Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como reconhecer o idioma falado no Taiwan?

De Joseane, publicado dia 27/01/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Características do dialeto min-nan

É comum pensarmos que a China é um país uniforme e que o mandarim, idioma oficial, é a única língua falada nesse imenso território. Ledo engano. Embora o mandarim seja a língua oficial, ensinada nas escolas e obrigatória em situações formais, na área administrativa, etc, não é a única língua falado no país, muito pelo contrário!

Mesmo sendo língua oficial não se significa que o mandarim é falado por toda a China!

Efetivamente, deveria ser assim, no entanto,a  realidade é um bem diferente. A China é um país muito grande, de norte a sul muitas línguas e dialetos convivem com o mandarim.

O chinês é, na verdade um grupo linguístico composto por uma grande variedade de línguas e dialetos, dos quais fazem parte o mandarim, o sichuanês, o cantonês, o xangainês e também o min-nan. Será sobre este último que falaremos nesse artigo!

Esse dialeto é falado principalmente no sudeste do país (na província de Fujian) e tem mais de 70 milhões de falantes. Um número que, embora não represente muito para nós ocidentais, é, na verdade,  muito importante. Ele mostra que, embora o min chinês seja um dialeto, se trata de um dialeto que contribui para representar a história da China, ou melhor, uma parte do mundo chinês que poderá ser descoberto durante uma viagem à China.

Mas quais são as características do chinês Min? Isto é o que veremos nas linhas que seguem!

A origem do chinês min-nan

Dialetos do sul da Chna A história de uma língua é representada pela criação, pela evolução e pelas influências de seus dialetos

De Taiwan ou Yunnan, passando pela Grande Muralha ou, ainda, Hangzhou, os chineses possuem tanto em diferenças quanto em número de regiões. Em testemunho, novamente, sobre a existência do famoso dialeto min chinês, sobre o qual talvez não tenhamos, a presente, nenhum conhecimento, mas que, no entanto, sua história é muito antiga e sua evolução dá à civilização chinesa um aspecto ainda mais excitante.

A região em que o min tem sua origem está localizada em Fujian, no sudeste do país, perto da ilha de Taiwan. Na época, a região abriu-se para assentamentos chineses após a derrota do estado de Minyue. Nós dataremos este período para aproximadamente 110 aC.

Enquanto a maioria dos dialetos de língua chinesa é datada do chinês medieval, verifica-se que o min chinês é muito mais antigo, de acordo com as características que apresenta. Os linguistas acreditam que os estratos mais antigos dos dialetos Min teriam divergido das outras línguas chinesas na época da dinastia Han.

Se olharmos mais de perto para esta linguagem, que está a meio caminho entre uma língua em si e um dialeto do chinês, notamos que o Min moderno é especial, desde a sua evolução. Jerry Norman, um renomado sinólogo, identifica quatro camadas principais no vocabulário das variedades modernas de min:

  • Um fundo não chinês que vem das línguas originais de Minyue,
  • Um toque do chinês antigo, relatado na região de Fujian por colonos durante a dinastia Han,
  • Um estrato das dinastias do norte e do sul
  • Uma parte literária, que é baseada na linguagem de Chang’an (koinè), a capital da dinastia Tang.

Uma história rica e complexa, tanto como a cultura chinesa e a revolução cultural subida pela nação. Fato que dá ainda mais vontade fazer aulas de chinês Min, viajar para a China da melhor maneira possível, e enfrentar as dificuldades da linguagem e da caligrafia.

Conheça aqui as razões pelas quais você deveria aprender os dialetos chineses…

As diferentes variedades do dialeto min

O que é o dialeto Min? Razões não faltam para justificar nosso interesse pelo dialeto Min- uma das línguas mais representativas da cultura chinesa

É claro que, longe dos costumes da antiga China ou da Ásia Oriental, o Min chinês tem sua própria identidade e suas características próprias, as quais iremos expor aqui para ajudar aqueles que querem aprender esse dialeto.

Primeiramente, você deve saber que o Min é considerado um dos vários dialetos do grupo linguístico do chinês, sendo aquele que mais apresenta diferenças com relação aos demais dialetos.

Como já dissemos, o Min era falado na região de Fujian e no leste de Guangdong, e então, gradualmente, o dialeto foi para as ilhas de Taiwan e Hainan, mas também para as áreas costeiras no sul da China .

O Min é falado em várias outras áreas do sul de Zhejiang, incluindo Shengsi, Putuo e Wenzhou e, ainda, em algumas pequenas aldeias e áreas remotas. Listamos também diversas variedades de min chineses, respectivamente:

  • O Minbei, falado nos arredores da cidade de Nanping, província de Fujian,
  • O Mindong, falado na área de Fuzhou, ainda na província de Fujian,
  • O Minnan, que é a língua minima mais falada, e é praticado em muitas cidades, mas também em Taiwan, onde às vezes é chamado até mesmo de Taiwan “, simplesmente,
  • O Minzhong, que é uma variante do chinês min falado na área de Sanming, uma cidade ainda na província de Fujian,
  • O Puxian, que está sendo falado, em torno de Putian e Xianyou County, na província de Fujian, claro!

Em suma, o Min chinês possui muitas variedades, o que torna a linguagem rica em todos os sentidos, contribuindo para espalhar a rica e curiosa história da China para todos mundo a fora.

E por falar na variedade de dialetos do chinês, você conhece o cantonês?

As diferenças entre o dialeto min e os demais dialetos chineses

Como reconhecer um dialeto chinês Embora aprendam o mandarim nas escolas, grande parte da população chinesa se comunica na sua língua local

É claro que ver e listar os nomes de todas as províncias e cidades onde o chinês Min é falado pode ser muito interessante já que nos ajuda a perceber o alcance que esse dialeto possui. Dada a sua difusão, cria-se a dúvida: o Min é realmente um dialeto ou uma língua em si mesma? Existem vários aspectos que distinguem o Min de outras línguas chinesas, como o mandarim, por exemplo!

Certo, o Min usa os mesmos caracteres chineses que o mandarim na escrita de alguns termos. Nós falamos aqui de termos que têm um caráter etimologicamente correspondente nos dois idiomas. Apenas alguns caracteres especializados são usados ​​além disso, especialmente para palavras que não têm nenhuma etimologia definida ou possui pronúncias alternativas, especialmente quando o significado é diferente.

Todas estas considerações gramaticais servem para nos mostrar que um bom professor particular poderia ser a solução, quando se trata de falar o Min da melhor forma possível. Porque sim, quer gostemos ou não, o chinês é uma língua às vezes complexa para nós os ocidentais que somos. Falar sobre a Rota da Seda, o Confucionismo, ou a Cidade Proibida e Sichuan pode até ser bom em mandarim, mas certamente será ainda mais excitante quando falado em em Min!

Para tentamos representar o mais fielmente possível as palavras que ouvimos em chinês min, preciso utilizar a técnica da romanização.

Romanização, o que é isso?

Se trata simplesmente de transcrever as línguas chinesas em termos latinos, de forma a facilitar a compreensão da língua chinesa, tornando-a acessiva aos ocidentais. Notamos que existem alguns sistemas bastante raros que tentam reconciliar os dois sistemas de representação para as palavras que faltam.

Conheça o dialeto chinês wu falado em Xangai.

 

Tenha aulas de chinês min-nan e progrida no seu conhecimento da China

professor de chines particular O idioma, a arte, a culinária… a cultura chinesa está cheia de riquezas que nos convidam a querer descobrir essa nação…

Depois de ler sobre o Min e sua importância histórica e cultural, por que não aprender a falar esse dialeto? O Min é uma linguagem rica e interessante que, sem dúvida, é emocionante tanto para ensinar quanto para aprender. Para chegar lá, nada mais simples: por que não ter aulas com um professor particular?

Este último poderá contribuir ainda mais para o seu conhecimento sobre a China, sobre o governo chinês, a China moderna, a Shandong, à Grande Muralha da China ou às tradições de Pequim, ao mesmo tempo em que lhe proporcionará habilidades linguísticas significativas para que você domine o dialeto que você está estudando.

É fato que, para nós que utilizamos o alfabeto latino, se deparar com o sistema de escrita do chinês e com as particularidades de seus dialetos pode causar uma certa estranheza. Não entre em pânico, o professor particular estará lá para te ajudar, te motivando e te dando todas as bases necessárias para o aprendizado do min.

Dentre as possibilidades para aprender Min com um professor particular de chinês, estão:

  • aulas particulares de chinês por skype
  • aulas particulares de chinês em presencial
  • aulas de chinês em grupo
  • curso intensivo de chinês

Como se vê, não tem como criar desculpas! Falta de tempo não é um problema quando se pode contar com um professor particular para aprender o Min chinês. Horários flexíveis, aulas feitas sob medida, professor capacitado, tudo o que um aluno precisa para progredir rapidamente no aprendizado de uma língua.

O Min é esta linguagem muito ritual, que tem tantas especificidades quanto existem variedades, o que tornará o seu aprendizado bastante desafiador. Para sua sorte, o Superprof está a serviço do ensino e da descoberta, e vai te acompanhar nessa jornada!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar