Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

De onde vem o pilates e como ele se diferencia do yoga?

De Joseane, publicado dia 23/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > História do Pilates

Se antes, praticar uma atividade esportiva ligada ao bem estar era um luxo para poucos, atualmente, essa prática tem se tornado cada vez mais comum e acessível a todo mundo. Aquela velha máxima latina “mens sana in corpore sano”, traduzido como “uma mente sã num corpo são”, tem sido o lema de muita gente, independente da classe social. Aproveitando dessa procura por atividades que trabalhe em sincronia o corpo e a mente, muitas atividades se desenvolveram e se popularizaram com o objetivo de suprir uma necessidade cada vez mais urgente: Trabalhar o aspecto físico e psíquico.

Dentre essas práticas, está o yoga como atividade de base, sendo uma das mais procuradas e tendo inspirado o desenvolvimentos de uma variedade de técnicas como o pilates, por exemplo, foco desse artigo.

’A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’ Joseph Pilates

O Pilates foi assim nomeado em homenagem ao seu criador, Joseph Hubertus Pilates.  Trata-se de um método super eficaz de condicionamento físico. O Pilates semeia valores que fazem sentido quase que pra todo mundo, portanto, é legítimo que essa atividade tenha se tornado tão conhecida com o passar dos anos.

Saiba mais sobre o nascimento do Pilates e sua importância nos dias atuais…

Conheça o nascimento do Pilates

O método pilates (sim gente, o pilates se trata de um método!) nasceu no começo do século XX, e foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, como referido anteriormente. Esse “cara” era um super esportista que praticava, entre outras coisas, a natação, a ginástica, o esqui e o boxe.

De onde vem o Pilates? “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenção, se não por todas elas” J. Pilates

Dotado de uma motivação invejável para a prática de exercícios, Joseph começou a formular a sua filosofia sobre a relação entre a prática de exercícios e a saúde. Para tanto, ele dedicou-se ao estuda do yoga, acrobacia e movimento e, também, condicionamento físico. Combinando filosofias que tratam de saúde e exercícios físicos do Oriente e Ocidente, o senhor Pilates procurava o perfeito equilíbrio do corpo e mente.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Joseph Pilates que estava vivendo na Inglaterra, fora confinado devido a sua nacionalidade alemã. O tempo de confinamento lhe serviu como gatilho para estudar e desenvolver ainda mais suas idéias sobre exercícios, saúde e aptidão física. Ao ser transferido para um campo de concentração em Lancaster, onde atuava como enfermeiro, Joseph começou a utilizar as molas das camas, utilizando a resistência das mesmas, para desenvolver equipamentos que ajudariam no processo de reabilitação de seus pacientes. A ideia era que os pacientes começassem a tonificar seus músculos e ganhassem força antes mesmo de poderem levantar.

No pós-guerra, Joseph Pilates retorna para a Alemanha onde encontra alguns pioneiros das técnicas de movimento. Cada vez mais convencido do poder da sua criação, ele decide em 1923 se mudar para o Estados Unidos, onde monta, em Nova Iorque, o seu primeiro estúdio, juntamente com a sua esposa Clara Pilates.

Foi em Nova Iorque que o método e as técnicas de Pilates se concretizou, tornando-se popular entre os americanos, sobretudo entre os bailarinos que notaram uma melhor e mais rápida recuperação física após se machucarem e, ainda, maior resistência física após a prática da técnica.

Saiba quais são os princípios do Pilates

O pilates não é a mesma coisa que o yoga, embora apresente muitas técnicas herdadas do yoga, sobretudo o fato de buscar aliar corpo e mente.

 ‘’Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna.’’

Descubra como o pilates surgiu O pilates é a junção de diferentes técnicas de movimento e equilíbrio…

Essa citação é a prova de que Joseph Pilates acreditava na prática de exercícios físicos como forma de prevenção de doenças e manutenção de um corpo e mente sãos para uma vida equilibrada. A história do método pilates nos mostra que a perseverança e a valorização das suas crenças e ideias foram cruciais para manter o foco de Joseph em si mesmo, fato que o ajudou a superar a experiência da guerra e suas próprias fragilidades.

A história do pilates é maneira, mas você deve estar se perguntando qual é o princípio dessa técnica que se tornou um xodó da atualidade? Como aprofundar seu conhecimento sobre essa técnica ouse aperfeiçoar no método pilates? Descubra como se beneficiar desse conjunto de ténicas para uma vida mais sã e equilibrada…

Para se iniciar no pilates o ideal é contar com um professor de yoga e pilates. Sendo essas duas técnicas bastantes próximas, o professor de yoga poderá te ajudar com os exercícios de respiração, reforço muscular, alongamentos, comuns aos dois esportes.

Concentração mental, tonicidade e flexibilidade muscular são palavras chaves da técnica de pilates, portanto, conhecer e dominar esses princípios de bases é primordial para ter sucesso com a técnica. O pilates é, em realidade, um método leve que visa o bem-estar através do reforço e preparo muscular.

Trabalhando com o aspecto físico, espiritual e psíquico, podemos dizer sem medo que o pilates é uma disciplina completa que, tendo se inspirado em uma variedade de disciplinas, conseguiu se estruturar de forma única, desenvolvendo a sua própria identidade, seus próprios exercícios e sua maneira própria de gerenciar o estresse.

Os aparelhos são uma parte importante na realização do método pilates. A conhecida bola, o elástico, entre outros, ajudam a otimizar e potencializar os movimentos e exercícios. No entanto, esses aparelhos não são essenciais a prática que pode se efetuada com ou sem a ajuda dos acessórios e aparelhos

Como o Pilates evoluiu com o passar do tempo

O criador do método pilates, Joseph Pilates, faleceu em 1967 mas deixou o seu legado que foi transmitido pelos seus alunos e seguidores. Nos anos 80 o método, que já fazia sucesso, se democratizou e se tornou acessível a uma grande maioria. Os valores e os efeitos do pilates que fora anteriormente transmitidos pelo próprio criador do método e,  na sequência, por seus alunos , hoje é transmitido por cada um dos seus praticantes e admiradores.

Bola de pilates, como usar? Veja com o seu professor de yoga e pilates como variar o uso dos acessórios….

A prática do pilates, assim como a prática do yoga possui vários benefícios para a saúde. A base do método é a contrologia, esta tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

O pilates conquistou pouco a pouco o Estado Unidos, seguido dos países anglófonos, e depois o resto do mundo. Atualmente é possível encontrar centros especializados na técnica espalhados por todo o Brasil. Como visto no parágrafo dedicado a origem do yoga, o desenvolvimento desse método não se deu do dia para a noite, ao contrário, foi necessário anos de estudo e dedicação por parte do seu criador para chegar no conjunto de técnicas que conhecemos hoje como pilates.

A evolução do pilates não parou por ai. Alguns acessórios e aparelhos foram implementados para potencializar alguns dos exercícios propostos. Existe ainda muita evolução possível nessa técnica que beneficia adultos, crianças, idosos, atletas e pessoas que apresentam patologias ligadas a estrutura física, por exemplo.

O método pilates nos dias atuais

“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.” Joseph Pilates

Atualmente a prática do pilates tem sido requisitada por médicos e tem sido útil em centros de reabilitação física e em clubes de esporte. É possível praticar pilates em um estúdio dedicado, com a ajuda de um professor de pilates particular ou professor de yoga e pilates.

Fazer yoga ou pilates ? Equilíbrio mental, emocional e físico é possível com a prática do pilates…

Cada vez mais as academias dispõem de uma área dedicada a realização do pilates, mais uma prova de que o método funciona e é útil. Flexibilidade, controle da respiração e concentração são consequências da prática que se mostra benéfica de várias formas, tanto para o corpo quanto para a mente. A prática além de tudo também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica.

Assim como ocorre no yoga, o expert do pilates é aquele que respeita o seus limites, os princípios básicos da prática e as suas bases. O copo e a mentem devem estar conectados !

Está convencido da importância e da utilidade do pilates para uma vida maios saudável, plena e equilibrada? Converse com um professor de yoga e pilates e comece a praticar ainda hoje o método que vai revolucionar a sua forma de cuidar do seu corpo!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar