Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a pintar com tinta acrílica

De Fernanda, publicado dia 23/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como fazer pintura acrílica?

“A pintura é muito fácil quando você não sabe como fazer isso. Quando você aprende, ela se torna muito difícil. » Edgar Degas

Por que não tirar um tempo e aprender a pintar com acrílico?

Pintura mural ou decorativa: a tinta acrílica é usada principalmente para a prática artística. Primers, cores primárias, aditivos, esmaltes, camadas, tinta extra fina… Descubra neste artigo como pintar com cores acrílicas!

O que é a pintura acrílica?

Você acabou de começar as suas aulas de desenho e de pintura e agora você não sabe qual especialidade seguir? Ainda não sabe que tipo de tinta usar e quais técnicas quer aprender?

O curso de pintura vai ajudá-lo a praticar diferentes técnicas de desenho e de pintura (lápis grafite, tinta, pastel seco, guache, aquarela, giz, carvão vegetal, pintura a óleo, etc.).

Mas você sabe o que é a tinta acrílica e de onde ela vem?

A pintura acrílica é uma técnica muito recente. Quanto a inventou acrílico?

Tal como define a Wikipedia, “o acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela. ”

Esse tipo de pintura existe há pouco tempo, diferentemente do caso da aquarela. A pintura a óleo também tem uma longa história. A da pintura acrílica é um pouco mais curta.

O aparecimento das primeiras pinturas sintéticas ocorreu nos anos 1930 nos Estados Unidos. Estas tintas eram basicamente usadas para pintar carros ou edifícios. Mas alguns pintores começaram a usá-las para fins artísticos.

Uma marca foi criada alguns anos depois, em 1949, pelas gráficas americanas Leonor Color e Sam Golden. Eles criaram a marca Magma para comercializar a pintura.

Artistas como Barnett Newman ou Morris Louis usaram esta pintura misturada com terebintina para colorir suas obras.

Mas esta pintura como a conhecemos hoje foi inventada em 1963. Foi o químico Henry Levinson quem inventou esta tinta que pode ser diluída em água para potencializar suas características mais artísticas. A primeira marca de tinta acrílica foi chamada de Liquitex.

Foi essa técnica de pintura que Andy Warhol usou em suas obras de arte.

A tinta acrílica só chegou na Europa na década de 1960, quando Pierre Alechinsky descobriu o material durante uma estadia nos Estados Unidos.

A pintura como a conhecemos hoje é realizada com pigmentos levemente esmagados, naturais ou sintéticos.

Por fim, a isto acrescenta-se uma mistura com água e resina acrílica para dar a textura final.

Por que usar a tinta acrílica?

Quais são as especificidades da tinta acrílica e suas vantagens em comparação com outras técnicas pictóricas?

A peculiaridade da tinta acrílica é que ela é muito fácil de usar. Misturada com um pouco de água, é muito fácil de espalhar e exala muito pouco cheiro.

Ela pode ser usada em uma ampla variedade de suportes, tornando o artista ainda mais versátil.

No entanto, a tinta acrílica, ao contrário da tinta a óleo, seca muito rapidamente. Portanto, fica muito difícil de retornar à sua tela para alterar uma cor ou um detalhe.

Por que escolher acrílico? O acrílico é uma técnica que permite desenvolver sua criatividade.

Esses recursos pode ser benéficos para alguns. Às vezes é bom não ter que esperar por longas semanas para poder retocar a sua obra.

Além disso, existem algumas tintas acrílicas que, por vezes, oferecem um tempo de secagem um pouco mas longo.

O acrílico pode ser usado, por exemplo, como uma camada inferior em uma pintura acabada com pintura a óleo. No entanto, a renderização será menos conclusiva se você espalhar tinta acrílica em tinta a óleo.

A tinta acrílica é usada em todos os tipos de trabalhos. Ela é a pintura mais comum para aprender a pintar durante as aulas de pintura ou desenho.

Durante meus anos de aprendizado, usei acrílico para fazer reproduções.

Monet, Courbet, Delacroix, Dali, Vinci, Picasso, Cézanne, Degas, Klimt, Rubens, Botticelli, Renoir, Rembrandt, Van Gogh, Manet…. É muito mais fácil reproduzir os maiores pintores da história da arte. Você pode até ousar pintar de uma só vez!

Como usar acrílico?

A tinta acrílica é uma técnica pictórica muito útil. É possível trabalhar com uma faca, um pincel ou outro instrumento. Os pintores mais criativos podem ousar técnicas inovadoras.

Mas como usar essa pintura?

Embora não haja um padrão para aplicar tinta acrílica, aqui estão algumas dicas.

Você pode começar aplicando uma camada de tinta acrílica na tela para suavizar a superfície. Esta pintura também servirá de pano de fundo para o seu trabalho. Se a sua composição for clara, evite colocar uma camada muito escura.

A tinta não deve ser muito compacta, mas levemente diluída. Escolha uma tonalidade próxima ao seu trabalho geral.

Alguns artistas preferem desenhar as formas diretamente com um pincel na tela, sem trabalho prévio. Se não tiver certeza, prefira o esboço, que você pode desenhar com carvão, giz, lápis de grafite ou outro elemento.

Você deve então dar cor ao seu trabalho. Comece com os elementos mais distantes. Mesmo se você passar por cima, você sempre vai ser capaz de passar uma camada com os elementos mais próximos do primeiro plano.

Pinte sua tela dos tons mais claros aos mais escuros.

Você pode concluir a etapa de colorização adicionando sombras para dar mais relevo ao seu desenho.

Em seguida, proteja sua tela com um verniz especial para tinta acrílica que você pode encontrar em uma loja especializada em arte. Isso vi evitar que a tinta se deteriore com o tempo.

Como aprender a pintar com acrílico?

Dominar a teoria é bom, mas colocá-la em prática é melhor ainda. Então, como aprender a pintar com acrílico no seu tempo livre?

Você tem muitas opções nesse hora: tudo depende da sua disponibilidade, mas também do seu perfil e do que você pretende criar.

Aprenda a pintar em uma escola de arte

Se você ainda está decidindo o que fazer da sua vida ou está no ensino médio, você pode prestar Artes Visuais em uma grande universidade.

Nos primeiros anos, os cursos de graduação ensinam a seus alunos todos os tipos de técnicas de pintura (aquarela, acrílico, pintura a óleo, guache, pastéis de tinta, etc) para que você possa então, só depois, descobrir qual especialização vai seguir.

Fazer oficinas de arte

Se quer aprender a desenhar ou a pintar sem fazer disso a sua profissão, você pode recorrer a oficinas de arte. Realizadas por pintores ou professores qualificados, elas geralmente oferecem cursos e workshops de pintura de todos os tipos, para descobrir o básico ou para aprimorar conhecimentos que já possui.

Curso intensivo, desenho, croqui, diário de viagem, óleo sobre tela, acrílico sobre tela, pintura com faca, pintura sobre vidro, pintura sobre porcelana, pintura sobre seda…. Tudo é possível!

Como adquirir a técnica de acrílico? Aprender a pintar com outros estudantes pode ser benéfico.

Entre em contato com associações de arte

Muitas vezes, mais acessíveis do que oficinas, as prefeituras e associações estão presentes em algumas cidades para compartilhar a arte com o maior número de pessoas possível. Aulas noturnas, aulas semanais, aulas pontuais: é possível aprender a pintar com acrílico em todos os níveis.

Também é uma oportunidade de conhecer outros aprendizes para compartilhar todos os bons conselhos.

Procure um professor particular

Agora se seus horários forem mais rígidos, também é possível encontrar um professor particular de arte.

Professor aposentado ou estudante de arte: pessoas de diferentes perfis oferecem seus serviços para ajudá-lo em seu processo artístico, para ajudá-lo a progredir e desenvolver sua criatividade.

Aprenda a pintar como autodidata

Algumas pessoas não precisam ou não querem fazer aulas de pintura. Outras simplesmente não têm a oportunidade porque estão muito longe das escolas ou sem tempo.

Elas ainda conseguem encontrar algumas horas aqui e ali para assistir alguns tutoriais na internet e colocar em prática o que eles observam. É também uma ótima maneira de aprender a pintar.

Pintura em aquarela, pintura em aquarela, pintura abstrata, lápis de cor, caligrafia, pintura à pastel, natureza-morta… Muitos temas estão disponíveis na internet.

Qual material usar para pintura acrílica?

A prática da pintura em acrílico, seja em tela, papel ou outro suporte, requer alguns acessórios. O material de pintura deve ser levado em conta no orçamento geral dos artistas.

Diluente, cavalete, verniz acrílico, lata de tinta, telas de pintura, stencil, spray, aglutinante acrílico, sprays, solventes, white spirit, o que você deve comprar?

A tinta é, naturalmente, o primeiro item a ser comprado para a prática de pintura acrílica. No entanto, algumas aulas de pintura às vezes também fornecem o uso de material.

Antes de comprar a tinta, procure por indicações como “secagem rápida” ou qualquer outra coisa.

Os tubos de tinta acrílica são geralmente maiores e mais baratos do que a tinta a óleo. Essa é uma boa alternativa.

Você também precisa comprar o suporte. Papel Canson, tela de algodão, tela de linho, tela sintética, seja o que for, cabe a você decidir o que quer fazer com ela.

Por outro lado, quando se trata de pincéis, evite comprar os muito finos. A tinta acrílica é uma tinta pesada, é necessário um pincel mais resistente. Você ainda pode comprar alguns menores apenas para pintar os detalhes mais precisos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar