"Nada é mais bonito que o som do violão." - Chopin

O violão é um dos instrumentos mais populares entre os estudantes de música.

E muitos músicos gostariam de viver de sua paixão, mas custa para chegar até lá e as oportunidades são raras. Mesmo se você for um excelente guitarrista, vai precisar de uma sólida formação e um bom networking para conseguir ganhar dinheiro suficiente e viver do se sonho.

Não estamos querendo desencorajá-los, mas é preciso estar ciente da realidade antes de começar a aprender o violão para fazer dele o seu trabalho principal.

Felizmente, existem várias soluções disponíveis, tanto em termos de oportunidades quanto em como você consegue ganhar a vida com a música.

Comece a fazer aulas de violao cedo em escolas de música

Como aprender violão?
Começar a fazer aula de violao cedo permite adquirir bases sólidas de teoria e prática para o futuro!

Muitas vezes temos a imagem daquele músico profissional que sai em turnê com seu grupo, faz concertos em diferentes cidades e sai a noite toda após sua apresentação. Mas longe do brilho e da fama, a realidade é bem diferente.

Antes de se tornar um solista profissional reconhecido, o músico vai ter que dominar seu instrumento musical na ponta dos dedos.

O violão é um instrumento muito exigente. É melhor praticá-lo desde cedo se você quiser se tornar intermitente no show e sair pelas ruas com seu grupo de pop rock.

A partir dos seis anos, é possível ingressar em conservatórios e escolas de música. Em geral o primeiro ano de musicalização é uma introdução à música e aquisição das primeiras noções de teoria musical. O jovem estudante descobre vários instrumentos musicais e escolhe o que prefere no ano seguinte. A escolha depende do número de vagas disponíveis e da afinidade do aluno pelo instrumento.

As escolas de música costumam oferecer uma hora por semana de aulas de violão para iniciantes. Alguns conservatórios oferecem musicalizações antes dos seis anos. Também é possível que a criança possa fazer duas ou três horas por semana, dependendo da escola em que está matriculada e de seus vontades (e de seus pais).

Esse ciclo de iniciação dura entre um e três anos e o aluno não existe uma verdadeira avaliação rigorosa dos estudos. Após esta fase de musicalização, o aluno normalmente escolhe um instrumento e passa a direcionar os estudos.

Geralmente ao final de um ciclo de estudos o aluno recebe um certificado e existe a opção de cursos profissionalizantes na área da música. Tudo isso depende da escola e do conservatório em questão.

Faça uma graduação em música para se tornar um guitarrista profissional

Uma opção para aqueles que desejam se tornar profissionais da música é fazer um curso superior em uma universidade.

curso de graduação de Música oferece aos estudantes duas opções de formação: Licenciatura e Bacharelado. A diferença entre os dois são:

  • Bacharelado: O curso de música nesta formação proporciona os conhecimentos necessários para poder criar, analisar, interpretar, e o principal, transmitir a música. Com essa formação o novo profissional poderá atuar de diversas formas, como por exemplo: como maestro, dentro de orquestras ou bandas, fazendo composições, criando melodias e fazendo novos arranjos para músicas já existentes.
  • Licenciatura: Nesta formação o novo profissional irá atuar na educação musical, que poderá ser dentro de escolas no ensino infantil, fundamental e médio, ou em institutos de música. Ele poderá ministrar aulas de noções básicas de música, canto, ritmos, e ambientação de instrumentos. Para receber o diploma de licenciatura o estudante de música deve realizar o estágio obrigatório em instituições de ensino, ou em organizações que oferecem cursos de música.

Grade do curso

As disciplinas básicas encontradas na grade curricular do curso de graduação de Música são:

  • Voz
  • Arranjo
  • Prática Instrumental
  • Produção Musical
  • Harmonia
  • História e Linguagem da Música Popular
  • Canto na Música Popular
  • Música e Tecnologia
  • Estruturação Musical
  • Trilhas Sonoras
  • Projeto Final de Graduação
Como estudar violão?
É preciso estudar muito para se tornar um músico profissional!

Aprender a tocar violao em centros culturais

Outra opção para aqueles que desejam fazer um curso de violão de qualidade são os centros culturais, escolas e institutos reconhecidos nacionalmente. Muitos deles possuem um programa de estudos voltado à profissionalização da música.

Nesses locais, aulas teóricas e práticas de violão são ofertadas para todas as idades.

Conheça algumas escolas e conservatórios

  • Escola Municipal de Música de São Paulo: uma das principais referências em música na América Latina, a Escola já formou violinistas de renome como Henrique Pinto e Paulo Porto Alegre. Há aulas de violão, canto, teoria e percepção musical, harmonia, entre outros, com tendência ao erudito e clássico. Os estudantes têm acesso livre ao Theatro Municipal de São Paulo e também são incentivados à experiência da prática em grupo por meio das aulas de Música de Câmara e pela participação nos grupos estáveis da Escola Municipal de Música: Orquestra Infantojuvenil, Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, Banda Sinfônica, Camerata de Violões, Conjunto de Violoncelos, Grupo de Sax, Consorte de Flauta doce, Grupo de Percussão, Coro Infantojuvenil e Coro Adulto da Escola Municipal de Música. O processo de seleção é realizado duas vezes ao ano, para candidatos a partir de 9 anos de idade. As aulas são gratuitas
  • EMESP Tom Jobim: antiga Universidade Livre de Música, a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim pertence à Secretaria da Cultura. É considerada a melhor escola de música do país. Formou um dos maiores violinistas brasileiros conhecidos, Everton Gloeden. Há formação continuada (duração de 3 anos), formação avançada (de 2 a 4 anos de duração) e cursos livres de violão, aulas de guitarra, canto, composição e muitos outros instrumentos, nas áreas erudita e popular – todos os cursos são gratuitos. Apenas na formação continuada há limite máximo de idade ( 21 anos). A escola conduz e incentiva a participação dos alunos nos grupos estáveis: Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Núcleo de Música Antiga e Ópera Estúdio. Há ainda aulas especiais de leitura de partitura em braile para pessoas com deficiência visual, que também podem frequentar os demais cursos regulares
  • Escola de Música Villa-Lobos: Criada em 1952, a princípio era um centro popular de ensino de arte. Hoje faz parte da Secretaria de Estado de Cultura. A Escola possui quatro tipos de cursos, todos com duração de 3 anos (menos os livres): Formação Musical, gratuito, para alunos de 8 a 15 anos, com inscrições anuais via edital; Básico em Música, pago e semestral, sem processo seletivo e voltado para alunos a partir de 13 anos; Técnico, voltado para alunos com Ensino Médio completo ou em curso, é gratuito e proporciona habilitação profissional; e finalmente os cursos livres, que são pagos e possuem temática diversificada (ukulelê, rabeca, set up de guitarra, arranjo em mbp, harmonia e improvisação). A Escola é mais adequada para aqueles que buscam formação teórica consistente, e sua vantagem está sobretudo no preço, pois alguns cursos são de graça. Além dos cursos, a Escola de Música Villa Lobos incentiva à participação em grupos artísticos, como o Coro de Câmara Adulto, Grupo de Choro Corando Baixinho, Grupo de Jazz, Orquestra Sinfônica e Orquestra Popular. Alguns nomes que passaram pela escola e deixaram suas marcas no mundo musical são Maximiniano Cobra, Tim Rescala, Tato Taborda, Jorge Versilo, Biafra, Téo Lima e Marcus Vinicius Nogueira

Adquira bons hábitos para se tornar um guitarrista profissional!

Como aprender violão?
Se você já sabe tocar três acordes Dó Mi Sol, já pode fazer pequenos concertos ...

Esqueça a imagem do guitarrista que nasce com um dom e não precisa estudar para obter o melhor de seu instrumento. Algumas pessoas têm mais talento que outras com música, mas ninguém progride sem estudar regularmente e intensamente.

Você não se torna um guitarrista sem saber ler partituras, não se torna um virtuoso sem ensaios, não se torna um compositor sem entender nada sobre as melodias.

Portanto, se seu objetivo é ser um músico ou artista que vive de sua arte, você terá que trabalhar duro!

  • Defina objetivos claros, ambiciosos, mas alcançáveis. No início de cada mês, defina uma meta a atingir, dividindo-a em várias etapas, correspondentes a dias ou semanas. Você vai progredir mais rápido fazendo isso,
  • Treine e ensaie diariamente. Não deixe seu violão acumular poeira! Não tem segredo: para progredir, você precisa tocar e tocar até chegar lá. Se um exercício é um problema para você, vá mais devagar, treine mais vezes, mas não o abandone até conseguir realizar. Tente novamente regularmente e aumente gradualmente a velocidade até que você a domine perfeitamente,
  • Não se contente com os seus conhecimentos. Mesmo se você conseguir se tornar um profissional, não se acomode. A concorrência é acirrada e é sempre interessante aprender novas técnicas ou melhorar sua resistência e precisão,
  • Melhore a sua presença no palco. Ser um guitarrista profissional significa estar tão confortável no palco quanto em um estúdio, especialmente se você também é um dos cantores do grupo. Não hesite em filmar suas performances para ver o que você poderia melhorar,
  • Amplie sua rede. Você não constrói uma carreira profissional sozinho no seu canto. Cerque-se de pessoas sérias que cumprem suas ambições dentro do seu grupo. Conheça outros músicos e todas as pessoas que poderiam ajudá-lo a progredir como guitarrista profissional.

Um músico profissional também é um empreendedor. Ele deve saber como se apresentar, vender sua música e encontrar as oportunidades a serem pagas.

De qualquer forma, entrar no mundo da música não é fácil. Melhor ter uma sólida formação teórica, técnica e um pouco de instinto para conseguir isso.

Precisando de um professor de Violão ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Fernanda

Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.