Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tutoriais para melhorar na língua chinesa

De Carolina, publicado dia 25/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Aprenda mandarim pelo youtube

Os tutoriais… Como sobrevivíamos sem elas até alguns anos atrás? Como cozinhávamos,  aprendíamos dicas na internet sobre moda, informática, tecnologia sem os vídeos do Youtube? E as línguas estrangeiras? Pois é, a lista de material é grande para quem quer aprender qualquer língua pela net, até mandarim! Simplesmente, no conforto da sua cama, você pode seguir um vídeo tutorial online e aumentar suas chances!

Na verdade, a gente pode ficar facilmente perdido com tantas opções das sucessivas aparições da internet, aplicações móveis para aprender chinês e ferramentas digitais… Devemos evoluir e prestar atenção na velocidade de um Pokémon (peço desculpas pela referência popular…) para acompanhar tantas mudanças.

Assim, sem se despedir do caminho clássico da escola, o aluno tem a oportunidade de variar suas fontes e métodos de aprendizagem para fortalecer seu nível de língua chinesa ao assistir vídeos online…

Aulas de mandarim online? Na terra do dragão há muitos métodos para aprender a língua

Pare de digitar em sua busca “aprender chines” e descubra nossa lista de vídeos no youtube!

Vídeos do Youtube e canais de aprendizagem para aprender mandarim

“Conhecer a própria ignorância é a melhor parte do conhecimento”, provérbio chinês

Aprender uma língua é frequentemente percebido como um caminho repleto de armadilhas e de conjugação, gramática e tons.

Imaginamos que em chinês, uma língua tão diferente da nossa, não faltam desculpas para desencorajar rapidamente o mais motivado e voltar para o conforto das línguas românicas tão perto para nós, do Brasil

Assim, sem questionar a motivação do aluno, a ideia de aprender mandarim através de um aplicativo ou um vídeo online em uma plataforma de streaming soa imediatamente como divertida, simples e interessante!

Por que a maioria das aulas de chinês é dividida em várias partes? Uma palavra chinesa não corresponde a um caractere porque pode consistir em um ou mais caracteres.

Para isso, o Youtube é o descendente de nosso bom e velho livro para aprender chinês que, de passagem, ainda não está pronto para entrar em um museu. Os canais de aprendizado de mandarim chinês são tão numerosos quanto a população chinesa em nosso amado planeta Terra e satisfazem diretamente as necessidades dos estudantes que desejam conhecimento na linguagem de “Sun Tzu”.

Da iniciação ao chinês, ao aprendizado de ideogramas e à escrita de caracteres chineses, esses vídeos permitem que você treine de graça em chinês mandarim sem precisar responder “presente” enquanto escuta a chamada do professor…

Para se preparar para um exame, desenvolver a sua escuta e leitura ou apenas para a sua curiosidade, você pode usar sem medo de ser “pego” pelo cochilo durante o curso do tema: Aprender verbos irregulares.

Projetados por escolas chinesas, escolas de idiomas e institutos de e-learning, esses cursos online (sites) de chinês são calibrados para transmitir conhecimento por meio de um vídeo.

Além disso, você tem a oportunidade de interagir, deixando um comentário no vídeo, tentando entrar em contato com a organização através de redes sociais ou simplesmente por e-mail.

Faça aulas de mandarim pela internet Ideogramas chineses? Aprenda pelo Youtube

Alguns cursos em vídeo agrupados por canal de aprendizagem:

  • Digischool: essa escola especializada em aprendizagem online tem uma lista de reprodução de mais de 43 vídeos sobre o método “Iniciação ao chinês”, que tem duas séries. A pronúncia, a leitura e a escrita dos caracteres são temas tratados nesses vídeos.
  • Pula Muralha: vídeos muito divertidos de uma chinesa que mora no Brasil. Além de hábitos culturais chineses, ela ensina também mandarim. Mais de 50 vídeos para aprender tudo sobre a China e os contrastes com a nossa cultura.
  • Aprenda a Falar Chinês: outro canal de um professor de chinês onde você pode aprender o básico de mandarim pela internet, pelo Youtube e de graça.

Filmes chineses com legenda ou sem legenda

Uma ferramenta essencial hoje para aprender uma língua é assistir a um filme chinês em sua versão original. Esse é um elemento chave em sua jornada para aperfeiçoar no mandarim.

Da mesma forma que a leitura de um livro melhora sua ortografia, sintaxe e estilo de escrita, assistir a filmes chineses – se possível legendados em mandarim padrão – tem um impacto considerável sobre:

  • a compreensão,
  • a pronúncia
  • e o nível da linguagem em geral.

Existe um método de aprendizado de mandarim que permite escolher entre caracteres simplificados e tradicionais para se preparar para o teste? O exame do HSK é realmente o equivalente ao TOEIC, TOEFL ou IELTS em inglês?

Concentrado por cerca de duas horas, ouvindo entonações e palavras chinesas para entender o contexto: é também uma técnica de revisão.

Minutos Shao! Correr nas plataformas de streaming (legal, eu imagino!) logo no começo seria um erro…

De fato, Hong Kong é uma das maiores plataformas de produção de filmes na China. Nessa cidade dominada pelos ingleses, geralmente fala-se cantonês. Assim, é possível que os primeiros filmes chineses populares que você encontre depois de algumas pesquisas sejam em cantonês… Não é realmente ideal para o estudo do mandarim.

Não entre em pânico… A democratização dos filmes lançados principalmente em mandarim padrão está a caminho, e parece que a Grande Muralha da China não é capaz de impedir sua internacionalização.

Os cineastas e roteiristas chineses são cheios de criatividade (as sagas usadas pela Disney ainda são raras…) e oferecem um painel de temas que devem satisfazer aos fãs de todos os tipos.

Faça aulas da língua chinesa online Jogos também podem te ajudar na tarefa aprender mandarim

Alguns exemplos de clássicos da telona:

  • A Hora do Lobo 狼图腾, Láng Túténg (2015): tirado de um romance de literatura chinesa, este filme franco-chinês retrata o humano em contato com a natureza, tudo sob uma camada de épico histórico chinês.
  • Dragon (título em inglês) 武俠 – Wu xiá: no mesmo gênero de O Tigre e o Dragão, esse filme tem um cenário histórico de belas “lutas”, onde os guerreiros colidem com punhos e pés enquanto voam no ar. Ideal para aprender enquanto se motiva.
  • Lost In Thailand (título em inglês): uma espécie de Se Beber, Não Case na versão chinesa, esse filme combina humor e ação em uma mistura de sucesso. Os diálogos em chinês mandarim fusion vão testar a sua compreensão. Um bom teste em suma!
  • The Great Hypnotist (título em inglês) 催眠大师 – 2014: com seu cenário digno do Efeito Borboleta ou Inception, esse filme não vai deixar os fãs indiferentes do gênero. Uma mulher, uma crise de loucura e muitos diálogos introspectivos que podem enriquecer seu vocabulário para melhorar sua fala.

Desenhos animados em língua chinesa

Um tema quente de discussão, cada geração carrega consigo uma certa paixão por desenhos animados que embalaram sua infância. Seja de manhã antes de ir para a escola, retransmitido em um canal a cabo ou em TV – entre os pães de queijo da vovô – ou no cinema – durante uma maratona de seus desenhos animados favoritos – cada desenho animado marcou sua era.

Assunto de tristeza ou de alegria (para aqueles que cresceram com o Show da Xuxa) Os desenhos animados carregam com eles as memórias de nossa infância (mesmo para aqueles que cresceram com o Pokémon…).

Embora sejamos também embalados pelas sereias dos desenhos animados japoneses, a China não é deixada de lado e tem desenhos de qualidade: Ranma ½, Cavaleiros do Zodíaco e City Hunter (nome em inglês).

Não importa se o mandarim falado em desenhos infantis não seja uma reprodução idêntica da língua falada por adultos na China. A vantagem que ele se apresenta de uma maneira lúdica, educativa e poderosa de melhorar – longe das aulas das universidades chinesas… Por isso, você pode trabalhar a pronúncia da língua, sua compreensão do mandarim e seu conhecimento dos caracteres chineses.

Na China, o jornal na televisão, assim como a maioria dos desenhos animados, programas e comerciais, são legendados no mandarim padrão – a língua oficial da China desde 1956 – porque as pessoas que moram na China falam muitas vezes. outras línguas e dialetos como na família de línguas cantonense e Wu.

Considerada a “linguagem da TV”, o mandarim padrão constitui a base comum com sua linguagem escrita, enquanto na verdade é falada apenas por 800 milhões de pessoas… E para a China, é pouco!

Além disso, orgulhosa de sua cultura e conhecendo a influência dos desenhos animados sobre as novas gerações, a China baniu mais de 29 desenhos japoneses ao questionar a violência, a natureza sexual e o incitamento ao terrorismo de alguns dos personagens de desenhos para crianças.

Paralelamente a essas medidas de censura, ao que diz respeito aos canais chineses locais, a prioridade é para as produções chinesas. Alguns países como a França tem essa política na rádio, na televisão com a difusão do conteúdo francês em prioridade. A ideia é difundir a cultura local e freiar um pouco a indústria cultural norte-americana e sua influência.

Alguns desenhos chineses clássicos:

Faça aulas de chinês com tutoriais Quem sabe você pode até aprender a culinária chinesa com vídeos?

  • Jornada ao Oeste (西游记): muito popular entre as crianças, esse desenho é a fonte de inspiração que permitiu aos japoneses criarem um desenho que todos conhecem… Dragon Ball Z!
  • The King of Tibetan Antelope
  • Tian Yan Chuan Qi
  • Monkey King: Hero is Back
  • Mr Black: Green Star
  • Ling et Tao
  • Sparkling Red Star (闪闪的红星 孩子的天空)
  • A Batalha dos Três Reinos (赤壁)

Nota: Desenhos animados russos como “Masha e Michka” são cada vez mais populares na terra do dragão.

E embora isso pareça estar relacionado apenas a uma troca de cultura entre os dois estados comunistas, os especialistas podem vê-lo como um indicador que poderia pesar sobre o cenário político que hoje é tão instável.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy CostaAmauri Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Amauri
Convidado
Amauri

Boa noite. O melhor canal do YouTube para aprender chinês é o Xiao Mandarim. Tem um curso online totalmente gratuito com transmissão ao vivo.

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Que bacana Amauri! Obrigada por compartilhar! 😀