Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As vantagens do ensino à distância

De Glicia, publicado dia 07/05/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Os aspectos positivos dos cursos online

Nos dias de hoje é muito difícil abrir mão das facilidades oferecidas pela internet. Seja para trabalhar, se comunicar ou para momentos de lazer, a internet se tornou uma ferramenta indispensável.

Na área da educação não poderia ser diferente! Graças à internet, muitos pessoas têm hoje em dia a oportunidade de estudar uma língua estrangeira, por exemplo, ou mesmo de fazer uma faculdade à distância. Ocorreu uma verdadeira revolução nas formas de ensinar e aprender.

As aulas particulares online têm se popularizado cada vez mais no Brasil, e refletem um novo modo de consumir e de oferecer serviços. O que mais atrai neste tipo de curso é sem dúvida alguma as comodidades que ele oferece: flexibilidade de horários, oferta variada de aulas, poder estudar no conforto da sua casa, acesso aos melhores professores em todo o país, entre outras.

Os aspectos positivos desta modalidade de ensino são muitos, tanto para os professores quanto para os alunos: enquanto professor, você tem total liberdade para usar os métodos pedagógicos que melhor se adaptam às necessidades de cada aluno, podendo assim proporcionar aulas mais produtivas e focadas nas reais necessidades deles; já enquanto aluno, você tem a possibilidade de escolher um professor que possa de fato ajudá-lo naquilo que você precisa, seja aprender uma língua, estudar para o vestibular, se preparar para um concurso, etc.

Nós preparamos um pequeno guia para você com as principais vantagens do ensino à distância. Descubra como as aulas online podem ajudá-lo!

Tenha acesso aos melhores professores do Brasil

Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior – e até mesmo adultos que buscam se aprofundar em uma determinada área –  não precisam mais se preocupar, pois graças à educação à distância, encontrar um bom professor se tornou uma tarefa muito mais fácil e rápida!

não há barreiras para o ensino online Graças à internet, mesmo quem mora em cidades muito pequenas pode ter acesso aos melhores professores!

Para ter aulas de praticamente todas as disciplinas, com professores qualificados, basta ter uma boa conexão internet. Para quem busca um professor de uma matéria ou disciplina muito específica, esta é uma das maiores vantagens das aulas particulares online, pois a oferta de cursos pode variar de uma cidade para outra. Sabemos que certas disciplinas são mais difíceis de serem encontradas em algumas cidades, porém com o crescimento do ensino à distância, mais pessoas passaram a ter acesso às aulas e cursos nas áreas  desejadas.

Para os pais de alunos que buscam aulas de reforço, por exemplo, o quesito mais importante na hora de escolher o professor é a qualificação acadêmica deste. No entanto, aqueles que moram em cidades muito pequenas no interior do Brasil podem encontrar muita dificuldade em achar este perfil de professor.

As aulas particulares à distância oferecem esta possibilidade! De fato, em apenas alguns cliques os pais podem recorrer aos serviços de um professor diplomado e qualificado, mesmo que este more em outro estado.

Através das aulas particulares, qualquer pessoa que deseje se instruir, aprimorar seus conhecimentos ou se preparar para uma prova importante, pode entrar em contato com os melhores professores em qualquer cidade do Brasil.

Quer começar a estudar pela internet? Veja como encontrar aulas particulares à distância.

Algumas das disciplinas que podem ser ensinadas por videoconferência e que são bastante procuradas:

  • Português
  • Matemática
  • Ciências
  • Biologia
  • Química
  • Física
  • Inglês
  • Espanhol
  • Geografia
  • História
  • Música
  • Canto

Conheça também as outras disciplinas compatíveis com o ensino à distância.

Possibilidade de estudar pagando menos

Uma das principais razões do sucesso das aulas online está no preço, obviamente. Para aqueles estudantes ou famílias que não podem investir uma grande soma em cursos complementares, as aulas por videoconferência aliam qualidade e baixo custo.

aulas mais baratas e acessíveis Aulas online são mais baratas que aulas presenciais, o que permite que mais pessoas tenham acesso a diversos cursos.

Há duas modalidades de aulas por videoconferência: aulas em grupo e aulas individuais. Antes de escolher o professor ideal, o aluno precisa escolher a modalidade de aula que melhor lhe convém:

  • Aulas em grupo: é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção para quem busca os preços mais baixos, pois abre a possibilidade de dividir o valor das aulas entre vários alunos. Mas atenção! Quanto mais alunos, mais difícil será para o professor conseguir oferecer um acompanhamento personalizado, então prefira aulas com turmas pequenas, de 5 ou 6 estudantes no máximo;
  • Aulas individuais: costumam ser um pouco mais caras que as aulas em grupo, no entanto as aulas individuais permitem um acompanhamento personalizado e as possibilidades de progressão do aluno são ainda melhores. Esta modalidade de ensino é preferível no caso de estudantes que buscam atingir um determinado nível de performance em uma disciplina.

Os professores particulares que ensinam online costumam propor preços mais baixos de forma geral. Você também pode negociar e fechar um pacote de aulas por um valor fixo.

Agendamento de aulas simplificado

Com as aulas online, preparar um cronograma intensivo de estudos nunca foi tão fácil! Uma das vantagens de optar pelo ensino à distância está no fato de poder agendar suas aulas de maneira flexível e  conseguir organizar melhor seu tempo para revisar os conteúdos estudados.

Uma das preocupações de quem busca aulas por webcam é a comunicação com o professor. Como todas as aulas acontecem à distância, alguns alunos são reticentes quanto ao fato de ter um acompanhamento eficaz. Entretanto, hoje em dia a tecnologia nos oferece inúmeras formas de comunicar, e um bom professor saberá apresentar ao aluno as melhores ferramentas para isso.

Ter aulas particulares através da internet é poder ficar em comunicação com seu professor onde quer que você esteja. É poder organizar sua agenda da maneira que melhor se adapta ao seu dia a dia. As aulas por Skype podem ser agendadas de acordo com o tempo disponível do professor e do aluno.

Otimize o tempo dedicados aos estudos

Como diz o ditado popular: tempo é dinheiro! E, obviamente ninguém quer perder nem um, nem outro.

Muitos professores escolhem dar aulas particulares online pela simples e boa razão de que isso lhes permite uma economia de tempo considerável.

Graças à tecnologia, hoje em dia não há mais a  necessidade de se passar horas no transporte público para dar aulas para aquele aluno que mora do outro lado da cidade. Isso também é válido para os estudantes, que podem organizar melhor seus horários de estudos sem ter que perder tempo com trajetos incessantes entre a escola e o curso de inglês ou a aula de reforço! Basta ligar o computador para começar a aprender.

Outro ponto positivo e que com certeza ajudará a otimizar o tempo dedicado aos estudos é o fato que todo o material didático é digital. Graças às ferramentas de compartilhamento, tais quais Google Drive ou Dropbox, o professor pode compartilhar textos, documentos, materiais de apoio e exercícios com seus alunos. Os estudantes tem acesso a tudo e podem resolver os exercícios online, sem precisar imprimir nada.

Além disso, o método de aulas particulares online permite o ensino de diversas disciplinas, desde as matérias mais comuns na escola, até disciplinas mais específicas como culinária, música ou línguas.

Veja os melhores sites para ter aulas online.

Aulas mais dinâmicas com a ajuda das ferramentas digitais

O que é incrível com o uso da internet para fins educacionais é que os recursos são praticamente infinitos!

Um bom professor saberá fazer uso da melhor pedagogia e das melhores ferramentas educacionais para que suas aulas sejam dinâmicas, lúdicas e mais diretas.

ferramentas e aplicativos para a educação A tecnologia oferece inúmeras possibilidades que podem ser usadas a favor da educação.

Os aplicativos voltados para a educação e o ensino podem ser baixados diretamente no smartphone ou no computador, através de lojas online como App Store (iPhone) ou Play Store (Android). Esses aplicativos oferecem exercícios, aulas de aperfeiçoamento em diferentes disciplinas, quiz, testes, entre outras ferramentas.

Dentre as inúmeras ferramentas oferecidas aos estudantes e professores, estão:

  • Programas de chat que permitem o uso de recursos audiovisuais como Skype e Google Hangouts;
  • Sites e plataformas de compartilhamento de arquivos tais quais Dropbox, Google Drive e iCloud;
  • Ferramentas que permitem planificar  tarefas, criar agendas compartilhadas, etc.;
  • Aplicativos educativos que podem ser usados no smartphone ou no computador;
  • Sites que oferecem exercícios gratuitos, textos e artigos.

A internet pode ser uma poderosa ferramenta educacional se utilizada corretamente. Os adolescentes e crianças que cresceram cercados pelas inovações tecnológicas não terão nenhuma dificuldade em utilizar todos os recursos digitais. Além disso, a comunicação entre o professor e seus estudantes será bem mais fácil, pois se o aluno tiver alguma dúvida após a aula, pode entrar em contato com seu professor através dos canais estabelecidos para este fim: e-mail, chats ou outros.

Boa relação entre alunos e professores

Se as aulas online são tão populares entre os alunos, uma das explicações é, sem dúvida, a sensação de proximidade que alguns deles sentem com relação ao professor. De fato, uma das maiores razões dos conflitos escolares é a relação entre professores e estudantes que nem sempre é boa.

Numa classe de mais de 30 alunos (como é o caso em algumas escolas) é muito difícil  para o professor conseguir criar um vínculo de confiança com cada um dos seus alunos. Sem contar que, para muitos jovens a figura do professor está fortemente atrelada à imagem de autoritarismo.

Há ainda um outro agravante: os alunos que, por razões diversas não conseguem obter bons resultados, se sentem excluídos do resto resto do grupo. Esse sentimento de exclusão, ou até mesmo de rejeição pela parte de colegas e professores, é a porta de entrada para a desistência escolar.

alunos se sentem mais a vontade com um professor particular As aulas por webcam proporcionam um ambiente de estudos descontraído, o que aumenta a produtividade.

As aulas particulares online, diferentemente da educação institucional, são muito mais personalizadas e proporcionam ao aluno um ambiente de estudos descontraído, otimizado para seu aprendizado, sem o estresse e a cobrança permanente. Outro ponto positivo das aulas particulares por videoconferência é que tanto o professor quanto o aluno se sentem mais confortáveis para discutir sobre diversos aspectos, relacionados às aulas ou não.

Este vínculo de confiança é importante, principalmente para alunos que apresentam grandes dificuldades na escola, seja por questões relacionadas ao aprendizado ou até mesmo à integração deste no meio escolar.

Como podemos ver, as aulas particulares por webcam apresentam diversas vantagens, tanto para os professores que querem desenvolver suas carreiras e aumentar seu número de alunos, como também para estudantes que buscam uma solução flexível e eficaz para ter aulas complementares.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar