Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba reconhecer a língua chinesa do Cantão

De Joseane, publicado dia 25/01/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Aprenda a falar o dialeto cantonês

Aprender chinês tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Uma das razões é que se trata de uma habilidade apreciada por vários empregadores.

De fato, a língua chinesa, embora possua a fama de ser complicada de aprender, tornou-se muito útil, sobretudo na área dos negócios e das relações comerciais internacionais.

Até ai tudo bem, mas quando se fala de língua chinesa geralmente estamos fazendo referência ao mandarim, considerado o idioma oficial da região de Beijing e, teoricamente, falado em toda a China, incluindo Taiwan, sendo também falado em Singapura.

A questão é que o chinês não se resume apenas ao mandarim. E nesse momento você já deve estar se perguntando do que nós estamos falando, certo?

Pois bem, o Superprof explica:

O Chinês (中文 Zhōngwén) na verdade é um grupo (família linguística) com 10 variedades de idiomas (Mandarim, Wu, Gan, Xiang, Min, Hakka, Yue, Jin, Huizhou, Pingua), muitos nos quais não possuem qualquer relação um com o outro. Aqui no ocidente temos como exemplos semelhantes os idiomas germânicos, idiomas romanos, etc, onde, embora existam semelhanças em palavras, um falante de português não vai entender um falante de outro idioma romano.

Embora as diferentes variedades de Chinês diferenciam-se principalmente na fonética, elas podem, também, apresentar diferenças de vocabulário e sintaxe.

Nesse artigo, vamos falar do cantonês, que é um dialeto do chinês Yue e é o idioma oficial de Hong Kong e Macau. Continue lendo…

Quais são as origens do dialeto/idioma cantonês?

Se você decidiu aprender o chinês falado no Cantão, você fez uma boa escolha. O cantonês ou cantonense , também conhecido como yue, é um dos principais dialetos da família linguística do chinês. Considerada uma língua separada, é o 16.° idioma mais falado do mundo como língua materna. O nome yuè corresponde ao nome de um reino antigo situado na atual província de Cantão (Guangdong).

Aprenda a falar cantonês Aprender cantonês é se aproximar de uma das culturas mais autênticas da China

Se você está aprendendo o chinês com o objetivo de ir morar na China, aprender o cantonês pode te abrir muitas portas já que o Cantão é uma das maiores cidades da China, um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país!

Como todas as línguas, o chinês, e mais particularmente o chinês cantonês, tem uma história, uma origem. Memorizar algumas das construções desse dialeto nos permite compreender melhor o yue, além de nos permitir encurtar relações com o povo nativo de uma das culturas mais autênticas da República da China.

Defensores do idioma cantonês defendem que o mandarim tenha surgido há apenas 100 anos, enquanto o cantonês teria por volta de 1000 anos. Um verdadeiro pilar da cultura chinesa, que até deu nome a um prato famoso do país, o arroz cantonês, claro!

A variante chinesa do Cantão também é o idioma principal em Hong Kong, que era uma colônia britânica até 1997, mas que pertence à nação chinesa atualmente. Ao que parece, seria essa capital administrativa, Hong Kong, que confere em grande parte a força que o cantonês possui ajudando a manter viva essa língua histórica.

O cantonês nasceu no Cantão (na China continental), onde é falado por quase toda a população. O cantonês é um dialeto chinês bastante conservador, mais próximo das formas antigas da língua do que outros dialetos. Isto se reflete, por exemplo, no fato curioso de que a poesia antiga chinesa, cuja pronunciação original desconhecemos, rima melhor lida em cantonês do que em mandarim.

Durante sua estadia linguística no Cantão, não hesite em aprender mais sobre o que torna essa língua tão original e tão impostante para o seu povo.

Pequena curiosidade:  As primeiras comunidades chinesas que se estabeleceram em países ocidentais como Peru, Estados Unidos, Austrália ou o Reino Unido procediam desta zona do sul de China. Isto fez que o cantonês fosse durante muito tempo o idioma principal nos chinatowns das grandes cidades destes países.

Além de poder falar cantonês na China, você ainda poderá mandar bem com os chineses dos bairros chineses mundo a fora. Não é genial?

As particularidades do dialeto cantonês

Diferenças entre o cantonês e o mandarim O cantonês e o mandarim, embora se pareçam na escrita, são completamente distintos na fala

Mas então, quais são as particularidades do dialeto cantonês?

Para se ter uma ideia em relação às diferenças com o Mandarim, o dialeto Cantonês possui 6 tons e usa romanização Yale (que não tem qualquer relação com pinyin).

Ao aprender a variante Mandarim você entenderá o Cantonês escrito —pelo menos isso né?  felizmente a escrita é a mesma — porém você muito provavelmente não conseguirá entender coisa alguma de uma conversa em Cantonês. Viu como é a complexidade ente as diferentes variedades do idioma “Chinês”. Assim, se você for para Hong Kong terá que se comunicar por escrito, trocando mensagens ou enviando bilhetes.

Dos diferentes dialetos chineses, o cantonês é o único que, à parte do mandarim, tem uma forma escrita. Esta utiliza alguns caracteres chineses que não existem em mandarim, e reutiliza outros com significados diferentes.

Somente se utiliza o cantonês escrito em situações informais, como por exemplo, na hora de escrever uma mensagem ou cartas para os amigos, ou nos foros de Internet ou em algumas formas de literatura popular. Em situações formais o chinês escrito segue as normas do mandarim.

Por exemplo, os caracteres do cantonês falado no Cantão são simplificados se comparados aos caracteres do cantonês falado em Hong Kong. Há também muitas diferenças e distinções linguísticas, que um aluno iniciante no estudo do chinês e seus variantes não poderia realmente entender.

Para dar um exemplo simbólico, entre o chinês cantonês e cantonês de Hong Kong, as iniciais ch e ts são sempre confundidas. Algumas pessoas são incapazes de fazer a diferença entre os dois. Isso acaba levando a problemas de pronúncia no aprendizado dos idiomas.

E se você aprendesse o dialeto Min?

Diferenças entre o mandarim e o dialeto cantonês

Como saber diferencias o mandarim do cantonês À oral, o mandarim e o cantonês são duas línguas completamente opostas

Como já dissemos, o mandarim e o cantonês são línguas faladas (e algumas vezes escrita) de forma completamente diferentes. A primeira, o mandarim, é a língua oficial e administrativa ensinada nas escolas em todo o país. Enquanto o cantonês é o segundo dialeto mais falado, embora não seja utilizado formalmente.

Uma diferença marcante entre o cantonês escrito e o mandarim escrito é que existe uma tendência cada vez maior de se usar os ideogramas simplificados em mandarim, enquanto os cantoneses ainda usam a escrita tradicional. Por esta razão, alguns falantes de mandarim podem ter problemas lendo um jornal em cantonês, mas o inverso é mais difícil de ocorrer. Assim, podemos dizer que, embora existam, as diferenças entre as duas línguas é bem sutil na escrita, porém ao ler um jornal em voz alta, as diferenças se tornam nítidas.

Na fala, uma das maiores diferenças entre o mandarim e o cantonês seria o número de tons. O mandarim tem 4 tons, mais um que é neutro. Já o cantonês tem 6 tons (ou pode ter 9 dependendo da forma de contar); o que, ao menos em teoria, torna o cantonês mais complicado de aprender. Os tons em cantonês podem ser altos, médios ou baixos, o que o torna um idioma mais musical.

Outra diferença que ajuda a distinguir os dois idiomas são as consoantes finais. Em mandarim, quase sempre as silabas acabam em uma vogal enquanto em cantonês é mais comum uma sílaba acabar em consoantes.

Com relação ao vocabulário, diz-se que o vocabulário do cantonês é mais amplo, mais diversificado não só em relação ao uso de provérbios, expressões idiomáticas e uso histórico do idioma, como também por aceitar melhor o uso de gírias modernas.

Em termos de gramatica, as diferenças existe ,porém elas são mínimas, como por exemplo, mudança na ordem de verbos e substantivos.

Quer aprender a falar o chinês de Xangai? Veja as nossas dicas aqui!

Aprenda o dialeto falado no Cantão

Qual língua chinesa devo aprender? Aprender o cantonês é possível que você esteja na China ou não!

Na dúvida entre qual dialeto chinês aprender, aprenda o máximo possível. O cantonês é um idioma interessante sobretudo para as pessoas que estão almejando viver em uma das regiões onde ele é amplamente falado ou, ainda, para as pessoas interessadas na cultura da província do Cantão.

Nas grandes e mais antigas comunidades imigrantes chinesas, o cantonês é o idioma principal; Desse modo, se você tem intenções de viajar ou fazer negócios na China, o cantonês pode ser uma opção bastante interessante!

Para aprender cantonês basta querer. Você pode aprender a língua durante um intercâmbio linguístico pela China, na província de Cantão. Ainda, é possível aprender cantonês aqui mesmo no Brasil, com professor nativo ou não, basta verificar os nossos professores de chinês e de cantonês disponíveis aqui na plataforma Superpof!

Quer uma razão para aprender cantonês?

Imaginemos a seguinte situação: Você está em uma entrevista de emprego onde pede-se que fale mandarim! Obviamente todos os candidatos falam mandarim, você, porém, fala mandarim e cantonês! Quem vai sair na frente?

Certamente aquele que terá maiores chances de contactar um número maior de clientes na China se relacionando na língua deles será o escolhido. Com isso, pode-se concluir que aprender mandarim é ótimo, mas prender mandarim e cantonês é ainda melhor!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar