Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que você precisa saber sobre o Reforço Escolar

De Joseane, publicado dia 04/11/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Benefícios do apoio escolar

No passado, os professores que se dedicavam a ministrar aulas de reforço escolar não eram tão valorizados quanto hoje. Muitas vezes, contratar o serviço do professor particular só era considerado em último caso, quando o estudante estava indo muito mal. O Reforço só era utilizado para alunos com desempenho muito abaixo da média.

O Reforço Escolar é  o tipo de serviço que pode ser providenciado em qualquer momento do ano pelos pais para que o aluno melhore o seu empenho em sala de aula. Esse serviço proporciona uma série de benefícios na vida escolar do aluno, pois ele proporciona atenção individualizada e plano de estudo específico para o estudante conseguir avançar.

Hoje o reforço escolar é muito indicado pelos professores para os alunos que precisam melhor seu desempenho acadêmico, estudantes que estão prestes a realizar provas de concursos ou aqueles que desejam  manter os seus bons resultados na escola.

Continue lendo e descubra os benefícios do reforço escolar.

Os benefícios do Reforço Escolar

Se pararmos para pensar a educação do Brasil, chegaremos a conclusão de que a realidade de uma sala de aula compromete o rendimento dos alunos. Sempre que pensamos em qualidade de ensino temos a visão quase utópica de salas de aulas com no máximo 15 alunos, mas sabemos muito bem que não é verdade.

O refirço escolar é individualizado e foca no aluno Uma sala de aula superlotada prejudica o aprendizado

Imagina uma sala de aula com 45 alunos, uma turma com os mais variados desníveis de ensino, com alunos com diferentes tipos de dificuldade educacionais. Agora imagine apenas um professor tentando dar conta de ensinar esses 45 alunos, utilizando apenas 5 tempos de aula semanal. Essa linha de pensamento nos faz concluir que o Ensino Regular talvez não dê conta de atender o desenvolvimento de todos os estudantes igualmente. E para que isso aconteça, é preciso que os estudantes tenham aulas particulares para se desenvolverem melhor.

Friso que estou trazendo a realidade da maioria das escolas do Brasil, salas de aulas lotadas, alunos com os mais variados tipos de deficiências educacionais.

Afirmamos que é praticamente impossível um professor, por mais experiente que ele seja, dar conta de individualizar as tarefas de acordo com as necessidades do aluno, com a finalidade de atender a todos em suas necessidades. O professor de Ensino Regular dificilmente consegue resolver as fraquezas de desempenho de uma turma inteira

Acontece que o processo de ensino nas escolas públicas e privada, ainda apresenta muita deficiência, salas de aula lotadas e professores que não conseguem, muitas vezes, dar conta de atender tantos alunos. Esse sistema de ensino tem passado alunos para o próximo ano letivo sem ter o minimo de conhecimento do conteúdo do ano anterior.

Vale lembrar que os conteúdos são complementares, não dá para avançar na matéria sem o entendimento de conteúdo anterior.

Há também os alunos que ficam em silêncio em sala de aula por serem muito tímidos, os mais introspectivos, esses alunos não conseguem expor suas dúvidas para o professor do Ensino Regular, pois são vencidos pela timidez. Esses estudantes, acabam escondendo do professor que estão com dúvidas.

Já nas aulas com o professor de Reforço Escolar, ele monta um cronograma de estudo que beneficia do aluno mais desenvolto ao aluno mais introspectivo, tudo pensado em atender todas as dificuldades do aluno. As aulas de Reforço têm a finalidade de incentivar o aluno e encorajá-lo a tomar iniciativas.

Também devemos levar em consideração que os alunos quando são apoiados por um professor particular, tiram muito mais proveito do ensinamento, apresentando maior facilidade de entender conteúdos que antes era visto como um bicho de sete cabeças. Assim ,atividades de lógica, cálculo, gramática, interpretação de texto, geometria, ciências, química ou até mesmo física tornam-se mais fáceis por meio das aulas de reforço.

E é por isso que muitos professores recomendam aos pais que seus filhos façam aulas particulares. Essas aulas vêm para atender os mais variados estudantes: os que estão perdidos na matéria, os que precisam realizar exames específicos, os alunos que adoram estudar, os alunos com baixo desempenho e os alunos com necessidades educacionais especiais.

O professor de Reforço Escolar é altamente capaz de montar planos de aula sob medida para cada estudante.

Confira algumas das vantagens que você pode encontrar ao optar pelas aulas particulares:

  • Aulas personalizadas de acordo com as suas necessidades;
  • Foco do professor inteiramente voltado as necessidades do aluno;
  • Planejamento individualizado;
  • Metodologia adaptada para atender ao seu ritmo de aprendizado;
  • Horário e local das aulas podem ser flexíveis;
  • Estudo direcionado as suas necessidades (concursos, provas escolares, vestibulares, Enem)

Qual é a importância do Reforço Escolar para o estudante?

Existe um determinado momento do ano em que os pais só conseguem ver solução para as notas escolares do seu filho colocando estes no reforço escolar.

O professor de reforço escolar cria uma plano de estudo sob medida para o aluno O reforço escolar deve ser feito continuamente para manter os bons resultados na escola.

O grande erro é acreditar que o momento certo do reforço é quando a “vaca está quase indo para o brejo” que é quando chega o resultado do desempenho nas provas.

O que acontece é que a nossa cultura acostumou a só perceber que precisa de ajuda quando estamos frente ao grande problema. A verdade é que não precisamos esperar chegar as vésperas das provas finais para contratar um professor particular, o serviço de Reforço Escolar pode ser uma ação preventiva. Podemos contratar o professor particular logo no inicio do ano para não passar aperto nas provas.

Só o Reforço Escolar é capaz de garantir ao aluno o ensino mais direcionado as dificuldades que ele apresenta, com a vantagem de oferecer um ambiente mais acolhedor, restabelecendo a autoconfiança. Garantimos, aluno mais confiante aprende muito mais.

Sem falar que o conteúdo apresentado ao aluno do reforço escolar é mais condizente com as suas habilidades específicas, sem falar também que o aluno nas aulas de reforço perde a inibição e acabam trazendo todas as dúvidas que os rodeava da sala de aula para o professor particular. A limitação estabelecida pelo ambiente de sala de aula não tem mais vez. O professor do reforço escolar demostra mais facilidade de interação com o aluno, assim ficando mais fácil para esclarecer as dúvidas.

Outra questão muito importante é que as salas de aula apresentam um ambiente não muito silencioso, geralmente, as conversas paralelas acabem atrapalhando o momento da explicação da matéria, isso nunca acontece nas aulas particulares. Visto que durante as aulas de Reforço essas situações de conversas paralelas são contornadas pelo professor particular.

Como identificar quando o estudante precisa de Reforço?

O estudante dá sinais de quando precisa de apoio de um professor particular, um dos sinais mais latente é a perda de interesse pelas aulas. O pais, geralmente, só se dá conta quando as notas começam a ficar abaixo da média ou em casos mais gritantes, quando são chamados pela coordenação para falar do desempenho do aluno.

O ambiente escolar pode destruir a auto estima do aluno O bem estar do aluno influencia nos seus resultados escolares, é preciso estar atento.

É muito importante estar atendo aos sinais de que o estudante está precisando de ajuda. Veja os sinais que podem indicar que o estudante está necessitando de aulas de reforço:

  • Queda no desempenho e rendimento escolar;
  • Não cumprimento das tarefas escolares no tempo certo;
  • Perda de interesse pelas aulas e pela escola;
  • Falta de concentração;
  • Desorganização;
  • Algumas vezes, o estudante sente necessidade de chamar atenção;
  • Falta de confiança e baixa estima

Só para deixar claro que não é uma regra, nem todo alunos que apresenta baixo desempenho na escola é um aluno com dificuldade de reter conteúdo. Pode acontecer do estudante ser muito bom, mas apresentar péssimo desempenho nas provas, por ter perdido o interesse nas aulas, pois as aulas já não despertam o seu interesse.

É o que chamamos de momento em que o aluno não se sente desafiado. Nesse momento, é muito válido que o professor apresente atividades que restabeleça o interesse do aluno pelas aulas. No entanto, em uma sala com tantos alunos isso é quase impossível. Por isso, as aulas de reforço são muito importante, o professor de reforço escolar fará com que o aluno volte a ter interesse pelas disciplinas.

Dialogando com um professor particular

Analisando a atual situação do Brasil, vê-se que os governantes estão poucos preocupados em investir em Educação Pública e de qualidade, porém ao mesmo tempo esse sistema cobra que seu profissionais tenham excelente Formação Superior. Vendo assim, chega a ser contraditório, pois pouco se investe em educação, por que cobrar por mão de obra qualificada?

Acontece que no Brasil, por muito tempo, existiu a dualidade de ensino: a excelência do Ensino Privado (da Educação Infantil ao Ensino Médio) e o fracasso da grande maioria das Escolas Públicas. No entanto, essa situação muda de figura, quando o assunto é educação universitária.  As melhores Universidades ainda são as Públicas.

O investimento na aula particular é o melhor presente para o futuro do seu filho Investir no futuro do seu filho nao vai sair caro

Mas voltando a falar de Educação Básica, ainda há pouquíssimas escolas públicas de qualidade (CEFET, FAETEC, Colégio Militar, CAP e Colégio Pedro II, colégio estes que atendem uma pequena parcela da população. São colégio restritos aos alunos mais estudiosos que prestam exames de admissão para entrar. Outro ingressam por serem filhos de professores, militares ou por sorteio (em alguns casos,  sorteio de acesso à Educação Infantil).

É nesse sentido, que a escola privada tem se desenvolvido com tamanha desenvoltura, os pais mais preocupados com uma boa educação, ao não conseguirem que seus filhos ingressem no ensino público mais restrito (CEFET, CAP, FAETEC, Colégio Militar e Colégio Pedro II) acabam optando por colocá-los em escolares particulares.

Mas é muito importante frisar que nem sempre estudar em colégio particular é sinônimo de qualidade de ensino, a busca desenfreada por qualidade gerou outro problema em algumas escolas privadas: salas de aulas superlotadas.

Ao longo do tempo, os pais que antes acreditavam que a escola particular fornecesse uma educação diferenciada aos alunos, passaram a se desesperar com os resultados do desempenho de seus filhos.

Vale lembrar que o baixo desempenho não só preocupa os pais dos alunos do ensino particular, mas também os pais dos alunos do ensino público. Todas querem garantir que seus filhos tenham melhores condições de vida.

Pensando nesse novo cenário da educação do país, o serviço do professor particular vem tendo uma crescente aceitação dos responsáveis. Na verdade, sempre foi um serviço muito bem aceito pelos pais, mas antes era solicitado apenas em último caso, quando os alunos apresentavam bastante dificuldade.

Atualmente, este serviço passou a ser muito valorizado por toda a população, sejam os estudantes que desejam prestar concursos, alunos com baixo desempenho, alunos com necessidades educacionais especiais, entre outros. Ricos ou pobres, todos desejam ingressar nas melhores universidades do país. Mas para garantir uma vaga é importante buscar aulas particulares, para se destacar nos exames de admissão.

Os pais mais atentos desejosos de que seus filhos conquistem uma excelente classificação nos vestibulares, já garante desde cedo aulas particulares para os seus filhos.

Como a tecnologia pode ajudar o estudante no Reforço Escolar ?

Na atualidade, a tecnologia vem surgindo como uma ferramenta importante na formação educacional dos estudantes. Muitas escolas e universidades já incorporaram o uso de plataforma digitais para tirar dúvidas dos alunos ou apresentar aulas online.

Aprender a aprender é a base da aula de reforço professor de reforço escolar sabera utilizar a tecnologia a favor do aprendizado do aluno

A tecnologia, pode ser usada em favor da educação, basta utilizar de forma engajada e prazerosa, assim, pode-se trabalhar as dificuldade dos alunos e sanar os problemas educacionais mais gritante. Ela, quando utilizada de maneira correta, é um excelente componente incentivador para fazer o estudante recuperar o interesse pelos estudos.

O uso de computadores, tabletes e celulares permitem ao professor elaborar atividades motivacionais e de conteúdos mais personalizados que irão atender as necessidades do estudante. Além disso, as ferramentas educacionais adotados nesses aparelhos possuem recurso de acompanhamento da evolução de desempenho estudante.

Ao que tudo  indica, ferramentas como cadernos virtuais, videoaulas, atividades de reforço online vieram para ficar, e vem estabelecendo outra maneira de pensar a educação. O uso da tecnologia aliada ao reforço escolar vem para tentar suprir a deficiência da educação tradicional e deve ser considerado seja  pelo professor ou os pais, pois é um diferencial nas aulas de reforço que pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem do estudante.

O resultado é aulas ministradas de forma mais encorajadora.

Onde encontrar professores de Reforço Escolar?

Sempre batemos na tecla de que cada estudante possui características próprias, isto é, nenhum aluno é igual ao outro. Sendo assim, um excelente professor de reforço escolar tem o cuidado de montar o planejamento seguindo as especificidades de cada aluno, atendendo as necessidades educacionais de cada um.

Alguns pais possuem dúvidas e se mantém reticentes com relação ao reforço escolar. Sendo assim, se você deseja encontrar um bom professor, é bom procurar a indicação através de algum amigo que já faça aulas particulares. Talvez vocês ganhem desconto se montarem um pequeno grupo de estudo. Mas vale lembrar que quanto menos alunos no grupo, melhor e mais tempo o professor terá para atender a dúvida de vocês.

Há também plataformas especializadas em oferecer professores de reforço escolar. Essas plataformas informam o valor, se o professor tem flexibilidade de horários e a formação.

Você pode também podem procurar um professor de reforço aqui mesmo no superprof! Não fique de fora, tenha aulas com um excelente professor de reforço escolar.

Aulas particulares: uma solução a longo prazo?

A escola transmite o seu conhecimento através da oralidade e da participação dos alunos, certo? Mas o que acontece quando os alunos são reservados, mesmo tímidos crônicos?

A timidez desempenha um papel negativo na assimilação do conhecimento?

É provável. Se é verdade que isso não afeta a compreensão direta do conteúdo dado pelo professor, o que acontece com temas que precisam do diálogo como os idiomas?

Também pensamos nas apresentações, nas dúvidas e outros problemas. Ir da teoria para a prática é sempre a melhor maneira de assimilar um conteúdo rapidamente. Pode ser muito interessante para os pais desmistificar a escola através das aulas particulares.

Então, as aulas particulares podem ajudar a longo prazo no caso de crianças tímidas?

Todo mundo sabe e talvez já tenha vivenciado isso: uma aula, até mesmo assistida com vários amigos, pode ser muito intimidante para alguns. O medo de zombaria, olhares, julgamentos ou simplesmente dizer estupidez, encoraja a ficar em silêncio e não participar.

Uma boa solução seria, portanto, transpor essa relação professor – aluno em casa, com um professor particular.

Nesse encontro face-a-face, o aluno diminui o medo do julgamento em favor de uma aprendizagem 100% eficaz. Faz exercícios, pergunta, responde e participa com a ajuda do professor.

Inegavelmente, para esse tipo de criança ou adolescente, as aulas particulares são de suma importância na sua educação. Elas permitem que eles façam em casa, no quarto, o trabalho que não podem fazer em sala de aula com os colegas.

Como veremos mais adiante neste post, a escola fundamental, o ensino médio, vestibular, Enem, são, obviamente, etapas essenciais na vida escolar de um aluno. Seja para aquisição de conhecimento ou para orientação.

Aulas particulares são garantia de boas notas?

Concentrando-se em uma pedagogia individual, os cursos são focados principalmente em um domínio de aprendizagem, metodologia, motivação do aluno, bem como na autoconfiança.

A educação pública e privada em escolas, às vezes, não permite que todos os alunos aprendam o necessário. Portanto, as aulas particulares podem ser um paliativo para esses alunos.

Aulas particulares proporcionam boas notas aos alunos e mais confiança em si?

Muitos alunos perdem seus meios diante das primeiras dificuldades escolares.

Aprenda em casa através dos computadores Há como fugir da digitalização do aprendizado?

Brasil, mais de 90% da população sendo analfabeta funcional, alunos em dificuldade são os mais numerosos!

Há muitas razões para as famílias optarem pelas aulas particulares. Porém, quase todas concordam que o papel de transmitir os conhecimentos básicos e despertar as habilidades de cada um é esperadas pela escola, paradoxalmente insuficientemente transmitidas por ela.

Ajuda para o dever de casa: restaurar a confiança e a motivação do aluno

Uma ajuda personalizada para os deveres de casa e algumas aulas de nivelamento podem fazer milagres para uma criança! Elas se diferem das aulas particulares porque visam o ensino de um tema bem definido. No ensino fundamental e médio, eles assumem a forma de um apoio educacional personalizado para assimilar o conteúdo das aulas do dia a dia, especialmente nos temas fundamentais (português, matemática, língua estrangeira).

Objetivos louváveis, mas difíceis de ver o resultado? Nem sempre… Eles ajudam a fixar melhor o conteúdo dado em sala de aula. Isso pode melhorar as notas das crianças, sem dúvida!

Sem contar que a criança ganha em confiança, motivação e autonomia. O apoio personalizado para a organização do trabalho escolar acelera a transição de um ciclo para outro, do primário para o colégio ou ensino médio para o superior, por exemplo.

Aulas particulares cobrem as lacunas do sistema educational?

O aluno no ensino fundamental tem uma média de 4,5 horas de aula por dia. Portanto, a maioria das escolas no Brasil não tem ensino em tempo integral como em vários países como a França.

Será que os alunos têm horas suficientes de aula?

Outro fator importante é que muitas dessas horas na sala de aula são ocupadas por matérias como matemática, português, ciências, história, geografia. Atividades como arte, música e línguas estrangeiras são secundárias quando não são inexistentes.

Porém, as artes, a música e as línguas estrangeiras deveriam fazer parte da formação essencial do aluno.

E, quando existem, tem a duração de uma hora por semana. Então, como desenvolver uma vocação ou um talento com uma hora semanal? Claro que as crianças que querem estudar música ou arte também precisam de aulas básicas, como português, matemática ou história. Mas elas não conseguem progredir com uma quantidade tão pequena de tempo para a música.

Fazer aulas particulares é bom! A casa também é um excelente lugar para aprender

Por isso, muitas vezes a falta de horas na sala de aula para matérias básicas e consideradas secundárias é compensada com as aulas particulares (elas cobrem a lacuna do ensino tradicional?).

Os pais que têm condições de contratar um professor particular para os filhos utilizam desse recurso para completar as horas nas escolas tradicionais.

Reforço escolar, ajuda nas lições de casa, preparação para provas de fim de ano, recuperação, nivelamento, dificuldades pontuais em determinada matéria, tudo é válido na hora de chamar um professor particular.

Então, as aulas particulares são essenciais para a criança progredir em sua paixão e em suas competências nas matérias tradicionais.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar