Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Existe um curso para formar um tutor da voz?

De Fernando, publicado dia 01/08/2018 Blog > Música > Canto > Como se tornar um professor de canto?

“O pão que ganhamos cantando é o melhor”. O que o filósofo francês Émile-Auguste Chartier, também conhecido pelo pseudônimo literário Alain, nos diz aqui é muito verdadeiro: o que poderia ser mais agradável do que pagar suas contas fazendo algo todos os dias que nos fascina, que nos transporta? Este é também o sonho de muitos brasileiros, o que podemos ver em vários programas de TV que querem lançar novos talentos, como o The Voice – em versão adulta e infantil.

Todo mundo sonha em estar no centro das atenções, para expressar sua voz, mas para isso, você ainda precisa de um excelente professor de canto ou um treinador vocal! De repente, velhos cantores ou pessoas simplesmente apaixonadas querem converter-se em um professor de canto.

E como se tornar um cantor? Cantar e dar aulas é como subir ao palco? Temos algumas respostas aqui!

Saiba bem como oferecer suas aulas Ter conhecimento de pedagogia e didática é muito importante para quem quer dar aulas

Para ser uma professora de canto, uma paixão

Muitos querem e poucos percebem: nem todo mundo abe como se tornar um professor de canto.

Além disso, nem todo mundo tem as habilidades, a vontade ou as qualificações para isso.  Concentração, rigor e disciplina são as palavras-chave do professor de canto.

No entanto, em face da crescente popularidade do canto para jovens estudantes, assim como adultos que desejam aprender a cantar ou melhorar, a profissão de professor de canto é mais do que nunca sendo demandada!

Como professor de canto, no entanto, você tem um papel vital como um guia para seus cantores iniciantes. Aqueles que querem encontrar aulas de canto confiam em você para melhorar sua autoconfiança, poder pegar um microfone e cantar na frente de uma plateia.

Para isso, uma técnica vocal impecável é necessária, mas você também deve saber identificar seus pontos fortes.

Um professor de canto deve possuir um certo número de qualidades, além de sua paixão enorme por cantar:

  • Uma grande didática, seja para explicar a importância do solfejo ou da respiração, por exemplo,
  • Uma capacidade de ouvir, para que seus alunos se sintam apoiados,
  • Rigor e disciplina, para que você deixe claro que é seu professor/tutor, não um simples amigo.

Além disso, quando você ensina canto – seja de maneira técnica ou livre, você procura transmitir um conhecimento :

  • Conhecimento didático e técnico: refere-se à respiração, a respiração abdominal, os ressonadores, a mente,
  • Conhecimento pedagógico e artístico: em conexão com a metodologia do canto, a realização de objetivos ou a capacidade de criar tipologias de acordo com os estilos de música ouvidos/cantados.

Para transmitir esse conhecimento, tornar-se um professor para cantar não é a única opção, mas ainda é uma boa maneira de obter um salário e uma situação estável no final do seu sucesso.

No entanto, nem todas as formações permitem acesso a uma posição formal como professor: é importante avaliar se os certificados valem como um nível de educação, refletindo suas habilidades e conhecimentos.

Assim, para ensinar no Conservatório ou em uma escola de canto, você será convidado a acumular diplomas, mas não se você praticar como um professor de canto freelancer ou liberal. Dar aulas de canto pode ser feito de várias maneiras.

Musicalização é um mercado potencial para professores Saber dar aulas para crianças é um diferencial

Torne-se um professor de canto depois de estudos

Ensinar geralmente exige uma formação, dependendo do seu nível de experiência ou da sua idade.

Antes de entrar em processos seletivos, obrigatórios para ensinar em uma escola ou Conservatório, você deve realizar um curso acadêmico mais dedicado e completo, para assim ter sua formação legalizada e bem aceita pelo mercado.

Nas suas aulas livres, você sempre tomou a opção de cantar ou até mesmo você fez parte de uma escola de canto? Tudo bem, continue!

No ensino superior, você terá a oportunidade de ingressar em um curso de música ou canto em uma universidade, conquistando um diploma de bacharel. Ou você pode buscar os cursos de formação em uma renomada escola de canto ou centro cultural de sua região (estudar canto pode ser possível em qualquer lugar!). Em todo caso, você poderá ampliar seus estudos incluindo técnicas e didáticas específicas para ensinar.

No Conservatório, na escola, como independente: as possibilidades de ensino são numerosas. E tudo depende então de suas ambições de como ser um professor de canto.

Além disso, os processos seletivos para dar aulas em grandes escolas podem ser muito completos e incluindo vários testes :

  • Testes escritos (relacionados com a história da música, a história do canto, música atual), incluindo um teste técnico, para elegibilidade,
  • Testes orais, que visam mostrar sua situação e postura profissional.

Tanto para ter um bom material de música quanto para se preparar para os chamados testes, é bom se manter atualizado!

Seja qual for o concurso, você pode buscar oportunidades de ensinar o canto em qualquer tipo de escola :

  • Ensino superior,
  • Escolas fundamentais,
  • Educação infantil.

Aqui estão muitos lugares para ensinar depois de se tornar um professor de canto!

Cante bem, mas saiba de música Saber teoria é um passo importante para o professor

Como escolher a formação do professor de canto

Tornar-se professor de escola, com um curso superior de música e seus equivalentes, não é a única maneira reconhecida de se tornar um professores de canto.

É por isso que há a formação de professores profissionais e continuados ou outros dispositivos que visam profissionalizar o mais rapidamente possível, ou permitir a reciclagem profissional (treinando ex-cantores para a possibilidade de darem aula).

Aprendendo a cantar para os outros começa com paixão!

Por exemplo, o treinamento em grandes centros culturais é cada vez mais reconhecido como um acelerador de carreira: os alunos que desejam se tornar professores de canto estão imersos na arte, o que lhes permite decidir se gostam ou não dessa profissão e escolham uma formação bem mais completa na área.

Além disso, eles já têm um pé em uma instituição de ensino, que pode facilmente recrutá-los uma vez que o grau obtido.

Como professor de canto independente, os diplomas não são o principal critério de escolha, mas a obtenção de um curso de diploma pode distinguir um profissional de outro durante a seleção. Este é o caso de formações como:

  • O ciclo profissional de ensino da música atual,
  • Ou o ciclo profissional do cantor.

Você deve ter muita paciência e nunca desista!

A mesma coisa se você quiser aperfeiçoar sua técnica de canto e melhorar seu perfil de professor de canto. Qualquer experiência é boa de se tomar e incluir em seu currículo e portfólio: seu tempo em um conservatório, como cantor, ou mesmo em sua experiência de arte cênica e música.

Não deixe de entrar em contato com os órgãos reconhecidos de cultura para buscar esse tipo de indicação, além de procurar saber mais sobre as regras específicas para dar aulas em alguns grupos educacionais. Eles sempre poderão ajudar e fornecer regularmente informações sobre a legislação e os exames de admissão às escolas de formação mais cobiçadas!

E pesquise também sobre investimento em ferramentas para dar aulas de canto.

O coro é uma experiência boa para cantar Dar aulas para grupos é um desafio interessante

Ensinar canto sem diploma é possível!

Para se tornar um professor de canto no ensino formal dentro das escolas, você é solicitado a ser um professor certificado. Isso lhe permite trabalhar com crianças, oferecer educação artística aos jovens,  mas você também pode fazê-lo sem diploma!

De fato, cantar é algo tão disseminado que existem muitas maneiras de expressar sua paixão:

  • Pense em criar um coro de bairro,
  • Organize um musical com jovens
  • Prepare um show ao vivo ou festival para a sua comunidade.

Um pouco de originalidade, nunca é demais aprender a cantar. E dar essa oportunidade para outras pessoas deve ser uma grande paixão! Já pensou no poder da música para a formação das crianças? E você pode ser um vetor importante nessa transformação de valores.

Além disso, como professor de música independente, sem treinamento musical específico, você é frequentemente mais livre em seus movimentos e suas escolhas. Você pode dar aulas para todos os públicos, de todos os níveis, na proporção do curso de canto desejado. Entre os formatos mais populares , encontramos:

  • Aulas particulares em técnica vocal: não há necessidade de integrar uma escola de canto para isso,
  • Aulas de canto coral: com apenas alguns alunos, ou dezenas, você faz as escalas para compor as aulas,
  • Lições de prática instrumental: ensinar as crianças a lidar com um violino, se for o seu instrumento de especialidade,
  • Aulas de educação musical: teoria musical e partituras estão no encontro do que muitas pessoas buscam,
  • Cursos específicos de treinamento vocal: para cantores ou pessoas com desejo de cantar que querem entrar no mundo da música.

No final, é preciso apenas um núcleo comum de conhecimento para você começar, e talvez um mínimo de experiência com didática e pedagogia, pelo menos se você planeja trabalhar com crianças também.

Você pode até mesmo se tornar um instrutor de educação artística e cultural, investindo no estímulo a projetos de vizinhança ou em associações independentes. E isso também impacta nos preços das suas aulas de canto, é importante manter isso nas suas anotações.

Se você quer saber como se tornar um professor de canto , comece por se fazer a seguinte pergunta: eu quero transmitir esse conhecimento sutil, às vezes subjetivo, aos alunos em níveis mais gerais?

Estou disposto a me dedicar a essa paixão o dia todo e ajudar meus alunos a alcançar seus objetivos?

Se você responder sim a estas perguntas, então você apenas tem que decidir qual caminho tomar para descobrir que tipo de professor de canto você quer ser.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar