Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Professor particular: é melhor trabalhar como independente ou em uma empresa privada?

De Fernanda, publicado dia 31/10/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > As empresas de reforço pagam mais do que o trabalho por conta própria?

Você quer entrar para o mundo maravilhoso do reforço escolar e das aulas particulares?

Você tem razão! Afinal, não importa o seu perfil – se você é um estudante que procura um emprego temporário, um profissional em atividade ou educador aposentado -, sempre há espaço para quem quer ministrar aulas e transmitir conhecimento nas mais diferentes áreas da Educação Básica.

Na verdade, atualmente, o professor particular é uma profissão em alta, muito procurada por pais que querem ficar tranquilos com seus filhos tendo sucesso na escola e nos exames nacionais como Enem e vestibulares.

Aliás, se você for competente, vai encontrar trabalho suficiente em tempo integral ou parcial, e com bastante facilidade.

Mas antes de começar suas atividades, talvez seja interessante se questionar sobre onde e como você pode exercer o seu negócio.

Será que as empresas de reforço escolar pagam melhor do que o trabalho por conta própria? Esta é a reflexão que desenvolvemos neste artigo, para que você possa saber tudo sobre aulas particulares e reforço escolar!

Como um professor particular independente é remunerado?

Vamos falar inicialmente do professor que escolheu entrar no mundo dos serviços educacionais por conta própria.

Ele pode formalizar a sua atividade de três maneiras diferentes: abrindo a sua própria micro ou pequena empresa, sendo contratado por uma empresa, ou sendo trabalhador autônomo.

A remuneração de um professor particular por conta própria

Quando você trabalha como independente, você tem uma grande vantagem: é você quem determina sua carga horária e o preço que irá cobrar pelos seus serviços.

Então, se você quiser dar aulas particulares de matemática, aulas particulares de língua portuguesa ou de espanhol, é você que vai definir o quanto quer ganhar.

Como ser o melhor pago possível como professor de casa? Ser independente: o modelo ideal de profissão?

Claro, um jovem professor particular independente terá problemas se definir um preço muito elevado em comparação com um professor experiente de inglês, por exemplo.

Para chegar lá, você precisa investir em experiência e formação.

No entanto, depois de alguns anos de carreira, é possível cobrar valores mais altos.

Como curiosidade, fizemos uma pesquisa em 2016 dos preços de uma hora de aula por área do conhecimento, em nosso portal do Superprof.

No que diz respeito ao reforço escolar, os preços cobrados estão na média de 44 reais a hora. Por exemplo: uma hora de aula de língua portuguesa e uma hora de reforço de matemática valem em média de 44 a 49 reais. Agora se a sua área é língua estrangeira, saiba que uma hora de aula de espanhol ou de inglês custa cerca de 52 reais.

Isso, naturalmente, não leva em consideração as contribuições sociais.

Mas com esses valores você já pode imaginar o quanto irá receber no final do mês, em função da quantidade de alunos que tiver.

Sim, é bem mais do que o salário mínimo: ufa!

Mas você já sabe qual status escolher para formalizar o seu trabalho como professor particular?

Como um professor particular é remunerado em uma empresa de reforço escolar?

Depois de falar sobre o status do professor independente, vamos abordar o status do profissional que é contratado por uma empresa especialista em consultoria educacional.

Quando você ingressa uma empresa especializada, em geral, você se torna um empregado assalariado em regime CLT.

Como resultado, você se beneficia de todas as vantagens relacionadas ao seu status (férias, previdência, alimentação, deslocamento, compensação em caso de demissão, pagamento de horas extras, etc.).

Em contrapartida, você não administra diretamente a sua remuneração e é submetido à política de remunerações da empresa que lhe agrada.

Como resultado, quando você trabalha para uma empresa privada, você tem uma remuneração que varia em função do nível de seus alunos, da sua experiência em relação aos demais funcionários e do porte da própria empresa.

Na verdade, o seu salário pode variar muito em função tipo de serviço prestado pela organização: aulas particulares de línguas estrangeiras para estudantes do último ano do ensino médio; preparação para o vestibular ou para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio; ajuda e acompanhamento nos deveres de casa para alunos do ensino fundamental; aulas para estudantes universitários que querem progredir em um assunto específico…

É claro que é sempre possível, em função da sua experiência, de suas qualificações e de suas habilidades, pode tentar negociar um aumento de salário diretamente com a organização que o emprega.

Mas qual empresa especializada em reforço escolar paga melhor hoje?

Comparação entre o professor particular independente e o professor contratado em empresa

Para terminar o nosso artigo e ajudá-lo a enxergar as coisas mais claramente, por que não comparar os dois principais estatutos?

Quais as vantagens de ser professor particular. Auxiliar alunos com baixo rendimento, dificuldade de aprendizagem ou necessidades educacionais específicas. Uma profissão nobre!

Vantagens e desvantagens do professor em particular por conta própria

Um professor independente tem a grande vantagem de poder escolher o salário que corresponde às suas habilidades. Isso às vezes pode representar um problema para aqueles que não sabem como definir o preço de suas aulas de reforço escolar.

Dessa maneira, esse profissional não fica restrito à política de remuneração da empresa que o contrata e é livre para gerenciar seu cronograma conforme desejar, selecionando seus próprios clientes (claro, isso também vai depender da sua autonomia e da sua experiência na sua área de conhecimento).

Por outro lado, lembre-se que como profissional independente você não recebe os benefícios sociais que a empresa e o regime CLT oferecem; portanto, precisa avaliar o quanto precisa ganhar a mais para pagar adicionais como seguro saúde, deslocamento, alimentação, uma previdência privada, auxílio-creche, e demais auxílios….

Lembre-se que se você optar pela formalização de sua atividade como Microempreendedor individual (MEI), você não pode ultrapassar o teto de 60 mil reais por ano em remuneração. Acima disso, é preciso migrar para o Simples Nacional.

Adicione a isso o fato de ter que procurar seus clientes por conta própria, além de investir tempo para estabelecer uma relação de confiança com pais e alunos.

Vantagens e desvantagens do professor particular contratado em empresa

Dar aulas particulares em empresas tem uma grande vantagem: a de ser um assalariado (com tudo o que isso implica).

Além de integrar um quadro de funcionários com proteção social, você também usufrui de férias remuneradas, auxílio-desemprego em caso de demissão, direitos garantidos pela legislação trabalhista e um pagamento fixo que cai na sua conta no final de todos os meses.

Aliás, você já sabe como declarar a sua renda como professor particular de reforço escolar?

Saiba que ser professor de aulas particulares em uma empresa é uma atividade desenvolvida por muitos estudantes universitários que procuram um emprego temporário remunerado para fechar as contas no fim de cada mês.

Alguns professores também procuram por essas empresas para dar aulas de assuntos específicos, como preparação para vestibular, revisão de língua estrangeira, geometria, preparação para o Enem, aulas para alunos com transtorno de aprendizagem, ou alunos com necessidades específicas.

A desvantagem de passar por uma empresa são os famosos e importantes descontos sempre presentes em sua folha de pagamento.

Quer uma dica? Entre em contato com as empresas de reforço escolar e converse com elas sobre como funciona o recrutamento e a contratação de novos professores.

Quem paga mais o professor particular de reforço escolar?

O dilema do professor particular: como formalizar as suas aulas e garantir que o seu sonho de educador seja realizado?

Então: organizações de apoio escolar ou aulas de reforço por conta própria?

Quer saber qual é a resposta para a pergunta “é melhor escolher uma empresa de reforço escolar ou ser autônomo para dar aulas particulares?”

Pois bem, você vai se decepcionar. Isso só depende de você.

Se você acaba de começar esta profissão, as duas soluções são válidas. Na verdade, o preço para um aula específica de matemática, uma aula particular de língua portuguesa ou em qualquer outra disciplina da educação básica é cerca de 44 reais por hora.

Você pode gerenciar seus horários mais facilmente trabalhando em casa por própria conta.

No que diz respeito às empresas especializadas em aulas de reforço, a remuneração líquida é um pouco menor (entre 25 e 40 reais). Mas em uma empresa de reforço escolar, você não tem a independência do profissional autônomo.

Dito isto, quando você começa e ainda não tem experiência, pode ser difícil encontrar seus primeiros clientes. Neste caso, para ganhar experiência em termos de metodologia de ensino, por que não começar com uma empresa de reforço escolar?

Nada impede que você procure clientes paralelamente para dar aulas de reforço por conta própria, e mais tarde, começar a trabalhar por conta própria.

Em suma, mais do que apenas uma questão de quanto você ganha, pense no que você realmente deseja. Tudo também varia em função de seu perfil, de seus objetivos pessoais e profissionais: você prefere ingressar o mundo corporativo ou liderar seu próprio negócio?

Se você tem o espírito de empresário e algum conhecimento de gerenciamento de empresa, comece seu próprio negócio e procure seus primeiros clientes desde já. A longo prazo, você ganhará muito mais do que um professor em uma empresa.

Por outro lado, se você preferir as condições de trabalho de um assalariado, com um salário pago mensalmente, todos os benefícios sociais, comece desde já a procurar pelas empresas de reforço escolar que existem no mercado.

Boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar