Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os benefícios do apoio escolar para o aluno?

De Joseane, publicado dia 31/05/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Por que ter aula de reforço?

Dada a situação da educação, sobretudo a educação pública, no Brasil, a aula particular de reforço escolar surge como um excelente recurso de apoio ao aprendizado. Embora seja utilizada muitas vezes como esparadrapo, isto é, quando o mal já está feito e o aluno já está beirando a reprovação, a aula de apoio escolar é sobretudo recomendada como uma forma de acompanhamento escolar, prevenindo que o aluno enfrente maiores dificuldades durante o seu aprendizado.

Muitos são os benefícios da tutoria. Um aluno que é acompanhado desde cedo por um professor particular, certamente vai apresentar menos dificuldades escolares e de aprendizado. Ele estará sempre um passo a frente rumo ao seu sucesso acadêmico.

Boas notas, aluno mais confidente, facilidade para compreender e apreender novos conteúdos, bon método de estudo, rotina de estudo e organização são alguns dos pontos fortes dos alunos que são acompanhados por um professor particular a domicílio.

É importante saber que durante o reforço escolar, além do conteúdo programático escolar, o tutor trabalha um método que visa a independência do aluno. O aluno é instigado a pensar livremente, criar estratégias de raciocínio e a encontrar os seus próprios meios para chegar a solução dos diferentes problemas. Esse processo é conhecido como metacognição, isto é, o aluno possui controle sobre a sua mente e é capaz de criar reflexões sobre o seu próprio pensamento.

A independência de pensamento leva o aluno a compreender melhor o conteúdo Aprender a aprender é a base do sucesso escolar e profissional

Por se tratar de uma aula particular, o tutor de reforço escolar tem tempo hábil para trabalhar mais profundamente as questões relacionadas ao aprendizado do aluno. O grande ganho na aula de reforço é justamente poder ensinar o aluno a trabalhar os seus pontos fortes. Entre as tarefas do professor particular está a de desenvolver junto ao aluno algumas habilidades que irão facilitar o seu processo de aprendizado como por exemplo: otimizar a organização do material e da rotina de estudo, aprender a memorizar, escrever notas, fazer resumos, raciocinar de forma lógica, entre outros.

O reforço escolar visa a independência do aluno e utiliza ferramentas que o ajudam a chegar a este fim. Utilizando as bases da metacognição o professor de reforço escolar consegue fazer com que o aluno seja mais ativo no seu processo de ensino-aprendizagem. Veja o que o pensador em educação, Charles Fadel, em seu livro Educação em quatro dimensões: as competências que os alunos devem ter para atingir o sucesso, diz a respeito da metacognição:

A principal razão para se desenvolver a metacognição é porque ela pode melhorar a aplicação de conhecimentos, habilidades e qualidades de caráter em situações além do contexto imediato em que foram aprendidos. Isso pode resultar na transferência de competências entre disciplinas – importante para os alunos que estão se preparando para situações da vida real, onde as divisões bem definidas das disciplinas não fazem sentido. A transferência é o objetivo final de toda a Educação, como os alunos são esperados para internalizar o que aprendem na escola e aplicá-lo à vida

É exatamente esse o pensamento de base do acompanhamento escolar. Tornar o aluno consciente do seu próprio aprendizado e levá-lo a pensar de forma estratégica e criativa.

Se você ainda tem dúvidas de que o reforço escolar é a solução que você busca para completar a educação do seu filho, continue lendo e descubra ainda mais sobre as vantagens e benefícios de fazer o reforço escolar.

Tudo o que você precisa saber sobre o reforço escolar

Todo estudante, independente da idade e da classe pode fazer aula de reforço escolar. Quando feito em forma de acompanhamento contínuo, o reforço escolar apresenta resultados ainda mais satisfatórios. No entanto, nunca é tarde para começar a ter aula de reforço. Um estudante que está apresentando dificuldades em sala de aula ou que está prestes a reprovar pode ser “salvo” graças ao apoio escolar.

É sabido que o aluno que segue aula de tutoria acaba ganhado mais confiança para ousar em seu aprendizado. Muitas vezes o problema está na relação que o aluno possui com o professor de base e o simples fato de poder estudar e tirar dúvidas com o tutor do reforço escolar pode ajudar a desbloquear o problema.

O aluno de reforço escolar consegue melhorar as suas notas Ajudar o aluno a superar as suas dificuldades faz parte da aula de reforço escolar

O ideal é que a aula de reforço seja particular, porém, se feita em pequenas grupos ainda assim apresenta excelentes resultados. O importante é que o tutor ou professor de reforço consiga atender individualmente cada aluno, tendo tempo de conhecer as suas fraquezas para que seja possível ajudar o aluno a superá-las.

Uma vez que o problema é identificado, o tutor de reforço escolar utiliza técnicas e ferramentas educativas para esclarecer o problema e ajudar o aluno a encontrar soluções utilizando os seus próprios recursos-ponte fortes. Algumas vezes é preciso que o professor ajude o aluno a criar estratégias de aprendizagem, por exemplo se tornando mais organizado, melhorando a sua compreensão de leitura, desenvolvendo técnicas de memorização, entre outros.

Como dito anteriormente, o professor de reforço escolar foca no desenvolvimento da habilidade metacognitiva do aluno, pois com isso o aluno se tornará mais consciente e independente no seu processo de ensino-aprendizagem além de ser capaz de :

  • usar o conhecimento adquirido em novas ideias, estratégias e projetos
  • melhora o aprendizado em geral
  • ter consciência das suas forças e fraquezas em todas as áreas de aprendizagem e também fora da sala de aula

Como visto, o reforço escolar é “muito mais do que uma aula extra para ajudar a resolver o dever de casa”, se trata, sobretudo, de mais uma ferramenta educativa que, uma vez bem aplicada, pode fazer uma grande diferença na vida escolar do aluno.

Embora os benefícios do reforço escolar sejam indiscutíveis, muitos pais e famílias ainda se mantém receosos com relação ao reforço escolar. A seguir, listaremos algumas das possíveis razões que faz com que os pais ignorem o reforço escolar ou optem por não contratar um professor particular para acompanhar os seus filhos.

Por que alguns pais não optam pelo reforço escolar

Alguns pais vêem os seus filhos à beira do fracasso acadêmico e não sabem como reagir para reverter o quadro. O superprof reúne algumas possíveis razões que levam os pais a ignorarem o reforço escolar. A seguir:

No reforço escolar o aluno aprende a pensar com autonomia Diga sim ao reforço escolar como ferramenta educacional!

Falta de conhecimento sobre o assunto

A primeira razão é certamente o conhecimento equivocado, ou ainda a falta de conhecimentos sobre o assunto. Muitos pais não consideram colocar o seus filhos para fazer reforço escolar simplesmente por não conhecer os reais benefícios do reforço escolar.

O custo de uma aula particular de reforço escolar

Uma razão mais justa seria a dificuldade de fazer um investimento financeiro suplementar. Sim, uma aula de reforço escolar com um professor qualificado pode custar caro para uma família que dispõe de um recurso financeiro modesto.

Felizmente e graças a plataformas como a nossa do superprof, é possível encontrar entre centenas de perfis disponíveis, bons e qualificados profissionais do reforço escolar que estão dispostos a oferecer os seus serviços por um valor acessível. Vale a pena conferir, lembrando que muitos dos nossos professores oferecem a primeira aula de curso gratuitamente.

A incerteza dos resultados

Por último, a incerteza de obter resultados satisfatórios é um dos fatores que mantém os pais reticentes na hora de escolher o reforço escolar como uma solução de aprendizado para o seu filho. A estes pais temos que dizer que o reforço escolar é sim um recurso educativo potente e certamente ajudará o seu filho a obter melhores resultados na escola e em todo o processo de aprendizagem. No entanto, é preciso acompanhar de perto o trabalho do tutor e o progresso do aluno.

O reforço escolar oferece um acompanhamento sob medida para o estudante

Dentre as várias vantagens da aula particular, o acompanhamento personalizado oferecido ao aluno é certamente a maior delas.

Nada de mais vantajoso para o estudante do que ter um professor que está completamente a sua escuta. Inteiramente a sua disposição, acompanhando de perto o seu progresso e prestando atenção em cada detalhe. O professor de reforço escolar visa o crescimento do aluno em todos os âmbitos: pessoal,  acadêmico e profissional.

Autonomia e rigor são as bases do reforço escolar O professor de reforço escolar ajuda o aluno a criar interesse pelo seu próprio aprendizado

Desse feito, ele vai formular estratégias com o objetivo de desenvolver a autonomia do aluno. O aluno é o foco e deve está no centro do seu processo de aprendizagem. O tutor vai orientá-lo, chamando a atenção do estudante sempre que necessário para que este mantenha o foco, desenvolva espírito analítico e se torne mestre do seu próprio desenvolvimento.

Sem dúvidas o reforço escolar é uma ferramente poderosa contra o fracasso escolar, a reprovação e outros problemas que possam correr ao longo da vida acadêmica. Ter um professor disponível e sempre a escuta melhora a auto-estima do aluno e consequentemente desenvolve a auto-confiança.

Não perca mais tempo e agende hoje mesmo um horário com um professor de reforço escolar. O futuro do seu filho agradece!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar