Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça o seu Projeto Língua Italiana Dante Alighieri

De Carolina, publicado dia 13/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Como funciona o certificado PLIDA?

Existem aproximadamente 70 milhões de falantes de língua materna italiana no mundo e 125 milhões de falantes italianos como segunda língua. E você? Também fala italiano?

PLIDA, o “Progetto Linguia Italiana Dante Alighieri” e traduzido para o português como “Projeto de Língua Italiana Dante Alighieri” é um certificado de língua italiana, atestando a proficiência e o grau de conhecimento na língua italiana como língua estrangeira.

Essa certificação é muito semelhante ao CILS ou ao CELI, especialmente no que se refere à referência dos níveis (de A1 a C2).

A diferença notável é que eles não foram criados e não são organizados pela mesma instituição (a empresa Dante Alighieri para o PLIDA, a Universidade de Siena para os CILS e a Universidade de Perugia para o CFI).

Aqui está tudo o que você precisa saber antes de passar no PLIDA! E confira também curso de italiano no site do Superprof!

O que é PLIDA?

O certificado PLIDA é um diploma da Sociedade Dante Alighieri, uma empresa registrada no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além do Ministério dos Negócios Estrangeiros, esse certificado é formalmente reconhecido por numerosos órgãos como o Ministério do Trabalho ou o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa da Itália.

Passar no PLIDA é, portanto, garantir o valor de proficiência em italiano. Ele é aprovado e o reconhecido pelas autoridades italianas mais importantes.

O idioma de Dante Alighieri não é fácil de aprender! Autodidata? Livros são seus melhores aliados para dominar verbos italianos!

Seja para fazer um ano de estudos universitários, para trabalhar em uma empresa italiana ou com interesses econômicos pela Itália, o PLIDA é certamente uma forma de se diferenciar de seus concorrentes e um um ótimo ponto no curriculum vitae.

Passar pelo exame é ainda melhor para entrar nas universidades italianas. Obtendo um certificado de nível B2 ou C1 (variável de acordo com as universidades), ele permite a inscrição sem ter que fazer os exames de língua italiana, normalmente obrigatórios para todos os alunos. Para estudantes do ERASMUS, o nível mínimo requerido é o nível B2.

As diferentes versões do PLIDA

Tal como acontece com o CILS, a certificação PLIDA está estruturada em torno de 6 níveis independentes, variando de A1 (nível básico de língua italiana) para C2 (nível fluente ou mesmo bilíngue).

Você conhece o CILS? Por que fazê-lo?

Esses diferentes níveis são estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

É essencial escolher um nível consistente com seus objetivos e seu nível real em italiano. Você não precisa fazer o exame para um nível inferior ao seu nível real se tiver com objetivo ter uma boa nota. Uma nota excelente em um nível B2 sempre será menos reconhecida do que uma boa nota na certificação C1.

As diferentes versões do PLIDA não equivalem somente aos 6 níveis diferentes. Dessa forma, podemos encontrar outros dois certificados:

  • PLIDA Juniores para adolescentes com idades entre os 13 e os 18 anos. Eles utilizam uma metodologia específica para essa faixa etária (comunicação e situações familiares para um adolescente) com níveis que variam de A1 a C1.
    O PLIDA Comercial destina-se a um público de profissionais de finanças, comércio ou indústria que estão ansiosos para ter suas habilidades em italiano reconhecidas. Novamente, as modalidades e os objetivos são diferenciados de acordo com a idade, os objetivos e o nível de domínio na língua italiana. O PLIDA Comercial oferece 3 níveis: B1, B2 e C1, adaptados ao ambiente profissional.

Para se sair bem no PLIDA, faça um bom curso de italiano.

Os critérios de avaliação para PLIDA

Embora cada um dos 6 níveis seja independente, os critérios de avaliação permanecem essencialmente os mesmos e os componentes testados são sempre articulados em torno de 4 temas principais:

  • Escuta (e compreensão),
  • Escrita,
  • Leitura,
  • E fala.

Os dois eixos principais são aqueles sistematicamente comuns ao aprendizado de uma língua estrangeira: proficiência em escrever e falar, capacidade de expressar, comunicar e entender.

As aulas do idioma podem permitir que você avance rapidamente em italiano! Os cursos intensivos podem ser feitos para atender aos requisitos do PLIDA?

Obviamente, as exigências de cada prova vão depender do nível de cada candidato:

  • O nível A1, também conhecido como nível introdutório ou descoberto, visa um público totalmente novato em italiano. Esse nível de certificação validará habilidades muito concretas, como a compreensão de enunciados simples, a possibilidade de respondê-los em um nível de linguagem muito básico e com frases curtas (assunto, verbo, complemento com alguns advérbios ou adjetivos)
  • O nível A2 (nível intermediário ou de sobrevivência) valida as habilidades de base, em um contexto de evolução, mas que ainda está em processo de aprendizagem. O vocabulário básico de italiano, a gramática básica italiana, a pronúncia relativa no oral serão elementos avaliados.
  • O nível B1 é o nível de intermediário. O certificado validará a capacidade de compreender os elementos-chave de uma discussão, diálogo ou conversa sem dominar todas as nuances do discurso. A capacidade de reconhecer e entender as expressões italianas mais comuns também pode ser testada. Finalmente, é necessário saber falar algo, expressar um sentimento, além do simples fato concreto.
  • O nível B2, considerado avançado, é um nível de certificação que demonstra uma capacidade de compreensão em um ambiente menos sofisticado (conversa oral com alguém com o sotaque forte, textos com vocabulário mais complexo, etc.). Além disso, é necessário ter uma discussão espontânea com os nativos sobre temas como assuntos atuais ou assuntos mais específicos, como esporte ou história da arte.
  • O nível C1 ou nível fluente atesta um domínio da língua italiana, mas também outros conhecimentos auxiliares (históricos ou culturais) no país em forma de bota. O interlocutor deve poder acompanhar e participar ativamente de uma conversa complexa, sem parecer pensar nas próximas palavras. A avaliação também trata do domínio de outros elementos mais intangíveis, como o domínio dos tons de um discurso ou a segurança ao se expressar na língua.
  • A certificação no nível C2 (nível mestre) atesta um nível próximo à língua materna de um nativo italiano e a capacidade de compreender sem esforço a maioria ou a grande maioria das informações fornecidas tanto no oral quanto no escrito. O falante também deve ser capaz de argumentar sobre temas complexos e mostrar uma progressão na compreensão de nuances sutis em uma ideia, frase ou discurso.

Ser capaz de se posicionar em relação ao seu nível é, portanto, primordial para fazer os exames para o certificado mais relevante. Busque um curso de italiano para melhorar seu nível.

Como fazer aulas do idioma da Itália grátis? Se o italiano não é sua língua materna, você precisa de um professor competente!

Veja aqui a duração dos testes:

Exame Compreensão oral  Compreensão escrita Expressão escrita Expressão oral Total
A1 35 min 30 min 40 min 10 min 1h55
A2 25 min 30 min 40 min 10 min 1h45
B1 35 min 30 min 50 min 10 min 2h05
B2 35 min 30 min 50 min 10 min 2h05
C1 35 min 45 min 90 min 15 min 3h05
C2 40 min 45 min 135 min 15 min 3h55

Para obter o  certificado, seja qual for o nível escolhido, deve-se obter a pontuação de 18/30 nos 4 temas (compreensão oral, escrita, expressão oral e escrita).

Ao obter pelo menos 18/30 em 3 domínios com uma pontuação menor no quarto, os temas acima de 18/30 permanecem validados. Será necessário voltar apenas em uma tentativa posterior, o tema ou os temas em que a nota foi inferior a 18/30.

Você também conhece os DITALS?

Como se preparar para o PLIDA?

Assim como aprender francês, japonês, inglês ou chinês, aprender a língua italiana requer tempo de preparação. Antes de fazer o exame, é importante avançar rapidamente para maximizar suas chances de sucesso. Para fazer isso, existem várias soluções.

Aliás, conheça todos os testes e diplomas na língua italiana!

A Escola Dante Alighieri na Itália oferece uma preparação para o PLIDA de duas semanas de imersão e um total de 30 aulas de uma hora (3 aulas por dia de segunda a sexta-feira).

A vantagem da abordagem é o número de participantes por sessão: de 1 a 5 pessoas no máximo para avançar rapidamente. O preço das 2 semanas é de 750 €.

Há no Brasil alguns instituições credenciadas para a aplicar a prova do PLIDA. Procure saber com seu professor de italiano ou nas principais escolas de línguas de sua cidade.

Também é possível se preparar de forma autodidata através, por exemplo, de aplicativos online, curso italiano gratuitos, curso de italiano online ou aulas particulares com um professor especializado.

Onde realizar o exame PLIDA e qual é o preço?

O único centro oficial reconhecido pela passagem do PLIDA é a direção geral de Roma da Sociedade Dante Alighieri.

As massas e seu molho são verdadeiros símbolos da Itália Conhecer a língua e a cultura italianas é obviamente um pré-requisito!

A Sociedade Dante Alighieri é, portanto, reconhecida como organizadora oficial dos exames do PLIDA, com o aval da Universidade de Roma “La Sapienza”, universidade que entrega uma aprovação científica ao certificado.

É possível fazer o exame em diferentes sites aprovados pela Sociedade Dante Alighieri. No Brasil, mas também em Florença, Roma, Pisa, Turim ou Milão na Itália.

Veja aqui algumas instituições que aplicam o exame no Brasil:

  • Centro Cultual Italo Brasileiro Dante Alighieri – Curitiba, PR – inscrições em setembro – provas em novembro
  • Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, SP
  • Sociedade Dante Alighieri – Nova Friburgo, RJ

Em resumo:

  • Passar a certificação PLIDA significa obter uma garantia de reconhecimento em italiano pelas mais altas autoridades do país. É garantir um lugar nas universidades do país ou agregar habilidades apreciadas em seu currículo.
  • Acima de tudo, é vital escolher um nível de certificação adaptado às suas necessidades, objetivos e, principalmente, suas capacidades. Essa é a primeira chave para a certificação do PLIDA bem-sucedida: escolha um nível que não seja muito simples nem muito complexo para você.
  • Estude bastante antes de fazer a prova para obter os melhores resultados de acordo com o seu nível. As soluções são múltiplas: gratuitas ou pagas. Pense em usar nossos superprofessores de italiano, disponíveis em todo o Brasil!

Descubra o certificado de italiano CIC!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AnaJoao Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Joao
Convidado
Joao

Gostaria de saber em quanto tempo após a realização do exame se conhece o resultado e se tem o certificado? Gostaria ao menos uma média.

Ana
Convidado
Ana

É obrigatório fazer o curso ou se pode fazer só a prova? E em caso que se possa fazer só a prova qual é o valor?