Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo que você precisa saber para dar aulas de estilismo

De Glicia, publicado dia 14/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como se tornar professor de corte e costura?

Você já parou para pensar em como seria o mundo se todo mundo confeccionasse suas próprias roupas? Com toda certeza, a indústria da moda seria muito diferente, ou talvez nem existisse.

Utopias à parte, saber costurar as próprias roupas dá muito mais liberdade às pessoas, pois permite que elas criem peças únicas, que de fato correspondam ao que elas gostam. Hoje em dia, o vestuário está cada vez mais padronizado e não leva em consideração os diferentes tipos de corpos.

Nosso objetivo aqui não é tratar a costura como um ato de militância, mas mostrar para você, costureiro ou designer de moda, que todas essas questões criam novas oportunidades de trabalho.

Com o crescimento da cultura do DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”, em português) em blogs e redes sociais como Pinterest ou Youtube, o perfil de quem procura por cursos de costura hoje em dia é bem diferente se comparado ao de alguns anos atrás.

Vemos jovens que, além da paixão pela moda e pela costura, possuem também uma vontade de mudar os paradigmas impostos pela indústria da moda, que tende a oferecer roupas que já não representam mais as vontades e anseios dos consumidores.

Se você é um costureiro experiente ou um profissional da moda, com um diploma em design e criação, o mercado tem muitas oportunidades de trabalho para você, inclusive na área da educação e ensino.

Aulas particulares, cursos online, associações ou escolas técnicas são apenas alguns dos exemplos de como você pode construir uma carreira sólida como professor de corte e costura, modelagem ou estilismo.

Não acredita? Vem ler nosso artigo e descubra todas as nossas dicas para se tornar um professor de costura bem-sucedido!

Dar aulas de costura em uma associação

Seja para costureiros em busca de aperfeiçoamento ou para quem deseja aprender a costurar do zero, as associações são uma excelente opção. Oferecendo cursos de costura mais baratos do que as escolas privadas e mais acessíveis que uma escola técnica ou universidade, as associações atraem inúmeros aspirantes a costureiros e futuros designers de moda.

porque dar aulas em associações de costura? Dar aulas de corte e costura em uma associação é uma oportunidade única de aprendizado.

E quais são as vantagens para um professor de costura ensinar nesse tipo de estabelecimento?

Primeiramente, você estará em contato com um público aplicado e interessado em aprender. Em segundo lugar, as associações que promovem cursos e ateliês na área criativa costumam reunir profissionais de diferentes áreas como moda, artes, design gráfico, desenho, pintura, etc.

Ter contato com todos esses profissionais pode expandir seus conhecimentos, aumentar sua criatividade e criar novas oportunidades de emprego.

Além disso, as associações de corte e costura fazem um belo trabalho de inclusão social e ajudam muitas pessoas a se formarem e terem acesso ao mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade única de transmitir sua paixão e ainda ajudar na habilitação profissional de pessoas em situação social precária.

E quanto ao salário, quanto posso ganhar dando aulas em uma associação?

Você deve estar ciente de que, na maior parte dos casos, os trabalhos em associações ou ONGs são trabalhos voluntários. Ou seja, você não recebe remuneração para isso. Em alguns casos, os professores voluntários recebem uma ajuda de custo.

Optar por dar aulas de costura em uma associação será, na realidade, uma oportunidade de praticar e adquirir experiência. No entanto, não espere ficar rico fazendo isso!

Para complementar sua renda, você pode dar aulas particulares de costura. Na plataforma Superprof, por exemplo, você pode fazer um cadastro enquanto professor de costura e ter acesso a muitos alunos em diferentes localidades.

A maior vantagem de dar aula particular é que você escolhe seus dias e horários de trabalho, conseguindo assim conciliar esse trabalho com outras atividades.

Tem vontade de dar aulas de costura em uma associação? Leia mais sobre o assunto!

Torne-se professor de costura do ensino superior ou técnico

Se você é costureiro autodidata e sonha em ensinar o que sabe em uma universidade ou escola técnica, saiba que a melhor escolha, nesse caso, é fazer uma graduação em design de moda.

como dar aulas de costura em um estabelecimento de ensino superior ou técnico Quem deseja ensinar costura ou design de moda em um estabelecimento deve buscar qualificação profissional.

O curso de graduação em design de moda vai te abrir inúmeras possibilidades profissionais, além de permitir que você siga uma carreira no ensino superior ou técnico.

Durante a faculdade é possível fazer diferentes estágios, o que te ajudará a ganhar experiência profissional.

Saiba que, para ensinar em uma universidade ou instituto de ensino técnico, é recomendado fazer uma pós-graduação e algumas especializações no segmento em que você deseja atuar como professor.

As universidades públicas são bem mais exigentes em seu processo seletivo para professores. A contratação de professores efetivos se dá através de concurso e é necessário ter um doutorado para assumir o cargo.

Já os institutos técnicos costumam ter um processo seletivo diferente e você pode candidatar  após uma graduação e algumas experiências profissionais na área, ou ainda, após um mestrado. Tudo depende do estabelecimento.

Para conhecer os requisitos necessários para trabalhar no estabelecimento que você almeja, informe-se bem antes. Assim, você poderá preparar sua candidatura de maneira mais eficaz e aumentará suas chances de descolar o job dos seus sonhos.

Já pensou em dar aula de costura no ensino superior?

Dar aulas de corte e costura em domicílio

Existe uma boa demanda de serviços de aula particular de costura. Enquanto professor particular de corte e costura você terá muito mais liberdade para criar e para mostrar aos seus alunos uma visão diferente dessa profissão.

Ensinar a arte do corte e costura vai além de ensinar apenas a fazer bainhas, casas de botão ou como costurar um zíper. Você pode elaborar ateliês criativos, despertar a curiosidade dos seus alunos falando sobre a história da moda, ensiná-los a buscar referências nas artes, no cinema, na fotografia… as possibilidades são infinitas.

dar aulas de costura em domicílio Divulgue seu trabalho como professor de costura nas redes sociais e use o poder de comunicação da internet a seu favor.

E como encontrar alunos interessados em aulas de costura?

Mesmo na era da internet e da informação digital, o boca-à-boca ainda é uma das melhores maneiras de conseguir clientes. Comece contando aos seus amigos e familiares que você tem um projeto de dar aulas de costura. Isso vai ajudar a “espalhar” a novidade e poderá te ajudar a conseguir alguns alunos.

Esse método, além de gratuito é prático, e pode ser de grande ajuda para trazer seus primeiros alunos. Entretanto, para potencializar suas chances de conseguir mais clientes, use o poder da internet e das redes sociais a seu favor.

Divulgue seus serviços no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais. Existe ainda a publicidade direcionada do Google e do Facebook. Certo, isso tem um custo, mas é um investimento que vale a pena se você deseja atrair pessoas interessadas  em corte e costura.

Outra opção para conseguir alunos é se inscrever no Superprof. Uma grande variedades de alunos, zero burocracia e a praticidade de achar tudo que você precisa em uma única plataforma.

Crie um perfil atrativo e coloque todas as informações importantes sobre você como suas formações, experiências profissionais, competências, etc.

Além de aulas particulares em domicílio, através do Superprof você também pode dar aulas online, via webcam. Ou seja, ainda mais chances de conseguir alunos, pouco importa sua cidade ou bairro. Veja como a seguir.

E se você desse aulas particulares de corte e costura?

Como dar aulas de costura à distância?

As aulas à distância têm ganhado muita popularidade nos últimos tempos! Isso porque, além da praticidade, essa modalidade de ensino traz praticamente as mesmas vantagens de aulas presenciais.

Os cursos online  permitem uma troca real com o aluno. Além do mais, você trabalha no conforto do seu lar e pode dar aulas para pessoas em diferentes cidades brasileiras. Ou seja, muito mais clientes em potencial.

multiplicar suas chances de dar aulas de costura através de aulas online O ensino à distância oferece muitas oportunidades de emprego para os professores de costura.

Além da possibilidade de dobrar sua clientela, outro ponto muito positivo é o fato de poder administrar sua agenda com muito mais liberdade. Você escolhe seus dias e horários de trabalho, o que te permite conciliar o trabalho de professor com outras atividades.

Outra dica preciosa para quem deseja começar a dar aulas de costura online é criar um blog. Isso mesmo, um blog dedicado ao tema costura! Hoje em dia muitos profissionais de diferentes áreas usam o poder da internet para divulgar seus serviços e criações, e dessa forma atrair uma clientela para seus negócios.

Os blogs que tratam de temas específicos são uma excelente forma de fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho. Um blogueiro que consegue ganhar uma certa notoriedade na web pode usar essa “fama” a favor do seu negócio.

Um blog é uma ótima maneira de desenvolver sua audiência na web, descobrir qual é o público que se interessa por costura, o que essas pessoas buscam e quais as necessidades delas.

Ao oferecer conteúdo relevante  no seu blog você estará fidelizando uma clientela em potencial, disposta a consumir seus cursos online.

Se você não tem paciência para criar um blog e alimentá-lo frequentemente, existe outra maneira de começar a dar aulas online: dando aulas particulares por webcam.

Uma aula por webcam pode ser tão didática e interessante quanto uma aula presencial. Você terá o mesmo relacionamento com seus alunos e poderá garantir um acompanhamento individualizado da mesma forma que faria em cursos presenciais.

Além do mais, dar aulas à distância também permite que você prepare conteúdos personalizados, de acordo com as necessidade de cada um dos seus alunos.

Tudo que você precisa para começar suas aulas online é de uma boa conexão à internet e um material audio-visual de qualidade. E saiba que, no Superprof você tem a possibilidade de dar aulas presenciais e/ou por webcam. Basta indicar no seu perfil que você aceita aulas por webcam.

tem interesse em dar aulas de costura por webcam? Confira nossas dicas!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar