Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Torne-se professor de estilismo e modelagem à distância

De Glicia, publicado dia 10/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como dar aulas de costura online?

Você é um costureiro experiente e gostaria de transmitir sua paixão e seus conhecimentos a outras pessoas? E se você desse aulas de costura por webcam?

Além da liberdade de poder ensinar no conforto do seu lar, as oportunidades de trabalho na área do ensino particular são muitas, sobretudo no que diz respeito ao ensino à distância.

A internet tornou-se indispensável em nossas vidas. Seja para trabalhar, estudar ou apenas para relaxar, hoje em dia é inimaginável viver sem todas as facilidades que a internet nos proporciona.

Na área educativa não é diferente. O ensino à distância vem se popularizando cada vez mais e tornou-se uma forma prática e rápida de estudar e aperfeiçoar os conhecimentos em meio à correria do dia a dia.

Existe uma boa demanda por cursos de costura online, para diferentes níveis. Você pode, por exemplo, dar aulas de crochê para iniciantes, bordado, tricô, aulas de corte e modelagem, aulas de customização de roupas e acessórios, entre outras possibilidades.

Muitos jovens hoje em dia sonham em aprender a costurar, seja para confeccionar suas próprias roupas, ou para tentar entrar no seleto mercado da moda. No entanto, muitos ainda têm medo de dar o primeiro passo. Os cursos de costura online são uma ótima forma para esses jovens de terem um primeiro contato com a profissão.

Neste artigo reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a atrair muitos alunos e aumentar sua clientela. Ficou interessado? Então leia nosso pequeno guia para descobrir como se tornar professor de costura via webcam!

Crie um blog de costura e atraia muitos alunos

Hoje em dia muitos profissionais de diferentes áreas usam o poder da internet para divulgar seus serviços e criações, e dessa forma atrair uma clientela para seus negócios.

conteúdo de costura online para blogs Já pensou na possibilidade de divulgar seu trabalho através de um blog de costura?

Os blogs que tratam de temas específicos são uma excelente forma de fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho. Um blogueiro que consegue ganhar uma certa notoriedade na web pode usar essa “fama” a favor do seu negócio.

Um blog é uma ótima maneira de produzir conteúdo sobre costura e disponibilizá-lo gratuitamente para seus leitores.

“Ah, mas eu vou ter que ensinar as pessoas a costurarem de graça?” Sim e não!

O objetivo do blog é desenvolver sua audiência na web, descobrir qual é o público que se interessa por costura, o que essas pessoas buscam e quais as necessidades delas.  Ao oferecer conteúdo relevante de graça no seu blog, você estará fidelizando uma clientela em potencial.

Quando você conhecer bem seu público alvo, você poderá, então, começar a elaborar cursos e aulas de costura que respondam à demanda dos seus leitores.

As chances de eles se interessarem pelos seus serviços será muito maior, pois eles já terão visto o quanto você é competente no que faz através do conteúdo do seu blog e, dessa forma, confiarão no seu trabalho.

Aqui estão algumas dicas de conteúdo que você pode produzir para o seu blog de costura:

  • idéias criativas para criar seus próprios acessórios,
  • dicas para gastar menos na hora de escolher seu material de costura,
  • tutoriais de DIY e customização de roupas e acessórios,
  • como escolher a melhor máquina de costura,
  • um e-book gratuito com dicas e conselhos para quem está começando a costurar,
  • quais os itens básicos que não podem faltar em um kit de costura,
  • como fazer uma bainha invisível,
  • etc.

Falar sobre costura em um blog ajudará você a entender melhor as demandas de seus clientes em potencial. De fato, os comentários e as trocas diretas entre você e seus leitores permitirão que você tenha um olhar mais amplo sobre a oferta atual de cursos de costura online e a real necessidade de quem busca por esses cursos.

Divulgue seu blog nas redes sociais como Facebook e Instagram. Os fóruns de discussão online sobre costura também são excelentes canais de divulgação e te ajudarão a atrair muitos leitores e clientes em potencial.

Elabore cursos online e vídeo-aulas sobre costura

Agora que você já construiu sua audiência na web e tem leitores fiéis e interessados no conteúdo do seu blog, chegou o momento de começar a oferecer seus serviços como professor de costura.

consiga alunos de costura usando sua influência na internet Elabore seus próprios cursos de costura online e venda-os aos leitores do seu blog.

O primeiro passo é elaborar vídeo-aulas que você poderá vender separadamente ou em pacotes. Por exemplo, você pode preparar um curso de costura para iniciantes e vendê-lo como um pacote ou por módulos.

Outra opção é fazer tutoriais detalhados, explicando passo a passo como fazer algo. Assim, seus clientes terão a opção de comprar aulas para uma necessidade pontual e poderão escolher por tema.

Veja aqui algumas idéias de temas que você pode usar para elaborar e criar suas aulas online:

  • como costurar um zíper,
  • como fazer uma bainha perfeita,
  • como costurar uma casa de botão,
  • customização de camisetas,
  • como usar a máquina de costura,
  • a importância de saber costurar à mão,
  • como costurar um forro,
  • DIY e reciclagem do seu guarda-roupas,
  • etc.

Fique atento à qualidade dos vídeos que você oferece: seu material de vídeo deve permitir que os alunos vejam todos os passos necessários para criar roupas e acessórios. Todas as etapas do processo devem ficar muito claras.

Outro aspecto importante é pensar no tempo que você levará para produzir seus vídeos, pois isso influenciará diretamente na sua produtividade e na rentabilidade do seu negócio!

Organize-se bem antes de começar a fazer uma vídeo-aula. Faça um roteiro e pense em todas as etapas para que a aula fique o mais didática possível.

Sempre coloque uma pequena introdução, para te apresentar e para explicar do que se trata aquela aula. Em seguida, divida a aula em uma parte teórica (caso haja necessidade) e em uma parte prática).

E por último, mas não menos importante, assista aulas de outros profissionais da área. Compre uma aula de costura ou um tutorial para ter uma idéia de como outros costureiros estruturam seus cursos e também para ter uma noção de quanto cobrar.

Não se esqueça de dar aos seus alunos a oportunidade de contatá-lo, se necessário, para esclarecer um ponto ou simplesmente para agradecer e mostrar o resultado do trabalho realizado por eles. Esse contato direto é muito importante para que seus clientes continuem consumindo seu conteúdo pago e compartilhe seu trabalho com outras pessoas.

E se você desse aulas de costura por webcam?

Com o Skype, hoje é muito fácil ensinar costura por webcam. Uma aula à distância pode ser tão didática e interessante quanto uma aula presencial.

aulas de costura por vídeo conferência Dê aulas de costura por webcam e aumente sua clientela.

Você terá o mesmo relacionamento com seus alunos e poderá garantir um acompanhamento individualizado da mesma forma que faria em cursos presenciais. Além disso, dar aulas à distância também permite que você prepare conteúdos personalizados, de acordo com as necessidade de cada um dos seus alunos.

Tudo que você precisa para começar suas aulas online é de uma boa conexão à internet e um material audio-visual de qualidade. Antes de dar início às suas aulas, teste sua conexão e o material. Veja se o microfone está funcionando bem e se a câmera está bem posicionada.

O Skype é uma excelente ferramenta para começar como professor particular de costura à distância. Além de ser uma das plataformas mais usadas para comunicações por vídeo conferência, o Skype é muito usado por professores de diferentes áreas.  A função de compartilhamento de telas, disponibilizada no skype, é um recurso excelente quando se trata de aulas online.

No Superprof você tem a possibilidade de dar aulas presenciais e/ou por webcam. Quando você fizer o seu cadastro como professor particular de costura, escolha a opção de aulas via webcam, assim todos que consultarem seu perfil saberão que você oferece essa escolha.

As vantagens de dar aulas de costura via webcam

Os cursos online por webcam permitem uma troca real com o aluno. Além do mais, você trabalha no conforto do seu lar e pode dar aulas para pessoas em diferentes cidades brasileiras.

Outro ponto muito positivo é o fato de poder administrar sua agenda com muito mais liberdade e ter a possibilidade de dobrar sua clientela.

dê aulas de modelagem usando apenas uma webcam Ensinar corte e costura à distância traz inúmeras vantagens.

Se você está com medo dos possíveis gastos que teria se desse aula por webcam, saiba que não há necessidade de investir somas exorbitantes para comprar um bom material. Para garantir a qualidade da sua aula, tudo que você vai precisar é de uma computador conectado à internet, uma boa câmera e um microfone.

Hoje em dia você pode comprar um bom equipamento de som e imagem por um preço acessível. Além disso, dar aulas sem sair de casa fará você economizar tempo e dinheiro, pois não precisará se deslocar até seu aluno.

Veja algumas das principais vantagens de dar aulas por webcam:

  • Não precisar se deslocar: você pode dar suas aulas na sua casa, no seu ateliê de costura ou em qualquer outro lugar. Ganho de tempo e, consequentemente, de dinheiro.
  • Atingir um maior números de clientes em potencial: dando aulas online você pode ter alunos de qualquer lugar do Brasil, o que significa dobrar seu número de alunos.
  • Maior disponibilidade: quando não há necessidade de se deslocar para dar aulas, é mais fácil estender o tempo que estamos disponíveis para obter mais clientes.
  • Aulas mais diretas e práticas: geralmente, pela webcam vamos direto ao ponto, não há lugar para tagarelice e dispersão. Nós só falamos sobre o necessário e a aula fica muito mais produtiva.
  • Nenhum gasto com materiais didático: tudo pode ser feito online, inclusive o suporte didático que você usará para suas aulas. Um gasto a menos com livros e manuais, tanto para você quanto para seus alunos.

Sem nenhuma hesitação, nós o encorajamos a lançar sua carreira de professor de costura online. Os inconvenientes são praticamente inexistentes e para começar você só precisa… começar!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar