Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dar aulas de estilismo e modelagem em domicílio

De Glicia, publicado dia 08/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como se tornar professor particular de costura?

Você já pensou em dar aulas de corte e costura como professor particular? Além da liberdade de poder ensinar na sua própria casa ou no domicílio do aluno, as oportunidades de trabalho na área do ensino particular são muitas!

De fato, existe uma boa demanda de cursos de costura para diferentes níveis. Você pode, por exemplo, dar aulas de crochê para iniciantes, bordado, tricô, aulas de corte e modelagem, aulas de customização de roupas e acessórios, entre outras possibilidades.

Muitos jovens hoje em dia sonham em aprender a costurar, seja para confeccionar suas próprias roupas, ou para tentar entrar no seleto mercado da moda. Além disso, existe hoje em dia um novo mercado para os costureiros, que permite experimentar novas coisas e ousar nas criações.

Enquanto professor particular de corte e costura você terá muito mais liberdade para criar e para mostrar aos seus alunos uma visão diferente dessa profissão. Ensinar a arte do corte e costura vai além de ensinar apenas a fazer bainhas, casas de botão ou como costurar um zíper.

Você pode elaborar ateliês criativos, despertar a curiosidade dos seus alunos falando sobre a história da moda, ensiná-los a buscar referências nas artes, no cinema, na fotografia… as possibilidades são infinitas.

Se você é costureiro e tem vontade de ensinar outras pessoas a costurarem e a tomarem gosto por essa profissão, continue lendo para descobrir todas as nossas dicas.

Quais são os materiais necessários para dar aulas de costura?

Máquina de costura, aviamentos, linhas,  zíper, tesouras, agulhas… quando você começa a costurar, ter os materiais básicos é indispensável.

Para ser capaz de costurar diferentes tipos de roupas e trabalhar com uma maior variedade de tecidos, um costureiro experiente precisa  ter um bom kit de materiais de costura, a começar por uma boa máquina.

materiais básicos para aulas de corte e costura A máquina de costura é indispensável para quem desejar ser costureiro.

Entretanto, seus alunos não vão necessariamente investir em materiais caros no início, principalmente se eles ainda não estiverem certos de escolher a costura como profissão. É importante levar isso em consideração na hora de elaborar seus cursos de costura.

Assim, o professor deve ser capaz de fornecer alguns materiais durante suas aulas. Obviamente, o aluno deve adquirir um pequeno kit básico de costura, mas é melhor evitar de pedir que ele invista muito dinheiro logo no início.

Por exemplo, uma máquina de costura representa um importante investimento financeiro. pedir para seus alunos comprarem uma máquina logo de cara pode não ser uma boa idéia e até mesmo te fazer perder alguns clientes.

Num primeiro momento, ofereça sua máquina de costura para que o aluno possa aprender a manuseá-la e para que ela possa se familiarizar com as diferentes configurações.

Nas primeiras aulas leve sua máquina com você ou organize alguns ateliês na sua casa para ensinar os alunos a usarem a máquina de costura.

Em seguida, se o estudante demonstrar um real interesse em aprender a costurar, você pode dar algumas orientações para ajudá-lo a escolher a melhor máquina.  A marca Singer é uma das mais conhecidas do mercado e possui modelos para todos os gostos e bolsos.

Aqui está uma pequena lista de materiais básicos que serão indispensáveis durante suas aulas de costura:

  • linhas,
  • agulhas,
  • alfinetes,
  • botões,
  • fita métrica,
  • tecidos,
  • zíperes,
  • dedal,
  • tesoura,
  • moldes,
  • manequim,
  • máquina de costura.

O que ensinar na aula de costura?

As aulas de costura precisam ser lúdicas e deixar espaço para que o aluno expresse sua criatividade, afinal, a costura é uma forma de expressão artística e criativa.

Você pode oferecer diferentes opções de cursos e ateliês para diferentes públicos: aulas em grupo, cursos individuais personalizados, ateliê de iniciação à costura, aulas de bordado para iniciantes, cursos de customização e DIY, etc.

ensine diferentes técnicas de costura a seus alunos Os cursos de bordado estão em alta! Essa pode ser uma boa oportunidade para começar a ensinar a arte de costurar.

Você também pode oferecer suas aulas para diferentes faixa-etárias, desde cursos para adultos que desejam adquirir uma capacitação profissional para mudar de área, até aulas de iniciação para crianças.

As aulas poderão ser ministradas na casa do aluno. Nesse caso, elabore a aula de forma a facilitar sua vida enquanto professor. Aulas que exigem diferentes tipos de ferramentas podem não ser uma boa idéia se você não possui um carro para transportar seu material.

Ou, você pode organizar as aulas na sua casa. Se você tiver um espaço sobrando, você pode mesmo montar um pequeno ateliê de costura. Dessa forma, você terá à mão todo o material necessário e seus alunos poderão usufruir de um ambiente propício ao aprendizado da costura.

Se você ainda está meio perdido quanto a temática das aulas, aqui vão algumas idéias de cursos que você pode criar:

  • iniciação à costura através de criações simples para aprender a costurar à mão e ser capaz de pregar botões, fazer uma bainha, costurar um forro, etc.;
  • como costurar roupas e acessórios para bebês;
  • como costurar roupas e acessórios infantis;
  • curso de Bordado à mão (ponto cruzado, ponto russo, bordado com fita, ponto caseado, etc.);
  • curso de customização de roupas e acessórios;
  • curso de corte e modelagem;
  • como fazer seus próprios acessórios (bolsas, chapéus, cachecóis, gorro, etc.);

Quanto tempo dura uma aula de costura?

A duração da aula vai depender de diferentes fatores, como o conteúdo ensinado, a organização dos tópicos abordados e da proposta do professor. De maneira geral, uma aula de costura dura em média 2 horas.

Para saber quanto tempo sua aula deve durar, você precisa primeiro preparar um plano de aula e refletir sobre os tópicos que serão ensinados. Vale lembrar que em uma aula de costura, uma boa parte do tempo deve ser dedicado à prática da costura e a utilização da máquina.

determinar o tempo de duração da aula de costura Dedique uma parte da aula à costura propriamente dita e ao manuseio da máquina.

Considere também o seu tempo de deslocamento. Mesmo que esse critério não conte como tempo de aula para o aluno, ele deve ser levado em consideração na hora de você estabelecer seus preços, pois é uma parte do seu tempo que você dedicou para chegar até o aluno.

Além disso, imagine que você tenha que passar 1 hora e meia no transporte para chegar até a casa do seu aluno e que sua aula dure apenas 1 hora. Você vai passar mais tempo se deslocando do que trabalhando, logo, seu negócio pode perder sua rentabilidade. Aceite se deslocar até o domicílio do aluno por no mínimo 2 horas de aula.

E já que estamos falando de rentabilidade, você deve estar se perguntando quanto cobrar por suas aulas, não é mesmo?

Precificar nem sempre é uma tarefa fácil! Ao mesmo tempo que queremos propor uma preço competitivo e que atraia muitos clientes, é preciso pensar nos gastos que você teve para preparar suas aulas e no tempo que você dedicou a isso. Ou seja, é preciso oferecer um preço justo, tanto para você quanto para os seus alunos.

Para se ter uma idéia, o preço médio da hora/aula em São Paulo está por volta de R$47,00. Por esse valor é possível encontrar aulas de:

  • corte e costura,
  • modelagem,
  • manuseio da máquina,
  • noções sobre tecidos e caimento,
  • noções sobre corte,
  • técnicas de costura e acabamentos,
  • etc.

Dessa forma, para saber quanto você deve cobrar por suas aulas, avalie os conteúdos que você oferece. Quanto mais específica for a demanda do aluno, mais cara será a aula.

Onde encontrar alunos interessados em costura?

Para começar a dar suas primeiras aulas de corte e costura, você vai precisar, obviamente, de alunos! Mas, onde encontrá-los?

Mesmo na era da internet e da informação digital, o boca-à-boca ainda é uma das melhores maneiras de conseguir clientes, um novo emprego e, por que não, alunos interessados em aprender a arte de costurar.

encontre alunos de costura na internet Faça seu cadastro de professor no Superprof. É rápido, fácil e muito prático!

Comece falando aos seus amigos e familiares que você está com um novo projeto, que você gostaria de começar a ensinar o que você sabe sobre costura a outras pessoas. Isso vai ajudar a “espalhar” a novidade e poderá te ajudar a conseguir alguns alunos.

Esse método é prático e gratuito e pode ser de grande ajuda no início. Entretanto, para potencializar suas chances de conseguir muitos alunos, use o poder da internet e das redes sociais. Divulgue seus serviços no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes.

Existe ainda a publicidade direcionada do Google e do Facebook. Certo, isso terá um custo, mas é um investimento que vale a pena se você deseja atrair pessoas que de fato tem interesse em corte e costura.

A longo prazo, as propagandas e campanhas de divulgação direcionadas que você fizer na internet podem rentabilizar, e muito, o seu negócio.

Outra opção para conseguir alunos é se inscrever no Superprof. Uma grande variedades de alunos, zero burocracia e a praticidade de achar tudo que você precisa em uma única plataforma.

Crie um perfil atrativo e coloque todas as informações importantes sobre você como suas formações, experiências profissionais, competências, etc.

Além de aulas particulares em domicílio, através do Superprof você também pode dar aulas online, via webcam. Ou seja, ainda mais chances de conseguir alunos, pouco importa sua cidade ou bairro.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar