Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A China: mergulho no coração de um território plurilinguístico!

De Fernanda, publicado dia 18/09/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Os chineses falam quais línguas?

Uma pergunta que muitas vezes surge para futuros expatriados que partem para uma longa permanência de imersão na China … Devo aprender o mandarim ou o cantonês?

Esta dúvida diz muito sobre a complexidade do país do Kung Fu em termos de diálogo e compreensão para estrangeiros.

A China, com sua história milenar de império, da diversidade dos povos e das culturas, possui muitas línguas e dialetos que podem confundir muito os estudantes de chinês.

Apesar da complexidade do mapa linguístico chinês, podemos encontrar uma lógica linguística comum a todos esses idiomas chineses.

Na verdade, assim como aprender outra língua latina, como o espanhol, o italiano ou o francês, o estudo de outra língua chinesa é fascinante, pois as semelhanças e peculiaridades são numerosas.

Vamos tentar simplificar a tarefa para entender melhor a estrutura da língua chinesa, a fim de evitar equívocos de longa data que disseminam preconceitos, crenças falsas e declarações errôneas.

Panorama do mapa linguístico da China

Onde aprender chinês? O grupo de línguas zhuang-dong é falado por 1,8% da população chinesa. Existem línguas como zhuang, buyei, dai …
O grupo tibetano-birmanês é um dos grupos linguísticos de classe média. Há vários dialetos.

Atualmente, existem 81 idiomas falados na China. O que faz as palavras cruzadas ficarem um pouco mais complexas …

Por meio de diferentes níveis de habilidades escritas e orais, 55 minorias nacionais usam sua própria língua. As minorias às vezes usam vários idiomas ao mesmo tempo para se comunicar.

49 idiomas – entre os 81 registrados na China – levam o nome da nacionalidade que o utiliza. Em outras palavras,

  • a língua “han” é usada pelos “han”,
  • o “zhuang” pelos “zhuang”
  • e da mesma forma para os “buyei”, os “dai” …

Espere, ainda vai complicar…

Nas 32 línguas que sobram nesse menu linguístico, seu nome é totalmente diferente da nacionalidade dos seus falantes. (Sim, complicado, eu sei …)

Um exemplo concreto com os 90.000 tibetanos cuja língua materna é … Espere por isso … O “gyarong”, e não o “tibetano”!

Não entre em pânico! A China funciona com um modelo de classificação linguística bem organizado que serve para constituir um número de grupos de idiomas dentro da família chinesa.

Este modelo de classificação linguística é baseado em critérios de distância entre os idiomas e dialetos, bem como outras condições mais específicas, como a história da região, a identidade étnica ou a evolução da nacionalidade em função da língua.

Longe das palavras, longe do coração …

Às vezes dividida em dialetos, sub-dialetos e jargões, essas línguas podem carregar em si uma distância de dialeto que perturba as ambições de comunicação de todos. (Pois é, lembra da torre de Babel?…)

Para mapear a questão de idioma:

  • No sul da China, encontramos línguas e dialetos minoritários tão distantes que as esperanças de diálogo são tão difíceis de superar quanto a muralha chinesa,
  • No norte da China, a situação é bem diferente, uma vez que os dialetos têm mais semelhanças entre eles e, consequentemente, permitem um espectro maior de fala.

O mandarim

Onde aprender chinês? Vocabulário, gramática, estrutura: muitos elementos diferenciam o cantonês do mandarim! O mandarim pode até ser lido na pronúncia cantonesa. No entanto, não é usado na vida cotidiana.

Que lugar o mandarim tem na história das línguas chinesas?

O termo “mandarim” nasceu das relações comerciais entre portugueses e chineses no início do século XVII. Os comerciantes lusitanos aportavam nas cidades chinesas em busca de chá, seda e outros artigos exóticos, e tratavam com funcionários determinados pelo governo imperial da China. – wikipedia.

Não há necessidade de repetir mais uma vez, mas vamos dizê-lo: a primeira língua mais falada na China é o mandarim ou 普通話 / 普通话 pǔtōnghuà ( “linguagem padrão”) ou 漢語 / 汉语 hànyǔ ( “linguagem dos Han”, grupo étnico dominante na China) com mais de 955 milhões de falantes nativos.

Estamos longe dos “amigos” da sua conta do Facebook, tão “popular” aos seus olhos …

Língua oficial da República Popular da China desde 1956, o mandarim já foi a língua das comunidades chinesas que vivem no norte do país.

Portanto, para os estrangeiros, quando dizemos “aprender chinês”, as aulas de mandarim de um modo geral são as mais solicitadas, porque a língua é falada (oficialmente) por mais de 70% dos chineses.

O que chamamos hoje de mandarim padrão é na verdade o mandarim da região de Pequim, onde estavam estabelecidos os imperadores Ming. Muitas vezes considerado como a variante mais comum desta língua para a rica história literária antiga, o mandarim de Pequim ainda tem algumas especificidades, sendo uma delas a sua pronúncia.

A variedade de sotaques – mais ou menos carregados dependendo do caso e região – não muda nada: toda a China fala mandarim padrão! Especialmente porque o mandarim padrão é ensinado em todas as escolas da China para formar as gerações mais jovens.

Além disso, não só falado na China, o mandarim também conta com falantes em Taiwan e Cingapura.

Língua dos negócios, uma vez que apenas 25% dos chineses falam inglês, ela conquista cada vez mais o mundo, apesar da dificuldade dos caracteres, da fonética pinyin e dos tons de chinês.

Hoje, a China, bem consciente do seu poder econômico, está tentando espalhar a sua língua no mundo em especial por meio da implantação de Institutos Confúcio.

Atualmente a China é o maior parceiro comercial do Brasil e o Brasil, o maior parceiro comercial e maior destino de investimento chineses na América Latina. As crescentes relações comerciais entre os dois países encorajam cada vez mais brasileiros a aprender o mandarim.

Neste grande país, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, às vezes falamos da ameaça de cantonês que destruiria os planos dos líderes comunistas que determinaram o mandarim como a língua padrão.

Aliás, você sabe qual dialeto chinês priorizar nos seus estudos?

O cantonês

Cantonês, sendo apenas uma língua oral, está associado a caracteres chineses tradicionais. O cantonês é o segundo idioma mais falado pelos chineses. É encontrado em canções folclóricas e grandes produções de Hong Kong.

É preciso ter consciência de que, em um país tão grande quanto o atual Zhongguo (“o país do centro”), o mandarim não poderia ser a única língua popular …

Sob muitos aspectos diferente do mandarim, especialmente em termos de estrutura de caracteres e pronúncia, o cantonês é falado por mais de 71 milhões de pessoas (um terço da população do Brasil, imagine só!).

O termo se refere tanto ao grupo linguístico – dentro do qual há muitos dialetos – como também à língua cantonesa que se padronizou bem como o mandarim.

Nós vamos encontrar em cantonês:

  • Estruturas de frases cuja ordem difere realmente do mandarim,
  • Usos gramaticais que vêm do chinês antigo,
  • Partículas pós-verbais em maior número e mais refinadas em detalhes do que em mandarim.

Frequentemente associados aos caracteres tradicionais, o cantonês atual traz em si, no entanto, os traços de modernidade e padronização, uma vez que é na sua maioria escrito com caracteres simplificados, em geral nos fóruns, mensagens instantâneas, redes sociais e blogs.

Embora alguns estrangeiros saibam que existem várias línguas na China, alguns sinófilos adoram em especial o cantonês – falado em Hong Kong, nas províncias de Guangdong, Guangxi e Sudeste da Ásia – mais do que outras línguas e dialetos chineses.

Na verdade, falado não apenas em Cantão, mas também na atraente cidade de Hong Kong e parte da diáspora, o cantonês tem uma rica influência e cultura que é internacionalmente atraente.

A imagem do cantonês, reforçado pelo seu cinema, a música cantopop e o status mundial de Hong Kong, deixam às vezes os políticos perplexos, pois pensam que o idioma pode representar um perigo para o mandarim …

Independentemente disso, a maioria das músicas que compõem o cantopop são escritas em chinês mandarim padrão e apenas pronunciadas em cantonês. Assim, o idioma cantonês permanece enclausurado no estereótipo de ser uma versão “alternativa” de mandarim, apenas diferente por sua pronúncia, enquanto sua estrutura seja muito diferente.

Agora visto como segunda língua viva da China – no número de falantes – o cantonês está no entanto em apenas terceiro lugar em termos de grupos de idiomas, logo depois de um grupo chamado “wu”.

Descubra também a influência dos chineses na Ásia …

O “Wu”

Como aprender chinês? Vários idiomas na China sofreram uma evolução fônica muito forte. Eles são totalmente diferentes na realidade contemporânea.

Dando origem a um grupo linguístico que inclui muitos dialetos, o Wu (吴语 / 吳語 / wúyǔ) é mais conhecido por agregar dentro de si o “xangainês” ou a língua do povo de Xangai …

Falado em Xangai, Jiangsu e Zhejiang, o Wu tem cerca de 77 milhões de falantes, e ainda se acredita que 7 a 8 por cento dos chineses o use fluentemente.

Reconhecido como a segunda língua falada na China, “Wu” é sinônimo de língua nobre devido ao fato de que, ao contrário do cantonês “padronizado”, ele ainda é composto por muitos dialetos individuais.

Às vezes denominado como uma língua à parte, às vezes denominado como um dialeto chinês, o Wu não é muito acessível para estrangeiros e são raros os conteúdos e as aulas de mandarim que o encorajam a aprender.

Membro da família linguística “sino-tibetana” – como o mandarim, o cantonês e o minu-Wu – passou por uma grande evolução fônica ao longo dos anos.

Na verdade, antigamente a língua compreendia 8 tons, que se fundiram para formar apenas 5. O Wu contemporâneo é usado apenas com 2 tons. Um fenômeno linguístico raro se comparado ao chinês mandarim.

Saiba mais sobre os tons chineses…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar