Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Materiais essenciais para cantar com o apoio de um professor

De Fernando, publicado dia 02/08/2018 Blog > Música > Canto > Ferramentas e instrumentos para ensinar lições de canto

Tudo pode ser cantado! No entanto, nem todo mundo tem a chance de entrar no Conservatório e ser um grande cantor… É por isso que um professor de canto pode oferecer a ferramenta certa para alcançar os sonhos dos cantores: distinguir-se de seus concorrentes, subir ao palco e brilhar.

De fato, o professor de canto é o primeiro a ensinar seus alunos a cantar , sem ter medo de se ridicularizar no próximo karaokê com os amigos ou durante a próxima apresentação de arte da escola.

Mas para cantar bem ou aprender a cantar, você ainda precisa do material certo: aqui explicamos quais são as ferramentas indispensáveis ​​do professor de canto e suas aulas. Gostamos que nossos professores se adaptem ao seu público, enquanto procuram transmitir sua paixão. Mas seu equipamento mais indispensável é, claro, sua linda voz!

Seu professor pode indicar referências Ama um estilo musical? Aprenda também a cantá-lo!

Sua voz, sua paixão: as ferramentas essenciais

Todo estudante que deseja aprender a cantar deve ser acompanhado por professores de canto apaixonados, que irão guiá-los em seu aprendizado. A primeira aula de canto é muitas vezes uma oportunidade para fazer um balanço das necessidades e desejos do aluno, procurando saber se:

  • O aluno quer aprender a cantar,
  • Cantar bem,
  • Encontrar sua voz (e o jeito certo),
  • Ou melhorar sua técnica.

Uma primeira troca de ideias permitirá que você determine se o seu aluno precisa contratar um treinador vocal particular ou se é melhor fazer parte de um coral.

No final, você precisará de ferramentas e instrumentos diferentes, dependendo se é:

  • Aulas em grupo,
  • Curso em casa,
  • Curso de musicalização,
  • Aulas particulares,
  • Curso de canto.

Como parte de um curso para aprender teoria musical, apenas a voz contará. Naturalmente, também será necessária alguma música para conduzir o aquecimento vocal de seu aluno. Mas cuidado, para solfejo, é inútil querer recriar condições cênicas: seu aluno deve primeiro fazer algumas escalas, de alto a baixo.

Se você faz o papel de um maestro de coro, então você pode precisar de um pouco mais do que sua voz: pense em conseguir um pé com partituras musicais, bem como um orientação para direcionar suas diferentes vozes.

Além disso, não é suficiente saber de cor uma música específica para cantar bem: você tem que cuidar do seu aluno, fazê-lo ouvir sua voz, para que ele entenda esses erros.

Um simples gravador pode ser usado durante uma aula de canto, que acontece em vários estágios:

  • Aquecimento de voz,
  • Aquecimento físico,
  • Vocalises, escalas, aquecimento da voz,
  • Ritmo de canto ou acompanhamento de um fundo musical.

Dito isto, ser um treinador vocal refere-se a um aprendizado global , em várias escalas: não é apenas cantar como tal, mas também usar a música. Para melhorar a voz do seu aluno, você deve equipar um mínimo o seu material de aulas – não importa se o seu estilo é mais de improvisação ou técnico.

O canto precisa de técnica Tenha sempre em mãos as suas músicas

Material clássico para uma aula de canto

Uma aula de canto pode ter vários objetivos, mas sempre consistirá nas mesmas coisas :

  • Se for um curso de técnica vocal , será uma questão de trabalhar em seus timbres de vozes, de harmônicas a líricas, passando por rítmicas,
  • Se for uma aula de canto clássico, haverá um passo importante: o da identificação da voz dominante (voz de cabeça, barítono, soprano, vibrato, mezzo)
  • Se for um curso intensivo de treinamento vocal, ele será realizado em um estúdio de gravação, com todo o material de cantores profissionais.

Além disso, essas aulas são acompanhadas por exercícios respiratórios ou de respiração abdominal, que ajudam você a aprender a controlar o estresse, cantar no momento certo e melhorar sua técnica. Dicas para aprender durante a sua formação de professores de canto são muitas!

Ele também permite que você ganhe muita facilidade, uma vez no palco, bem como confiança.

Para isso, que material de canto será útil?

De fato, a arte de cantar é aprendida e expressa, com e sem acessórios. Para vocalização e aquecimento, nenhum material é necessário, mas a prática deve ser acompanhada de ótimas condições de aprendizado.

Por exemplo, se você está em uma sala de canto ou em um estúdio, sempre tenha:

  • Um microfone, o melhor aliado do cantor,
  • Um pedestal de microfone, essencial para aprender a sair cantando,
  • Uma placa de som, para gravar todos os tons do seu aluno,
  • Um diapasão, para medir a precisão da nota,
  • Um espelho no pé, que permitirá ao aluno corrigir sua postura,
  • Um fone de ouvido, para ouvir a voz pura do seu aluno, sem interferências.

Um orçamento para considerar, além do investimento que você já faz em seu curso de canto!

Para isso, um treinamento vocal com um metrônomo pode ser considerado. De fato, o metrônomo é um pequeno dispositivo rítmico que dá o ritmo de sua escolha, ou seja, a velocidade com que uma música deve ser tocada.

Ele é usado em três casos principais:

  • Para aprender uma partitura,
  • Para interpretar uma música,
  • Para procurar timing em um trabalho musical.

O metrônomo é uma ferramenta importante para aprender a cantar, mas somente depois de ter alguma técnica vocal. Reserve para alunos já apresentados à arte de cantar.

Pode ser mecânico, eletrônico ou uma ferramenta online. Assim, também pode ajudar a aprender a tocar um instrumento com bastante facilidade.

Sua arte musical precisa ser trabalhada O medo de cantar em público pode ser superado com aulas

Ensinar canto e música é possível!

Se você não é um professor de música, a música e a musicalidade estão intimamente ligadas .

É por isso que esperamos que um professor de canto seja o mais criativo possível, permitindo que seus alunos aprendam rapidamente e tenham uma formação musical completa, tanto do lado técnico quanto do artístico da voz, tratando da musicalidade e harmonia do som, como um todo. E aprender a cantar  é uma ótima oportunidade para desenvolver o ouvido musical.

Trazer seu instrumento musical para aulas de canto pode exigir mais preparo, mas é bem possível. Se você dá aulas particulares, seu aluno pode ter um piano em casa, que você pode usar para acompanhá-lo.

Tocar ao mesmo tempo em que seu aluno canta é uma boa maneira de ele aprender a reconhecer os ritmos musicais e adaptar seu canto: essa é a chave para o sucesso de qualquer bom cantor!

Além disso, muitos jovens cantores aprendem a tocar um instrumento em paralelo ao canto. Entre os mais difundidos etsão:

  • Aulas de guitarra,
  • Curso de bateria,
  • Lições de baixo,
  • Aulas de piano.

Se você é bom em praticar um de seus instrumentos, você pode oferecer aulas de canto completas e personalizadas, ou até mesmo aulas de música e canto ao mesmo tempo. Como professor de canto, o seu papel é participar do despertar musical de seu aluno, permitindo-lhe interpretar com ainda maior intensidade as músicas escolhidas.

Mas que instrumento tocar durante uma aula de canto?

Se você está dando aulas em casa e dependendo do estilo musical de seu aluno ou do perfil do seu professor de canto, você pode facilmente escolher:

  • saxofone,
  • acordeão,
  • clarinete,
  • trombeta,
  • flauta…

Se você lecionar em uma escola de canto, poderá ter a chance de se beneficiar do acompanhamento de uma orquestra, sinfônica ou não. Mas hoje, os modos de aprender evoluem e tendem a diversificar. Sem contar que as aulas podem existir em qualquer cidade e até mesmo online!

Microfones são essenciais para o cantor. Pessoas de todas as idades podem aprender canto da maneira correta

Aulas completas de canto com novas mídias

Embora a técnica vocal seja essencial para se tornar um bom cantor, hoje existem ferramentas de mídia que facilitam a aprendizagem do canto ou que dão uma nova dimensão às letras cantadas. Isso significa uma certa facilidade para os novos aprendizes, mas também uma necessidade constante de melhoria dos professores. Estar atualizado sempre será uma ordem!

Não é incomum que um professor de canto venha com seu laptop para a aula. Isso permitirá ver:

  • Vídeos de cantores: como se levantar para cantar? Devemos fazer gestos para acompanhar o seu canto? Todos esses elementos essenciais,
  • Software de aprendizado de voz para gravar músicas sem notas erradas, melhorando alguns tons e notas.

Não estamos falando aqui de cantar músicas atuais, todas baseadas em computador, mas simplesmente sobre poder trabalhar com aplicativos de canto.

Esta formação é complementar à de uma aula de canto com um professor certificado e experiente.

Mas agora, o cantor atual deve ser capaz de usar equipamentos tão modernos quanto ele, como:

  • Um gravador digital,
  • Um dispositivo de modificação de voz,
  • Um equalizador de som.

A vantagem da tecnologia é que você também pode contar com ela para garantir o desempenho artístico de seus cantores iniciantes (ou já um pouco mais experientes): peça para eles assistirem aos vídeos dos corais mais bonitos do mundo, ou melhor ainda , para assistir clássicos de grandes compositores.

De Schuman a Debussy, a história da música não terá segredos para eles!

Se isso ainda não é parte integrante da escola de música, você pode oferecer uma abordagem muito moderna para cantar para seus alunos no contexto de aulas particulares, através de aplicações multimídia: mais do que interessá-los, é voltado para todos os níveis!

Sabemos que o material necessário para dar aulas de canto depende do aluno, de seus objetivos ou do tipo de curso que você ministra, além do local e do que você será capaz de compartilhar. Mas lembre-se: sua voz permanece, neste caso, sua ferramenta mais bonita!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar