Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O Apoio escolar oferece um acompanhamento individualizado e regular ao aluno?

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > As vantagens da aula de reforço

Investir na educação das crianças é a única forma de lhes garantir maiores chances para galgar boas oportunidades no futuro. A má notícia é que não adianta contar somente com o estado para tanto. O números e pesquisas mostram como anda a educação no Brasil e infelizmente os dados não são nada satisfatórios.

Como consequência dessa defasagem na educação, temos o abandono escolar e a falta de perspectivas para muitos jovens que não tiveram uma educação de qualidade.

Para os mais sortudos, o ensino privado em escolas particulares de alto nível assegura uma educação de qualidade e mais força para competir futuramente no mercado de trabalho. Para outros,  o ensino público assegurado pelas instituições federais como os CAps e colégios militares é uma solução. Mas a grande maioria de meninos e meninas entre 7 e 17 anos acabam nas escolas públicas estaduais e municipais cujos níveis de ensino não torna os alunos competitivos para o futuro profissional.

Uma realidade triste mas bastante comum no nosso Brasil.

Nesse cenário, o reforço escolar surge como uma possível salvação para nossas crianças e jovens. No entanto, muitos pais ainda possuem dúvidas com relação aos benefícios das aulas suplementares e acabam por se questionar se vale realmente a pena investir o tempo das crianças e também seus recursos financeiros em aulas particulares. Vale a pena sobrecarregar a criança? Os resultados são garantidos?

Com o objetivo de responder as dúvidas mais frequentes sobre a aula particular de reforço escolar, o Superprof faz um levantamento sobre os resultados e garantias da aula de apoio.

A aula particular: uma ajuda pedagógica

É sabido que o reforço escolar ajuda o aluno a obter melhores notas e resultados na escola. O professor particular ajuda o aluno tanto do ponto de vista metodológico do aprendizado como do ponte de vista emocional.

Mais confiança e assertividade graças ao apoio escolar O reforço escolar ajuda o aluno a melhorar o seu desempenho acadêmico

O que isso significa?

Isso significa que o professor particular acaba sendo uma referência para o aluno de reforço. Este aumenta naturalmente a confiança que ele possui em si mesmo pois se sente motivado pelo tutor de acompanhamento escolar.

O reforço escolar se mostra como a oportunidade dos alunos estudarem a partir de métodos diferentes dos adotados costumeiramente pelos professores escolares.

Além a estreita relação aluno/Tutor garante ao aluno uma maior exclusividade e maior atenção do professor. Por se tratar de uma aula centrada nos interesses, objetivos e dificuldades do aluno, no reforço escolar os estudantes poderão descobrir quais formas de estudo melhor se aplicam a eles, seja fazendo resumos, praticando exercícios ou lendo em voz alta.

Com a orientação do tutor, o aluno vai identificar mais facilmente qual método melhor se encaixa no seu processo de aprendizado. Durante o acompanhamento escolar, muitas dificuldades são eliminadas e assim, o aluno desenvolve maior autoconfiança. Com a chegada dos resultados positivos, as barreiras se tornam menos ameaçadoras e os estudantes se sentem mais aptos para superar quaisquer desafios.

Reforço escolar: acompanhamento personalizado a serviço do aluno

O reforço escolar tem como principal atributo o fato de se tratar de um ensino individualizado. Isto significa que o reforço escola deve ser direcionado a um aluno ou pequeno grupos de alunos de cada vez. O professor deve ser capaz de atender cada aluno individualmente, identificando com precisão e encontrando soluções de aprendizagem para melhorar o desempenho de cada estudante.

melhores notas na escola graças ao apoio escolar Foco e desempenho é o objetivo do reforço escolar

O aluno que participa do reforço escolar demonstra muitos avanços durante o processo de aprendizagem. Muito disso se deve ao fato de poderem contar com a atenção total e em exclusividade do professor. Isso faz toda a diferença no desenvolvimento intelectual do aluno. O ritmo do aluno também é levado em consideração durante o processo de ensino-aprendizagem estabelecido na aula de tutoria.

Enquanto no ensino tradicional todos os alunos são tratados igualmente e espera-se que todos produzam resultados a partir do mesmo princípio, na aula particular de reforço escolar, assume-se a premissa de que nenhum indivíduo é idêntico a outro. Isso significa que é primordial respeitar o ritmo de aprendizado de cada estudante.

Algumas turmas de alunos demonstram certas defasagens nos processos de desenvolvimento intelectual: alguns alunos têm maior habilidade para aprender línguas e gramática, enquanto outros apresentam maior facilidade com matemática e ciências, por exemplo. Isso é super normal durante o processo de aprendizagem.

Para suprir esses e outros desníveis, o reforço escolar pode ser um grande aliado. O tratamento individualizado pode atender com maior atenção às necessidades específicas de cada estudante.

Quem pode beneficiar da aula de apoio escolar?

Embora muitos pais e famílias possuam uma opinião equivocada sobre o reforço escolar e só procurem a aula de apoio quando a criança e adolescentes já estão beirando a reprovação, é preciso salientar que o acompanhamento escolar é ainda mais eficiente s efeito ao longo do tempo desde o início do ano letivo, por exemplo. Como em todos os segmentos da vida, na educação a prevenção funciona melhor do que a remediação.

O reforço escolar evita a reprovação No processo de aprendizagem a prevenção é sempre a melhor solução

Isso dito, fica aqui o apelo para que os pais busquem acompanhar o rendimento dos seus filhos e que recorram o quanto antes a tutoria escolar. A aula de reforço pode ser muito útil para ajudar o aluno a compreender o curso, realizar com maior segurança os deveres de casa, ter um ponto de vista mais amplo sobre determinado assunto. Nesse caso, todos os estudantes independente do seu resultado em classe podem beneficiar do reforço escolar.

Claro que para casos pontuais o reforço escolar é uma urgência como por exemplo no caso de uma criança com déficit de atenção: ela precisará de mais cuidado e de uma abordagem mais próxima dos professores, assim ela poderá aprender dentro de um método de ensino que seja cabível e adequado para as suas necessidades.

Porém de uma forma geral, o apoio escolar é útil para todos os alunos. Sobretudo por que na tutoria uma das maiores  vantagens oferecidas é a promoção e o respeito das diferenças. Aqui todos os alunos se sentem parte do grupo. Ao contrário do que pode acontecer em classe, na tutoria não há exclusão. O aluno, independente da sua dificuldade de aprendizagem e das suas falhas, está no centro do aprendizagem e o professor se adaptará ao seu ritmo.

Aulas leves e divertidas no apoio escolar

O conceito de ser pressionado para aprender não existe durante a tutoria. Nesse processo de ensino o professor não dita o seu método de aprendizagem ao aluno. Ao contrário, ele tende a conhecer o ritmo do aluno, identificar as suas fraquezas e qualidades e usar essa última para eliminar a primeira!

A ideia de aprender brincando é justa quando se trata da aula de reforço escolar.

Aprender de forma dinâmica e leve A criatividade é a base do reforço escolar

Para os estudantes mais novos, uma aula de reforço escolar pode ser mais produtiva e até mesmo divertida. Como há poucos alunos no grupo, a atenção aumenta. Isso possibilita que o professor crie um espaço de aprendizado mais saudável, leve e que gere mais rendimento para os estudantes.

Todo professor de reforço escolar sabe que ele tem a responsabilidade de desenvolver um método que seja mais eficaz do que o convencional. O aluno precisa fazer e ver e diferença entre o ensino escolar e a sua aula particular de reforço para que ele se implique mais no curso. Logo, todos os recursos serão bem vindos quando o assunto é criar uma aula que seja ao mesmo tempo leve, divertida, criativa, que prenda a atenção do aluno e claro, que seja produtiva do ponto de vista do aprendizado.

Saiba mais sobre as vantagens do reforço escolar.

Como recrutar um professor particular capacitado para o reforço escolar?

Seja para uma aula particular a domicílio ou para um acompanhamento escolar em grupo, buscar um professor particular de reforço é tarefa árdua e exige bastante cuidado.

Primeiramente é preciso observar a motivação do aluno,  analisar as suas dificuldades e fraquezas. O aluno precisa de um professor de línguas, gramática, ciências, matemática? O aluno precisa aprender melhores métodos de aprendizado e organização? Quais são as reais razões que faz com que o aluno esteja indo mal na escola?

Uma vez que essas questões estejam claras, é preciso encontrar um tutor qualificado e que tenha conhecimento da problemática do aluno. Aqui no superprof você encontrará uma variedade de professores e profissionais da educação prontos para ajudar o seu filho a obter o tão desejado sucesso profissional.

Muitos professores oferecem gratuitamente a primeira aula de curso, uma solução ideal para que você conheça melhor a metodologia do professor e faça um julgamento de acordo coma necessidade da criança ou adolescentes. Educação não é brincadeira e deve ser levada a sério. O futuro profissional e a inserção social do seu filho depende desse investimento.

Felizmente você encontra aqui mesmo no nosso site uma variedade de profissionais diplomados, prontos a ouvir e identificar a problemática de cada aluno e traçar um plano objetivo e centrado no desenvolvimento intelectual acadêmico de cada estudante.

Não perca mais tempo e contate ainda hoje um professor de reforço escolar!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar