Você provavelmente já pensou em matricular o seu filho em aulas de natação. Mas, e você? Já fez alguma aula de natação na vida? É importante entender que aprender a nadar não serve somente para prevenir um possível afogamento, ou para curtir a piscina com os amigos no final de semana. Os benefícios da prática regular vão muito além, e envolvem sua saúde e forma física.

É importante entender a natação não somente como forma de segurança, mas também como uma atividade física, e com algumas vantagens em relação à outras por ser praticada na água, o que envolve também respiração e resistência. É por isso que ela é recomendada para todas as idades. Está interessado? Então que tal conversar com o seu médico e se matricular em um curso de natação? Você certamente não vai se arrepender.

Enquanto você decide, que tal conhecer alguns desses benefícios que falamos? Acompanhe conosco!

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1 - Melhora o raciocínio

Nadar movimenta o corpo todo. Em uma aula natação, você vai realizar movimentos que não costumava fazer habitualmente. Se considerarmos que o nosso corpo é todo conectado ao cérebro, entenderemos que novas partes são estimuladas. Isso significa que movimentar o corpo nesse sentido ajuda a melhorar a sua capacidade de raciocínio. Lembre-se de que o cérebro também é um músculo, e exercitá-lo ajuda você a torná-lo mais forte e flexível. E esse processo pode acontecer a partir do movimento do corpo.

Cérebro em atividade na água
A natação também estimula as conexões cerebrais a partir do movimento físico.

Você vai notar que, após algum tempo frequentando as aulas, a sua capacidade de raciocínio lógico vai se aprimorar. Além disso, sua memória vai ficar mais aguçada. Saúde é corpo e mente em equilíbrio e realizar uma atividade que vai ajudar você a melhorar a atividade cerebral é uma ótima forma de unir o útil ao agradável e melhorar sua qualidade de vida.

2 - Ajuda a tratar os problemas respiratórios (claro!)

Essa acreditamos que você já sabia. Se você tem algum problema respiratório, como asma ou bronquite, provavelmente o médico já indicou fazer natação. O senso comum também fala sobre isso. Mas existe uma explicação científica: os movimentos realizados na natação ajudam a fortalecer a parede torácica, o que favorece o movimento de contração e expansão dos pulmões, aumentando a capacidade respiratória.

Assim, o movimento de respiração se amplia, e a oxigenação de todos os tecidos do organismo se torna mais acentuada. Percebe toda a mudança que acontece dentro do seu corpo a partir do momento que você começa a frequentar as aulas de natação? E ainda que você não tenha problemas respiratórios, é certo que você vai respirar melhor com a prática.

3 - Nadar faz bem para o coração

E não são só os pulmões que agradecem pela sua matrícula em um curso natação: o coração também! O movimento do corpo, em atrito com a água, ajuda a estimular também a circulação. Isso significa que os seus tecidos ficarão não somente mais oxigenados, mas também melhor irrigados de sangue. O movimento do tórax faz com que o seu coração também fique mais forte, tornando o bombeamento de sangue para o corpo mais efetivo.

Exame cardiorrespiratório de rotina
A saúde cardíaca também se beneficia da prática da natação.

O coração também é um músculo e fortalecê-lo é uma forma de evitar que ele apresente problemas. Mas atenção: caso você já tenha algum problema cardíaco ou esteja propenso a desenvolvê-lo, recomendamos que não inicie a atividade sem antes conversar com o seu médico. Uma avaliação cardiológica é fundamental para garantir a segurança durante a prática.

4 - Melhora o condicionamento físico

Você sobe a rua da sua casa e parece que correu meia maratona? Sente-se ofegante a cada vez que precisa correr para pegar o ônibus? O que falta para você é condicionamento físico! Lembre-se de que melhorar a resistência é bom não só para driblar possíveis necessidades do dia a dia, mas também para sentir-se mais disposto para suas tarefas rotineiras. E o curso natação pode fazer tudo isso e muito mais por você.

Condicionamento físico pode ser entendido como o conjunto de atributos de um indivíduo, que o torna apto à prática de exercícios físicos. Ele envolve tanto a sua condição cardiorrespiratória quanto a flexibilidade dos músculos. Se considerarmos que tudo isso é potencializado com a natação, podemos dizer que ela é, sim, uma ótima atividade para melhorar esse aspecto.

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5 - Diminui o stress

Em nosso dia a dia, somos expostos a diversas situações estressantes. São prazos apertados no trabalho, problemas com os filhos na escola, e os efeitos colaterais da própria pandemia. Tudo o que precisamos é de uma válvula de escape para todas essas tensões. Isso porque o controle da respiração durante a prática ajuda a esvaziar a mente, tirar o seu foco dos problemas.

Moça embaixo d'água
Estar sob a água ajuda a acalmar a mente e o pensamento.

Além disso, devido ao estímulo da atividade cerebral (que já citamos), o seu cérebro libera hormônios que trazem a sensação de bem-estar e felicidade. Isso sem contar a paz experimentada no ambiente embaixo d'água. Todas essas sensações, quando aliadas, fazem com que você se sinta mais feliz e menos estressado, pronto para viver melhor as atividades da sua rotina.

6 - Alivia dores articulares

Lembra do que falamos sobre o fortalecimento muscular que a natação proporciona? Então, considere que suas articulações são todas envolvidas por músculos. Se eles ficarem mais fortes, isso significa que as mesmas estarão mais protegidas contra impactos e lesões. Você vai sentir menos dores e ainda terá riscos reduzidos de se machucar nesse sentido.

Caso você pratique também outra atividade aeróbica ou de impacto, como jump, a natação servirá como uma forma de fortalecer o seu corpo para essa modalidade. E dependendo da sua atividade laboral, você estará mais seguro até mesmo durante o expediente. Há trabalhos que exigem muito das nossas articulações e precisamos estar preparados para eles.

7 - Ajuda no processo de emagrecimento

Já dizia um ditado: "Quem pensa que 'eu te amo' é a melhor frase, é porque nunca ouviu 'como você emagreceu'. Brincadeiras à parte, desde que não exageremos e nem coloquemos nossa saúde em risco, não há mal algum e procurar tornar-se a melhor versão de si mesmo. E isso inclui o físico. Emagrecer é algo que acontece de forma saudável quando você pratica a atividade certa e se alimenta bem.

Uma aula de natação pode queimar entre 500 e 600 calorias por hora. Além disso, a água é muito mais densa que o ar, o que significa que movimentar-se nela demanda um esforço maior do que correr, por exemplo. O trabalho cardiorrespiratório também ajuda você a perder os quilinhos extra e melhorar a sua forma física.

8 - Para todas as idades

Como já falamos, quem disse que é preciso começar a fazer natação ainda criança? É claro que existe aquela velha história de que o que é começado na infância traz resultados mais rápidos quanto ao desenvolvimento de habilidades, mas isso não significa que tudo está perdido caso você nunca tenha se matriculado em uma academia para aprender a nadar.

Uma aula de natação para adultos é o caminho para você recuperar o tempo perdido agora mesmo. Não importa qual a sua idade, nunca será tarde para começar. Procure um médico, vá conhecer uma academia ou contrate um professor para ajudá-lo e você verá que é possível ter progresso em todas as idades.

9 - Fortalece a musculatura

Não é só a musculação que ajuda você a ter um corpo mais forte e torneado. A natação também movimenta seus músculos e o atrito com a água faz o papel dos pesos que estimulam a construção de fibras mais densas. Vamos te contar uma coisa: a natação movimenta quase todos os grupos musculares do seu corpo ao mesmo tempo, coisa que praticamente nenhuma outra atividade faz.

Corpo bem definido na piscina
Nadar ajuda você a conquistar um corpo mais forte e torneado.

Ela não se resume a desenhar pernas e braços: os músculos da lombar, do peitoral e da pelve também trabalham, o que ajuda a ter melhor estabilidade na coluna e aumenta a elasticidade. Mas vale lembrar que com ela você ganha massa magra sim, mas sem exagero. A tendência é conquistar um corpo mais magro, porém bem definido.

10 - Melhora a postura

Problemas respiratórios não são exclusividade quando pensamos no que tratar na natação. Se você tiver algum desvio na coluna, pode ser que o médico também indique o esporte como forma de auxiliar na correção. Há casos nos quais você fica propenso a lesões e a natação também é uma maneira de prevenir esses eventos, uma vez que toda a musculatura vai ficar mais forte.

Essa questão, aliada ao seu baixo impacto (o que a torna indicada até mesmo para as gestantes), configura uma modalidade segura para quem apresenta ou já apresentou problemas nesse sentido. Além disso, o movimento embaixo d'água e as posições para nado ajudam você a desenvolver o hábito de uma postura mais ereta, o que também atenua as dores nas costas e diminui a incidência de problemas.

Percebeu como fazer aula de natação vai muito além de aprender a nadar? Com tanta mudança em seu corpo, é claro que a sua autoestima também vai ficar mais elevada e a sensação de bem-estar fará parte do seu dia a dia. Quer ter acesso a todos esses benefícios e muitos outros? Então acesse agora mesmo a nossa plataforma Superprof e comece a procurar pelo seu professor.

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Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!