O treinamento em circuito é um método de treinamento esportivo que existe há dez anos e fica cada vez mais popular entre atletas de todos os níveis. Na verdade, permite a musculação, a resistência e o preparo físico durante atividades físicas intensas, curtas e repetidas.

Você provavelmente está se perguntando quais são as vantagens de praticar esta técnica de fortalecimento muscular em relação a outra, e com razão: outros métodos, como crossfit, crosstraining ou treinamento clássico com pesos também podem ser atraentes.

O Superprof convida-o a descobrir as razões pelas quais o treino em circuito é a melhor forma de impulsionar a sua condição física, quer ao nível dos músculos, do sistema cardiovascular ou do peso corporal, em comparação com outras atividades.

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Treinamento em circuito: uma maneira de tonificar seu corpo em geral

Uma mulher musculosa de costas
Com seu professor de musculacao, queime calorias, tonifique os músculos, esculpa o corpo ... Os benefícios do treinamento em circuito são inúmeros!

O treinamento em circuito é um método específico de atividades esportivas em série e sem tempo de descanso. Assim, você executa vários exercícios predefinidos em sequência, sem interrupção, até o final de uma série. Em seguida, você faz uma pausa para descanso e retoma uma nova série. É, portanto, uma atividade esportiva de alta intensidade!

Muitos homens e mulheres têm um complexo com suas coxas, suas nádegas e a celulite que pode ser vista no corpo sem atividade física. Felizmente, o treinamento em circuito existe para perder peso durante um programa de esportes adaptado ao seu nível. Adeus massa gorda, olá corpo tonificado!

É, portanto, um programa de condicionamento físico que permite a perda de gordura na parte superior e inferior do corpo. O objetivo é suar e se livrar do excesso de calorias, com o espírito de superação. O gasto energético deste tipo de repetições de diferentes exercícios permite um trabalho corporal completo.

Resumindo, o treinamento em circuito pode parecer muito difícil para quem precisa perder peso, mas é perseverando que você chega lá.

Nada é obtido facilmente!

O treinamento em circuito também é uma boa maneira de treinar seu sistema cardiovascular e, portanto, fortalecer sua resistência. Os exercícios de fortalecimento cardiovascular são aqueles que o levam a respirar profundamente e a colocar todo o seu corpo à prova em desafios respiratórios intensos.

Na verdade, a resistência muscular depende muito do seu sistema cardiorrespiratório e da sua capacidade cardíaca. Portanto, um atleta que pratica o treinamento em circuito melhora suas capacidades físicas graças à força de seu coração e pulmões. Sim, não basta ter um corpo tonificado, também deve estar em bom estado por dentro!

Por fim, o treinamento em circuito, com pouco equipamento e muita experiência no esporte, pode se tornar um programa completo de musculação em que a cada exercício aumenta a massa muscular. Abdominais e músculos são, portanto, colocados à prova durante este treinamento físico que trabalha bíceps, tríceps, quadríceps, circunferência abdominal e músculos das pernas.

Todos os grupos musculares podem ser trabalhados de acordo com a sua escolha de exercícios e em um tempo mínimo, o que é muito apreciável. Entre o aumento da força muscular, a capacidade respiratória e a perda de massa gorda, o treinamento em circuito é um aliado muito completo para uma boa condição física!

Um método melhor do que crossfit e crosstraining?

Um personal trainer com uma mulher na academia
Que tal contar com um personal trainer para começar a praticar o treinamento em circuito?

O treinamento em circuito não é único método eficaz de condicionamento físico no ambiente esportivo: também existem outras soluções interessantes, como CrossFit ou CrossTraining, cujo desempenho geral como treinamento esportivo está bem estabelecido.

CrossFit é um cross training que leva o nome da empresa CrossFit Inc. e que envolve tonificação muscular, ginástica, treinamento cardiovascular e levantamento de peso. Todos os dias, o atleta CrossFit realiza seu WOD (workout of the day: treino do dia) previamente definido.

Bárbara, Cindy ou Fight Gone Bad são alguns dos muitos tipos de sequências possíveis, e cada tipo de treino é adaptável ao nível do atleta. É uma disciplina difícil e intensiva, mas que está dando frutos:

“Quando treino, apago todos os limites e expectativas do que posso fazer. Sinto-me forte e tudo é possível” - Camille Leblanc-Bazinet, campeã de CrossFit

O CrossFit é diferente do treinamento em circuito de várias maneiras:

  • O treinamento em circuito usa pequenos acessórios e pesos, o CrossFit usa pesos maiores,
  • O treinamento em circuito é focado em cardio vascular e CrossFit no fortalecimento muscular,
  • O treinamento em circuito baseia cada exercício físico no tempo, enquanto o CrossFit trabalha com o número de movimentos,
  • O treinamento em circuito utiliza a distribuição espacial dos exercícios na forma de oficinas específicas.

Por outro lado, as duas atividades são semelhantes em vários pontos, como a duração dos tempos de descanso extremamente curtos ou inexistentes, a diversidade das partes do corpo trabalhadas, mas também no fato de cada sessão esportiva ser diferente da anterior. O treinamento em circuito pode ser mais um programa de condicionamento físico.

Há também o CrossTraining que, a princípio, é mais voltado para atletas de alto nível. Consiste em treinar em um esporte diferente do seu para fortalecer suas qualidades físicas em outra categoria.

Um jogador de futebol que treina esqui cross-country, portanto, faz CrossTraining!

Este método também permite manter a boa forma física do atleta e treinar todos os músculos do corpo em diversas modalidades atléticas.

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Treinamento de peso otimizado com o circuito de força

Mulher fazendo musculação nas pernas
Não há necessidade de muitos equipamentos ou de um local específico para tonificar músculos com o treinamento em circuito!

Para desenvolver áreas específicas do corpo, os atletas costumam recorrer a exercícios clássicos na sala de musculação com halteres ou máquinas maiores. Este método é o mais clássico e requer intervalos entre cada série de exercícios para o descanso.

O trabalho é, portanto, muito direcionado: braços, abdominais ou pernas, a musculação permite fortalecer os músculos de uma forma específica. Assim, se comparado a um treino em circuito mais geral que lhe dará um treino completo, o fisiculturismo clássico é direcionado e, portanto, eficaz se o seu objetivo diz respeito a determinados músculos do corpo.

No entanto, não pense que o treinamento em circuito e o treinamento com pesos são, em essência, perfeitamente incompatíveis. O treinamento de força pode fazer parte de um circuito ou mesmo ser o componente principal. Para realmente ir de um treinamento em circuito clássico, voltado para iniciantes, para um treinamento em circuito confirmado, focado no músculo, existe o circuito de potência.

O treinamento em circuito tem a vantagem de acelerar o metabolismo durante o exercício: assim, após o exercício, o corpo que realizou uma sessão curta mas intensa tende a consumir sua gordura, o que é perfeito para o circuito de força. Neste método, você deve definir um volume, ou seja, vários exercícios e várias repetições.

Para o circuito de potência clássico, é aconselhável fazer entre 30 e 40 de volume por sessão, ou seja, cerca de 6 exercícios e 5 repetições cada. No entanto, a escolha é sua: o único conselho que podemos dar é não exagerar no volume total da sessão.

O circuito de potência baseia sua eficiência na explosão de movimentos: eles devem ser rápidos e repentinos para melhorar significativamente sua potência. Mais uma vez, o treinamento em circuito é baseado no tempo e não no número de repetições e o mesmo acontece com o circuito de potência.

Também é aconselhável alternar os movimentos para fortalecer a parte superior e inferior do corpo. Um corpo musculoso é um corpo completo que não deixa nada de fora: não pule o dia da perna!

Uma sessão de circuito de força pode ser feita em menos de 30 minutos e combina a intensidade do fisiculturismo com o tempo economizado em comparação a uma sessão clássica de fisiculturismo. Assim, é uma forma rápida e eficaz de ganhar força e volume!

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Conselhos para começar bem com o treinamento em circuito

Um prato com vários alimentos saudáveis
Você não precisa comer apenas sementes para ficar em forma!

O treinamento em circuito é uma ótima maneira de fazer o treinamento de força cardiovascular e emagrecer em uma rotina que nenhum programa de condicionamento físico pode igualar. No entanto, cada movimento deve ser executado bem para que seja eficaz: embora a velocidade tenha uma função, reserve um tempo para executar cada exercício corretamente.

Este método pode ser feito com amigos ou sozinho. Você decide. Não negligencie o ambiente no qual você realiza o seu treinamento porque ele pode influenciar na qualidade do que você vai produzir.

Lembre-se também de observar sua dieta para não estragar todos os seus esforços. Além de evitar o álcool e o cigarro, é acima de tudo uma alimentação equilibrada que é funcional. Lembre-se também de ter sempre uma garrafa de água consigo durante e após a sessão!

Finalmente, aqui está um exemplo de treinamento em circuito de nível médio que pode apresentá-lo a este excelente método:

  • Flexões,
  • Abdominais,
  • Burpees,
  • Elevação de pernas,
  • Ponte,
  • Polichinelos,
  • Escalada.

Reserve 30 minutos para fazer tudo e 30 minutos para descansar sem esquecer dos alongamentos. Cada exercício pode ser feito por cerca de 30 segundos ou 1 minuto dependendo da sua capacidade física e o tempo de descanso entre cada circuito pode ser de 2 minutos. Execute entre 3 e 6 séries, dependendo do seu nível.

O início poderá ser difícil e está tudo bem, mas não se esqueça disso:

A memória do esforço é sempre uma memória feliz e sorrimos das velhas misérias conquistadas - Jean Guéhenno

Agora você sabe tudo sobre os diferentes métodos de preparação física e por que o treinamento em circuito é uma das melhores maneiras de melhorar sua condição física geral. O Superprof também o convida a descobrir os exercícios na companhia de um grande professor musculação adaptado ao seu nível!

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Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.