"A música decora o silêncio." - Gustav Mahler

O número de guitarristas no mundo é estimado em 50 milhões, dos quais apenas 16% são profissionais. Encontrar um lugar no mundo da música é complicado. É preciso muito trabalho técnico, uma pitada de sorte e habilidades em comunicação.

Muitos sonham em se tornar famosos tocando alguns acordes no braço do seu violão, mas poucos têm a chance de realizar seu sonho. Porque por trás da vida glorificada da música, os astros escondem uma outra realidade.

Mas então por que se tornar um guitarrista profissional?

Várias razões podem explicar esse desejo intenso de tocar violão para viver. Vamos ver os seis principais argumentos?

Torne-se um guitarrista profissional para viver de sua paixão

Que tal fazer aulas de violão para iniciantes?

Como se tornar guitarrista?
Por que se tornar um guitarrista profissional? Os instrumentos musicais exercem um poder alucinante sobre os músicos.

Esta é sem dúvida a primeira razão mencionada por quem faz aulas de violao, quer tocar e viver desse instrumento: paixão. Em geral, a relação entre o guitarrista e seu instrumento musical é quase mística. Não costumamos dizer que a música é a amante mais exigente de todas?

É uma paixão exigente que requer horas de treino e pode se tornar uma obsessão. Os músicos colocam tanta alma, tenacidade e rigor nela que é normal querer "ter um retorno" deste trabalho.

Dessa maneira, ter outro emprego em paralelo fica complicado e o desejo de viver da música fica cada vez mais forte com o tempo. Como toda paixão, tem lados bons e ruins. Tocar música pode trazer muita alegria e muita desilusão.

O sucesso torna o guitarrista eufórico, enquanto seus fracassos o deprimem porque ele tem essa relação intensa com seu instrumento e suas decepções como guitarrista tornam-se fracassos profissionais e pessoais.

Muitas vezes é inconsciente, mas o músico profissional se entrega quando toca guitarra não mais para seu próprio prazer, mas para ganhar dinheiro e não precisa mais trabalhar em paralelo para sobreviver.

Se você decidir tocar rock, jazz, música popular brasileira ou blues, saiba que vai ter de experimentar os lados bons e ruins da paixão!

Fazer shows com sua banda

Procurando por um bom curso de violão?

Se for necessário um trabalho solo, especialmente no início, em geral o guitarrista tem vontade de trocar conhecimento e compartilhar sua paixão com outros músicos. Como profissional, é interessante juntar-se a um baixista, baterista, saxofonista e / ou pianista para aprimorar sua técnica, sua prática musical e sua criação musical.

Em geral essa é uma das razões pelas quais um artista amador se torna profissional. Um grupo de música pode rapidamente encontrar seu público e se tornar cada vez mais conhecido. Portanto, é importante investir nele e explorar ao máximo para ganhar dinheiro graças a ele.

Trabalhar com outros músicos profissionais é gratificante, tanto sob o aspecto humano quanto profissional. Você troca ideias, trabalha com uma visão de longo prazo com seu grupo musical, compartilha objetivos e ambições comuns.

É mais motivador progredir ao lado dos músicos que você valoriza durante os ensaios e com quem está mais próximo do que sozinho no seu canto. Nada o impede de manter uma carreira solo em paralelo, mas o efeito do grupo é estimulante e vai permitir que você encontre mais satisfação em sua profissão.

Seus colegas certamente vão se tornar amigos com quem você vai compartilhar uma paixão comum e isso não é para qualquer um!

Tudo o que você precisa fazer é encontrar seu trio, quarteto ou um grupo musical maior para experimentar a alegria de compor, improvisar e compartilhar momentos de estresse, prazer e diversão verdadeira juntos.

Torne-se um músico profissional para transmitir sua paixão

Já experimentou fazer uma aula de violão para iniciante?

Quais são as razões para se tornar um músico profissional? Você sabia que a profissão de professor de música exige outras habilidades que não as do músico profissional?

Ser um guitarrista profissional não é apenas trabalhar no seu canto e tocar com sua banda. Você também pode ensinar música como professor de violão. E pode ser tudo de uma vez. A profissão de músico é plural e nada impede você de combinar empregos diferentes relacionados ao seu instrumento!

Ser professor de música permite que você compartilhe sua paixão um pouco mais com jovens músicos ou guitarristas mais experientes que ainda querem progredir. Você ensinará ritmo, leitura de partituras, teoria musical e prática instrumental, mas também sua visão e sua paixão pelo violão.

Atenção: seja um bom educador nas suas aulas de guitarra. Ensinar não é para todos e só porque você é um excelente músico não significa que você será capaz de transmitir sua paixão a todos. Ensinar requer habilidades reais que você vai precisar desenvolver.

Se você decide ensinar em uma escola de música, em um conservatório de música ou como professor particular, saiba que cada opção tem suas vantagens. Como professor de uma escola ou associação, você pode desenvolver um projeto musical com seus alunos que se torne uma experiência enriquecedora para todos. Se você for um professor particular, terá mais tempo para promover um aluno durante o curso de violao e vê-lo evoluir com muita satisfação.

Sem necessariamente dar aulas de violão, você também pode ser um professor de artes e música na rede de ensino pública ou em uma instituição de educação infantil para transmitir a paixão pela música para as crianças.

Compartilhar emoções com o público como guitarrista profissional

Para os amantes de música, é raro conseguir manter a música apenas como diversão. Chega um momento em que o desejo de compartilhar seu trabalho é mais forte do que o medo de fazê-lo.

Como dissemos acima, você pode compartilhar emoções se aproximando de outros músicos. Você vai se tornar um compositor, por sua vez, para criar sua própria música a partir de uma improvisação.

Como se tornar um guitarrista profissional? O palco tem um efeito estimulante para muitos músicos!

A felicidade só é real quando é compartilhada. A alegria de tocar música é ainda mais importante quando você pode compartilhar sua arte com outras pessoas e um público presente para ouvi-lo.

Você pode receber feedback direto do público e se satisfazer com os aplausos ou elogios que cada pessoa pode lhe dar após sua aparição no palco. É reconfortante encontrar pessoas que entendem as emoções que você deseja transmitir e que respondem ao que você dá. Faça o teste!

Seja um músico profissional para ter uma profissão variada

Quer você faça música clássica, música popular brasileira, funk ou pop rock, uma coisa é certa: você nunca vai ficar entediado em ser um guitarrista profissional!

Ser um guitarrista profissional não é apenas fazer música, é também ser comercial para encontrar cachês, ser um community manager para se comunicar nas redes sociais, ser um contador para fazer suas faturas de serviço ...

Você vai precisar desenvolver diferentes habilidades para se estabelecer em sua profissão e poder ganhar a vida com sua música. Você será um verdadeiro empresário, músico de jazz, folk ou hard rock de tempos em tempos, comercial experiente para desenvolver sua rede em outros momentos e community manager o resto do tempo.

Se você estiver em um grupo de música, cada um também pode cuidar de um aspecto de acordo com suas habilidades e preferências.

Sua agenda nunca será a mesma. Você pode dar aulas de violão na quarta-feira à tarde e no sábado pela manhã, preparar uma audição, ensaiar com o seu grupo nas noites de terça e quinta-feira, estudar sua técnica, preparar suas aulas e cuidar da comunicação o resto do tempo. antes de ir ao show na sexta e sábado à noite.

Suas semanas não serão as mesmas e você certamente não vai ficar entediado no trabalho. Isso envolve estar organizado e saber trabalhar sozinho e em grupo.

Seja um guitarrista profissional para gravar um álbum

Por que viver como guitarrista? Para variar sua renda, você também pode gravar um álbum!

Você provavelmente quer se tornar um guitarrista profissional para gravar sua música em um álbum.

Se você é um instrumentista de uma orquestra sinfônica, um guitarrista em um grupo formado por vários músicos profissionais ou toca guitarra como um animador de espetáculo, vai ter de criar a oportunidade de gravar um álbum.

Você vai precisar compor músicas e ter vários títulos para tocar no estúdio sozinho ou em parceria com o seu grupo. Não pode ser música improvisada. Suas músicas devem ser estruturadas para poderem ser gravadas sem notas falsas.

Seu orçamento deve permitir que você alugue um estúdio para poder gravar um álbum e possivelmente amortizar os custos ou ganhar mais dinheiro vendendo seus álbuns durante seus shows ou online na página de música do seu site.

Ser apaixonado pelo instrumento é ótimo, mas se você enche a boca para falar que só pensa em guitarra e gostaria de tocar o tempo inteiro, está na hora de rever os seus conceitos. A música, assim como toda forma de arte envolve uma série de fatores que requerem muito mais do que “aprimorar a técnica”. Invista em cultura, leia livros, assista a filmes, vá ao teatro e inspire-se. -  Revista Cifras

Então, está pronto para se tornar um guitarrista profissional?

Precisando de um professor de Violão ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Fernanda

Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.