Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os motivos que levam os pais a ignorar as aulas de reforço escolar?

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Quando o professor particular não é bem vindo…

Se analisássemos mais de perto os números sobre a educação no Brasil declararíamos uma guerra contra o Estado. É triste dizer mas o Brasil não vai nada bem no ranking da Educação. No Rio de Janeiro, devido a situação do ensino  público, secretaria diz em reportagem que pelo menos 62% dos alunos precisariam ter aulas de reforço escolar. Essa realidade, portanto, não é muito diferente nos demais Estados da república.

A prova que avalia a qualidade do ensino médio para os alunos da rede pública e particular no Brasil e que, atualmente, também dá acesso às universidades públicas do país e algumas particulares, o ENEM, é um retrato da atual situação da educação brasileira. Resultados realmente baixos e insatisfatórios sobretudo nas matérias de base como português, matemática, ciências, história e geografia.

Esses dados mostram o descaso do país com a educação e quem sai perdendo são justamente os estudantes, sobretudo aqueles do ensino público que acabam não conseguindo ser competitivos para entrar nos melhores cursos universitários e consequentemente no mercado de trabalho.

Embora os números sejam alarmantes, pais e famílias continuam negligenciando a existência da aula de reforço escolar como solução e melhoria no aprendizado de seus filhos.

Pensando nesse quadro, o Superprof decidiu reunir aqui algumas das razões que levam as famílias a recusar de procurar ajuda junto a um professor de apoio escolar. O nosso objetivo é desmistificar a aula particular, facilitando o acesso de mais alunos a esse excelente recurso educativo.

Os clichês sobre as aulas particulares

Entre os vários clichês que envolvem a aula particular de reforço escolar, talvez o mais insistente seja o que diz que a aula particular é somente para os alunos “burros”, que não conseguem aprender.

Se um aluno está com dificuldade para aprender um determinado conteúdo, o reforço escolar pode ajudar!

Se um aluno está com dificuldade para aprender um determinado conteúdo, o reforço escolar pode ajudar!O que se obtém desse tipo de pensamento é pais e alunos com vergonha de optar pelo acompanhamento escolar com professor particular, pois o aluno não quer ser visto pelos seus colegas como estando abaixo da média e os pais, por sua, vez, também não querem sentir a pressão de ter um filho que precisa de ajuda na escola por não conseguir acompanhar os demais.

Esse clichê além de ser baseado na total ignorância, ainda é muito perigoso. Frases desse tipo dão margem ao bullying no ambiente escolar e ainda evita que mais alunos sejam beneficiados pela aula de reforço escolar.

O “reforço escolar não ajuda em nada”…esse é um outro clichê que distorce completamente a realidade do reforço escolar. Embora a ula de apoio escolar seja, muitas vezes, vista como um mero complemento, o reforço é muito mais do que isso: trata-se, na realidade, de uma etapa fundamental no aprendizado de todo estudante.

Isso significa que podemos recorrer ao reforço escolar em todo momento do ano, desde o início do ano letivo! Não existe regras. O reforço escolar é um dispositivo educacional que pode sim ajudar todos os estudantes independente das suas dificuldades ou da ausência delas. A aula de reforço ou de acompanhamento escolar é também um recurso de prevenção, inclusive recomenda-se que o aluno seja acompanhado de forma contínua no reforço escolar para evitar, justamente, que ele encontre dificuldades maiores ao longo do seu aprendizado.

Todavia se um aluno apresenta uma dificuldade específica em uma ou várias matérias e que ele acabe ficando para trás em relação aos seus colegas, e com um desempenho abaixo do apresentado por eles, não há vergonha alguma nisso. Aliás essa é apenas mais uma das etapas do processo de aprendizagem e, mais uma vez, o reforço escolar pode ser considerado e certamente trará bons resultados para o aluno.

Os benefícios do reforço escolar são numerosos e o seu filho merece estar bem durante o seu processo de aprendizagem.

O custo financeiro: uma variável importante que leva os pais a não optarem pelas aulas de reforço escolar

Assim como uma aula de piano, violão, canto e muitas outras, a aula particular de reforço escolar tem um custo. Esse custo é variável dependendo do professor, da formação e experiência dele, da idade do aluno, da sua região, podendo ser mais ou menos significativo.

Qual o valor de uma aula particular de reforço? Embora se trate de um investimento válido, a aula de reforço ainda é um “artigo de luxo” para as famílias de menos poder econômico

Aqui no Brasil, o custo por aula de reforço escolar gira em torno de 25 reais por hora. Digamos que um aluno que faz aula com um professor particular duas vezes por semana gera um custo de 50 reais por semana, ou seja, 200 reais por mês. Esse montante equivale a pelo menos 20 por cento do salário mínimo nacional, o que torna difícil o acesso das crianças vindas dos lares mais modestos a esse recurso educacional.

Dessa forma, acaba sendo compreensível que muitas famílias não recorram ao reforço escolar como parte do processo de aprendizagem das crianças.

O sucesso escolar de uma criança que apresenta dificuldades de aprendizado é, portanto, um sacrifício para uma família mais modesta.

No entanto, sacrifícios devem ser feitos para que haja mudanças no futuro. Caso contrário, a criança que apresenta dificuldade na escola não vai conseguir progredir e, consequentemente, não vai alcançar a ascensão social que a família espera.

O custo do reforço escolar a domicílio pode ser reduzido pela metade quando feito em grupo. Lembramos que uma das vantagens do reforço escolar é justamente possibilitar o estreitamento da relação entre aluno e professor para que este possa trabalhar em profundidade todas as dificuldades e qualidades daquele. Logo, um grupo de no máximo 5 alunos para um professor particular com 2 ou 3 horas de aulas por semana é uma solução a considerar pelas famílias que não possuem muitos recursos econômicos.

Uma outra solução é verificar se a própria escola não dispõe de aula de reforço. Algumas iniciativas do governo junto ao ministério da educação prevê aula de reforço escolar para os alunos que apresentam certas dificuldades no aprendizado.

Aqui no superprof você tem a possibilidade de contactar vários professores de reforço escolar e fazer a sua negociação direto com o professor. Se você é mãe ou pai de 2 ou mais crianças na mesma faixa etária, exste a possibilidade de obter descontos no preço da aula.

Mesmo com a possibilidade de obter valores bem reduzidos, a aula particular de reforço escolar não é uma prioridade no orçamento de muitas famílias.

O custo financeiro acaba sendo realmente um fator de renúncia à aula particular de reforço a domicílio, sobretudo para as famílias com um menor poder aquisitivo. Além do mais, como se motivar a pagar o preço quando não se tem certeza dos resultados?

A garantia de resultados: os pós e contras das aulas particulares

Gostaríamos muito de assegurar às famílias que o investimento feito no reforço escolar para as crianças será compensado em forma de excelentes notas, aprovação no fim do ano e ascensão profissional futuramente.No entanto, como em todas as outras áreas da vida, não é possível garantir 100% que as coisas irão funcionar.

O reforço escolar ajuda os alunos a progredir rumo ao sucesso acadêmico Embora seja comprovado que o reforço escolar é um dos métodos de aprendizagem mais eficazes, não é possível dar 100% de garantias

Casa caso é diferente e tudo vai depender dos fatores em jogo. Um aluno que precisa evoluir em matemática mas que faz aula de reforço em línguas estranheiras continuará com dificuldade es matemática, certo? Outro caso que se repete a uma frequência bastante importa é o seguinte:  o aluno está realmente desmotivado devido a circunstâncias da sua vida familiar e privada e isso reflete em suas notas. Ao invés de tentar resolver o problema que atinge o sistema emocional do aluno, a família sobrecarrega o estudante com aulas particulares. Infelizmente não funciona!

Como este, existem muitos outros fatores que influenciam a dinâmica da aula de reforço fazendo com que esta apresente ou não resultados.

Ao saber dessa possibilidade, as famílias tem tendência a ficarem na retaguarda e não investir na formação da criança. No entanto, uma coisa é certa: ter aula de reforço escolar não garante 100% o sucesso acadêmico do aluno, mas a falta desse acompanhamento culmina no fracasso do aluno em pelo menos 80% dos casos.

Você já teve aula com professor particular?

Por último, dentre as razões que levam os pais a ignorar o reforço escolar como um recurso de preparo acadêmico tem relação com a experiência que eles tiveram no passado. Alguns adultos tiveram a sua infância “roubada” devido a pressão por parte dos pais para que eles estudassem e apresentassem bons resultados na escola.

Compreender onde está o problema, para resolvê-lo de forma eficaz Antes de tudo, ouça e compreenda a necessidade da criança para recorrer ao melhor recurso!

A aula particular como uma forma de obrigação e sob pressão acabou criando uma resistência nesses alunos que guardaram uma má impressão do acompanhamento escolar.

Outros adultos tiveram  má sorte de se deparar com professores particulares despreparados quando crianças e, portanto, guardaram a ideia de que aula de reforço não funciona.

Seja qual for a má experiência é compreensível que esses adultos não queiram repetir o mesmo com os seus filhos. No entanto, salientamos que, exceções à parte, o reforço escolar é um excelente recurso de aprendizagem e que cada criança reage de modo diferente a essa experiência. O ideal é tentar todas as possibilidades para se regozijar da sensação de dever cumprido.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar