Tem gente que fala que natação tem que fazer na infância. Acreditam que quem não aprendeu a nadar ainda pequeno, não tem mais chances de fazê-lo. Quando chega a terceira idade então... é como se fosse declarada uma sentença fatal: "vai aprender a nadar depois de velho?" é o que mais se ouve. Entretanto, podemos afirmar que a terceira idade é, sim, uma ótima época para fazer aulas de natação. E mais que isso: é possível não só progredir no aprendizado, mas também obter diversos benefícios da prática.

Criança na piscina
A natação não é coisa de criança. Pode ser aprendida a qualquer idade, inclusive na terceira idade.

A natação é, na verdade, muito mais do que uma mera aula para aprender a se movimentar na água: ela serve para tratar problemas respiratórios, aumentar a flexibilidade e a resistência do corpo e manter uma mente saudável, mesmo diante de uma rotina estressante (ou até mesmo na pandemia!). Na terceira idade, não poderia ser diferente. O idoso, desde que liberado pelo médico, tem sim, condições de se desenvolver e ainda obter todos os demais benefícios da prática.

Há academias, inclusive, que contam com programas específicos com natação e hidroginástica para idosos. E você não tem motivos para se sentir constrangido quando pensar em aderir a algo desse tipo. Além do mais, essa não é a única opção: há os professores particulares, que estão em alta hoje em dia. Com eles, é possível fazer um curso de natação focado em seus reais objetivos, e dentro do que o médico considera seguro para você.

Lembre-se de que há diversas maneiras de ingressar nas aulas e não há desculpas para continuar adiando esse momento. Especialmente aqueles que têm indicação médica devem procurar pelo seu professor o mais rápido possível. Assim, a melhora poderá ser sentida dentro de algum tempo. Trata-se de algo muito bom que você pode (e deve!) fazer para si mesmo.

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Vamos lá

A importância da atividade na água para terceira idade

Primeiramente, devemos considerar que envelhecer é algo natural, que faz parte da vida e do desenvolvimento do ser humano. Encarar esse fenômeno com leveza é o primeiro passo para buscar atividades que o ajudem a se sentir melhor. Se a sua ideia é fazer natação, ou mesmo se o seu médico recomendou que o faça, você precisa conhecer os benefícios que pode obter seguindo às suas orientações. Para começar, citamos alguns dos principais:

Local de natação
As aulas de natação trazem diversos benefícios para a terceira idade.
  • Preservação das articulações - A natação é uma atividade de baixo impacto, o que significa que ela não vai prejudicar suas articulações, que são uma parte que normalmente fica mais frágil à medida que avançamos na idade. Em atividades aquáticas, é possível exercitar o corpo sem sobrecarregá-las;
  • Melhora no sistema cardiorrespiratório - A natação ajuda a expandir os pulmões, uma vez que o movimento e a coordenação da respiração na água auxiliam nesse processo. A circulação também é favorecida, pois o estímulo também se estende ao músculo do coração, promovendo o bombeamento de sangue para todas as partes do corpo. A grande diferença para outras atividades é que isso acontece com baixo impacto, o que torna a atividade mais segura para o idoso;
  • Ampliação do condicionamento físico - Coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos precisam estar bem preparados para nossas atividades do dia a dia. Quanto melhor for a condição de cada uma dessas partes, maior será a nossa capacidade de desempenhar atividades que demandam esforços, sem se sentir cansado demais. Se considerarmos que, na terceira idade o nosso "pique" já não é mais o mesmo, realizar uma atividade que ajuda a melhorá-lo é sempre uma boa pedida;
  • Favorece a saúde mental - É comum que os mais velhos percam parte da sua capacidade cognitiva com o passar dos anos. A natação, além do corpo, também estimula o nosso cérebro, o que significa que algumas doenças nesse sentido podem ser prevenidas com a sua prática. Além disso, a natação ajuda o idoso a emagrecer e sentir-se mais forte e disposto. Tais questões impactam direta e positivamente na autoestima.

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As aulas de natação para idosos e sua relação com a longevidade

Você sabia que a natação pode interferir até mesmo na longevidade das pessoas? Se falarmos disso para quem está na terceira idade então, ingressar no esporte soa ainda mais atraente. A combinação de atividade física e bons hábitos de vida, como manter uma alimentação balanceada e evitar o alcoolismo e o tabagismo ajuda a aumentar a expectativa de vida das pessoas.

Inclusive, há uma linha de pesquisa médica que investiga a possibilidade de a natação ajudar a retardar o envelhecimento do organismo. Na Universidade da Califórnia, desenvolveu-se um estudo que observou que indivíduos que praticavam natação morriam significativamente menos do que os sedentários ou mesmo praticantes de outras atividades físicas.

Trata-se de um esporte tão poderoso que, ao trabalhar o corpo como um todo, permite que todos os tecidos, músculos e até mesmo a mente sintam seus efeitos. Você se torna mais flexível, mais disposto, mais forte, mais feliz... e por que não mais jovem? Mesmo estando na terceira idade, um organismo em perfeito funcionamento e uma mente equilibrada remetem a pessoas com menos idade.

Consulta da terceira idade
Converse com o seu médico sobre a atividade mais segura para você.

Aí, podemos observar uma relação direta e clara: é como se a natação "reduzisse" a sua idade em alguns anos (ou até mesmo décadas talvez). O seu corpo vai funcionar como se fosse mais jovem do que a sua real idade biológica e isso fará toda a diferença em sua expectativa de vida. Resumidamente: sim, quem faz um curso natação vive mais!

O curso de natação para ampliar a vida social do idoso

Se você já está se sentindo encantado com as vantagens que citamos da natação, agora vai ficar ainda mais. Os benefícios da prática vão muito além do físico: ela ajuda o idoso a socializar também, algo que é importantíssimo para o seu bem-estar e qualidade de vida. Alguns idosos apresentam sintomas de depressão. Isso é muito comum, já que essas pessoas sentem falta da vida que tinham quando eram mais jovens.

Principalmente aqueles que eram mais ativos, tendem a sentir-se desolados quando percebem que não têm mais a mesma força de antes. Uma forma de atenuar esse efeito é o convívio social. Ter contato com pessoas, conversar e conhecer realidades parecidas com a sua ajuda a criar uma ideia positiva da fase que estão passando. É preciso deixar de associar a velhice a algo ruim.

Ainda que existam problemas de saúde mais incidentes nessa fase ou que você se sinta afastado das pessoas, é sempre possível fazer o caminho inverso e buscar equilíbrio nesse sentido. Quando você começa a fazer as aulas, passa a ter contato com o instrutor de natação. Nas aulas particulares, além de ensinar a nadar, ele também vai conversar com você para alinhar expectativas e fornecer feedbacks.

Além disso, você vai fazer amigos que também fazem natação e têm idade próxima à sua. Isso ajuda na socialização, já que são pessoas com interesses parecidos que terão a oportunidade de conviver e desempenhar uma atividade em comum. Dessa forma, muitas pessoas constroem novas amizades, começam a frequentar outros programas e passam a se sentir pertencentes a um grupo de pessoas.

Natação ou hidroginástica na terceira idade, qual prática escolher?

A maioria dos benefícios está ligada não necessariamente à natação, mas sim à atividade em água. Por essa razão, pode ser que você fique com dúvida quanto a escolher a natação ou a hidroginástica. Talvez até mesmo o seu médico tenha deixado livre para você optar por aquela que mais lhe agradar. Além disso, as atividades de baixo impacto realizadas debaixo d'água têm benefícios semelhantes, o que pode tornar a escolha ainda mais difícil.

Atividade na água
Você pode escolher entre natação ou hidroginástica, ambas ótimas para a terceira idade.

Na dúvida, talvez seja melhor escolher por afinidade. Pense naquela que mais lhe agrada, e vá em frente. Além disso, se o seu médico deixou por você, nada melhor do que usufruir do seu poder de decisão, e praticar uma atividade que seja realmente prazerosa. Pesquise, converse, informe-se e escolha com consciência: esse é o melhor conselho que podemos lhe dar nesse sentido.

Entretanto, se você deseja entender a diferença, devemos frisar que a natação serve também para aprender a nadar, enquanto a hidroginástica consiste apenas em movimentos típicos de ginástica, porém realizados dentro da água. Isso torna a atividade mais pesada do que se você o fizesse no ar, por exemplo. Se você precisa aprender natação, a melhor opção é a primeira.

Já para quem precisa apenas dos demais benefícios, pense no seguinte: a natação favorece o condicionamento físico e a perda de gordura enquanto a hidroginástica promove aumento da massa muscular e resistência física. Para quem tem lesão nas articulações, talvez a hidroginástica ajude a aumentar a resistência nesse sentido antes de iniciar a natação. E há ainda quem opte por conciliar as duas atividades, como complementares. O raciocínio é parecido quando falamos em gestantes.

Tudo o que você precisa fazer agora é consultar um médico para avaliar a segurança de cada atividade para você e, uma vez liberado, começar a procurar pelo seu professor de natação. Você pode encontrá-lo aqui em nossa plataforma Superprof.

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1ª aula gratuita

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Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!