Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Aprenda o essencial da gramática japonesa

De Carolina, publicado em 04/04/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Quais são as principais regras do japonês?

Da cultura ao estilo de vida, da história à linguagem: Japohistoin tem tudo para nos seduzir!

Então, se você quiser ir ao Japão ou apenas ter aulas de japonês, não se preocupe, com um pouco de prática você chega lá!

Mesmo que a língua japonesa tenha a reputação de ser uma língua difícil, você verá neste post que existem dezenas de maneiras de aprender japonês:

  • mangá,
  • manuais,
  • vídeos…

E, um pequeno bônus para os falantes de português: a gramática japonesa é mais fácil que a portuguesa. Isso não é nada ruim, certo?

Familiarize-se sem demora com os princípios linguísticos e lexicais necessários para falar japonês (saiba tudo sobre a língua). Vamos!

Aprenda os conceitos básicos da gramática japonesa

Um ranking feito pela UNESCO mostrou as 10 línguas mais difíceis do mundo. O japonês vem em 5º lugar.

“A grande dificuldade da língua vem da diferença entre a linguagem escrita e falada. Mas também uma gramática que serve para expressar uma ampla gama de cortesia e formalidades linguísticas. Para não mencionar os inúmeros caracteres chineses para memorizar”, diz o estudo.

Para aprender a gramática japonesa e a história da língua japonesa, você precisará se distanciar do alfabeto e do básico da língua portuguesa. Faça logo um curso de japonês online ou presencial com um professor de japonês!

Beber e comer bem na terra do sol nascente Saquê, arroz, peixe, a língua japonesa é tão diferente quanto a sua culinária

O japonês consiste em dois alfabetos chamados hiragana e katakana. Hiragana e katakana formam cerca de cinquenta “letras” que são, na verdade, caracteres chineses simplificados adotados para formar um alfabeto fonético:

  • hiragana: é o alfabeto fonético mais utilizado. É usado principalmente para gramática,
  • katakana: o alfabeto comumente usado para distinguir palavras que não são de origem japonesa (descubra a da língua) e não possuem kanji apropriado.

Quanto custa uma aula de japonês, aproximadamente?

Não se deixe enganar pelas aparências: a gramática japonesa é mais simples que a portuguesa!

Duas maneiras de escrever que podem ser encontrados desde o início do sistema escrito japonês.

Depois de entender essas nuances, podemos agora abordar as diferenças gramaticais entre os idiomas japonês e português:

  • em japonês, o verbo sempre é colocado no fim da frase
  • o assunto é sempre seguido por wa (は)
  • o Complemento do Objeto Direto (COD) é sempre seguido por o (を) e o Complemento do Objeto Indireto (COI) de ni (に): essas pequenas palavras são partículas muito usadas na gramática japonesa
  • há um terceiro auxiliar em japonês: o desu (で す). Ele sempre se coloca no final da frase. Você pode traduzir pelo auxiliar “ser”, mas apenas em determinados casos. Também é usado para indicar que se fala de maneira educada com um interlocutor, um pouco como o antigo vós na língua portuguesa que não utilizamos mais. Pode ser traduzido nesse caso por algo como “eu te digo isso…”
  • fazer uma pergunta: você aplica todas as regras mencionadas acima e escreve “ka” no final
  • os verbos e os adjetivos não concordam com o assunto. Eles são invariáveis ​​em gênero, em número e em pessoa…

Para assimilar a gramática japonesa, você deve se distanciar o máximo possível do português. O japonês segue uma lógica muito diferente da nossa língua materna.

Aprenda gramática japonesa em vídeo

Existem várias maneiras de aprender a gramática japonesa:

  • lendo livros como mangá,
  • tendo aulas particulares em casa ou na universidade,
  • conversando com um amigo japonês
  • indo para o Japão.

Mas você também pode se sentar confortavelmente na frente do computador e se conectar à Internet. Alguns sites oferecem aulas de gramática japonesa em vídeo.

Aprenda as peculiaridades do japonês Não se esqueça de visitar os pontos turísticos do Japão

Esse meio educacional permite que você aprenda bases linguísticas sem restrições de tempo e dinheiro. A maioria dos vídeos está disponível gratuitamente.

Selecionamos alguns sites que oferecem aulas de vídeo em japonês.

  • NHK World: esse site permite que você adquira muitas habilidades em japonês!

O NHK World oferece vídeos para aprender os conceitos básicos de gramática. Você descobrirá os princípios básicos da linguagem. Esse suporte permite ter um curso de vídeo gratuito.

  • Aulasdejapones: aprender em músicas, dançar e cantar. Uma dúzia de vídeos divertidos que ensinam o básico da língua japonesa (saiba a importância dela pelo mundo). O site oferece livros, mangás, filmes na versão original e até dicas para morar no Japão.
    Pequenos vídeos de um minuto fornecem uma base gramatical.

Você também pode aprender uma noção que não temos em português: o não dito, muito comum em japonês. É expresso por:

  • o subentendido: partes da sentença (especialmente o sujeito) estão implícitas e deduzidas do contexto. Por exemplo, 買 い ま す か (kaimasu ka), dependendo do contexto, pode ser traduzido como “você compra?”, “Nós compramos?”
  • as frases em suspense: as frases inacabadas marcam que seus autores expressam um fato relativo e não definitivo. O não dito é deduzido no contexto.

Esses vídeos vão fazer você ganhar um pouco de tempo. Eles também podem ser um complemento para suas aulas de japones com um professor.

Sintaxe: japonês moderno e japonês clássico

Onde encontrar aulas de japonês em São Paulo?

O léxico japonês é formado por duas grandes famílias: bungo e kogo.

No Japão existem diferenças na sintaxe. De fato, há um japonês clássico e o outro moderno.

O bungo (文 語) é o nome dado à língua japonesa clássica e literária, em oposição ao kōgo, uma linguagem de escrita atual inspirada no japonês falado.

Existem diferenças lexicais entre essas duas formas:

  • O número de palavras foi reduzido no japonês moderno, kogo comparado ao bungo.
  • Outras palavras mudaram de significado novamente.
  • Algumas expressões do japonês moderno foram emprestadas do chinês.

O Bungo é considerado a principal língua de escrita no Japão (qual é a sua origem?) até o final da década de 1940.

Hoje: o bungo está presente em muitas formas modernas japonesas e ainda é ensinado na escola.

O bungo, inventado por volta do século X, é uma forma verbal que permaneceu congelada ao longo dos séculos. Em contraste com algumas línguas, o bungo não mudou muito.

Atualmente, apenas o kogo é usado na linguagem oral e na literatura. Mas na gramática e no vocabulário, o bungo às vezes é usado para dar um efeito de estilo ou para corrigir uma ambiguidade gramatical que não existe no kōgo.

As facilidades que os brasileiros têm em aprender japonês

Como se tornar um professor japonês em casa?

A gramática japonesa é menos complicada do que parece…

Quanta beleza! Ela também está presente na língua japonesa?

Ao contrário da pronúncia do chinês, a pronúncia do japonês não é um problema para os brasileiros e lusófonos. Isso vale para outras línguas também, o que permitiu que a língua japonesa cruzasse o planeta

A gramática japonesa também é bastante simples e acessível.

Por exemplo, em português, temos 6 pronomes pessoais (eu, tu, ele / ela, nós, você, eles) por uma única vez. Em japonês, você tem um que se aplica a todos. Ótimo não?

Mesma observação para os tempos… Em português, temos o presente, o imperfeito, o passado simples, o passado perfeito ou o futuro do pretérito…

Em japonês você tem o presente e o passado. E isso é tudo! O futuro é falado no presente com a adição de uma palavra que indica o futuro. Muito simples!

Não há uma verdadeira conjugação (no sentido de que é entendida em português), mas sim séries de declinações relativamente simples, particularmente relacionadas a estruturas temporais e níveis de linguagem.

Por exemplo:

  • Eu como – 食べる 「たべる」taberu
    Eu vou comer – 明日 食べる「あした たべる」ashita taberu (amanhã eu como)

Ao contrário de outras línguas asiáticas, o japonês não é um idioma tonal e sua pronúncia é relativamente fácil de dominar (90% dos sons do idioma japonês são encontrados em português!).

Outro ponto: não há espaço entre as palavras. A leitura é da esquerda para a direita, mas tradicionalmente de cima para baixo e, nesse caso, as colunas seguem da direita para a esquerda.

Descubra também como a cultura japonesa permitiu que a língua japonesa se espalhasse…

Regras de etiqueta na língua japonesa

Quais são os diplomas para se tornar um professor particular de japonês?

Ser educado é uma parte integral da língua japonesa.

Regras de etiqueta, um mistério para os nós, do Brasil!

Em japonês, há uma linguagem específica, chamada respeito, que é usada em conversas com um vocabulário singular: keigo (敬 語)

Esse é todo o sistema de etiqueta em japonês. Ao contrário das línguas ocidentais, em que a noção de gentileza é essencialmente baseada em vocabulário e expressões mais ou menos polidas (ou mesmo de formalização, como em francês e espanhol, por exemplo), o japonês tem um sistema gramatical bem definido para expressar polidez.

A polidez em japonês geralmente se classifica em 3 categorias:

  • teineigo (丁寧 語), linguagem educada (polidez enunciativa),
  • sonkeigo (尊敬 語), linguagem de respeito (polidez referencial),
  • kenjōgo (謙 譲 語), linguagem de modéstia (polidez referencial).

A cortesia em japonês se traduz em diferentes mecanismos linguísticos com verbos específicos, uma forma passiva, nomes educados…

Quanta beleza! Ela também está presente na língua japonesa?

Muitas vezes, são os japoneses tradicionais e conservadores que usam essa linguagem específica. A mídia japonesa tem dificuldade de adaptar o seu conteúdo para a língua do jovem atual, muito menos formal.

As novas gerações não aprendem o keigo como deveriam. E pior, às vezes, você pode encontrar nos livros didáticos fórmulas incorretas sobre as regras gramaticais tradicionais.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar