materiais mais usados em um curso de história online (e presencial) para crianças estão os livros infantis. A importância de utilizá-los se dá em razão de haver um universo de temas  que o professor poderá aplicar, ampliando tanto o vocabulário quanto a compreensão desses pequenos acerca dos fatos abordados.

É possível desenvolver um trabalho bem bacana ao longo de um curso de história à distância, por exemplo, sendo que o sucesso de tal empreitada vai depender da estratégia a ser aplicada ao longo das aulas.

Desse modo, confira abaixo uma lista com 6 livros que não podem faltar em um curso de história para crianças:

  1. Série Livros de adesivos: Múmias e Pirâmides do Egito - Usborne
  2. A de Ativista - Innosanto Nagara
  3. Migrando - Mariana Chiesa Mateos
  4. Malala, a menina que queria ir para a escola - Adriana Carranca
  5. Política para iniciantes - Alex Frith
  6. O diário de Anne Frank - edição de Otto H. Frank e Mirjam Pressler

Os jogos nas aulas de História para crianças

Todo curso de história precisa contar com materiais de apoio que sejam consistentes e que sejam uma ferramenta de auxílio ao docente.

Por isso, não é nenhum exagero afirmar que, mesmo diante de tantas atualizações tecnológicas, os livros continuam sendo uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre eventos históricos.

No entanto, é pertinente ressaltar que, qualquer profissional da área que está a organizar aulas de história para o Ensino Fundamental, por exemplo, não somente pode, como deve, inserir nesse planejamento um pouco mais de diversão, a partir de jogos interativos para crianças.

Garotinha montando quebra-cabeças.
Diversos tipos de jogos podem ser excelentes em uma aula de História!

Não importa se você trabalha com cursos online de história ou mesmo aulas no sistema presencial, o fato é que o melhor lugar para buscar informações sobre atividades divertidas que narram fatos históricos é a internet, através de sites educacionais. No entanto, há outras opções de jogos que podem ser desenvolvidas com as crianças, como:

  • Jogos de RPG - se caracteriza como uma espécie de saga de aventura, onde a narrativa de uma determinada história é compartilhada entre um grupo de jogadores;
  • Jogos de Passatempo - podem ser abordados com muito didática, sendo que os mais utilizados são os caça-palavras e as palavras-cruzadas;
  • Dramatização - o drama na sala de aula desperta nos alunos esse lado lúdico da imaginação, da criação, sendo que uma encenação funciona melhor se for ambientada em um contexto histórico específico.

A utilização dos jogos nas aulas de história estimula a convivência em em sociedade, além de outros benefícios, como a capacidade de formular estratégias, a articulação de ideias, e a concentração em um determinado assunto.

É claro que há outros jogos que podem ser utilizados tanto em salas de aula quanto nos cursos online de história, por exemplo, sendo que um dos mais fascinantes são os videogames, os jogos de computadores e aplicativos de celulares.

Por fim, vale esclarecer que o ideal na hora de fazer um plano de aula é que o educador tente produzir seus próprios jogos, suas próprias atividades para, desse modo, serem utilizadas nas aulas, pois desse modo, a condução de cada etapa proposta será feita a partir de uma proposta bem conceituada, a qual pode ser aplicada tranquilamente durante todo o ano letivo.

Precisando de um professor de História ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.