Se você não for um rato de academia, ainda não deve ter ouvido falar em treino em circuito. Muito eficaz e bastante recente, esta técnica de fortalecimento muscular e da condição física tem sido um sucesso retumbante há dez anos devido à sua diversidade e aos seus resultados!

Entre cardio, treinamento de força, resistência e fitness, o treinamento em circuito é um método de tonificação geral do corpo por meio da repetição de exercícios. Deve ser diferenciado do crossfit ou cross training, que são métodos esportivos diferentes. Melhor do que um programa de condicionamento físico, o treinamento em circuito também é muito divertido.

O Superprof o convida a descobrir o treino em circuito, um método eficaz e intenso que permite trabalhar todo o corpo através de repetições e melhorar a resistência muscular a longo prazo enquanto se diverte. Você já pode começar o aquecimento e depois ir para a academia!

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Personal trainer: da perda de peso ao aumento da resistência

Mulher fazendo musculação
O treinamento em circuito permite que você vá do ganho de força e resistência a uma melhora geral do corpo!

O treinamento em circuito é um método que visa três objetivos físicos específicos: perda de peso, resistência e ganho muscular. Queimar o máximo de gordura possível não é o único benefício dessa técnica, que combina treinamento de força, revestimento, alongamento e treinamento cardiovascular.

O peso corporal é muitas vezes uma das únicas coisas que a pessoa tem em mente, pelo bom motivo que uma grande massa gorda resulta em um corpo mais gordo, longe dos padrões de beleza. O benefício do emagrecimento oferecido pelo treinamento em circuito, portanto, não deve ser negligenciado.

Gastar calorias durante as sessões sem dúvida permite que você afine gradualmente. Assim, o treinamento em circuito pode atuar como um programa de condicionamento físico com uma perda calórica mais ou menos significativa dependendo dos esforços produzidos e dos exercícios selecionados. O ideal é associar isso a uma dieta pobre em gordura.

O segundo benefício do treinamento em circuito é seu efeito na resistência, um aspecto tão importante no esporte quanto na vida cotidiana. Melhorar sua resistência significa impulsionar seu sistema cardiovascular e, portanto, estar em boa saúde e fazer exercícios cardiovasculares!

Imagine ter que correr cinco quilômetros. Antes de fazer o treinamento cardiovascular, isso pode parecer uma meta impossível. E ainda assim, depois de um bom treino e um certo período, essa meta vai parecer mais alcançável, até simples demais para você!

Cada sessão, portanto, permite que você coloque seu trato respiratório à prova, realizando vários exercícios intensos em um programa de esportes sem interrupção e que podem terminar com uma recuperação ativa para os mais corajosos. O aspecto intensivo dos circuitos trabalha as capacidades respiratórias e a força muscular para melhorar também a resistência da musculatura.

Finalmente: os grupos musculares são a terceira parte dos benefícios do treinamento em circuito. A execução de séries de exercícios de fortalecimento corporal aumenta o tônus ​​muscular. Com ou sem halteres, o treinamento em circuito é um programa completo de musculação que fortalece a parte superior e inferior do corpo.

Uma atividade física completa, que garante uma certa harmonia entre as diferentes partes musculares do corpo. Musculoso, ou pelo menos tonificado, para se sentir o melhor possível no corpo e na cabeça.

O treinamento em circuito, portanto, não é feito para atletas casuais, mas para aqueles que realmente desejam e querem se superar:

“Esporte é se superar. Esporte é escola de vida” - Aimé Jacquet

Os praticantes de treinamento em circuito rapidamente se tornam mais atléticos, têm uma frequência cardíaca melhor e descobrem que seu corpo está muito mais funcional após o exercício. Para ter uma boa condição física e um corpo de sonho a longo prazo, não há necessidade de hesitar!

Treine com um professor de musculacao adaptado ao seu nível.

Nas academias, em casa ou no meio da natureza, o treino em circuito é um método esportivo bastante difícil, que não se adapta aos esportistas mais preguiçosos. Por outro lado, tem a vantagem de conciliar defeitos e qualidades, e de transformar suas fraquezas em forças garantidas.

Na verdade, sua aparente dificuldade o torna um desafio considerável para quem deseja aprender sobre ele. Portanto, conseguir realizar um treino em circuito de A a Z é a garantia de colher os frutos do seu trabalho, do seu esforço e de ter o maior orgulho de si mesmo.

Quem nunca sonhou em praticar um esporte onde a satisfação é a chave? Porque sim, o interesse em desenvolver sua resistência, seus músculos ou perder peso é estabelecer metas. Objetivos concretos, que o treinamento em circuito incorpora da maneira mais bela.

Tonifique seu corpo com um instrutor de musculação

Uma mulher com a barriga tonificada
Claro, você vai precisar de um pouco mais do que um treinamento básico em circuito para ter aquele corpão. Mas você tem que começar de algum lugar!

Não acredite que o treinamento em circuito só é bom para tonificar o corpo para o verão ou para perder peso rapidamente. Esse método também é muito útil para aumentar sua força a longo prazo.

Com efeito, a repetição de exercícios de forma explosiva treina as fibras LLB dos seus músculos: essas fibras são utilizadas justamente para se contraírem rapidamente e libertar muita força contra uma perda de resistência. Felizmente, essas fibras podem ser treinadas e convertidas em fibras LLA de maior resistência.

Se você já pratica esporte regularmente para aumentar a massa muscular ou afinar a circunferência abdominal, pode integrar o treino em circuito nas suas sessões para modificar os hábitos do seu corpo e assim provocá-lo: os seus músculos vão progredir mais rapidamente.

Aqui está um exemplo de treinamento em circuito de nível iniciante para lhe dar uma ideia:

  • Agachamentos,
  • Saltos,
  • Elevação de joelhos,
  • Escalada,
  • Flexão,
  • Boxe.

Execute esses exercícios 5 vezes consecutivas por 30 segundos cada, pausando de 45 segundos a 1 minuto no final do sexto exercício de cada vez. Você pode incluir outros exercícios como a prancha, polichinelos, burpees, elevações com halteres ou até mesmo pular corda.

Agora, aqui está um exemplo de treinamento em circuito de nível avançado, mais focado no treinamento de força, para continuar neste caminho (requer equipamento):

  • Elevação lateral sentado,
  • Agachamento com halteres,
  • Levantamento terra,
  • Shrug,
  • Arnold Press,
  • Remo.

Mais uma vez, execute estes exercícios 5 vezes seguidas e repita cada exercício 10 a 12 vezes e faça pausas regulares de 45 segundos entre cada circuito. Para completar este treino, você pode adicionar abdominais, boxe, exercícios com elásticos ou mesmo flexões elevadas.

Pois sim, os acessórios não são obrigatórios, mas podem rapidamente se estabelecer como ferramentas de evolução.  Vá sempre mais longe, vá mais difícil, esta é a chave para o treinamento em circuito. Mas tenha o cuidado de ouvir a si mesmo e respeitar seu corpo!

Você vai aproveitar ainda mais os benefícios do treinamento em circuito ao escolher um ambiente que lhe pareça o mais agradável possível: com amigos ou sem, cabe a você encontrar sua motivação; em casa ou na academia, você escolhe de acordo com suas possibilidades, recursos e sua timidez.

Lembre-se de adotar um ritmo constante nas suas sessões para progredir e assim aumentar os efeitos do treinamento em circuito no seu corpo. Saiba que é melhor começar com um professor musculação para realizar os exercícios e alongamentos de maneira adequada. Também preste atenção à sua dieta para não estragar seus esforços!

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Treinamento em circuito: um esporte para praticar em qualquer lugar

Uma mulher acompanhada de seu personal trainer faz exercícios
Pesos, halteres, elásticos, corda: todos esses elementos não são obrigatórios para a boa prática do treinamento em circuito e seus benefícios. O segredo? Praticar em todos os lugares, o tempo todo!

O esporte buscará o medo para dominá-lo, o cansaço para vencê-lo, a dificuldade de superá-lo - Pierre De Coubertin

Quando você quer tonificar, perder peso ou melhorar sua resistência, o treinamento em circuito é, portanto, essencial como esporte e cheio de benefícios para qualquer um com um pouco de motivação. Mas se poucos esportes são tão completos, o treinamento em circuito tem a vantagem de não exigir equipamentos.

Na verdade, as flexões, os burpees ou mesmo agachamentos ou abdominais não exigem equipamentos adicionais. Os pesos e os elásticos não serão obrigatórios para a sua boa prática. Isso faz do treino uma atividade esportiva firmemente ancorada em nosso dia a dia cada vez mais agitado.

De fato, entre duas reuniões profissionais, antes de pegar as crianças na escola, 20 minutos são suficientes para aproveitar os benefícios do treinamento em circuito. Cuidado, porém, para contar o tempo de cada sessão, pois o esforço está aí.

O fato é que, sem equipamento, o treinamento em circuito é ideal por sua praticidade. É quando podemos dizer que em qualquer lugar, o tempo todo, o treinamento em circuito está acessível. Do trabalho em casa às férias, o fitness está ao seu alcance.

E se, além disso, os acessórios forem integrados, os resultados de toda a prática será potencializado e ainda mais garantido. Pronto para construir músculos e se orgulhar de seus esforços? O treinamento em circuito só está lá para você!

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Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.