Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Existe um valor médio nas aulas para quem quer cantar?

De Fernando, publicado dia 04/08/2018 Blog > Música > Canto > Qual é o preço de uma aula de canto?

“Há dois tipos de cantores, aqueles que cantam e aqueles que apenas cantam”, o ator e comediante francês Coluche diz uma grande verdade nessa frase. E muitas vezes é por isso que muitas pessoas procuram as aulas de canto.

É importante que entre todos os acordos realizados entre aluno e professor, assim como a frequência, tipo de curso e estilo, as taxas devam ser também bem acordadas.

No entanto, pode ser difícil escolher o preço certo, especialmente quando você começa a cantar como aluno pela primeira vez.

Você está pronto para começar a cantar suas lições, mas não sabe quais são os preços cobrados ? Não entre em pânico, explicamos tudo aqui: sabemos que o preço pode variar de acordo com muitos critérios, inclusive geográficos.

Um pequeno panorama dos preços praticados pelos professores de canto nos próximos parágrafos pensando no seu bolso e na sua arte, claro!

O custo das lições varia por vários critérios O coro é uma boa oportunidade de entender harmonia musical pagando menos

O curso de canto, um serviço à parte

O professor de canto geralmente ensina a cantar, mas não isso. Para cantar, você tem que saber as notas na ponta dos dedos!

Ele às vezes tem uma formação dupla, o do professor de música, além do professor de canto. Essas são duas disciplinas muito técnicas que exigem muita didática para ser repassada.

Seja cantando improvisação ou técnica vocal, o curso de canto tem como objetivo dar aos alunos as chaves para o sucesso. Ele deve entender como sua voz funciona, quais são seus pontos fortes.

Se é uma disciplina à parte, é porque é preciso muita pedagogia para a prática: os professores de música, além de sua experiência no canto, também devem ser versáteis e capazes, por exemplo, para dar aulas de todos os tipos .

Por exemplo, unir as suas necessidades às de:

  • Aulas de guitarra,
  • Aulas de piano,
  • Aulas de bateria,
  • Aulas de violino,
  • Aulas de saxofone,
  • Uma iniciação vocal na música atual,
  • Aulas de teoria musical.

Em suma, o professor de canto não apenas aprende a cantar para seus alunos, ele os ensina a confiar neles, a se tornarem artistas multitarefas. Isso é o que às vezes chamamos essa disciplina de “treinamento vocal” : treinar a voz para melhorar a si mesmo, para forçar os próprios limites, para ir além.

Mas tudo isso tem um preço.  Aulas de música ou aulas de canto, quais são os preços cobrados pelos professores reconhecidos?

Primeiro de tudo, você deve saber que o preço será definido de acordo com dois critérios, mesmo antes de falar sobre o curso em si: o status e a experiência do professor.

De fato, o professor de canto pode ter vários status :

  • Se ele é um empregado, ele geralmente não decide os preços das aulas de canto, eles são decididos pela instituição de ensino,
  • Se ele é independente (ou autônomo), então o professor de canto é livre para definir suas próprias taxas, embora ele tente alinhar-se o máximo possível com os preços praticados na profissão,
  • Se ele é um voluntário, ele não receberá nenhum salário, mas os estudantes podem pagar uma avaliação ou pagar o professor de canto de acordo com um sistema de doação.

Além disso, o professor pode aumentar ou diminuir os preços de acordo com seu nível de experiência:

  • Ao cantar em geral: ele é reconhecido nos palcos?
  • Na educação: ele tem diplomas que atestam suas habilidades?
  • De acordo com o formato: ele ou ela já trabalhou com crianças, por exemplo? As crianças são grandes beneficiadas das aulas de música, inclusive o canto e um especialista é muito bem visto no mercado.

Depois disso, vários fatores entram em jogo na definição do preço de um professor de canto: a cidade, o local de instrução e o formato do curso.

Qual a idade para começar a estudar música Aulas para os pequenos precisam ser diferenciadas

Taxas de um professor de canto de acordo com a cidade

Deve ser entendido que a remuneração de um professor de canto é, como qualquer ofício, indexada a um número de despesas e contribuições em paralelo, o que explica as mudanças no preço uma cidade para outra.

Por exemplo, o preço médio de uma aula de canto com um professor é de 69 reais em São Paulo, contra 42 reais em Araras, no interior do mesmo estado.

Por que tal lacuna? Por vários motivos :

  • Porque a demanda é geralmente maior nas grandes cidades,
  • Porque os professores de canto mais experientes geralmente são instalados em grandes cidades,
  • Porque o custo de vida é mais caro em cidades como a capital paulista.

Tudo isso significa que o preço pode subir ou descer. É suficiente para um professor de canto ser famoso, por sua própria apresentação ou para solistas que ele acompanhou, para que o preço suba novamente.

Tomar aulas de canto em capitais, no geral, é mais caro do que ter aulas de canto no interior. Além disso, o preço varia de acordo com a cidade, dependendo do tipo de treinamento musical que você está procurando:

  • Se você só quer aprender a cantar direito,
  • Se você quer se apresentar para acompanhar um instrumento,
  • Se você quer fazer parte de um coro.

Mas o preço de um professor de canto também pode variar dependendo de onde ele ensina, capital, interior ou até mesmo online.

Preços de aulas que variam de acordo com o local de ensino

Dependendo do seu status, o professor de canto pode trabalhar em muitos lugares :

  • Em uma escola de música
  • Em uma escola de canto,
  • Em uma associação,
  • Em um conservatório regional,
  • Em uma orquestra filarmônica.

Na maioria das vezes, se ele trabalha em uma dessas instituições, ele será solicitado a fornecer um treinamento musical completo , que pode incluir:

  • Aulas de teoria musical,
  • Lições de canto,
  • Aprender lições de uma música específica, como canto lírico ou canto de jazz,
  • Aulas de musicalidade

Se ele trabalha em casa ou como independente, o professor de canto é livre para ensinar onde quiser . Ele pode ensinar o piano ao seu aluno ao mesmo tempo que cantar ou dar aulas a qualquer momento, mesmo à noite!

Tomando aulas de canto em uma escola é uma oportunidade para diversificar suas habilidades e também conhecer diferentes estilos de aula de canto.

Assim, as tarifas são as seguintes:

  • Como parte de um estabelecimento, não há taxa por hora, mas apenas sessões, semestres, cursos intensivos. O professor de canto não é pago por hora para ensinar canto,
  • No contexto do trabalho autônomo, o professor tem a liberdade de determinar seus honorários, mas o aluno também pode negociar seu tempo.

Você vai entender: um curso em uma renomada escola de canto será muito mais caro do que um curso em uma associação ou aula livre, embora também dependa do formato do curso.

Quanto custa um professor particular especializado em clássicos? A aula de música pode ir além do cantar

Aulas de canto: qual preço para qual formato de curso?

A principal vantagem do professor de canto é que ele pode dar uma série de cursos diferentes, desde aulas individuais até aulas em grupo, até cursos especializados.

O tipo de acompanhamento difere de um formato para outro, e é por isso que há um impacto no preço.

Entre as aulas de canto mais populares , encontramos:

  • Aulas particulares, todos os níveis, aprender a cantar
  • Aulas individuais, onde cada aluno recebe atenção especial em sua dicção, sua voz, seu aquecimento vocal,
  • Aulas em grupo, para melhorar juntos,
  • Aulas em casa, para se beneficiar de apoio específico,
  • Aulas de aprendizagem musical, onde o professor de música ou canto poderá abordar o estilo musical de sua escolha.

Para isso é adicionado o formato de um curso musical , além do curso de canto:

  • Instrumentos clássicos, como o piano, a bateria, a guitarra,
  • Instrumentos menos convencionais, como violino, flauta, ukulele.

Portanto, veja que um curso em grupo sempre será mais barato que um determinado curso, mas um curso em grupo único será mais caro do que um número determinado de aulas particulares. Ao escolher um professor, você precisa colocar o preço em perspectiva, o que depende de muitos outros fatores.

Observe também que é importante investir em determinados equipamentos e isso faz diferença no investimento do professor!

Cantores podem ser bons professores? Apresentar uma bela música no palco após algumas aulas pode ser possível

O preço das aulas de canto, um caso que é discutido

Se você é um instrumentista (com material vocal de qualidade) ou solista, os professores cantores irão ajudá-lo a voar e fazer de você um verdadeiro cantor. Para isso, você pode se beneficiar de uma primeira aula com um professor, às vezes gratuito, para ver quais são suas técnicas de ensino. Você então julgará se o preço anunciado vale a pena.

Os professores de canto nas escolas, infelizmente, não têm essa liberdade, mas podem oferecer aulas experimentais em qualquer disciplina. Depois, você só tem que fazer sua escolha!

Na Superprof, a única coisa que realmente valorizamos em nossos professores, além do preço por hora postado, é a paixão com a qual eles ensinam a arte de cantar!

É por isso que uma primeira aula gratuita é a maneira de fazer um diagnóstico com seu professor em potencial para determinar sua melhor maneira de aprender a cantar, de acordo com seus objetivos e considerar também a conexão entre os envolvidos!

Uma vez que o formato é determinado, não hesite em discutir o planejamento e pagamento com o seu professor: o seu relacionamento só será facilitado!

Então, o que você está esperando agora? Cante e faça sua voz ser ouvida (inclusive quando o assunto são os preços)!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar