"Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras."
Pedro Bom Jesus
Aprendemos a ler durante a aula de portugues na educação infantil e depois não paramos mais. Seja para conversar com os amigos via mensagem, para mandar um email, para ler a legenda de um filme, para estudar para a prova da escola (mesmo que seja de matemática!) ou ainda para visitar um mundo imaginário fantástico criado por um autor contemporâneo. Ler é essencial e quanto mais lemos, mais desenvolvemos nosso conhecimento sobre a lingua portuguesa.
Você acha que só se aprende português durante a aula portugues 2 ano ensino fundamental ou a aula portugues 3 ano ensino medio? Não, não e não! Aprendemos português o tempo todo, até mesmo lendo esta matéria! Ah, e se você percebeu que deixamos alguns acentos de fora, então está de parabéns! Senão, volte uma casa na sua aula de português do ensino fundamental!
Se você sabe ler, então com certeza já leu pelo menos um trecho de alguns dos clássicos da literatura brasileira. Seja infantojuvenil, de jovens escritores premiados ou clássicos do século XIX e XX, o que não falta é riqueza nas obras escritas em nossa língua para nos darem um universo de ideias e uma tempestade de palavras, como disse Pedro Bom Jesus.
Sendo assim, nós não poderíamos deixar de criar este guia com algumas listas dos melhores livros da literatura brasileira!
Dez clássicos da literatura do Brasil!

Para homenagear a riqueza da literatura brasileira, preparamos uma lista com 10 clássicos que precisam ser conhecidos!
- Dom Casmurro - Machado de Assis: autobiografia ficcional de um narrador que suspeita de um adultério de sua esposa, um ato que nunca provou ter realmente ocorrido, devido à narração em primeira pessoa do romance.
- Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa: romance modernista experimental mostra os relatos do ex-jagunço Riobaldo, incluindo a lembrança de seus medos, suas lutas e seu amor velado por Diadorim.
- Mar Absoluto - Cecília Meireles: poemas que registram a memória de Cecília sobre seus antepassados portugueses, o infinito das palavras e a solidão.
- Gabriela, Cravo e Canela - Jorge Amado: história de amor, que desafia os costumes da sociedade da época, entre a sertaneja Gabriela e o árabe Nacib.
- O Quinze - Rachel de Queiroz: relato baseado na grande seca que tomou conta do nordeste do país em 1915.
- A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães: romance sobre uma mulher mestiça escravizada em busca da sua liberdade.
- Os Sertões - Euclides da Cunha: romance que narra a histórica Guerra de Canudos.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis: história da vida do protagonista contada por ele mesmo depois de morto.
- O Cortiço - Aluísio Azevedo: história do dia a dia de um cortiço, e as adversidades enfrentadas dentro deste local de vida precária.
- Vidas Secas - Graciliano Ramos: histórias de pessoas que vivem no sertão do Brasil e lutam para sobreviver.
TOP 10 livros clássicos infantis do Brasil

Quem não tem um livro que marcou a sua infância que atire a primeira pedra! E agora chegou a hora de conferir uma lista com dez clássicos que marcaram e ainda marcam a infância de muitos brasileiros!
- O Menino Maluquinho - Ziraldo: história de um menino muito maluquinho e suas travessuras com seus amigos.
- Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque: uma menina que morre de medo de tudo, ou seja, sempre "amarela" por causa da sua insegurança.
- Ou Isto Ou Aquilo - Cecília Meireles: fala sobre as indecisões típicas das crianças através de um lindo poema.
- Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha: história de um menino que quer saber o porquê de tudo, principalmente do nome das coisas.
- O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos: história de Zezé, um menino de 6 anos que vive em uma região simples do Rio de Janeiro e sente muito a ausência de seus pais, pois eles levam uma vida dura.
- A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga: fala sobre a dificuldade das crianças de lidarem consigo mesmas e com suas famílias.
- Bisa Bia Bisa Bel - Ana Maria Machado: história sobre a relação entre bisneta (Bel) e bisavó (Bia), sob o ponto de vista da criança que conhece a matriarca através de uma fotografia.
- História Meio ao Contrário - Ana Maria Machado: partir do "e foram felizes para sempre" a história mostra como príncipe e princesa não concordam com este final feliz e partem em busca de uma história diferente.
- Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato: trama que conta as aventuras e "aprontações" vividas pela boneca sapeca Narizinho.
- A História dos Pingos - Eliardo França e Mary França: sete personagens têm nomes começados por "pingo", e o livro conta a história do nascimento de todos eles, além de falar sobre suas personalidades.
Melhores livros brasileiros da década!

A próxima lista deste guia traz livros de oito escritores brasileiros premiados na última década que valem a pena serem conferidos!
- Quarenta dias - Maria Valéria Rezende: conta a história de Alice, uma professora de francês que acaba sendo forçada a se mudar do nordeste (João Pessoa, Paraíba), para o sul do país (Porto Alegre, Rio Grande do Sul).
- Torto Arado - Itamar Vieira Junior: fala sobre um acidente de infância vivido por duas irmãs que vivem no sertão da Chapada Diamantina, em uma realidade na qual a escravidão foi abolida apenas no papel.
- Casa Entre Vértebras - Wesley Peres: o autor aborda temas variados que se configuram em um repertório de obsessões, em uma história narrada na primeira pessoa, através da qual não conseguimos descobrir o nome da personagem.
- Oeste, a guerra do jogo do bicho - Alexandre Fraga: romance que narra uma trama ligada ao escuro mundo do jogo do bicho da cidade do Rio de Janeiro.
- O livro das semelhanças - Ana Martins Marques: um livro de poesia para a nossa lista de literatura brasileira premiada!
- Olhos D'Água - Conceição Evaristo: ao longo de 15 contos, a autora expõe a violência urbana que atinge as mulheres negras.
- Barba Ensopada de Sangue - Daniel Galera: trata sobre a morte ao contar a história de um protagonista de nome desconhecido que encontra uma carta de seu pai anunciando seu suicídio.
- Diálogos Impossíveis - Luis Fernando Veríssimo: livro de crônicas quem analisa a existência humana e sua dimensão absurda através de situações cômicas e, ao mesmo tempo, ácidas.
Quais livros mais caem no ENEM?

Sempre com o intuito de te ajudar nos estudos depois de uma aula de língua portuguesa ou aula de literatura complicada, preparamos para você uma lista com os principais livros da literatura brasileira que costumam cair nas provas de Enem e vestibulares de universidades em todo o Brasil.
Quais as escolas literárias mais importantes do Brasil
Escolas literárias são estilos literários utilizados na hora de se escrever livros em determinadas épocas. Assim como a arte possui movimentos artísticos e a arquitetura possui estilos arquitetônicos, a literatura também possui movimentos literários. São eles os principais:
- Modernismo;
- Romantismo;
- Barroco;
- Quinhentismo;
- Realismo;
- Naturalismo;
- Parnasianismo;
- Simbolismo;
- Concretismo;
- Arcadismo.
Português: como interpretar um texto?
A interpretação de texto é uma habilidade fundamental na hora de fazer uma prova de literatura. Afinal de contas, de que adianta ler um texto se não somos capazes de compreendê-lo?
A seguir listamos determinados conhecimentos que contribuem - e muito - na hora de interpretar um texto, seja ele um clássico da literatura brasileira, uma poesia, um conto ou um romance contemporâneo:
- Figuras de linguagem;
- Subjetividade do texto;
- Significado da palavra em dado contexto;
- Atemporalidade do texto;
- Funções da linguagem;
- Linguagem não verbal;
- Trechos de músicas populares brasileiras.
Talvez você ouça isso em um cursos online de portugues.
Lista de livros da língua portuguesa que caem no vestibular:
Confira alguns dos livros de literatura brasileira que são pedidos recorrentemente em vestibulares e provas do Enem. Temos certeza que você reconhecerá a maioria dos nomes citados abaixo já que leu esta matéria até aqui!
- Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
- Dom Casmurro – Machado de Assis;
- Iracema – José de Alencar;
- Vidas Secas – Graciliano Ramos;
- Capitães de Areia – Jorge Amado;
- O Cortiço – Aluísio Azevedo;
- A Cidade e as Serras – Eça de Queiróz;
- Macunaíma – Mário de Andrade;
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
- Estrela da Vida Inteira – Manuel Bandeira;
- A hora da Estrela – Clarice Lispector;
- Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus.
Gostou no nosso guia? Uma aula de português bem agradável, não é mesmo?
Compartilhe com a gente suas opiniões e impressões nos comentários!



















Amei ,sou professora e gostaria de receber de vocês todas as novidades sobre Alfabetização e letramento Quero trabalhar como professora de Português aqui na Holanda Língua Portuguesa Brasileira.