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O método de Joseph Pilates para iniciantes…

De Joseane, publicado dia 27/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Os exercícios básicos do pilates

A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso. Joseph Pilates

O pilates chegou no Brasil há quase trinta anos. O primeiro estúdio dedicado a prática foi instalado em 1991 em Salvador pela bailarina Alice Becker que estudou e se aprofundou nessa disciplina no Estados Unidos. Embora tenha chegado a pouco tempo no Brasil, o pilates já um sucesso entre os brasileiros interessados em cuidar do corpo e da mente.

Trata-se de um método bastante assertivo, composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Sob recomendação médica, o pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo ambos os equilíbrio muscular e mental. O pilates trabalha vários grupos de músculos ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e região da pelve).

Por tais razões, a técnica do pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exagerar. A estrutura corporal de cada indivíduo é completamente respeitada durante a prática do pilates.

Embora seja uma atividade física bastante exigente, a prática do pilates não d[a a sensação de esgotamento. Ao contrário, os exercícios do pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Os movimentos efetuados no pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e não há a sensação de dor. Respeitando a estrutura muscular,  o corpo trabalha de forma mais eficiente cada um dos movimentos. Com os músculos revigorados, o corpo se torna mais flexível, forte e saudável, podendo realizar com mais aptidão desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

Se você está interessado sobre a história do pilates, clique aqui. E continue lendo para descobrir como começar a praticar pilates como iniciante.

Conheça os seis princípios do pilates

Se você está interessado no método pilates, saiba que esse método possui algumas bases e princípios que o diferencia de outras práticas correlatas, inclusive do yoga. Muita gente pensa que o yoga e o pilates é a mesma coisa, lamento contrariar quem assim pensa mas o pilates e o yoga embora apresentem algumas semelhanças são duas práticas bastante diferentes.

Como começar a praticar pilates Dever de casa para os iniciantes em pilates: compreenda os princípios do método pilates!

Se você é iniciante no pilates, o ideal é começar a aprender um pouco mais sobre o método, a começar pela compreensão dos princípios do pilates que são seis, como descritos na revista pilates e colocados a seguir.

Centro da Força: também pode ser conhecido como “Power House”, casa de força ou simplesmente centro.

É um conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Quando você realiza o fortalecimento desta musculatura, você proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Os músculos que ganham esta fortificação são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril. Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.

Concentração: conforme dito pelo criador do Pilates, Joseph Pilates, É a mente que guia o corpo, por isso, é importante dar atenção e importância de todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

Desta forma, quando você utiliza a concentração, sua mente transforma um pensamento em movimento, realizando os movimentos do Método de forma eficaz para o corpo.

Controle: este princípio é o melhor recrutamento para obter uma musculatura desejada, pois a partir do momento em que você possui controle, seu corpo garante um padrão suave e harmônico de movimento.

Além disso, o aprendizado motor dos movimentos (controle), também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.

Fluidez: este princípio é responsável por ajudar na leveza dos movimentos, permitindo a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.

Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Precisão: este princípio diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

Respiração: a respiração deve ser sempre coordenada com o movimento para que os movimentos possam trazer todos os benefícios proposto pelo Método.

A importância da respiração no Pilates

Quando você trabalha a respiração no Método Pilates, a expiração deve ser forçada e a inspiração deve ser o mais natural possível. Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos).

Controlar a respiração, uma das bases do pilates Assim como no yoga, no pilates a respiração é uma dos princípios fundamentais

A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício. A inspiração deve ser enfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar. Este é o principal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação.

Além disso, a respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

Considerando esses princípios e sua importância para a manutenção da saúde física e mental, podemos dizer que o Pilates é um Método composto por movimentos que trazem diversos benefícios para o ser humano, independentemente da fase de vida em que ela está passando.

Conheça alguns exercícios de base do pilates, ideal para os debutantes!

Agora que você já está ligado que o pilates faz bem, certamente você quer testar esse método mágico, certo? O mais recomendado é que você procure um professor particular de pilates, aqui no superprof você encontrará profissionais do yoga e do pilates prontos pra te iniciar no mundo do pilates.

Aprenda a fazer exercícios de pilates sem sair de casa Aquele momento que você se sente a Beyoncé do Pilates!

Sem mais ladainha, vamos ao que interessa! Descubra alguns exercícios de pilates que irão modelar seu corpo e te dar mais flexibilidade, a única coisa que você irá precisar é de um tapete de yoga, aqueles emborrachadinhos, sabe?

Elevação de quadril, para glúteos bem torneados

Deitado no tapete de yoga com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, suba lentamente o cóccix, a lombar, as vértebras e os ombros, e levante uma das pernas em direção ao teto. Repita o movimento por 8 vezes para cada perna. Esse exercício é ideal para fortalecer os glúteos (inclusive, quero!), o músculo da lombar e do abdômen, além do músculo posterior das coxas!

Flexão de braço, pra acenar sem medo de ser feliz

Assim, quem já tentou fazer flexão de braço sabe que é bem chatinho né? Mas é necessário! Tente se motivar pensando naquele momento que você estica o braço para acenar para um amigo e que tudo balança! visualizou? Pois bem, não dá pra correr desse exercício básico. A boa notícia é que se você se focaliza nos princípios do pilates, sobretudo no que toca ao controle da respiração, você vai poder realizar esse exercício sem ônus!

Veja a dica:

Fique na posição de cachorrinho, tire os pés do chão e cruze-os. Faça flexões com os braços abertos formando um ângulo de 90 graus em relação ao seu corpo, Alterne com flexões com os braços fechados. As flexões ajudam a fortalecer os músculos do peitoral e tríceps!

Abdominal, pra secar a barriguinha

Os benefícios dos abdominais são do conhecimento de todos, barriga sequinha, tanquinho, todos queremos, certo? Pois bem, saiba que fazer abdominais seguindo os princípios do pilates faz o exercícios ainda  mais eficaz.

Emagrecer praticando pilates Alguém falou de barriga tanquinho?

Os abdominais ajudam a fortalecer os músculos da barriga, das costas e também dos glúteos! Para uma maior eficácia, é possível utilizar a bola de pilates para apoiar os pés ou as costas.

Durante a realização do exercício, se concentre na sua respiração.

Giro, para coxas lindas

Deitado na posição de elevação de quadril, estenda uma perna em direção ao teto e gire-a como se estivesse dominando uma bola. É importante manter o quadril estabilizado, e a perna sempre estendida. Contraia os músculos da lombar e da região pélvica. Esse exercício é ideal para fortalecer os músculos da parte interna das pernas, da coxa e também da pelve.

Para que os exercícios sejam eficazes é preciso focar na realização de cada um deles. Aprenda a coordenar a respiração com os movimentos. Não se deve prender a respiração, esta deve ser fluida durante toda a duração do exercício.

Para conhecer mais sobre o pilates e realizar exercícios mais elaborados, será importante ter aulas com um professor de pilates particular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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