Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Diferentes especialidades das aulas para cantores

De Fernando, publicado dia 03/08/2018 Blog > Música > Canto > Os perfis do professor de canto

“Hoje, o canto é primeiro dizer nada”, disse o cantor de jazz francês Henri Salvador, No entanto, você tem que saber dizer muito quando canta: com seu corpo, com seus gestos, com suas expressões. Então é isso que os treinadores estão procurando hoje, inclusive em reality shows como o The Voice.

E sim, a música não é só a voz: falamos de perfil musical, mas também de perfil técnico .

Assim, professores de canto necessariamente têm um perfil dominante, por causa de seus estudos, seu treinamento, seu trabalho inicial ou suas paixões. Isto terá um impacto na sua maneira de ensinar: descubra aqui os diferentes perfis existentes de um professor de canto e entenda como eles oferecem suas aulas de coaching vocal.

No Superprof, você não favorece mais um perfil do que outro. O que realmente nos interessa é ver com que paixão você passa seu conhecimento!

Como ouvir melhor as referências de canto? Trabalhar a musicalização como um estilo de vida é parte de alguns métodos

Ensinando o canto: uma paixão multifacetada

Ensinar canto é dar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas próprias personalidades, uma vez no palco.

Aprender a música não é feito em um dia, é o mesmo para o despertar musical ou a técnica vocal. Tudo isso é aprendido e, às vezes, podemos até dizer que leva um bom tempo.

Antes de escolher seu professor, o cantor pensará primeiro sobre seus desejos, suas próprias expectativas :

  • Encontrar a voz,
  • Para se aperfeiçoar,
  • Aprender a cantar direito
  • Trabalhar sua voz.

Em função disso, ele procurará um professor para lhe dar aulas de canto em um curso com ambições idênticas. Ele tentará se identificar com a voz, de acordo com os tons dominantes, de acordo com os perfis, bem como o alcance, desde o mezzo soprano (muito difundido no canto de estilo mais voltado para as óperas), passando pela viola.

Assim, a escolha de um professor vocal é feita de acordo com seu perfil vocal , mas também de acordo com sua experiência – a formação de um professor de música pode ter vários percursos.

Embora seja importante, por vezes, se ele tem experiência como solista em um coro, ou é um ex-cantor profissional com uma boa didática, mas também diferentes tipos de música que ele ensina será um trunfo para o seu futuro alunos.

Quanto mais o repertório estiver repleto, mais ele pode se mostrar um treinador vocal formidável, que vai ensiná-los a cantar corretamente.

Na verdade, seja um curso de técnica vocal exigente ou uma aula de canto em grupo, espera-se que o professor de voz seja determinado, rigoroso, mas com boas técnicas para compartilhar esse conhecimento. É a partir desses elementos que dois perfis gerais se destacam: os perfis técnicos e os perfis criativos.

Cantar é parte da música A técnica musical é muito completa e pode ser replicada

Mais solicitado: perfis técnicos de professor de canto

Professores cantando com um perfil técnico são geralmente formidáveis:

  • Sua técnica de canto é perfeita
  • Assim como sua técnica vocal: nenhuma nota escapa deles,
  • O canto lírico não tem mais segredos para eles,
  • Muitos são do Conservatório.

Além disso, eles  dominam perfeitamente um instrumento difícil, como:

  • O violino,
  • A trombeta
  • O acordeão,
  • A flauta
  • O saxofone.

Eles são chamados de instrumentistas e vão gostar de acompanhá-lo durante suas aulas de canto com seu instrumento favorito. Além disso, este curso relativamente técnico incidirá sobre o seu controle da respiração, respiração abdominal, através de um aquecimento regular e preciso da sua voz, com vocalizações.

O perfil técnico é um professor de canto que dá grande importância aos detalhes – inclusive nos equipamentos que ele investe para suas aulas.

Ex-cantora lírica ou ex-pianista profissional, a professora de canto com um perfil técnico é frequentemente formada em um conservatório de música ou de uma renomada escola de canto.

Por quê? Porque é preciso um diploma de professor de canto para ensinar a cantar nesse nível.

Como parte de uma aula de canto com um professor com um perfil técnico, não espere por exercícios de improvisação, gravação em estúdio ou trabalho com apoio de recursos de multimídia. Pode-se dizer que é um pouco “antiquado”, com a voz como único instrumento !

Esses perfis de professores de canto são os mais solicitados por uma simples e boa razão: eles também são grandes celebridades!

Muitos ensinam em locais de prestígio, como escolas internacionais de canto, que são formadoras dos cantores de amanhã.

Você quer aprender teoria musical, aprender canto, cantar direito ou cantar bem? Estes cursos são para você: prefira um perfil técnico para suas aulas de canto com um professor, certificado ou não!

Cantores também podem ser instrumentistas Que tal cantar acompanhado de um músico?

Por outro lado, uma aula de canto com um professor com um perfil criativo será mais espontânea, organizada em torno de diferentes aspectos da música :

  • A técnica vocal, certamente,
  • Tom, com uma capacidade de alternar entre baixo, oitava e agudos,
  • A descoberta do canto rítmico (acompanhado de instrumentos),
  • A prática do canto espontâneo,
  • E todo um conjunto de exercícios vocais projetados para superar seus limites.

Para isso, os professores podem ministrar diferentes formatos de cursos, onde eles são mais livres que os perfis técnicos (geralmente contratados nas escolas):

  • Aulas em grupo,
  • Aulas particulares,
  • Aulas particulares em casa,
  • Coro associativo,
  • Curso de canto.

A diversidade de formatos leva os professores de canto ao perfil criativo para criar novas situações, novas atmosferas e novos desafios para seus cantores, que devem dominar todas as atividades relacionadas à música:

  • Produção de palco,
  • improvisação,
  • gestos,
  • Teatro ou dança moderna,
  • Interpretação pessoal.

O que distingue os bons cantores dos outros: a criatividade deles. Tantos critérios que irão variar os valores da lição cantando sozinho ou em dupla, por exemplo!

Os professores com um perfil criativo já têm uma boa técnica, mas são professores que trabalham com um status especial: independentes, o que os torna livres para seguir as instruções como bem determinarem.

Eles também podem ser compositores, o que dá material para a aula de canto que eles oferecem. Eles oferecem uma visão real e realista do ambiente, que muitos cantores esperam ver um dia.

Aqui a ideia não é progredir rapidamente, mas sim sentir-se evoluindo em sua vida artística, melhorar sua autoconfiança, ser capaz de atuar em qualquer tipo de cena. Além disso, alguns exercícios podem complementar seu treinamento ou seu aprendizado de canto.

Em geral, os chamados professores criativos não precisam mostrar seus graus de maneira formal: sua experiência e entusiasmo são a chave para o sucesso!

No entanto, você também pode encontrar um professor criativo com uma técnica perfeita: este é o caso de muitos de nossos professores no Superprof!

Você quer aprender a arte de cantar em todas as suas formas, todos os estilos combinados, misturar técnica e habilidade musical, com toda a harmonia do cantor moderno? Então, tendo aulas com um professor de canto criativo é provavelmente adequado aos seus desejos!

Seu professor técnico já apresentou novas ferramentas? Já pensou em cantar em um espaço preparado para grandes cantores?

Um treinamento musical completo com um professor de canto

Se você ensina a cantar em uma escola de canto ou no contexto de aulas particulares de treinamento vocal, você entenderá rapidamente: música e canto são uma coisa só! É por isso que as aulas de música são tão populares quanto as aulas de canto.

Além disso, como professor de canto, seu papel será guiar seus cantores iniciantes.

Para fazer isso, determine com eles suas expectativas e suas ambições como parte de um primeiro curso: eles querem ter aulas individuais para todos os níveis para melhorar,ou eles procuram desenvolver seu repertório de habilidades, por exemplo, enfatizando a improvisação do canto ou trabalhando formas terapêuticas de musicalização?

Muitas vezes, seus alunos de canto podem pedir que você faça uma aula de instrumentos , complementando as de:

  • Cursos de bateria,
  • Lições de baixo,
  • Aulas de violão.

É então necessário adquirir um material específico além de seus acessórios de cantor!

Melhor do que a escola de música ou a sala de canto, você mata dois coelhos com uma só cajadada e os faz querer se tornar seres musicais com vida própria!

O coro é uma maneira de progredir rapidamente no canto, contando também com a harmonia musical criada pela soma de vozes. Você já pensou nisso? É uma opção interessante para iniciantes que tem um pouco mais de timidez também.

Esteja você estudando teoria musical ou aulas teóricas de alguma área artística, você pode fornecer vários formatos de cursos :

  • Aulas de música em casa,
  • Curso de Despertar Musical ou musicalização,
  • Curso de apoio,
  • Aulas de coro,
  • Aulas de música online.

O ideal é aproveitar uma aula experimental para ver com o seu aluno o que é melhor para vocês, de acordo com o seu perfil como professor, mas o perfil dele , o aluno, também, seja no nível iniciante ou se ele tem cantado há anos.

O que, portanto, fará a diferença entre os diferentes perfis de professor, não é tanto o curso em si, mas também a capacidade desse professor de mobilizar todo o conhecimento necessário para a boa aprendizagem de seu aluno.

O bom professor consegue casar sua habilidade com os desejos do aluno, criando uma sinergia entre os desejos e aprendizados para alcançar os melhores resultados. Não importa se sua aula será para crianças ou adultos, por exemplo. O diferencial é trazer a alegria da música com a técnica correta para todos os tipos de palco.

Então, o que você está esperando? Cante agora e leve essa arte para outras pessoas, seja de maneira mais técnica ou com traços mais artísticos e de improviso.

E saiba que existem aulas de canto em todos os lugares!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar