Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Professor particular no feriado?

De Carolina, publicado dia 29/05/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Fazer aulas particulares durante as férias?

Muitos alunos estão atrasados com relação ao currículo escolar do ensino fundamental ou médio. Por isso, para correr atrás desse déficit, por que não fazer aulas particulares durante as férias? Elas podem ser eficaz!

Ainda mais com a grande oferta de professores que querem dar aulas particulares (também online via Skype!) hoje: aulas de matemática, química, física, biologia ou ciências, curso de inglês…

Daí essa “solução de férias” para aproveitar essa oferta de apoio e se atualizar no conteúdo na escola. Com um pouco de desejo e organização, isso permite que os alunos consolidem suas conquistas e melhorem suas notas!

Quando ter aulas particulares? Descubra sem mais demoras a solução “férias”…

Trabalhe os pontos fracos (aulas de matemática, português, idiomas…)

Quando temos alguns pontos fracos em determinadas matérias como matemática ou português, temos que agir para corrigir essa lacuna: com a ajuda de aulas particulares!

Preenchendo essas lacunas, o aluno vai recuperar sua autoconfiança e vai avançar no seu ritmo, sem duvidar daquilo que ele já sabia antes.

A matemática também é muitas vezes a perdição dos estudantes. Quem nunca não entendeu uma equação, fração ou cursos de geometria? Com uma boa matemática, seu filho poderia adquirir a lógica e resolver os problemas mais difíceis.

O uso de aulas particulares em matemática é essencial para pais de alunos do ensino médio em particular. De fato, a maioria dos pais não tem mais o domínio dos conteúdos dessa matéria. Eles muitas vezes têm dificuldade de resolver as dúvidas de seus filhos nos deveres de casa com relação ao conteúdo. Um professor em domicílio poderá tirar as dúvidas mais diversas de seus filhos, mesmo aqueles que querem prestar vestibular para exatas ou querem ser matemáticos…

Então, por que não fazer aulas particulares durante as férias?

Para crianças e adolescentes em idade escolar que não sabem utilizar bem a língua portuguesa, seria interessante eles fazerem aulas particulares durante as férias. Assim, quando chegar na escola, eles já saberão melhor como usar bem a língua.

Estude em casa nas férias O sofá às vezes pode substituir a carteira na escola

Finalmente, idiomas (inglês, espanhol, alemão, italiano, chinês, francês, russo…) são cada vez mais importantes. Em nosso cotidiano, o uso de aulas particulares em casa pode ajudar a se aperfeiçoarem e, por que não, se tornar bilíngue!

Com a prática das línguas, a criança ou jovem adulto vai ter todas as chances do seu lado no mundo profissional. É recomendado incentivar os filhos a aprender pelo menos o inglês. Uma terceira língua é sempre bem-vinda! As aulas durante as férias vão ajudá-lo a não esquecer aquilo que ele já aprendeu anteriormente em determinada língua e praticar a pronúncia!

Durante as férias, é possível estudar para algumas provas difíceis como as de fim de ano ou de recuperação. Aproveite a oportunidade para fazer uma revisão através das aulas particulares para as provas!

Organize um calendário de estudos para também aproveitar as férias

Revisar durante as férias é bom, mas se divertir é melhor ainda!

Não devemos esquecer: os alunos em qualquer idade querem mais é se divertir durante as férias que ficar preso no quarto ou no escritório com seus livros e cadernos o dia inteiro… Aliás, há uma idade para fazer aulas particulares?

Como evitar a saturação?

Organizar um horário de estudos é a solução certa: assim, separa-se bem o relaxamento e os momentos de trabalho. O aluno pode ter aulas em casa ou em um centro especializado com um planejamento bem definido.

Os pais podem dar recompensas por seus filhos, apesar disso não ser recomendado… lembrando que as crianças e adolescentes também devem ter suas responsabilidades e uma delas pode ser tirar boas notas na escola… Enfim, isso depende da educação de cada um. Mas claro, uma atividade super legal pode ser feita logo após os estudos, não é?

Por exemplo: “Amanhã, você estuda de manhã e vamos à praia de tarde para relaxar”.

Como a motivação é um dos principais fatores que incentivam os alunos, é importante não sobrecarregar a criança ou adolescente com aulas particulares. Se não, o aluno pode criar um traumatismo com as aulas. Encadear uma tarde de matemática com o cinema é mais legal que ter que continuar estudando!

Então, é importante revisar durante as férias, mas sem esquecer o lazer!

Por que não estudar nos dias de folga? As férias podem ser uma boa opção para quem está atrasado

Para tornar o horário de estudo atraente, pode-se criar um grade de horários do dia inteiro.

Aqui está um exemplo concreto de um calendário para as férias:

Segunda-feira, 10 de agosto:

  • 9h30-12h: aulas particulares de matemática
  • 12h-14h: almoço na cidade
  • 14h-16h: caminhada no parque
  • 16h-18h: visita ao Museu de Belas Artes
  • 18h-19h30: video games / televisão
  • 19h30-21h: refeição em família

Terça-feira, 11 de agosto:

  • 11h-12h: aulas de português
  • 12h-14h: pique-nique com amigos
  • 14h-16h: ajuda nas tarefas de casa (biologia, física, química)
  • 16h-19h30: aniversário na casa de um amigo
  • 19h30-21h: refeição em família

Ao fazer isso, você pode contar com uma boa progressão de seu filho. E, por que não, ajudá-lo a se preparar para o vestibular e Enem? Assim, ele terá mais chances de entrar em uma boa faculdade e no curso que tanto sonhou!

Estudar nas férias é melhor que fazer aulas particulares nos finais de semana?

Faça exercícios divertidos (livro de exercícios, aulas ao ar livre, aplicativos…)

Para romper com a monotonia das revisões, pode-se optar por alternativas lúdicas, por exemplo, cursos ao ar livre.

Ler em locais abertos nos dias de sol O estudo não precisa ser massante

No verão, ainda é mais agradável revisar os diferentes conteúdos de matemática do lado de fora, ao sol, que ficar trancado em uma sala sem luz. Como encontrar um determinado curso ou grupo ao ar livre?

Você pode entrar em contato com um professor particular (pense nos nossos superprofs!) que pode pensar nessas atividades. Seja para um estudante ou vários, será um momento de lazer e estudos!

Alguns livros didáticos utilizam metodologias mais lúdicas e brincalhonas. Então, dê preferência para esse tipo de material adaptado a todas as idades. Você, com certeza, ficará satisfeito (ou melhor, seu filho). Para crianças na escola primária, secundária e até mesmo estudantes do ensino médio, esses livros possibilitam estudar e se divertir ao mesmo tempo.

Os aplicativos também são muito úteis para revisar suas aulas de uma maneira divertida. Hoje, tablets e smartphones invadiram nossas vidas, então use-o de maneira inteligente!

Os pais que se queixam de ver seus filhos adolescentes em seus telefones podem mudar de ideia quando veem os aplicativos de matemática, português para eles. Existem até apps para os mais novos, a partir dos 3 anos de idade! É claro que isso não substitui uma aula particular (também nos finais de semana?), mas pode ser muito útil.

Alguns sites e aplicativos classificam os exercícios por idade, tema, preço… Facilitando a escolha!

Por que não fazer exercícios ou aulas particulares à noite?

Faça aulas particulares durante as férias para revisar

As férias servem principalmente para se divertir, não cansamos de repeti-lo. Mas é realmente uma boa ideia desconectar completamente do sistema escolar?

Fazer aulas particulares durante o verão pode ser benéfico para os alunos que tiverem dificuldades. Eles vão superar os problemas que tiveram durante o ano e consolidar aquilo que aprenderam. Afinal, durante quase dois meses de férias, a memória pode falhar e o conhecimento pode partir rapidamente!

Então, as aulas particulares durante as férias (sem exagero, claro) pode ser uma boa solução.

Para evitar o esquecimento quando voltamos para a escola, é melhor revisar o básico durante as férias. A gente pode, por exemplo:

  • estudar inglês com um professor particular britânico ou americano,
  • ou novamente rever algumas fórmulas matemáticas para não esquecê-las na volta às aulas.

Mesmo durante as férias mais curtas, nos feriados prolongados, é melhor fazer algumas aulas em casa (ou em um centro) apenas para obter ajuda e se preparar para os exames.

Para se preparar para o vestibular, Enem, é uma oportunidade para estudar sobre os temas mais complicados, especialmente quando as datas estão se aproximando:

  • fazer simulados,
  • aprender como fazer uma dissertação e um bom texto,
  • apresentar suas ideias de forma eficaz…
  • Ter aulas nas férias para preencher as lacunas da escola.

O sistema educacional não é infalível: tem suas vantagens, mas também suas falhas.

As classes superlotadas, por exemplo, têm um impacto muito negativo na transmissão e aquisição de conhecimento. De fato, um professor deve ser um pedagogo para que os alunos possam acompanhar e assimilar as lições. Mas o que fazer quando você tiver mais de 30 alunos a comandar?

Todos não têm as mesmas necessidades ou a mesma maneira de pensar. Para alguns, basta ouvir o curso ou copiá-lo para entendê-lo, para outros, isso é mais difícil. Mas, com o risco de atrasar toda a classe, os professores, às vezes, têm que fazer a difícil escolha de deixar alguns alunos à margem. E é especialmente aqueles que precisam de aulas adaptadas!

Estude de maneira lúdica Alguns materiais são mais legais que outros!

Se nas tarefas de casa ou com um acompanhamento mais intensivo com aula de suporte maior, é necessário avançar nas matérias que ainda não foram assimiladas. Especialmente quando se sabe que o Brasil é um dos últimos países no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). O resultado de 2016 mostram que ficamos no 63º lugar em ciências e no 65º em matemática entre os 70 países avaliados. Já em leitura, estamos na 59º posição!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar