Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Professor particular depois da aula ou do trabalho?

De Carolina, publicado dia 19/10/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Fazer aulas particulares à noite?

E, se em uma situação hipotética, eu dissesse que ajudar suas crianças com o dever de casa pode não ser muito produtivo?

Seja na educação primária ou secundária, os cursos de reforço escolar à noite ajudaram a restaurar a confiança através de uma melhor compreensão dos assuntos que apresentam dificuldades.

Essas aulas também têm um impacto positivo na sua vida familiar, dando-lhe mais tempo! O aluno pode ser acompanhado com um reforço escolar em casa, aula particular de português, reforço de matemática, aulas de violino, aulas de informática, aulas de música, etc.

A comunidade Superprof oferece algumas chaves para você entender melhor os benefícios de fazer as aulas particulares à noite. Vamos lá!

Quando ter aulas particulares? Aqui está uma primeira resposta…

Faça perguntas sobre as dúvidas do dia

Por acaso seu filho tem problemas em disciplinas científicas (aulas de matemática, ciências, física, biologia, tecnologia), idiomas (aulas de inglês, cursos de espanhol, cursos de alemão…) ou para estudar para o vestibular e Enem (aulas de português, redação, história, geografia…)?

Organize o seu tempo para a escola Os professores particulares podem ajudar na organização das tarefas.

As aulas especiais de reforço de matemática ou de inglês à noite, como um nivelamento, são uma boa opção para superar as dificuldades encontradas durante o dia!

Como diz o ditado, é melhor bater no ferro enquanto está quente. Uma aula particular pode oferecer ao seu filho um bom impulso e, assim, ele assimila melhor os pontos importantes das lições do dia. Sem contar que ele pode fazer todas as perguntas que ele não ousou perguntar no mesmo dia.

Para assimilar um curso que ainda esteja fresco na cabeça é essencial não acumular atrasos.

Por que não tentar revisar em grupos? Trabalhar com outras pessoas pode ser eficaz para acelerar as revisões.

Outro exemplo, imagine que você seja um estudante em aula de pré-vestibular. Depois de se formar no ensino médio, com o objetivo de se preparar para um vestibular de medicina, direito, comunicação, engenharia – com apenas 7 a 10 horas de matemática por semana. Se você está atrasado com os conteúdos do cursinho, você provavelmente vai ficar perdido ao longo dos dias!

Uma aula preparatória às vezes é muito difícil. Assim como ter que passar por uma universidade ou tirar uma excelente nota no Enem (administração de empresas, matemática, medicina, engenharia…).

Além disso, descubra por que ter aulas particulares para se preparar para uma prova

Seria melhor se antecipar e se organizar em grupos com outros estudantes ou receber as aulas individualmente, se possível? Se sim, que tal ter aulas particulares à noite com um professor competente, caso seja financeiramente possível e não apertar tanto o orçamento familiar!

Lembre-se que reforço escolar e aulas particulares em casa, para atendimento pessoal, permitem que você se beneficie de uma atenção totalmente exclusiva.

Evite a recuperação ou bomba

Atualmente, a luta contra as recuperações, as bombas e o abandono escolar tornou-se uma prioridade!

Por isso, as aulas de reforço escolar são uma opção muito interessante se você sente que seu filho não está mais prestando atenção nas aulas e que precisa de uma atualização mais diferenciada. E por que não ter aulas à noite para que ele possa resolver suas dificuldades antes que o atraso se acumule?

O melhor a fazer nesse caso é ter o acompanhamento personalizado de um profissional em casa.

Procurando por um professor online?

Conhecimento deve ser assimilado com calma A escola, em muitos momentos, pode ser um labirinto. Encontre um guia!

Fique à frente do programa

Pode parecer estranho, mas você pode procurar por aulas particulares (até durante as férias) para o seu filho, mesmo que ele não tenha dificuldades escolares. Uma ajuda para o para casa ou simplesmente como complemento das aulas na escola, você vai ver o bom progresso estampado nas médias e notas dele!

Seu querido filho está no ensino médio, em revisão completa para o vestibular e o Enem (curso de economia, história, geografia, filosofia) e quer tirar boas notas para entrar em um curso ou uma universidade de prestígio?

Ou ele está se preparando para ingressar na faculdade de medicina?

Aulas de matemática lhe darão todas as chances de conseguir um 15 em vez de 13 na prova dessa matéria no vestibular, especialmente se é sua especialidade. Fazer aulas do programa de química durante o verão permitirá, por exemplo, que o seu filho melhore e avance na preparação com uma certa vantagem sobre seus colegas!

O foco do professor particular é apenas o aluno

Durante as aulas de reforço, a atenção do professor está apenas no aluno e não em uma turma inteira de até de mais de 30 alunos. Desse modo, facilmente o professor pode corrigir pontos fracos, assim como manter fortalecidos pontos positivos do aluno que serão trabalhados durante o tempo que estiverem juntos.

O aluno tem a chance de tirar todas as dúvidas, sem sentir receio sobre o que os outros colegas possam vir a pensar dele. Sabemos que devido a vários fatores comportamentais, os alunos sentem medo ou vergonha de fazerem perguntas na sala de aula e retornam para casa com várias dúvidas. Portanto, durante o reforço escolar, aquela dúvida pequena é endereçada e solucionada em breve, sem chance de se tornar um grande problema lá na frente.

Além disso, o professor particular também pode identificar as falhas na aprendizagem do aluno e, juntos, conseguirem trabalhar para que elas deixem de ser um empecilho no desenvolvimento acadêmico do estudante.

E quando nos referimos a falhas de aprendizagem, isso significa as dúvidas em conceitos fundamentais, o que também é chamado de problemas de base. Por exemplo, aquela dúvida cabeluda de física pode ser na verdade dificuldade em equações matemáticas.

Portanto, apenas um professor ou tutor pode vir a identificar com clareza casos assim. Ao identificar e entender quais conteúdos precisam ser sanados e esclarecidos para o aluno, o mesmo compreende de outra forma o assunto e o ressignifica. A partir daí a falha deixa de existir.

Um bom e experiente professor particular preza por desenvolver as habilidades do aluno para que ele ou ela tenha autonomia nos estudos.

O ritmo da aula é personalizado

Como sabemos, cada aluno tem a sua peculiaridade na hora de aprender. Alguns poucos alunos conseguem absorver a matéria apenas através de uma leitura rápida, enquanto outros necessitam fazer exaustivos exercícios. Observe, no entanto, que as aulas de reforço escolar são focadas no progresso do aluno, não no da turma.

Pensando nisso, o professor particular conta com experiência para ajustar o ritmo da aula e distribuir melhor o tempo. Isso, em outras palavras, significa que ele não precisa forçar o aluno a avançar e que também saberá quando gastar mais tempo nas dificuldades do mesmo.

Nas aulas iniciais, o aluno normalmente pede por esclarecimentos da teoria. A partir desse diálogo, o professor identifica onde se encontram as dificuldades e começa a trabalhá-las junto com o aluno.

Podemos dizer que o professor particular é um personal trainer do aprendizado. De modo geral, ele nunca irá pressionar o aluno a ir muito além do seu limite. Contando com sua experiência, ele sabe acerca do potencial de aluno e quais as melhores maneiras de aproveitá-lo e desenvolvê-lo.

No primeiro momento, são esclarecidos conceitos e identificadas as dificuldades iniciais. A partir daí, como em qualquer outro aprendizado, o professor orienta devidamente o aluno, inclusive de forma que o mesmo pratique sozinho e aprenda a lição.

Lembra? Ninguém aprende natação lendo um livro. Sempre é preciso praticar para testar o conhecimento.

Um professor experiente preza por desenvolver as habilidades do aluno a fim de que o mesmo alcance autonomia em seus estudos. No começo o aluno necessita de apoio para evoluir e se sentir seguro para sanar suas dúvidas, de forma que, com o tempo, o aluno passe a sentir que já pode se dedicar sozinho ao estudo.

A avaliação é feita em tempo real

Saiba que via de regra, pode vir a ser difícil trabalhar nas falhas da aprendizagem apenas através de trabalhos de casa e provas como avaliações. Afinal de contas, os resultados dessas provas podem demorar semanas até sem divulgados.

Na prática, acontece que muitos alunos, ao receberem suas provas corrigidas, não conseguem lembrar com clareza o assunto estudado. Por meio das aulas de reforço escolar, o professor é apto a dar retornos instantâneos, imediatos, para o aluno, optimizando, assim, o aproveitamento nas aulas.

O professor particular trabalha também a autoestima do aluno, ao deixá-lo mais seguro e tranquilo em relação ao assunto estudado.

Portanto, dessa forma, quaisquer erros que surgirem ou erros que forem cometidos podem ser esclarecidos e resolvidos no mesmo instante. Observe que esse tipo de atenção é algo muito precioso no momento do processo do aprendizado.

Além disso, lembre que quanto menos o aluno se frustrar com o seu aprendizado individual, maiores as chances dele absorver conhecimento.

Naturalmente, o professor particular explica de forma diferente, trazendo exemplos contextuais e reais, familiares à realidade da vida do aluno.

Através da dedicação e incentivo de um professor particular, o aluno se sente menos envergonhado por seus pequenos erros e, portanto, acaba progredindo de forma mais rápida. É fundamental que o aluno sinta seu próprio progresso para se sentir motivado a sempre buscar melhorar.

Excelente acompanhamento para as lições de casa

Com aulas a domicílio, terminou o dever de casa à noite!

Seu filho pode receber ajuda personalizada para ajudá-lo a entender e fazer o dever de casa. Muitas organizações como a comunidade Superprof colocam você em contato com professores e alunos para as aulas particulares.

Os alunos podem revisar suas lições, memorizar os pontos mais importantes, repassar uma metodologia e aplicar os novos conceitos aprendidos sob a orientação do professor individual.

Como as aulas particulares no final de semana ou noturnas economizam o tempo do seu filho?

Graças ao professor particular, seu filho ou filha poderá melhorar os seus métodos de trabalho.

Existem algumas empresas de aula particular online via Skype ou outro aplicativo também oferecem enviar e receber as lições de casa por e-mail. Isso pode ser prático para quem vive em cidades grandes como São Paulo ou outras. Tudo para a sua conveniência e a do professor particular.

Um professor particular também pode compartilhar sua experiência na metodologia de trabalho: Como organizar seu trabalho? Como planejar suas revisões? Como transcrever para o caderno o conteúdo das aulas?

Essas são todas ferramentas muito úteis que fazem o seu filho progredir na sua gestão diária de aulas e trabalhos de casa.

Aulas particulares podem ajudar muito Como já se sabe, lembre que as crianças têm muita facilidade para assimilar o conhecimento.

Por que não deixar o dever de casa para os pais?

E se você fizesse aulas online?

Já ouviu falar que “santo de casa não faz milagre”? Muitas vezes, os pais, ao invés de ajudarem, acabam atrapalhando na assistência ao dever de casa. Os pais podem julgar muito as dificuldades dos filhos e pressioná-los além da conta para ter melhores resultados. Por isso, investir nos estudos de seus filhos pode permitir que eles tenham mais sucesso na escola.

Mas, mesmo com aulas particulares, os pais devem estar atentos se a cobrança não está demais. Alguns estudos recentes cujas conclusões são relatadas em um artigo do South West mostram que, ajuda em excesso aumenta o risco de impedir a aquisição de conhecimento e pode dar a impressão de incompetência.

Por outro lado, alguns professores relataram que muitos pais fazem os trabalhos no lugar de seus próprios filhos. Isso é a pior coisa que um pai pode fazer para o seu filho, correto?

É cometendo erros e entendendo por que seu filho os cometeu que a criança vai progredir. Os alunos também devem aprender a gerenciar sua própria carga de trabalho para ganhar autonomia.

Por que não aconselhar o seu filho, em vez de fazer o dever de casa para ele? Observe que em se tratando dos adolescentes, o envolvimento dos pais no apoio escolar pode ser prejudicial.

Alguns pais “excessivamente investidos” obtêm, assim, o efeito oposto ao desejado, ou seja, um efeito negativo no desenvolvimento da criança.

Sua atitude pode levar a “ataques de ansiedade, um aumento das tendências narcísicas, bem como a falta de perseverança”, de acordo com referido o artigo.

A participação nos trabalhos de casa também pode ser uma fonte de tensão ou até mesmo criar um senso de obrigação de sucesso, o que pode vir a ser encarado como um baita peso na escola. Ainda mais se seu filho estiver passando pela crise da adolescência…

Um estudo transatlântico conduzido pelos professores de sociologia Keith Robinson e Angle Harris, apresentado no site da Rue89, mostrou que:

“A maioria das formas mensuráveis ​​de envolvimento dos pais (ajudar as crianças a fazer o dever de casa, conversar com elas, fazer voluntariado na escola…) não parecem ter os resultados desejados. Pior, no ensino médio, a ajuda dada às crianças parece diminuir seus resultados escolares, independentemente da classe social, origem étnica ou nível de escolaridade dos pais. O principal efeito da interferência dos pais é tornar as crianças mais ansiosas que entusiasmadas com a escola.”

Ao que tudo indica, parecem muito coerentes essas observações. Afinal, sempre é importante cada membro da família ter o seu espaço próprio. A criança já passa a maioria do seu tempo em casa e na escola.

A casa, sim, é o local onde a família se reúne. Mas a escola é o espaço da criança. Claro que os pais têm que estar atentos ao desenvolvimento escolar de seus filhos. Mas muita ajuda e a presença constante dos pais na escola pode ser uma certa “invasão” do espaço do filho.

Mais uma vez, essa conclusão forte não deve fazer você perder o interesse pelo dever de casa do seu filho.

Ler é muito importante para o aprendizado Algumas tecnologias podem ajudar na escolaridade de suas crianças.

Em vez disso, seja um guia, um acompanhante, um pedagogo, demonstre interesse e dê conselhos a seu filho. Se você achar que ele está em dificuldades e não consegue preencher algumas lacunas, não deixe de recorrer a um professor particular que possa ministrar aulas noturnas, de forma pontual ou regular.

Com isso, as notas da sua criança devem melhorar!

Aliás, existe uma idade para aulas particulares?

Mais tempo para você e seus filhos, graças às aulas particulares à noite

Queridos pais, valorizem o seu tempo!

Graças às aulas particulares, os adultos não são mais mobilizados à noite para ajudar os filhos a revisar as lições.

Para você, pai ou mãe, o horário é menos carregado graças a uma economia significativa de tempo. Você pode, então, dedicar mais a seus lazeres: cinema, passeios com as crianças, preparação de boas refeições caseiras, visitas…

Vale a pena pagar por aulas particulares?

O número de crianças e alunos que recebe aulas particulares ou tutoria tem aumentado gradativamente ao longo dos anos recentes, sobretudo entre a classe média e a alta. Também pudera, as exigências do mercado de trabalho e do meio acadêmico crescem cada vez mais. Portanto, a ideia é a de que um aluno com uma boa e sólida formação acadêmica está melhor preparado para entrar no mercado de trabalho.

O acompanhamento escolar individual de alunos é um sonho ainda muito distante da realidade da maioria dos ambientes educacionais no Brasil, seja tanto dentro de uma escola quanto em uma empresa.

Em uma sala de 30 alunos ou mais, fica praticamente impossível ao professor prestar atenção personalizada a cada um dos alunos. Já em um  acompanhamento compreensivo, como nas aulas de reforço escolar, o professor é mais do que capaz de identificar as dificuldades e pontos fracos do aluno e trabalhar de acordo com as necessidades e capacidades do mesmo.

E o professor ainda pode desenvolver junto ao aluno habilidades dormentes ou até mesmo superar obstáculos. Imagine aquele aluno que sempre pensou ser ruim em física e tem até trauma da matéria? O reforço escolar vem justamente sanar esse cenário e ressignificar a relação do aluno com a disciplina física ou quaisquer outras que sejam.

Nas aulas de reforço, o professor tem a chance de tratar os problemas específicos de aprendizado do aluno, algo que dificilmente ocorre no ensino tradicional.

Infelizmente, ainda nos dias de hoje, as aulas de reforço são buscadas apenas como medida de urgência, como se fossem remédios de uso imediato para problemas urgentes – e não para um acompanhamento constante dos alunos de modo gradual, plural e compreensivo.

Em resumo, lembre sempre que uma sala de aula é um ambiente bastante complexo para ser avaliado, onde cada aula é diferente ao outra e que, além disso, não existe uma forma uniforme de se avaliar um professor ou um aluno.

Como vimos, o acompanhamento escolar, seja no reforço de matemática, biologia, redação ou qualquer outra matéria, deve ser empregado pelos pais ou responsáveis como um processo, no mínimo, a médio prazo e não apenas imediatista como já ocorreu tanto no passado. Observe que resultados apenas imediatistas não perduram por muito tempo.

E aí, agora que você já conhece um pouco mais a respeito das aulas particulares à noite e também acerca de suas ótimas vantagens, que tal experimentar uma? Certamente você irá notar algumas vantagens!

Na comunidade Superprof, você encontra, de modo muito ágil e seguro, o contato de inúmeros professores particulares e descobre quais deles estão na mesma região que você. Além disso, também é possível que você busque por aquele professor que atenda à suas necessidades e objetivos com as aulas de reforço escolar.

Antes de publicarem seus perfis, esses profissionais passam por um pente fino feito pela equipe Superprof, o que garante ainda mais a segurança durante todo esse processo. Na grande maioria das vezes, esses profissionais oferecem a primeira aula de forma gratuita e, nesse momento, você já pode começar a notar a qualidade do professor e se ele realmente se adequa ao que você busca.

A partir daí, você o o seu novo professor particular podem combinar a frequência das aulas, se presenciais ou através da web e até mesmo de individuais ou em grupos pequenos de até 3 alunos. Lembre-se que o maior diferencial está na qualidade da interação entre aluno e professor.

Experiente! Você não irá se arrepender!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar