Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os requisitos para dar aula de costura no ensino superior e técnico

De Glicia, publicado dia 12/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como se tornar professor em uma faculdade de moda?

Você já pensou na possibilidade de dar aulas de corte e costura em curso de moda? Você poderia não apenas ensinar o que você sabe sobre corte, costura, modelagem e desenho de moda, como também participar de projetos acadêmicos e usar todo o seu talento para criar tecnologias inovadoras na área da moda.

Outra possibilidade para os costureiros experientes que querem entrar na área da educação e tornarem-se professores são os cursos técnicos, oferecidos por diferentes instituições de ensino como o Senac, por exemplo. A instituição é uma referência na área de formações técnicas e profissionalizantes.

competências professores de costura na universidade O que é preciso para ser professor de costura? Um diploma e dedicação.

Após uma formação técnica é possível ingressar em uma pós-graduação ou MBA para se aprofundar no assunto estudado e ter a possibilidade de ensinar em escolas de design, moda e tecnologia.

Mas, para se tornar professor em um curso de moda é preciso corresponder a alguns pré-requisitos, ter uma formação sólida em costura, modelagem ou estilismo, além de muita experiência.

Se você sonha em ser professor universitário ou em ensinar em alguma instituição de ensino técnico, não deixe de conferir todas as dicas que nós preparamos neste artigo.

Qual diploma devo ter para ensinar costura nos cursos de moda?

Se você é costureiro autodidata e sonha em ensinar o que sabe em uma universidade ou escola técnica, saiba que a melhor escolha, nesse caso, é fazer uma graduação em design de moda.

O curso de graduação em design de moda vai te abrir inúmeras possibilidades profissionais, além de permitir que você siga uma carreira no ensino superior ou técnico.

A primeira coisa que o futuro designer de moda precisa saber é que o curso não é voltado apenas para quem sonha em ser estilista. Além de dar um suporte completo para quem almeja ingressar nessa área, a graduação em design de moda abrange muitos outros segmentos importantes, dentre eles a capacitação do aluno para pesquisa e ensino.

O diploma é indispensável para dar aulas de costura no ensino superior A graduação em design de moda pode abrir diferentes possibilidades profissionais.

Preparamos uma lista com alguns estabelecimentos  que oferecem cursos de graduação e pós-graduação em moda na cidade de São Paulo. Veja a seguir:

  • Fundação Armando Álvares Penteado (Faap): oferece graduação em design de moda e pós-graduação em direção de criação em moda e gestão estratégica em moda. Além disso, a instituição também tem um MBA em gestão do luxo;
  • Faculdade Santa Marcelina: o estabelecimento oferece graduação em desenho de moda e uma pós em moda e criação e design de acessórios de moda. Para quem deseja seguir carreira no ensino superior e dar aulas de criação de roupas e acessórios, essa pós-graduação pode ser uma boa opção. A faculdade também tem projetos de extensão universitária que trabalham temas como desenho como instrumento para a criação em moda, história da moda, a moda no cinema, entre outros;
  • Senac: graduação em design de moda, estilismo e em modelagem. Na pós o aluno pode escolher entre criação de imagem e styling de modadesign de moda – estratégias para criação e negócios da moda – da concepção da marca ao desenvolvimento do produto. Além disso, o Senac oferece uma infinidade de cursos livres profissionalizantes;
  • Escola Panamericana de Arte e design: a instituição oferece curso de graduação em design de moda e inúmeras opções de pós-graduação, desde criação de coleção e desenho de moda, até história da moda e jornalismo de moda.

Durante a faculdade é possível fazer diferentes estágios, o que te ajudará a ganhar experiência profissional.

Para ensinar em uma universidade ou instituto de ensino técnico é recomendado fazer uma pós-graduação e algumas especializações no segmento em que você deseja atuar como professor. As universidades públicas são ainda mais exigentes e só contratam professores efetivos através de concursos e é necessário ter um doutorado.

Já os institutos técnicos costumam ter um processo seletivo diferente e você pode candidatar  após uma graduação e algumas experiências profissionais na área, ou ainda, após um mestrado.

Ensine costura ou design de moda em uma escola técnica

Após o ensino médio, alguns estudantes preferem ingressar em um curso técnico ao invés de tentar entrar em uma universidade pública ou privada.

Você sabe o que é uma escola técnica?

Se trata de uma instituição de educação profissional, que oferece cursos de formação técnica seguindo os parâmetros do Ministério da Educação. As escolas técnicas oferecem, ainda, cursos livres profissionalizantes. Geralmente, esse tipo de instituição mescla os dois tipos de ensino, ou seja, técnico e profissionalizante.

O ensino técnico oferece formação altamente qualificante, que permite aos estudantes adquirir todos os conhecimentos necessários para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Uma das característica desse tipo de formação é justamente o lado prático, que tem lugar de destaque.

As escolas que oferecem ensino técnico devem fazê-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas secretarias estaduais de educação, o que inclui carga horária e matérias que devem ser trabalhadas durante o curso.

dar aulas de corte e costura em escola técnica Oferecendo formações profissionalizantes mais curtas, as escolas técnicas são uma ótima opção para ensinar costura.

As formações técnicas são geralmente procuradas por pessoas que estão no ensino médio ou que já o tenha concluído, como uma complementação de ensino e/ou busca de uma formação profissional.

O futuro profissional técnico em costura e/ou modelagem deverá ser capaz de desenvolver a capacidade de interpretação de desenho técnico do vestuário para o desenvolvimento de modelagens. Ele deverá também, dependendo do curso, conhecer os métodos de modelagem plana e tridimensional, partindo de técnicas manuais ou computadorizadas.

Os alunos aprendem ainda, como funciona o processo de risco e corte, bem como o controle de desperdícios no setor, além de precisarem saber definir a viabilidade técnica para a confecção de produtos do vestuário utilizando novas tecnologias.

O professor que atua em escolas e institutos técnicos e/ou tecnológicos tem por missão assegurar que os alunos assimilem todos os processos da cadeia de criação e produção de uma roupa ou acessório.

Como citamos anteriormente, as aulas práticas têm lugar de destaque nos cursos de design de moda ou de corte e costura. Assim, além de saber manusear muito bem a máquina de costura, o professor deverá conhecer também a utilização das novas tecnologias aplicadas à criação, modelagem e produção de vestuário.

Quais são as qualidades necessárias para se tornar professor de costura em uma universidade ou escola técnica?

Ensinar é uma das profissões mais bonitas e ao mesmo tempo uma das mais difíceis. Você pode ser um excelente costureiro ou estilista, mas se você não souber usar a pedagogia adequada, seus alunos não conseguirão assimilar o que você quer passar para eles.

Assim, ser paciente e possuir uma excelente metodologia de ensino são as qualidades mais procuradas em um professor, independente da área em que ele atua. No entanto, saiba que ensinar costura em uma universidade ou escola técnica exige também um determinado grau de escolaridade e experiência.

O processo seletivo para ensinar em uma universidade ou em uma escola técnica não é o mesmo. Primeiramente, é preciso esclarecer que esses estabelecimentos possuem cada um suas especificidades no que diz respeito ao recrutamento de seus professores.

No Brasil, as universidades são públicas ou privadas e isso também influencia na forma como esses estabelecimentos contratam seus professores. Nas universidades públicas, o processo seletivo de docentes é feito por meio de um concurso.

para ensinar não basta um diploma, é preciso ter pedagogia A qualidade mais procurada em um professor é, sem dúvidas, a paciência.

Vale ressaltar que, para pleitear um cargo de professor efetivo em uma universidade pública, é necessário ter feito um doutorado na área almejada. Há algumas exceções, como cargos provisórios para os quais um mestrado é o suficiente. Mas, normalmente, quem deseja trilhar esse caminho de carreira acadêmica acaba tendo que fazer um doutorado de qualquer forma.

Já as universidades privadas costumam selecionar seus candidatos através do estudo do currículo e de uma entrevista. Dependendo da instituição, uma aula teste pode ser pedida para que os recrutadores avaliem a pedagogia e a metodologia do candidato.

No que diz respeito às escolas técnicas, a exigência é que o professor tenha um diploma na área do conhecimento que deseja ensinar. Geralmente o diploma exigido é o de graduação.

Mas, apesar das competências acadêmicas serem importantes, elas não são os únicos critérios avaliados em um professor. Professores excepcionais se preocupam com o bem-estar e felicidade dos seus alunos. Para isso, eles devem dialogar com os estudantes, conhecer um pouco da vida pessoal de cada um deles e levar em consideração suas especificidades.

Outra qualidade indispensável a qualquer professor é a capacidade de se comunicar de maneira eficaz e clara com os seus alunos, tanto para ensinar o conteúdo da disciplina, quanto para oferecer um melhor acompanhamento.

E claro, um bom professor – que ele lecione em uma universidade, escola técnica ou como tutor particular – deve ter o dom da paciência! A paciência é, sem dúvida alguma, uma das características mais importantes para os professores.

Entender que nem sempre os alunos irão assimilar rapidamente um determinado conteúdo é essencial para que a experiência em sala de aula seja mais positiva para ambos os lados. Por isso, todos que desejam se tornarem educadores devem cultivar essa qualidade.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar