Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde dar aulas de reforço para ganhar mais dinheiro?

De Fernanda, publicado dia 31/10/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Acompanhamento escolar: o que paga mais?

Seja você estudante, professor de educação nacional ou educador em alguma instituição especializada: existem muitas opções para trabalhar dando aulas de reforço escolar.

Em tempo integral ou apenas como complemento da renda no final do mês: cabe a você ver a solução mais adequada.

O importante é escolher a organização ou a modalidade de reforço escolar que atenda às suas expectativas em termos de remuneração e carga de trabalho.

Você provavelmente deve estar se perguntando: qual a modalidade desta atividade que paga melhor?

Descubra tudo o que você precisa sobre aulas de reforço escolar!

É possível ganhar dinheiro trabalhando com reforço escolar?

Qual o melhor jeito de ganhar dinheiro com aulas particulares? Como ganhar bem trabalhando como professor de reforço escolar?

Do professor independente que recebe o aluno em casa às empresas especializadas em ajudar o estudante a passar de ano, o reforço escolar se tornou um negócio próspero. Sobretudo em famílias de classe média alta, as aulas extracurriculares são tão demandadas que alguns pais chegam a pagar no final do mês o mesmo valor de uma mensalidade escolar, chegando a desembolsar uma média de R$ 850.000. Obter um bom desempenho escolar e boas notas no Enem são as principais razões que levam tantas pessoas a procurarem esse mercado.

Quanto às empresas do setor, saiba que a média cobrada no mercado da hora aula é cerca de 100 reais. É importante saber que uma vez que você é empregado em uma empresa de reforço escolar, certamente a empresa arca com os valores relacionados a benefícios sociais e contribuições para a previdência.

Por isso, para negociar seu salário, você terá que comprovar grandes habilidades na sua área. Após alguns anos de carreira, você pode pedir um aumento se sentir uma desigualdade muito grande entre o seu salário e o piso salarial do professor no Brasil.

Saiba que, juntamente com o setor público e ao contrário da educação básica privada, ser professor em uma empresa especializada em reforço escolar não é uma das profissões mais lucrativas do mundo. Bem, educação no Brasil nunca foi mesmo…

Mas uma pergunta que você pode se colocar é: é melhor ser contratado por uma organização de reforço escolar ou trabalhar como independente?

Valores por hora em função da disciplina

Gostaríamos de lhe apresentar outro indicador que permite que você consiga ter uma noção de salário e preço de reforço escolar.

No relatório anual do portal do Superprof de 2016, identificamos o preço médio por 1 hora de aula particular, dependendo da área do conhecimento (por exemplo, português como língua estrangeira, química, física ou matemática).

Por exemplo: uma hora de aula de língua portuguesa e uma hora de reforço de matemática valem em média de 44 a 49 reais.

Agora se a sua área é língua estrangeira, saiba que uma hora de aula de espanhol ou de inglês custa cerca de 52 reais.

Isso quer dizer que hoje em dia o mercado de aula particular valoriza mais os especialistas em línguas estrangeiras do que as disciplinas escolares fundamentais como português e matemática. Isso não significa que uma área do conhecimento seja menos importante do que a outra, longe disso. Ainda mais em tempos de polêmicas em torno da definição da Base Nacional Comum Curricular. Mas é simplesmente como o mercado funciona.

Quer uma dica? Vá até o portal do Superprof e faça uma busca por aulas em uma determinada área de conhecimento. Além de apresentar uma lista com todos os professores disponíveis em determinada cidade, você também visualiza a média do valor cobrado por todos eles. Um recurso interessante para você, que está na fase de determinar o seu preço como professor particular.

Qual salário como professor de reforço? Subiu no telhado! Muitas famílias pagam caro para que seus filhos tenham sucesso na escola.

Descubra também como declarar sua renda como professor particular de reforço escolar

Atualmente, mais e mais trabalhadores estão recorrendo às agências de reforço escolar para encontrar um contrato de trabalho a tempo parcial ou a tempo integral: tudo para fugir da carreira pública de educador tão desvalorizada atualmente.

Os benefícios de trabalhar em uma empresa de reforço escolar

Você está pensando seriamente em se tornar um professor particular em uma empresa de reforço escolar?

Esta é uma modalidade que traz muitas vantagens, especialmente se você está começando sua carreira, se você for estudante ou está procurando uma fonte de renda adicional.

Aqui estão alguns benefícios práticos:

  • Você não vai precisar procurar seus alunos,
  • Você não vai trabalhar sozinho, estará em um ambiente de trabalho com outros colegas;
  • Antes de dar uma aula, você tem todas as informações úteis sobre as necessidades e o perfil do seu aluno, coletadas previamente pela empresa,
  • Você se beneficia da boa imagem da empresa;
  • Você tem a estabilidade de estar empregado;
  • Você contribui para a previdência, FGTS e usufrui dos benefícios sociais,
  • Em termos concretos, as empresas de reforço escolar permitem que você inicie rapidamente sua atividade. Mesmo que o preço pago pelas famílias por suas aulas não corresponda ao valor do salário por hora que você recebe, é uma opção interessante para fugir das burocracias que você tem de assumir como profissional independente.

Como professor independente você ganha mais, mas a atividade exige muito mais de você. Lembre-se de que economizar tempo também é ganhar dinheiro.

Você sabe qual é o melhor jeito de formalizar sua profissão de professor de reforço escolar? 

No entanto, fique atento às condições de trabalho, dependendo da empresa. Enquanto alguns contratam seus funcionários em regime CLT, outros estabelecem outros regimes de contratação, sem vínculo algum ou sem benefícios atrativos. Informe-se bem antes de assinar um contrato!

Do mesmo modo, é importante conhecer as vantagens oferecidas por cada estrutura, como as despesas de deslocamento, por exemplo. Não existe uma regra estabelecida a este respeito. Cada organização possui seus próprios princípios operacionais.

Empresas de reforço escolar: quais são as desvantagens?

O status de professor particular em uma empresa de reforço escolar não possui apenas vantagens. Entre as desvantagens que podem ser desmotivar alguns professores, citamos:

  • O fato de não poder determinar sua própria tarifa,
  • O risco de ser mal pago em relação à sua experiência, suas qualificações ou seu nível de ensino,
  • As perspectivas de evolução são limitadas ou inexistentes,
  • As restrições relacionadas ao deslocamento, nem sempre perto da sua casa,
  • A falta de regularidade das aulas, especialmente fora das cidades grandes,
  • Não é possível escolher o perfil de aluno que deseja ajudar,
  • As aulas geralmente são realizadas à noite ou nos finais de semana,

Na verdade, ao contrário de um professor independente que controla sua atividade na íntegra, ao se tornar um funcionário de uma empresa especializada, você tem de concordar em dar aulas aos alunos que a empresa define.

Em termos de remuneração, cada estrutura funciona de forma diferente. Há algumas que definem a remuneração do professor pela metodologia de ensino e não pelo perfil do professor. Existem empresas com temas específicos, como preparação para Enem e vestibular ou apoio escolar universitário.

Você também vai perceber que as aulas estão concentradas em intervalos de tempo bastante limitados. A maioria dos clientes são alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Consequentemente, as aulas estarão sempre concentradas em um turno.

Finalmente, último ponto importante: os pais que recorrem às empresas não são obrigados a se comprometer a longo prazo. Geralmente, eles inscrevem seus filhos para algumas aulas e depois renovam de acordo com seus desejos. Do mesmo modo, esteja preparado para não ter alunos tão fixos assim. Isso, por um lado, é um fator prejudicial ao acompanhamento escolar efetivo.

Critérios de seleção para empresas de reforço escolar

Em geral, você encontra no próprio site de cada empresa um espaço dedicado para o recrutamento de novos professores. Claro, se você é professor formado ou professor aposentado, seu perfil será mais atraente. Existem empresas que aceitam professores que ainda não são graduados.

Prepare-se para levar entrevistas para se tornar um professor em uma organização de apoio escolar. Na entrevista, não hesite em perguntar sobre a remuneração e os benefícios que você vai receber como professor de reforço.

Para concluir, podemos resumir rapidamente que:

Em média, o salário líquido oferecido pelas empresas de reforço escolar é bem mais interessante do que o salário mínimo;

No entanto, o salário por hora é relativamente baixo, se comparado à remuneração de um professor particular independente.

Isto é devido aos custos salariais e encargos sociais, como acontece em qualquer contratação CLT.

Dependendo do seu tempo de trabalho, da empresa, do seu perfil, da sua experiência e se você fizer horas extras, você consegue ganhar uma renda suficiente para seu custo de vida.

Tudo também varia em função de seu perfil, de seus objetivos pessoais e profissionais: você prefere ingressar o mundo corporativo ou liderar seu próprio negócio?

Você também tem de pesar os prós e contras: por exemplo, como trabalhador independente, você não vai se beneficiar da mesma proteção social. Você vai ter de aprender a gerenciar seu negócio como um verdadeiro empreendedor e ser responsável por procedimentos administrativas adicionais (declaração mensal, previdência privada, carnê do leão…)

Em todos os casos, dar aulas particulares de reforço escolar é uma atividade que enriquece profissionalmente e pessoalmente. Sobretudo se você for um educador e tiver objetivos maiores, como contribuir para a educação de crianças e jovens.  É uma experiência única e muito gratificante, e que torna possível:

  • Desenvolver suas habilidades pedagógicas,
  • Aprimorar sua metodologia de ensino de forma personalizada,
  • Desenvolver suas capacidades de adaptação
  • Encontrar e conhecer pessoas
  • Ter a satisfação de ajudar efetivamente seus alunos
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar