Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como falar tão bem como os italianos?

De Fernanda, publicado dia 07/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como praticar sua pronúncia de italiano?

O sotaque do país onde você nasceu permanece na mente e no coração, como na língua – François de La Rochefoucauld

As línguas estrangeiras são uma abertura inegável para o mundo. Cada idioma tem sua identidade, suas particularidades e sutilezas, que devem ser assimiladas para sua compreensão completa. A pronúncia é claramente parte dela.

Então, obviamente, o sotaque italiano também precisa ser assimilado completamente para que você consiga se comunicar e se expressar de maneira adequada e correta, sem mal-entendidos.

Mas estudar e praticar sua pronúncia é às vezes mais complicado do que parece! Aqui estão algumas dicas e suporte que nos ajudarão a melhorar nosso foco.

Pratique sua pronúncia italiana com filmes e séries

Onde aprender italiano? Nada melhor do que praticar sua pronúncia e sotaque italiano com verdadeiros clássicos do cinema! Diversão e aprendizagem garantidas!

A cultura e o cinema também são excelentes maneiras de aprender a falar como um italiano. Com esse recurso, você mescla conteúdo, diversão, comportamento e costumes. Um verdadeiro mergulho no modo de vida italiano!

Você com certeza assimilará o idioma de Dante mais rápido. Filmes, televisão, música, leitura, aulas de italiano (sem professor, com programas online), exercícios…

Mas de volta ao cinema e à cultura italiana: os países que possuem uma ótima e bela história cinematográfica não são tão numerosos no mundo. Os EUA, França, Espanha, China, Japão e Itália estão certamente entre os maiores.

A Itália, particularmente, nos oferece muitos clássicos antigos e modernos, que todos os cinéfilos devem assistir! Então, por que não ver os filmes de Ettore Scola, Federico Fellini, Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni, Sergio Leone? Ou  o cinema italiano-americano de Martin Scoresese?

Os 10 melhores filmes para aprender a falar italiano

Nada melhor do que aprender italiano assistindo a filmes sem dublagem e legenda!

Um verdadeiro curso intensivo do idioma, os grandes clássicos do cinema italiano permitem aprender novas palavras no idioma e praticar a expressão e compreensão oral! Confira nossa lista sugestiva:

  • Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica
  • Amarcord – Federico Fellini
  • Um Dia Muito Especial – Ettore Scola
  • O Leopardo – Luchino Visconti
  • Aquele que Sabe Viver – Dino Risi
  • Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore
  • A Vida É Bela – Roberto Benigni
  • Gomorra – Matteo Garrone
  • Terra Firme – Emanuele Crialese
  • A Grande Beleza – Paolo Sorrentino

Entre os atores e atrizes, veja os filmes de Marcello Mastroianni, Mario Girotti (chamado Terrence Hill), Nanni Moretti, Sophia Loren, Monica Bellucci, Claudia Cardinale, Ornella Mutti, Monica Vitti, Asia Argento…

Cabe a você decidir se deseja estudar a língua italiana vendo filmes italianos sem legenda, com legenda em italiano ou com legenda em português.

Digamos que a primeira opção será mais difícil, mas você será obrigado a se forçar mais e aprender mais, consequentemente. Ela pode ser difícil para os mais iniciantes. Já com as legendas você pode aprender muito sobre o vocabulário italiano. A vantagem é que você também vai ver a grafia das palavras na língua italiana.

Ou seja,

Pratique sua pronúncia com um professor particular de italiano

Vamos passar às soluções concretas para estudar a língua italiana e praticar expressão e compreensão oral.

Na nossa opinião, há uma solução muito eficaz, talvez a mais eficaz de todas: uma imersão total na Itália (veja mais abaixo nesse artigo). Mesmo assim, para não chegar no país em forma de botas completamente despreparado, seria sábio fazer algumas aulas particulares de italiano! O mais ousados também passaram por esse caminho antes, pode ter certeza!

Mas, afinal, antes de ir para a Itália para encontrar um emprego ou por outros motivos, é sempre bom saber como se expressar adequadamente na língua. Até porque eles vão exigir de você que fale no mínimo o básico de italiano para poder trabalhar em qualquer setor: turismo, hotelaria, restaurantes, etc. Mesmo se em alguns serviços, principalmente aqueles ligados a área de turismo, você falar praticamente somente em inglês, como você vai conversar com seus colegas de trabalho?

Então, saiba que dominar a língua italiana é muito importante para outras coisas, como fazer amizades. Encontrar amigos é muito mais fácil falando a língua deles, do jeito deles. Então, se quiser ter bons amigos italianos, é melhor saber falar a língua e do jeito correto. Até para questões práticas do dia a dia que a gente deve resolver quando mora em um lugar: instalar internet em sua casa, ligar para a companhia de luz, alugar um apartamento e muitas outras coisas. Não seria interessante saber se expressar melhor em italiano?

No Superprof, pensamos assim. É por isso que recomendamos as aulas particulares para aprender a falar e pronunciar italiano corretamente.

Ao fazer sua pesquisa em nosso banco de dados, você encontrará rapidamente um professor particular de italiano perto de você. Isso porque temos um sistema de pesquisa geolocalizado no site do Superprof, e assim, fica mais fácil encontrar o professor de italiano perto da sua casa, trabalho, academia, faculdade, etc.

Depois, só depende de você encontrar o perfil de professor que mais lhe agrada: diplomas, certificados, experiências, especialidades, preço e assim vai… E que tal procurar pela especialidade: expressão e compreensão oral?

Com o seu professor particular de italiano, você descobrirá rapidamente as primeiras conjugações dos verbos da língua, bem como a tradução dos verbos mais comuns: “fare” (fazer), “avere” (ter), “essere” (ser), “potere” (poder), etc.

Assim outros fatores da língua vão vir rapidamente como pronúncia, sotaque, entonação… Tudo isso você pode adquirir muito rapidamente com um professor particular de italiano!

Especialmente porque, ao contrário das aulas dadas diante de uma classe de 30 pessoas, você se encontra face a face com ele. As suas aulas de italiano serão totalmente adaptadas a seus objetivos, seu ritmo e suas possibilidades. Assim que você tiver algum problema com o aprendizado da língua, ao invés de ficar completamente travado com ele e ignorá-lo, o papel do professor será de ajudá-lo a vencê-lo.

Pratique sua pronúncia de italiano: sites e aplicativos

Onde aprender italiano? Na internet encontramos uma infinidade de recursos de aprendizagem! E quando se trata de expressão oral, nem se fala!

Estudar sozinho para falar igual a um italiano, é possível? É claro!

Muitas vezes é uma boa maneira de começar a aprender o verdadeiro sotaque italiano.

Vídeos, áudios, filmes, aplicativos…. Tantos recursos que podem ser muito úteis na hora de aprender como se fala no país da bota. Veja mais…

Italiano grátis e fácil: nossa seleção de sites

Aprender a falar italiano online é fácil! Sites que oferecem cursos de italiano, aulas de gramática, conjugação, alfabeto italiano, etc formam uma legião na internet. Tanto que é mesmo uma questão de classificação. Aqui estão os nossos 3 sites favoritos:

  • Curso de italiano online da USP Dire, fare, partire!
  • Loecsen italiano,
  • Aprendendo italiano.

Milhares de alunos confiaram nesses sites há anos. Eles permitem que os iniciantes em italiano recebam uma introdução fácil na língua italiana.

Você encontrará jogos interativos, vídeos, questionários, aulas de italiano, áudios na língua para treinar a pronúncia italiana…

Aplicativos: cursos gratuitos de italiano em smartphones e tablets

Os aplicativos também não são uma exceção. Smartphones e tablets convidam você hoje para aprender italiano de graça e se divertindo muito. Como acontece com os sites, os aplicativos de italiano são numerosos.

Mas alguns deles se destacam e são aclamados pelos aprendizes linguistas. Pensamos, em particular, em “Italian Babbel”, “LingQ”, “Duolingo” ou “One World Italiano” para a expressão oral!

Sem pânico! Você logo vai descobrir que o italiano é uma linguagem fácil de assimilar!

Melhore seu sotaque italiano em uma viagem

Em que cidade italiana se tem o melhor sotaque? Viajar é uma atividade rica e estimulante, que também nos permite praticar sua expressão oral de italiano.

Sim, se há uma maneira de adotar um sotaque perfeito em italiano, é indo até lá. Esta técnica, que infelizmente não é acessível a qualquer um, garante que falemos como um verdadeiro napolitano. Um curso de língua real que, além de nos dar a oportunidade de desenvolver seu vocabulário italiano, também oferece a ocasião de desfrutar as delícias da culinária local!

O que poderia ser mais estimulante do que conversar com os habitantes locais, absorvendo seu sotaque, de acordo com as cidades, regiões e reproduzindo-o de forma idêntica? O esquema professor / aluno é transposto para a vida real. É como um curso de italiano a céu aberto. Quem teria pensado que uma viagem à Itália seria tão rica e formadora?

Um simples menu de restaurante pode ser a oportunidade para desenvolver uma pronúncia perfeita. Aproveite o momento para perguntar ao garçom se você está pronunciando corretamente! No metrô, no cinema, no hotel, na rua… Todas as ocasiões são propícias à prática!

Aprender italiano é bom, mas aprender a pronunciar italiano corretamente é outra coisa! Praticar a expressão e a compreensão oral envolve muito mais exercícios situacionais e uma verdadeira absorção e compreensão da cultura, modos e tradições locais.

Pois bem! Seguindo o nosso conselho, em dois meses você estará praticamente bilíngue!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar