Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Tirar foto de comida: a história de uma arte

De Fernanda, publicado em 25/04/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Fotografia culinária: da natureza-morta ao Instagram

Por acaso você é daqueles que já começa a salivar ao ver fotos de abacates, de hambúrgueres ou de pastéis gourmet com um lindo cenário de montanhas ao fundo?

Isso acontece porque talentosos fotógrafos profissionais e amadores dominam todas as técnicas necessárias para fazer belas imagens (fundo, luz natural, modo manual, pós-produção, foco, velocidade do obturador, bokeh, longa exposição, tratamento, …).

Então, quer aprender a fazer belas fotos e dar belos cliques alimentos? Que tal começar a fazer aulas de fotografia?

Os profissionais lhe mostrarão a técnica da foto culinária, como capturar imagens deliciosas e escolher o material perfeito.

Mas tirar fotos de maneira profissional leva tempo…

Enquanto isso, descubra todos os segredos da fotografia culinária, que já mudou muito do surgimento da natureza-morta até o Instagram de hoje!

Fotografia culinária: definição e explicação

O que é foto de comida? Paul Cézanne foi um dos representantes do gênero. A natureza-morta deu origem à fotografia culinária.

De todos os gêneros que compõem a oitava arte (fotografia contemporânea, por exemplo), a fotografia culinária é certamente um dos mais populares hoje em dia.

A comida faz parte do nosso dia a dia, e por isso é extremamente normal que estejamos interessados nessas imagens.

A fotografia culinária é um tipo de fotografia profissional especializada em natureza-morta e destinada a fazer imagens de alimentos atraentes para uso em publicidade, embalagens, cardápios ou livros de culinária.

Realizada por várias razões, a fotografia culinária é acima de tudo uma natureza-morta:

A natureza-morta é a representação visual de um elemento inanimado. Na fotografia, consiste em destacar o assunto graças à decoração, à luz selecionada e à encenação geral.

Comida é frequentemente o assunto escolhido para criar naturezas-mortas.

Em seguida, posicionamos frutas e legumes para obter uma bela composição, um pouco como um buquê de flores.

Você também precisa ser capaz de ajustar a luz, a profundidade de campo, o enquadramento e todas aquelas técnicas que fazem da fotografia culinária uma atividade artística real.

A história da fotografia culinária

A fotografia culinária é basicamente uma natureza-morta cujo objeto é a comida.

Mas a natureza-morta existia muito antes da invenção da fotografia.

De fato, a natureza sempre foi objeto da pintura. É no final do século XVII que o termo da natureza-morta aparece.

Sua evolução, no entanto, ocorreu em várias etapas.

Primeira chamada cose naturali (coisas naturais) por Vasari e stilleven em holandês (pedaços de frutas, flores, peixe) e, finalmente, stilleben pelos alemães. Na história da arte brasileira, as composições com frutas e vegetação de Albert Eckhout (ca.1610-ca.1666) encontram-se entre as primeiras naturezas-mortas realizadas.

Muitos pintores se dedicaram ao gênero.

Uma maneira de aprender a gerenciar a perspectiva, mas também a luz e as sombras.

Na fotografia, os artistas retomam as técnicas da natureza morta. Assim como a pintura, a luz é muito importante para obter uma bela imagem.

Os fotógrafos retratam a comida pelo contra-plongée – ou câmera baixa. A câmera está localizada logo acima da comida para capturar completamente a imagem e sem artifícios.

Uma técnica que vai evoluir ao longo dos anos.

A fotografia culinária começa, então, a buscar o embelezamento dos alimentos. Os ângulos mudam. Em seguida, torna-se bastante comum ver fotos de alimentos de uma maneira a observar a comida pela frente.

Os close-ups também estão se tornando cada vez mais comuns.

Mas não é só isso.

Também estamos começando a decorar a comida para produzir uma imagem mais atraente e fazer fotos mais sedutoras.

A partir de agora, a fotografia culinária é feita de todos os ângulos e sobretudo por cima. O objeto das fotos não é mais comida simples, mas receitas reais bem elaboradas e bonitas esteticamente.

Descubra mais sobre o gênero fotografia humanista!

Como usar fotografia culinária?

A natureza-morta era utilizada na pintura como elemento de progressão na técnica artística, mas também para fazer belas pinturas.

Hoje, a utilidade das fotos de alimentos mudou. A chegada da publicidade mexeu com os princípios de fotografia culinária.

Então, qual a finalidade das fotos de comida?

Publicidade

A foto culinária começou a mudar com o surgimento da publicidade na década de 1930.

O poder de compra é então maior e as famílias começam a consumir. É neste momento que os criadores de produtos procuram produzir e divulgar a melhor imagem para vender seus estoques.

Os grandes cartazes aparecem e a imprensa começa a veicular esses anúncios.

O que é uma foto culinária? Um dos alimentos mais em moda hoje, o hambúrguer é protagonista de muitas imagens veiculadas no mercado gastronômico.

As fotos têm como principal objetivo o aumento de vendas.

Um dos exemplos contemporâneos disso é o hambúrguer. Presente em todos os anúncios! Os hambúrgueres são cuidadosamente preparados, por várias horas, para obter o melhor visual e fazer muita gente salivar a ponto de correr para a lanchonete!

Livros de receita

Claro, os livros de receitas também usam fotografias culinárias. Estes servem para dar aos leitores uma ideia de como a receita deve ser.

É por isso que o elemento de decoração é extremamente utilizado nessas imagens – para ilustrar, contextualizar e valorizar as receitas.

Muitos livros de culinária são vendidos a cada ano. Sobretudo depois dessa nova onda de programas de receitas –  Olivier Anquier, Bela Gil, Rita Lobo, Claude Troisgros, Rodrigo Hilbert…. Esses chefs conseguiram a fama pela tela da televisão mas também vendendo seus livros de receitas.

Blogs

Cada vez mais fotógrafos e cozinheiros combinam suas duas paixões e as compartilham diariamente suas receitas com os leitores.

Os blogs de culinária aumentaram drasticamente nos últimos anos. É fácil criar sua própria página e escrever artigos sobre as melhores receitas que você testou.

Os cozinheiros amadores tiram muitas fotos. Uma maneira de divulgar a arte da fotografia culinária.

Redes sociais

Diretamente ligadas aos blogs culinários, as redes sociais também são as favoritas dos amantes da culinária.

Instagram, Facebook, Snapchat: todos são excelentes canais para publicar suas melhores fotos.

Fotógrafo de comida: uma profissão de verdade?

A fotografia culinária requer muitas habilidades, muitas vezes difíceis de se encontrar em uma só pessoa.

Para tornar uma boa foto utilizável para publicidade ou para editoras, é necessário reunir uma equipe real de profissionais.

É necessário, obviamente, recrutar um fotógrafo, mas também um diretor artístico para colocar tudo no lugar, um estilista de culinária para valorizar a estética gastronômica com recursos, e um assistente que saiba como produzir o cenário.

Portanto, é inteiramente possível se tornar um fotógrafo profissional de culinária e encontrar trabalho.

Como freelancer, em agência ou empresa, o fotógrafo de culinária se encarrega de tirar as melhores fotos possíveis, escolhendo o enquadramento, a luz, o ângulo, …

Os profissionais também podem ser fotógrafos de culinária independentes e blogueiros profissionais. Eles são então contatados por empresas e restaurantes para fazer fotos e anunciar em redes sociais.

A área se profissionalizou a tal ponto que um Festival Internacional de Fotografia Culinária é organizado regularmente.

Também é possível encontrar estudos específicos na área. Você encontra muitas opções de cursos livre e workshops em escolas e universidades.

Fazer um curso superior de tecnologia em fotografia também pode lhe dar uma boa base para entender a técnica fotográfica necessária (obturador, enquadramento, sensibilidade, tempo de exposição, balanço de branco, distância focal, …).

Quer descobrir mais sobre fotografia de paisagem também? Confira aqui!

Instagram: a nova vitrine da fotografia culinária

Vulgarmente chamado Food Porn, o compartilhamento de alimentos nas redes sociais está em alta no Instagram.

Vários perfis são inteiramente dedicados à fotografia culinária e compartilham uma nova foto de comida todos os dias.

Às vezes, inclusive com um tema específico, como abacate, hambúrguer, pastelaria ou pratos salgados. Esses perfis são seguidos por milhares de pessoas.

Hoje, não é necessário ter uma câmera SLR para fazer fotos de qualidade. Os amantes de comida estão satisfeitos com a máquina fotográfica de seus smartphones.

Você sabia que o fotógrafo americano Stephen Alvarez faz ensaios fotográficos para a National Geographic apenas com seu smartphone? Os tempos estão mudando…

O que garante o futuro da fotografia culinária!

Foto culinária: contas do Instagram para seguir

Para encontrar inspiração, aprender novas receitas ou apenas por diversão, os perfis de fotos culinárias no Instagram são muito eficazes!

Então aqui está uma pequena seleção de perfis para seguir sem moderação!

Foto de comida profissional. As receitas veganas são muito retratadas no Instagram!

Paris Burger
Não visite esse perfil agora se estiver com fome!

Um número incalculável de hambúrgueres é apresentado juntamente com suas deliciosas guarnições! Batatas crocates, abacate, cebola, salmão, tomate, queijo, pães artesanais, molhos, saladas, salames…. Descubra todas as receitas para agradar seu paladar!

Girl at World

Se você gosta de comida, viagens e fotografia, esse perfil é para você!

A autora tira uma foto das suas mãos segurando uma especialidade do país que visita. Ao fundo, podemos então desfrutar das mais belas paisagens de todo o mundo.

Food Deco

Food Deco é o essencial da fotografia culinária. Siga regularmente todas as receitas de abacate e delicie-se com os olhos. As fotos são incrivelmente bonitas.

Estes exemplos de perfil do Instagram permite que os fãs progridam inspirando-se nos ângulos de visão e na luz usada.

Por fim, para continuar seu aprendizado da 8ª Arte, conheça as fotografias mais famosas de todos os tempos!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar