O território irlandês é um dos mais belos que existem na Europa. Ele conta com uma história muito bonita de ascensão, além de apresentar paisagens incríveis e ótimas instituições de ensino, onde é possível fazer curso inglês. Não é à toa que existem muitos brasileiros morando nesse país e que Dublin é considerada "o ninho" de pessoas que nasceram no Brasil.
Se você tem curiosidade em saber tudo sobre a Irlanda, acompanhe o nosso guia completo. Falaremos sobre a sua história, suas belas cidades, a divisão do território e os artistas mais famosos. Veja!
A história da Irlanda

Apesar das inúmeras invasões que sofreu, podemos afirmar que a história da Irlanda é muito bela. No período pré-histórico, o país era repleto de nômades, pois o clima não propiciava a instalação das pessoas. Porém, com o tempo, o território se tornou mais favorável e os indivíduos começaram a se instalar na região, formando pequenas vilas. Inicialmente, eles viviam de agricultura e caça.
A primeira invasão do território foi realizada pelo povo celta, que logo difundiu a sua cultura pela região. Posteriormente, São Patrício, um irlandês estudioso da teologia, começou a disseminar a religião cristã no país, tornando o território predominantemente cristão.
Depois de muito tempo, a Irlanda sofreu mais uma invasão, e dessa vez, pelos vikings, que destruiu as vilas e buscou "tomar posse" das riquezas irlandesas. Porém, eles foram expulsos do país após haver conflitos de resistência na região. Por fim, a Irlanda ficou sob domínio da Inglaterra, o que culminou em diversos conflitos e levou à separação do território em República da Irlanda e Irlanda do Norte.
Por que existem duas Irlandas?

Muitas pessoas não sabem, mas existem duas nações: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Essa divisão ocorreu devido aos diversos conflitos que já ocorreram entre os dois países, incluindo uma tensa guerra civil.
As diferenças entre os dois territórios surgiram há muito tempo, apesar de inicialmente serem uma só nação. A briga entre as duas partes se iniciou quando os britânicos decidiram se instalar na região norte da Irlanda, e essa parte da região ficou sob domínio inglês.
Isso desagradou a maior parte da população irlandesa, que possuía uma cultura bem diferente das pessoas advindas do Reino Unido. Essa diferença entre povos fez com que a parte norte da Irlanda - de maioria protestante e advindo da Inglaterra - entrasse em diversos conflitos com o restante do território, culminando em combates sangrentos.
Por conta da situação complicada entre as partes do território, foi assinado um acordo na sexta-feita santa, que definiu a separação entre os dois, levando à independência da Irlanda e a criação da Irlanda do Norte, nação ligada ao Reino Unido. Até hoje é possível perceber a discrepância entre os países.
Em primeiro lugar, a principal diferença entre os países é a religião. A Irlanda do Norte, que atualmente é vinculada ao Reino Unido, possui o protestantismo como a sua principal religião. Em contrapartida, a maioria das pessoas da República da Irlanda segue o cristianismo.
Há também uma diferença gritante em termos econômicos. Isso porque a Irlanda faz parte da União Europeia, tendo o euro como sua moeda. Já a Irlanda do Norte não é vinculada a esse bloco econômico - pois faz parte do Reino Unido - e tem a libra esterlina como moeda. Vale ressaltar que o Brexit, inclusive, distanciou ainda mais esses dos países e dificultou a administração entre as suas fronteiras, que anteriormente, era de livre acesso.
Independente do país, a boa notícia é que você pode ter aulas de ingles nos dois lugares, tanto na República da Irlanda, quanto na Irland do Norte. Afinal, os dois territórios possuem ótimas instituições de ensino que oferecem aula ingles.
Quais as cidades mais belas da Irlanda?

Há cidades muito belas na Irlanda e na Irlanda do Norte, ou melhor, lugares apaixonantes para todos os gostos, desde para quem deseja conhecer/morar em uma cidade grande com belos prédios antigos ou vilarejos tranquilos repletos de belezas naturais. Portanto, esses países são um paraíso para qualquer pessoa!
Mesmo com uma vasta lista de opções para se viver na Irlanda, separamos uma pequena lista de cidades que podem te encantar e conquistar o seu coração. Acompanhe um pequeno ranking de belos lugares:
- Dublin;
- Cork;
- Galway;
- Limerick;
- Bray;
- Adare.
Em Dublin é possível ter a oportunidade de conhecer um país de arquitetura antiga, parques arborizados e boas universidades. Além disso, há maravilhosos restaurantes nessa cidade, e portanto, vale a pena degustar os seus pratos mais conhecidos. Lá, inclusive, é possível estudar inglês em boas instituições de ensino, como na Trinity College, onde é possível fazer curso ingles com professor de inglês.
Já Cork é uma daquelas cidades grandes repletas de empresas, restaurantes, parques e que oferecem a melhor infraestrutura para o visitante. Ela também é um paraíso para fazer curso de ingles, afinal, também conta com excelentes universidades. Outro ponto positivo nessa cidade é que ela possui um clima bem ensolarado. Os brasileiros amam!
Galway também é outro lugar incrível para viver/conhecer. Essa cidade é bem tranquila e chama atenção pela quantidade de castelos existentes no local. Além disso, ela é bem pequena, o que possibilita fazer tudo a pé, seja compras no supermercado, passeio no centro comercial, etc. Maravilhoso, não é mesmo?
Agora se você é jovem e deseja curtir a sua juventude ao máximo, temos uma dica especial para você: a cidade de Limerick. Lá é o local mais jovial da Irlanda, pois recebe inúmeros intercambistas. Isso é decorrente das suas boas instituições de ensino e do seu ótimo professor particular de ingles que oferecem curso de inglês. Essa, sem dúvidas, é uma cidade muito especial!
Bem, mas se o seu objetivo for conhecer a região litorânea da Irlanda, você precisa viajar para Bray. Esse belo lugar possui as praias mais belas do território irlandês e apresenta um clima mais ameno, ou melhor, mais parecido com o brasileiro. O melhor de tudo é que essa cidade fica bem próxima à capital, com distância de apenas 30 minutos de Dublin.
Além disso, se você deseja se conectar com a natureza e ficar perto dos animais e da vegetação nativa da Irlanda, a opção perfeita é conhecer Adare. Esse lugar perfeito consiste em uma pequena vila, que fica um pouco mais distante da região central do país. Vale a pena dar aquela descansada para renovar as energias nessa cidade.
Mas se você ainda não tem orçamento e/ou tempo para estudar na Irlanda, recomenda-se fazer curso de ingles online. Esse método de estudo é incrível, pois é possível ter aulas particulares de inglês com professores de inglês que moram na Irlanda. Portanto, estanto em território irlandês ou não, você pode fazer cursos inglês.
Quais os famosos nascidos na Irlanda?

Você sabia que há muitos famosos que nascerem na Irlanda? Acredite se quiser, mas grandes nomes da música e das artes cênicas nasceram nesse belo país. Vamos conhecer a lista:
- Bono Vox;
- Cillian Murphy;
- Colin Farrell;
- Liam Neeson;
- Saoirse Ronan;
- Niall Horan;
- Jonathan Rhys-Meyers;
- Enya Patrícia Brennan;
- Brendan Gleeson;
- Pierce Brosnan.
Vamos começar falando do Bono Vox, um cantor conhecido em todo o mundo por ser o líder da banda U2? Ele é um irlandês "assumido", afinal a maioria das suas músicas retrata a história do país. Inclusive, uma das suas canções narra o episódio chamado de "domingo sangrento", em português.
Já Cillian Murphy é um ator múltiplo, pois já participou de obras na televisão, no cinema e no teatro. As principais obras que participou foram Peaky Blinders, Durkink, Batman Begins e a Origem.
Colin Farrell é outro conhecido irlandês que fez papéis espetaculares na sua carreira de ator. Alguns de seus filmes foram: Magnatas do Crime, The Batman e Alexandre. Ele é conhecido também pela sua beleza e pela fama de "bad boy".
Já Liam Neeson é um rosto bem conhecido nos filmes de Hollywood. Ele é um ator muito reconhecido pelo seu bom trabalho e já estrelou em grande blockbusters, veja alguns: Busca Implacável, Na Mira do Perigo, Legado Explosivo, Sem Escalas, Star Wars... Isso são só alguns. Portanto, certamente, você já o viu em algum filme que assistiu.
Saoirse Ronan também é uma profissional ligada às artes cênicas bastante conhecida. Ela já foi indicada ao Oscar como melhor atriz e estrelou um filme que a destacou no cenário internacional: Brooklyn. Além desse, a atriz irlandesa também participou de obras como Lady Bird, Um Olhar do Paraíso, Adoráveis Mulheres, Duas Rainhas e Ammonite.
Agora vamos falar do ex-cantor da banda One Direction? Niall Horan é um grande nome da música, e começou a fazer sucesso desde muito jovem, quando "fez o seu nome" no programa musical X-Factor e montou uma conhecida boy band. Além de ter participado de uma banda popular em todo o mundo, ele também já realizou trabalhos na TV, em programas e documentários.
Outro irlandês muito conhecido é o ator Jonathan Rhys-Meyers, que realizou grandes trabalhos no cinema, incluindo a série Vikings e a obra cinematrográfica Match Point. Além disso, ele também fez grandes trabalhos como modelo com marcas bem conhecidas, como a Versace.
Enya Patrícia Brennan iniciou a sua carreira nos anos 80, quando fez bastante sucesso com a banda Clannad. Inclusive, quando lançou o álbum "watermark" em 1988, conseguiu fazer sucesso fora da Irlanda, tornando-se uma artista internacional. A sua música que mais fez sucesso na época foi "orinoco flow". Posteriormente, a sucesso da cantora se alancou ainda mais quando lançou uma música, chamada de "May It Be", para a trilha sonora de "Senhor dos Anéis".
Se você gosta de Harry Potter, com certeza sabe quem é Brendan Gleeson. Isso porque o ator interpreta o conhecido "Olho Tonto Moody", em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Cálice de Fogo. Portanto, ele é um dos principais personagens dessa obra.
Por fim, mas não menos importante, precisamos falar de James Bond. O conhecido agente 007 também é irlandês, e possui o nome de Pierce Brosnan. Ele fez filmes grandiosos e interpretou Bond de forma surpreendente. Portanto, devemos considerá-lo como uma pessoa popular nascida na Irlanda.


















