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Quais são os valores do pilates?

De Joseane, publicado dia 01/09/2018 Blog > Esporte > Yoga > Princípios do método de Joseph Pilates

Pilates não é um sistema maçante que te leva à fadiga, chato ou exercícios repetidos diariamente infinitas vezes. Também não exige que você frequente academias ou estúdios, nem compre aparelhos caros. Você pode obter todos os benefícios do Pilates em sua própria casa.” Joseph Pilates

O pilates tem ficado cada vez mais conhecido. Praticado por uma legião no mundo inteiro. No Brasil ele tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado os brasileiros. Trata-se de um método composto com um conjunto de técnicas, considerando alguns princípios estabelecidos pelo seu criador e que leva em conta o aspecto físico e mental. O pilates busca o equilíbrio e a saúde do corpo e da mente. Inspirado do yoga , entre outras disciplinas correlatas, o pilates se estabelece como um método completo e eficaz cujo objetivo é manter a saúde e o bem-estar.

O método foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial. O criador, Joseph era um grande esportista e conhecedor. Desde criança ele se dedicara ao conhecimento do esporte e das técnicas de desenvolvimento físico. Tendo sido uma criança que sofria de algumas enfermidades que o debilitava, como asma e reumatismo, ele dedicava grande parte do seu tempo tentando descobrir meios de se auto-ajudar. Assim, ele aprendeu técnicas respiratórias que o ajudavam a melhorar os seus ataques de asma, foi então que ele passou a acreditar que a sua má postura e respiração ineficientes eram as causadoras de sua condição de saúde, e como resultado, começou a se exercitar ao ar livre.

Na sua adolescência, Joseph começou a aprender mais sobre anatomia e medicina tradicional chinesa, o que o levou a descobrir e praticar uma variedade de atividades como o boxe, o kung fu, a ginástica, o mergulho e o yoga.

Todas essas práticas e conhecimentos foram essenciais para que, mais tarde, Joseph Pilates tenha desenvolvido um método novo de reabilitação e condicionamento físico, o qual conhecemos hoje como Pilates.

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Quais os efeitos do pilates?

Para algumas pessoas que não possuem conhecimento sobre a história do pilates, os efeitos do pilates ainda não é algo evidente. Elas se perguntam qual a razão para escolher o pilates ao invés do yoga ou outras atividades físicas.

Como emagrecer praticando o pilates É sabido que o pilates apresenta efeitos positivos reais para a saúde física e emocional

A resposta está na própria história da criação desse método.

Foi durante a Primeira Guerra Mundial que  Joseph Pilates pode colocar em prática todo o seu conhecimento acumulado sobre corpo e movimento. Confinado em um campo de concentração e atuando como enfermeiro, ele utilizava as molas das camas dos seus pacientes  para construir aparelhos utilizando a resistência das mesmas com o intuito de realizar exercícios de reabilitação. Graças as astúcias e crenças de Joseph muitos daqueles presos puderam se recuperar.

Conforme os seus pacientes apresentavam melhoras, Joseph aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar mais força e flexibilidade, trabalhando não só com seus corpos, mas também suas mentes através do controle da respiração, que ele considerava um dos princípios fundamentais para que a sua técnica funcionasse.

Essa experiência fora fundamental para que Joseph Pilates desenvolvesse o seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, ao qual ele deu o nome de “Contrologia”, baseando-se no controle da mente sobre os músculos. Estima-se que todos os presos que praticaram os exercícios propostos por Joseph permaneceram saudáveis até o final de suas sentenças, mesmo após uma grande epidemia de doenças que se manifestou naquela época.

E foi  assim o Método Pilates passou a ser uma das atividades físicas mais procuradas pelas pessoas que buscam fortificar, reabilitar e condicionar o corpo em diversos momentos do cotidiano.

Os benefícios do Pilates e os seus efeitos são reconhecidos pela medicina que indica a prática como componente ativo para a manutenção da saúde física e mental.

Pilates: entre em forma com saúde

“O Pilates foi concebido para tornar os músculos e ligamentos flexíveis alongados para que seu corpo seja tão macio quanto um gato e não musculoso quanto um cavalo, ou tão musculoso quanto um levantador de peso profissional que você tanto admira no circo.”

Essa frase é do próprio Joseph Pilates, criador do método de mesmo nome. Joseph sempre foi categórico quanto ao objetivo do seu método, o pilates. Para Joseph,  o Pilates , embora modele e defina o corpo, não tem isso como principal objetivo. No pilates o foco é a saúde do praticante, tanto a saúde física quanto a saúde mental. Músculos fortes, resistentes e saudáveis, equilíbrio físico e mental eram os objetivos de Joseph ao criar o pilates.

O pilates respeita o limite de cada um No pilates, seu corpo é condicionado com saúde e sem excessos

A realização de cada exercício proposto pelo método Pilates exige um grande poder de concentração, e a respiração controlada e condicionada a execução de cada etapa do exercício ajuda nesse objetivo. Com isso, mente e corpo trabalham juntos e de forma equilibrada para manutenção da saúde física e mental, objetivo primeiro da prática do pilates.

No pilates, o limite de cada indivíduo é completamente respeitado. Cada praticante possui a sua série de exercícios que estarão de acordo com a sua necessidade. Não se trata de repetir os exercícios de forma aleatória, cada praticante de pilates aprende sobre as bases e os princípios do pilates, assim como a respeitar o seu corpo e trabalhá-lo de forma consciente.

Muitas vezes, essa conscientização não ocorre durante a realização de outras atividades físicas como a malhação em academias por exemplo, resultando em um cansaço precoce do corpo e até em alguns acidentes musculares que podem ser agravados com o tempo. Isso vai contra os princípios do pilates, cujos exercícios devem ser realizados com atenção, foco, respeito ao corpo e aos princípios do pilates.

Embora o pilates possa ser praticado em casa, a presença de um instrutor de Pilates é essencial para você poder obter todos os benefícios que esse Método pode te proporcionar, então não deixe de procurar um professor particular de pilates.

Os benefícios do pilates para o seu corpo e mente

A essa altura, é possível que você já tenha se dado conta que o pilates traz inúmeros benefícios para a saúde. Desde os exercícios para debutantes que podem ser feitos em solo quanto exercícios mais elaborados e efetuados com a ajuda de aparelhos, o método pilates traz aspectos positivos em todas as modalidades.

Como modelar o corpo praticando pilates “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

Confira alguns bons motivos para que você comece a praticar pilates desde já:

Melhora a sua capacidade de foco e concentração

Durante a prática do pilates é preciso que o aluno esteja bastante atento às instruções do professor. Em cada um dos movimentos propostos, o aluno é convidado a perceber como cada uma das posturas afeta seu próprio corpo. É a mente que guia o corp. Logo, é importante ficar atento e tomar consciência de todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

Fortalece o corpo e a mente

No pilates, o praticante usa a força do próprio corpo durante a realização dos exercícios. Para tanto é preciso bastante foco e concentração, o que exige um trabalho ativo do cérebro.

Melhora a postura e o seu humor

Um dos  objetivos principais da atividade física é melhorar a postura corporal por meio do fortalecimento dos músculos do core (músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril). Isso impulsiona as pessoas a terem mais consciência do seu alinhamento corporal em seu dia a dia. Uma postura mais adequada contribui para a redução de certas doenças, entre as quais: dores nas costas, nos ombros e no pescoço.

Melhora o equilíbrio

A medida em que vamos envelhecendo, é muito comum perdermos parte de nosso equilíbrio. Consequentemente, algumas de nossas atividades diárias mais básicas são afetadas. Os exercícios de pilates realizados tanto no solo quanto nos aparelhos fortalecem o corpo e ajudam no equilíbrio e na postura, deixando o corpo mais flexível e menos vulnerável.

Os princípios de base do pilates para uma vida mais saudável

O pilates possui seis princípios de base que são essenciais para a prática eficaz do método, além, é claro, de servir para diferenciar esta atividade de outras correlatas como o yoga por exemplo,  a seguir:

Centralização

De forma bem resumitiva, a centralização é a capacidade de se mover e realizar movimentos a partir do centro do corpo.

Descubra como modelar o corpo com pilates Conhecer os princípios do pilates é essencial para a realização correta da atividade

Concentração

A concentração consiste em centrar voluntariamente toda a atenção da mente em uma determinada ação, objetivo, atividade ou objeto.

Controle

Controlar o movimento se refere a ter a capacidade de gerar uma integração motora tão satisfatória de modo que seus músculos trabalhem, cada um por si e ao mesmo tempo integrados, nos movimentos em que são responsáveis.

Fluidez

Suavidade, tranquilidade, organização.

Assim é definida a fluidez no dicionário. Em termos práticos, no Pilates, se refere ao movimento correto, ao movimento ‘’bonito’’, ao movimento ‘’limpo’’.

Precisão

Todo e qualquer exercício do Pilates possui uma forma estruturada e previamente estabelecida de ser executado. A precisão, portanto, está intimamente ligada à qualidade e execução fiel do movimento.

Respiração

Eis a regra básica e chave para a boa execução e para um aproveitamento total e organização de todos os movimentos. A respiração deve fazer parte de todo o tempo de prática, aliada aos demais princípios do Pilates, devendo ser realizada cada vez mais de forma consciente e concentrada.

Ainda possui dúvidas sobre os benefícios do pilates? Consulte um dos nossos professores de pilates e yoga e dê as boas-vindas a vida saudável!

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