O treinamento em circuito é uma forma de condicionamento corporal, treinamento de resistência ou treinamento de força, utilizando exercícios aeróbicos de alta intensidade. Destina-se a construção de força e resistência muscular. Um "circuito" de exercício é uma conclusão de todos os exercícios definidos no programa. Quando um circuito está completo, começa-se o primeiro exercício novamente para o próximo circuito. Tradicionalmente, o tempo entre os exercícios no treinamento em circuito é curto, geralmente com movimento rápido para o próximo exercício

Todos concordamos que praticar esportes não é a coisa mais fácil se você não estiver motivado. No entanto, alguns métodos esportivos permitem que as sessões sejam otimizadas para que sejam mais agradáveis ​​e divertidas. O treino em circuito é um daqueles métodos que permite treinar músculos e cardio e é ideal para voltar à forma.

Na verdade, existem vários programas de fortalecimento muscular e melhora da condição física geral, mas o treino em circuito é um dos mais indicados tanto para iniciantes quanto para atletas casuais - ou seja, quem não se exercita todos os dias. É a técnica ideal para praticar atividades esportivas de forma rápida e intensa!

O Superprof convida você a descobrir o treino em circuito e, em particular, os exercícios mais adequados para as mulheres e suas expectativas. Portanto, vamos focar nossas observações nas necessidades recorrentes de mulheres, bem como muitos homens: perda de peso, resistência muscular e tônus ​​muscular.

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Os benefícios do treino em circuito diário

Uma muler exercitando cordas em crossfit
personal trainer mulher: quais são os métodos para fortalecer músculos e perder peso?
Em cada mulher vive um guerreiro. Que tal manifestá-lo também no esporte?

O treinamento em circuito, se você nunca ouviu falar, é um método de otimização da atividade física que consiste na realização de exercícios de musculação, exercícios cardio e atividades voltadas ao emagrecimento durante as repetições em um determinado tempo, sem descanso entre cada exercício.

Este método, que é semelhante ao CrossFit e permite o treinamento físico de todo o corpo, exercícios para fortalecer o metabolismo e também uma queima gradual da massa gorda. É, portanto, um programa completo de condicionamento físico e de musculação.

O treinamento em circuito vai enfatizar 3 pontos importantes da boa condição física:

  • Perda de peso na parte superior e inferior do corpo,
  • Melhorar a resistência do atleta e, portanto, o sistema cardiovascular,
  • O aumento da massa muscular ou a tonificação de todos os grupos musculares.

As vantagens são inúmeras: resultados importantes em um mínimo de tempo; não há necessidade de ir a uma academia ou sala de ginástica para praticar; sessão de esportes lúdica e sempre diferente; completo condicionamento físico por meio de alta intensidade e superação de si mesmo. O treino em circuito permite um trabalho completo do corpo!

As mulheres procuram frequentemente (mas nem sempre) diminuir o peso corporal, fortalecer os abdominais ou esculpir as nádegas ou as coxas. O treino em circuito permite adaptar os exercícios às suas necessidades, mas também permite melhorar a sua frequência cardíaca a longo prazo e reforçar as suas capacidades respiratórias.

Assim, é um método que só podemos recomendar para mulheres que praticam esportes regularmente e que buscam se superar. É ideal para trabalhar todas as partes do corpo ao mesmo tempo e também permite a preparação física para a prática de esportes como basquetebol ou handebol!

Personal trainer: o treino em circuito para perda de peso

Uma muler com uma calça jeans larga
coach esportivo: perder peso requer uma força de vontade incrível, mas uma alimentação mais saudável e exercícios físicos são as chaves para se sentir bem consigo mesmo!

“Quando estou feliz por dentro, é quando me sinto muito sexy” - Anna Kournikova

Todo mundo deveria seguir esse conselho, pois é a felicidade que nos deixa bem em nossa própria pele. Infelizmente, não é tão simples assim, e a aparência externa costuma ser muito importante para mulheres e homens hoje em dia. Ter um corpo que nos convém não é fácil, mas a prática esportiva do treino em circuito permite-nos chegar mais perto!

Vários exercícios específicos permitem uma perda calórica significativa e o número de repetições desempenha um papel na sua eficácia. Resumindo, suar intensamente durante o esforço físico é o que procuramos no treinamento em circuito especial de perda de peso, que às vezes é melhor do que correr ou programas de condicionamento físico.

Aqui está um exemplo de treinamento em circuito simples o suficiente para perder gordura gradualmente:

  • Afundo pliométrico,
  • Agachamentos,
  • Burpees,
  • Escalada,
  • Corridas curtas,
  • Saltos com flexão de joelhos,
  • Prancha.

Você pode contar 30 segundos para realizar cada exercício e um intervalo de 3 minutos entre cada rodada para descansar, sem nenhum tempo de descanso entre os diferentes exercícios. Adapte esses tempos de acordo com o seu desempenho geral, sem colocar muita pressão sobre você desde o início: o mais importante é o gasto de energia.

É ideal completar este circuito de treino com outras atividades esportivas como ginástica, natação, hidroginástica, hidrobike (enfim, tudo o que é aquático) ou mesmo aeróbica. No entanto, se sentir que tem muitas dores musculares e que a sua força muscular está reduzida, cuide do seu corpo.

Treine com um personal treinner ou um professor musculação adaptado ao seu nível.

Tonifique seus músculos para se sentir bem em seu corpo

homem e mulher treinando em prancha
Como tonificar seu corpo e perder peso fazendo treino em circuito?
"Coragem, sacrifício, determinação, compromisso, força, coração, talento, energia. É disso que as meninas são feitas. Que a doçura e o brilho vão para o inferno!" - Bethany Hamilton

Obter a melhor forma física é complicado, mesmo quando você se exercita. Muitas vezes as mulheres procuram tonificar o corpo para que fique mais harmonioso e, principalmente, para se sentir bem com ele. Entre o aquecimento e o alongamento, não existe apenas um conjunto de exercícios para tonificar o corpo.

A sequência de tonificação do corpo feminino envolve uma atividade esportiva tônica e um esforço intenso em pouco tempo. É possível praticar em grupo ou com treinador pessoal, mas isso é com você: o ambiente é uma coisa importante na prática do treino em circuito. Acima de tudo, fique confortável!

Aqui está um exemplo de um treinamento de circuito especial para tonificar os músculos do corpo para mulheres:

  • Flexões,
  • Dips,
  • Agachamentos
  • Superman (membros esticados no ar),
  • Prancha,
  • Elevação pélvica,
  • Escalada,
  • Abdominais.

Defina um tempo básico de 30 segundos por exercício e adapte (aumente ou diminua) de acordo com suas capacidades físicas sem exagerar desde o início. Faça uma pausa de 3 a 4 minutos entre cada circuito para respirar fundo. Por outro lado, entre cada exercício, não há tempo de descanso: esta é a ideia do treino em circuito.

Tonificar o corpo é uma tarefa difícil que exige motivação e sacrifício, mas o mais importante é manter os esforços nos esportes. Além disso, não tenha medo de executar mal os exercícios. Lembre-se disso:

O único treino ruim é aquele que você não faz!

Encontre o seu personal trainer em casa ou seu instrutor de musculação.

Melhore seu cardio com um treino em circuito completo

Uma mulher fazendo uma prancha
Quais são os melhores exercícios a praticar no treinamento em circuito? Encontre seu professor de musculação!
Sempre nos esforçamos para ter resultados físicos rápidos, mas o que acontece dentro do nosso corpo também é essencial.

O treinamento cardiovascular é uma parte essencial da prática esportiva. Na verdade, suas habilidades cardiovasculares dependem muito de sua resistência ao esforço, o que é muito útil na vida em muitas ocasiões. O objetivo aqui é fazer com que você respire com muita resistência para testar o coração e os pulmões.

Um programa de esportes cardiomusculares fortalece a agilidade e a resistência aos esforços intensivos e melhora sua saúde geral. É verdade que ter um corpo funcional é útil o suficiente para viver (incrível, mas é verdade) e é precisamente nisso que se concentra o treinamento em circuito de resistência.

Aqui está um exemplo de treinamento em circuito especialmente projetado para fortalecer o sistema cardiovascular:

  • Polichinelos,
  • Agachamentos de pulo,
  • Burpees,
  • Pular corda,
  • Prancha,
  • Afundo pliométrico,
  • Flexões.

Este treino é bastante cansativo para o sistema cardiorrespiratório: por isso não hesite em fazer alguns segundos (30 por exemplo) de intervalo entre cada exercício e pelo menos 3 minutos de intervalo entre cada circuito. Aumente ou diminua esses tempos de acordo com o seu nível. Cada exercício pode ser feito por 30 segundos.

Para completar cada tipo de treinamento, você pode adicionar exercícios com halteres ou pequenos equipamentos, exercícios de boxe ou fortalecimento de membros ou músculos articulares. Tenha sempre consigo uma garrafa de água e não se prive em excesso: basta comer bem.

Por fim, encontre sua motivação: ter um corpo para o verão, fazer esforços físicos por quem você ama ou melhorar sua saúde são alguns desses motivos que podem fazer você querer fazer um treinamento em circuito, mas o mais importante é amar o seu corpo. Vamos sair com esta citação muito inspiradora:

“Nunca se deve desistir. Mantenha sempre a autoconfiança. Temos que viver momentos difíceis, mas os obstáculos que encontramos nos deixam ainda mais determinados a realizar nossos sonhos, contra todas as probabilidades” - Marta (futebolista)

Agora você conhece os melhores exercícios de treinamento em circuito para as mulheres dizerem adeus a programas de condicionamento físico desnecessários e olá ao treinamento esportivo de qualidade. O Superprof também pode colocá-lo em contato com um professor de musculacao ou personal para melhorar cada sessão de treinamento em circuito ou esporte em geral!

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Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.