As músicas mais interessantes são sempre canções de amor.
Tânia de Montaigne
Entre Vinícius de Morais, Roberto Carlos e Marisa Monte, o amor foi cantado em português através das mais belas canções. Isso sem falar em Whitney Houston, Elvis Presley e Elton John para as músicas em inglês que nos fazem sonhar com aquele amor de adolescência. E não é preciso esperar pela chegada do dia dos namorados para começar a escutá-las sem parar: todo dia é dia de se deixar levar por um playlist de músicas românticas.
E se existe um lado bom desse tipo de música é que elas podem tanto ser escutadas quanto cantadas e tocadas. Faça você aula de piano, aula de violão ou de violino, todas elas podem ser interpretadas à sua maneira no instrumento de sua preferência!
Do jazz ao blues, passando pela música clássica e chegando ao rock ou ao pop, um dos instrumentos preferidos dos apaixonados continua sendo o piano. Conhecido pelo seu som melodioso e romântico, o piano também é o queridinho dos músicos profissionais.
Isso sem contar que interpretar com destreza uma canção de amor no piano é capaz de fazer qualquer coração de qualquer pessoa amada se derreter no mesmo instante. E se este é o seu objetivo com as aulas de piano, então preparamos uma lista de primeira com músicas românticas que ficam lindas interpretadas neste instrumento!
Então prepare seus dedos e seus ouvidos, pois a seguir você vai conferir uma lista com lindas canções românticas internacionais que ficam ainda melhores quando tocadas no piano.
I Will Always Love You, Whitney Houston
Referência das referências, esta música interpretada por Whitney Houston hoje faz parte do patrimônio musical, onde amores são celebrados com a mesma intensidade entoada pela cantora neste clássico. E esta ode ao amor começa já no título, que significa "Eu sempre te amarei".
E não importa que esta música tenha se tornado um hino na década de 1990, pois ela continua a embalar corações apaixonados. Atemporal e versátil, I Will Always Love You se tornou um clássico e, como todo bom clássico, ela pode ser tocada no piano. Através da interpretação neste instrumento, sua mensagem de amor fica ainda mais potente e melódica.
Seja você de nível iniciante, intermediário ou avançado no curso de piano, fique confiante de que, assim como o amor descrito na letra da música, ela pode ser dominada tanto por pianistas que dão os primeiros passos no teclado assim como músicos profissionais.
Você sabia?
I Will Always Love You foi escrita, arranjada e interpretada por Dolly Parton em 1973. A cantora country norte-americana afirma tê-la criado para o seu mentor Porter Wagoner. Será somente em 1992 que a música ficará mundialmente conhecida na voz de Whitney como tema principal do famoso filme O Guarda-Costas (The Bodyguard), no qual a cantora interpreta o papel principal ao lado de Kevin Costner.
Além da interpretação no piano clássico, ainda é possível alcançar efeitos presentes na versão original através da utilização de teclados eletrônicos, graças aos efeitos disponíveis na maioria deles. Ou seja, esta é uma excelente proposição para fazer ao seu professor de piano na próxima aula particular ou em grupo!
Não deixe da agendar uma aula de piano para aprender essa e outras músicas.
All of Me, John Legend
Integrante do álbum Love in the Future lançado em 2014, All of Me consegue resumir o amor em uma música - e por isso ela tenha se tornado tão famosa e adorada mundialmente. Neste título, John Legend evoca o amor e o casamento, assim como o lindo ato de se entregar à pessoa amada através de uma composição R&B que se encaixa perfeitamente na história de amor descrita.
Longe de um tom excessivamente lírico, a vantagem desta música é a de poder se adaptar ao piano de uma maneira muito bonita e suave. As notas se sucedem com muita fluidez quando interpretadas pelo instrumento.
Composta para sua então noiva - e atual esposa - Chrissy Teigen, esta é uma canção para todos os tipos de amor e todos os tipos de instrumento. Mas obviamente, gostamos muito mais dela entoada através das teclas de um bom e velho piano!
Thinking Out Loud, Ed Sheeran
Desde que foi lançada, Thinking Out Loud se tornou uma constante em cerimônias de casamento. E não era para menos, já que a composição de Ed Sheeran representa perfeitamente esta conjunção entre música e sentimentos de amor, tão procurada e apreciada nas canções românticas. Com o piano enquanto instrumento de base, fica ainda mais fácil transmitir esta emoção sem nem mesmo precisar de outros acompanhamentos.
Lançada em 2014, esta composição se adapta perfeitamente ao teclado e ao piano digital devido à sua musicalidade. Fato é que ela pode ser interpretada por violinos, guitarras e violoncelo, mas nada se compara à magia do som produzido pelas teclas do piano.
Everything I Do, I Do It For You, Bryan Adams
Mesmo tendo sido lançada em 1991, esta é uma música de amor que continua jovem e atual, mesmo depois de suas mais de três décadas de existência. E isso não acontece por acaso já que este título, escrito em apenas 45 minutos, apresenta uma maravilhosa conjunção de sentimentos de amor e ritmos musicais.
Ela se tornou um hit ainda maior depois de se tornar a música tema do filme Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, lançado no mesmo ano e, assim como o Guarda-Costas, estrelado pelo galã dos anos 1990, Kevin Costner.
E para definir uma música com um título que diz "tudo o que eu faço, eu faço por você", nada melhor do que uma interpretação utilizando o piano para derreter corações apaixonados. Impossível não elevar os batimentos cardíacos da pessoa amada já nas primeiras notas!
Your Song, Elton John
Esta não é uma das músicas mais famosas de Elton John, mas quando se trata de composições românticas a serem tocadas no piano, Your Song é, sem dúvida, uma maravilha para todos os níveis de alunos que fazem aulas do instrumento.
A história contada por ela não relata uma paixão avassaladora de dois amantes, mas sim a idéia do que seria o amor através dos olhos de um garoto de 17 anos que ainda não vivenciou este sentimento. Isso porque quem escreveu a letra - Bernie Taupin - tinha exatamente esta idade na época. Segundo relatos, Taupin escreveu Your Song durante o café da manhã na casa da mãe de Elton John. Este último, por sua vez, criou todo o arranjo no piano em apenas 20 minutos!
Com uma letra que fala de um jovem que vê o amor florescer à sua frente, You Song foi lançada em 1970 e, desde então, ganhou várias versões na voz de vários cantores, como Ellie Goulding, Rod Stewart e Lady Gaga. Ela ainda faz parte da trilha sonora do filme Moulin Rouge, com interpretação de Ewan McGregor.
Ou seja, toda esta história por trás da música traz ainda mais amor para ela ao ser tocada no piano! Faça uma aula de piano online para surpreender alguém com uma música.
Can't Help Falling In Love, Elvis Presley
Longe do jazz ou dos clássicos de Schumann tocados no piano, esta é uma música ligada à história do Rock'n'Roll americano. E não poderia ser por menos, já que ela foi imortalizada na voz do Rei do Rock Elvis Presley!
Hino de ode ao amor e patrimônio da música romântica internacional, impossível não se apaixonar - ou ficar ainda mais apaixonado - escutando-a. Afinal de contas, como o próprio nome diz, "não consigo não me apaixonar por você". Lançada em 1961, Can't Help Falling In Love fala sobre como o amor por uma pessoa balançar a ponto de conseguir mudar a vida de alguém.
Precisamos dizer ainda que, interpretada por um bom piano ou teclado, esta é uma música de amor que com certeza vai ser deleitada por quem a escuta.
Let's Stay Together, Al Green
Outro clássico das canções de amor, Let's Stay Together reúne todos os ingredientes necessários para uma composição romântica de sucesso, com a exceção de que, originalmente, o piano não faz parte dos instrumentos sob os quais ela se apoia.
No entanto, suas harmonias e seus ritmos têm a vantagem de poder se adaptar aos sons das teclas pretas e brancas com muita facilidade. Ou seja, uma versão ainda mais romântica para passar adiante a mensagem de amor recíproco, incondicional e infinito.
Sendo assim, não restam dúvidas de que os ritmos soul da canção podem ser lindamente adaptados para uma versão em piano ou teclado, aumentando ainda mais a chances de surpreender a pessoa à qual ela será dedicada durante uma data especial, ou simplesmente durante uma declaração diária de amor. Afinal de contas, todo dia é dia de contar à pessoa amada que ela é amada!
Entre Elton John, John Legend, Bryan Adams e Ed Sheeran, a lista de intérpretes do amor está longe de terminar com esta matéria. Um denominador comum para todas elas - além do amor, obviamente - é a magia extra que a interpretação em um piano pode trazer tanto para o resultado final quanto para a impressão causada no público.
Para terminar, deixamos aqui uma playlist com interpretações de canções de amor no piano para te inspirarem durante seu curso de piano!
Gostou da nossa lista? Qual música você mais aprecia tocar no piano? Deixe um comentário pra gente contando!