Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a língua chinesa com apostilas

De Carolina, publicado dia 25/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Livros para aprender mandarim

A tecnologia digital pode estar de vento em popa, principalmente para o oriente. Mas os bons e velhos métodos didáticos para aprender mandarim ainda são muito bons para o aprendizado da língua.

De fato, aprender e estudar idiomas sempre passa por essa famosa frase do professor “vá para a página 44”.  Além, claro, dos seus muitos exercícios para acelerar a assimilação do conteúdo.

Por mais arcaico que possa parecer para os seguidores das novas tecnologias e para aqueles que hoje são chamados de “early-adopters”, essa estrutura de treinamento – que tem sido comprovada há décadas – ainda funciona.

Para aprender chinês mandarim, os livros são sempre bons e ainda presentes para  treinar para alunos iniciantes, intermediários e avançados.

Os livros para aprender mandarim

Qual livro é mais próximo de uma aula de chines clássico? Alguns livros motivam mais ou menos para aprender a linguagem da terra do dragão.

Como se estivesse perdido no meio de uma biblioteca, o aluno em busca de um método de qualidade para aprender chines pode muito bem seguir as recomendações de seus colegas de classe, blogueiros ou anônimos. Às vezes, é como buscar “um livro de chinês num palheiro”.

Mandarim de maneira simples Aprenda pelo menos o básico do chinês

A quantidade de livros para aprender a língua de Mao Tsé-Tung é bastante abundante e sabemos que é necessário usar uma pinça (ou pauzinhos) para não acabar com uma montanha de livros em casa. Os livros vão ocupar mais espaço que aquele seu tio esparramado no sofá da sala.

De estudante a professor, escolher o livro certo para aprender o mandarim é mais problemático que parece. Esse manual destina-se a acompanhar o aluno durante todo o seu estudo.

Descubra também os sites para aprender chinês!

Chinês para Leigos

Qual programa seguir para o aprendizado da língua da República Popular da China?

Quantas horas de estudo você precisa para se expressar em chinês?

Para os estudantes que estão apressados, ansiosos para desenvolver suas habilidades em chinês, que têm um prazo para saber pelo menos o básico (intermediário?) de mandarim, para fins profissionais, esse livro é ideal.

Graças a esse manual, podemos rapidamente imergir no idioma. Muitas são as razões para aprender mandarim: uma estadia de estudo da língua para um estudante, mudar para a China por causa do trabalho, para entrar na economia chinesa em expansão ou ainda para preparar uma viagem à China e ficar mais próximo da população local.

No menu, esse livro propõe um método com muitas lições com vocabulário, exercícios e diálogos para construir suas bases linguísticas em chinês. Apenas alguns meses são necessários para desenvolver suas habilidades com uma introdução abrangente à linguagem de Bruce Lee.

Aqui não há fase histórico-etimológica do uso de palavras chinesas, nem da descoberta da antiga civilização chinesa, estudo da escrita de caracteres chineses em profundidade…

Nota: Uma versão CD mais divertida está disponível para aqueles que são alérgicos ao pó que podem ser encontrados nesses bons manuais antigos.

Curso Básico de Chinês – Ellen Hsu Su Hui

Considerado como um manual completo, esse livro é usado por escolas particulares e algumas universidades. Em suas páginas, há lições de expressão escrita, de expressão oral complementadas por lições de revisões para validar o aprendizado.

A gramática e a escrita de caracteres chineses também estão no programa com mais de 500 caracteres hanzi acompanhados por suas explicações.

Esse livro contém muitas lições de chinês para progredir rapidamente.

A maneira perfeita de aprender mandarim?

Aprenda a escrever a língua chinesa Quantos desenhos? Saiba tudo sobre mandarim

Sua peculiaridade: ele oferece uma tabela com vários hanzi, um índice gramatical e um léxico chinês mandarim padrão.

Tenha cuidado, as lições um pouco longas podem desencorajar algumas pessoas.

Observe que, para aqueles que gostariam de complementar sua leitura com outras mídias, também é possível aprender chinês com vídeo!

Dicionário Visual de Bolso 3 em 1

Qual manual oferece um método de áudio de chinês acessível?

Começar a introdução à língua chinesa com pelo menos cem caracteres já é bom?

Longe dos clássicos livros didáticos que os professores geralmente indicam, esse livro d oferece uma panorama de palavras e frases-chave chinesas que facilitam a integração de um brasileiro na terra do dragão.

Classificado por tema, essa coleção oferece o suficiente para enriquecer seu vocabulário chinês, enquanto melhora sua pronúncia através de uma tabela de pinyins (entenda os caracteres chineses em “fonética”).

Apresentado em três formas – chinês / pinyin, português e inglês – esse livro é ideal para quem prepara uma viagem à China para ficar mais próximo da população local.

Nota: Esse manual não oferece frases prontas, por isso é necessário configurar um trabalho pessoal para conseguir a comunicação.

Chinês Básico – Dai Ling

O principal objetivo ao aprender um novo idioma é se comunicar com os falantes dele, certo?

Para aqueles já instalados na China, o manual 级 课本, 拾级 汉语, 第一 级 edições 北京 语言 大学 出版社 é ótimo! Especialmente para quem fala inglês! #FicaaDica

Dividido em quatro partes, compostas por 19 lições, esse manual é fácil de usar.

Entenda os caracteres chineses Nunca é tarde para aprender chinês

Todas as lições do método de iniciação para a língua e escrita chinesas são formadas da mesma maneira:

  • Diálogos padrões mandarim chinês
  • Pequenos textos
  • Uma transcrição manuscrita
  • Novas palavras para enriquecer seu vocabulário
  • Novos ideogramas (hanzi) ou caracteres chineses com sua definição para se familiarizar com a escrita chinesa
  • Gramática para ficar em contato com as regras tão diferentes do português
  • Um exercício de expressão oral para trabalhar sua pronúncia dos diferentes tons
  • Uma passagem cultural para retornar às tradições do império milenar chinês

Seu pequeno extra: ele propõe um CD prático que consiste em diálogos em mandarim, bem como várias demonstrações sobre o método a seguir para melhorar cada vez mais no seu curso de chines.

Como Dizer Tudo em Chinês – Ron Martinez, Yuan Aiping

Acessível apenas para estudantes com nível intermediário, esse manual existe em vários volumes. Ele oferece uma visão bastante completa das sutilezas linguísticas do chinês mandarim padrão.

Útil, além das aulas de chines, esse livro apresenta quase 300 palavras que os alunos estão acostumados a estudar em seu curso de mandarim.

Em paralelo com uma análise lexical e a definição dessas palavras, esse livro propõe expressões da vida cotidiana na China, bem como exemplos de frases.

HSK 1 – Livro de Curso – em inglês

Esse livro entra diretamente no coração do assunto do chinês mandarim, uma vez que representa a referência manual no vocabulário para passar no exame HSK.

Seus autores fizeram muito para simplificar o vocabulário chinês e apresentá-lo em sua melhor forma.

São, portanto, muitas palavras, exercícios agrupados que facilita a leitura tradicional, o pinyin e a fonética.

Você pode encontrá-lo no AliExpress e pode ser um bom manual para os alunos que revisam o teste HSK.

Escreva Chinês – Os 178 caracteres mais frequentes

Barato e fácil de usar, método é um “must have” para todos os alunos em curso de mandarim nível básico. Isso complementa perfeitamente suas aulas de chines.

Mais do que um complemento, esse livro apresenta vários caracteres chineses ou hanzi na ordem de escrita através de uma numeração precisa e facilmente lembrada.

Esse elemento importante para um método básico de aulas aulas de mandarim mantém todas as suas promessas. Além de um lembrete das técnicas de escrita hanzi, especifica o nível do caractere no dia a dia chinês.

Dicionário Chinês – Português e Português – Chinês I

Esse manual é o melhor dicionário para nós, do Brasil. Ele possui a transcrição do chinês para o português e vice e versa e é da editora Elsevier – Campus.

Ao contrário de outros livros didáticos, esse livro não oferece nenhuma explicação da gramática chinesa.

No cardápio, teremos direito a muitos tópicos abordados, tão diferentes quanto o outro, para enriquecer o vocabulário do aluno.

Faça aulas de língua chinesa Melhores métodos para falar mandarim

Composta de hanzi, passagens em pinyin traduzidos em português, a única falha que pode ser atribuída a esse manual reside na ausência de áudio. Mas o mais importante, ou seja, os significados das palavras estão presentes em português.

Apoio real durante um diálogo com o chinês, vamos nos abstrair sobre a tradução portuguesa para se concentrar em expressões em chinês

Dicionário Chinês – Português e Português – Chinês II

Presente em todas as bibliotecas com um raio de aprender chinês mandarim, dicionário chinês-português da editora Porto é o equivalente do número 10 para um time de futebol: aquele em quem podemos contar sempre em aula de mandarim😉

Ordenados por fonética Pinyin, esse dicionário oferece mais de 5000 hanzi ou caracteres chineses e mais de 50 000 palavras formadas por combinações de caracteres ou frases.

Além de ilustrar essas palavras em frases de amostra para facilitar a compreensão, há alguns famosos provérbios e frases tradicionais chineses.

O chinês mandarim que é usado é literário e não deixa muito espaço para o mandarim da vida cotidiana.

Mandarim – Guia de Conversação

Difícil de não levar um desses para sua viagem, a série do guia de conversação também do chinês do Lovely Planet é mais que prático.

Entre as 7000 palavras e frases que reúne, esse livro é perfeito para viajar. Ele permite que você conheça o mandarim e suas particularidades.

Presente em fonética pinyin e hanzi ou caracteres chineses para melhorar a pronúncia, esse livro pretende encorajá-lo a se comunicar durante uma viagem com os habitantes locais.

No final do “livro” você vai, por exemplo, ser capaz de dizer algumas frases bem básicas e distinguir entre maneira diferente de usar uma mesma palavra, por exemplo, “amor” evitando qualquer embaraço.

Também descubra nossos aplicativos para aprender chinês e ajudá-lo em suas aula de mandarim!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar