Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a pintar com tinta a óleo?

De Fernanda, publicado dia 23/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > O que é a pintura com tintas oleaginosas?

“A pintura é a profissão mais longa e mais difícil. Ela demanda erudição, assim como a do compositor, e também demanda uma apresentação, como um violino. » Eugene Delacroix

A arte é uma atividade que sempre agrada. Mas nem todos têm a coragem de começar a fazer aulas de pintura para aprender a pintar!

Aprender a pintura a óleo leva tempo e prática. Impasto, primeira camada, segunda camada, craqueladuras… Descubra nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre pintura a óleo para se tornar um verdadeiro especialista!

Pintura a óleo: sua história e suas características

A pintura a óleo é uma técnica de pintura muito especial usada por artistas já experientes. Na verdade, essa técnica nem sempre é fácil de se colocar em prática. Mas afinal, do que se trata?

A pintura a óleo é uma técnica que mistura pigmentos e óleo de secagem (o mais comum é o óleo de linhaça) para formar uma pasta que seca muito lentamente. Esse tempo de secagem permite que você trabalhe e retrabalhe cores e formas por mais tempo.

Como a pintura a óleo é feita? Ao que corresponde esta técnica de pintura?

Esta é uma excelente técnica para artistas que precisam experimentar antes de obter o resultado final.

Mas de onde vem essa técnica em particular?

A invenção da pintura a óleo é concedida aos irmãos Van Eyck no século XV. No entanto, essa afirmação ainda é debatida porque várias pinturas já tentaram misturar pigmentos e óleos anos antes.

No entanto, os irmãos Van Eyck tiveram a ideia de combinar óleo de linhaça, de nogueira e essência de terebintina com pigmentos. É assim que eles criaram uma tinta que é resistente à água e leva muito tempo para secar.

A grande vantagem da pintura a óleo é, justamente, que ela leva muito tempo para secar, o que a torna um excelente material para artistas detalhistas. Mas a secagem não é realmente a palavra apropriada, já que a tinta endurece, não seca.

Quanto mais espessa fica a massa, mais demora para endurecer. Isso pode variar de algumas semanas a alguns meses, ou mesmo anos para as camadas de pintura mais espessas. Em algumas circunstâncias, algumas pinturas podem nunca secar!

É aconselhável pintar em camadas finas. No caso oposto, a camada superior permanece fria enquanto a superfície endurece. É assim que as pinturas podem rachar com o tempo.

Defeitos que podem ser vistos em algumas pinturas, mesmo entre os maiores pintores.

Uma outra grande característica da pintura a óleo é o seu brilho, devido ao óleo usado. Todas as pinturas feitas com tinta a óleo são mais ou menos brilhantes dependendo da quantidade de óleo usada.

A pintura a óleo é frequentemente usada para ilustrar paisagens, naturezas-mortas ou retratos. É usada em tecidos sintéticos ou telas de linho cru. Na maioria das vezes são composições muito trabalhadas e que levam tempo.

Os artistas pintam várias camadas e voltam várias vezes em detalhes. Esta é uma técnica para artistas pacientes e meticulosos.

Como usar a tinta a óleo?

Você já tem alguns anos de técnica da arte e quer se lançar na pintura a óleo? Ou você acabou de começar e tem ambição?

Você está cansado de lápis de cera, nanquim, tintas aquarela, tintas acrílicas, pastéis secos, guaches, lápis de grafite e outras técnicas?

A técnica da pintura a óleo requer alguns passos específicos para evitar que sua pintura acabe craquelada.

Confira aqui tudo o que você precisa saber para poder seguir os passos de Van Gogh, Picasso, Braque, Rembrandt, Da Vinci ou outros grandes mestres! Ou até mesmo pinturas abstratas, impressionistas…. Você é quem decide!

Pintar de acordo com a regra de “úmido sobre seco” ou “pintura por camadas”

Você pode nunca ter ouvido falar de uma das regras mais importantes da técnica de pintura a óleo: grosso sobre magro.

Ma o que é isso?

O grosso sobre o magro é uma forma de pintura que sempre sobrepõe uma camada grossa de tinta (isto é, com uma quantidade significativa de óleo) sobre uma camada fina. Se essa regra não for respeitada, a tela pode envelhecer mal.

Na verdade, a superfície endurece mais rapidamente do que as camadas anteriores porque está diretamente em contato com o ar. Portanto, sua tela ficará seca na aparência, mas não na profundidade. O processo de secagem deve, portanto, ser totalmente respeitado se você quiser que sua obra-prima dure ao longo do tempo.

Respeite o tempo de secagem

No processo, e para a técnica de trabalhos “grosso sobre magro”, é imperativo dar tempo para a tela secar.

Como explicado acima, não é porque a superfície está seca que sua tela está pronta. Entre cada camada, é importante respeitar 2 a 3 semanas de secagem.

Uma técnica que não é recomendada para os impacientes!

Siga o método tradicional

A técnica tradicional de pintura a óleo leva várias semanas para chegar ao resultado final.

Quando eu estava tendo aulas de pintura, meu professor de desenho e pintura nos lembrava a cada encontro a importância de esperar entre as diferentes camadas. Às vezes, porém, minhas pinturas rachavam porque só tínhamos uma semana de espera entre as aulas.

Para começar, você precisa fazer um primeiro desenho e depois reproduzi-lo em uma tela com carvão, por exemplo.

Uma vez que o desenho é colocado na tela, é necessário usar uma única cor diluída com terebintina para cobrir todos os traços de carvão. Isso permite ancorar o padrão na tela. Você também pode aproveitar a oportunidade para criar um jogo de luz.

As cores podem então ser aplicadas, mas sempre respeitando a regra “grosso sobre magro” e o tempo de secagem necessário. Você pode pintá-lo quase quantas vezes quiser.

Como pintar com óleo? O método tradicional leva tempo!

Eu pessoalmente aprendi a colocar 3 camadas de cores. A primeira serve para aplicar as primeiras cores básicas. A segunda camada permite trabalhar o desenho como um todo e chegar o mais próximo possível do resultado final. A última camada é usada para especificar alguns detalhes para que a tela fique perfeita.

Algumas pessoas decidem então usar esmaltes para refinar as cores. Depende de você!

Pinte de acordo com o método alla prima

Com o tempo, os pintores perceberam que estavam cansados ​​de esperar que sua tela secasse. É por isso que a técnica da alla prima defende a pintura em uma única vez.

No entanto, é necessário que o pintor tenha certeza de si mesmo, já que a camada única já é bastante grossa e não pode suportar uma nova camada grossa sem rachar.

E que tal experimentar a pintura em aquarela?

Quais acessórios comprar para pintura a óleo?

Aprender a desenhar requer alguns materiais. Mas quais usar para a técnica especial de pintura a óleo?

Curso de desenho, aula de pintura, oficina de arte, aulas particulares, em todos esses casos, às vezes os professores podem te emprestar material. No entanto, se você quiser praticar pintura a óleo regularmente, vale mais a pena investir no material básico.

Compre uma tela

Sobre o que pintar uma obra a óleo?

Para as aulas de desenho, o bom e velho papel Canson é amplamente recomendado… E quanto à pintura a óleo?

Para usar essa técnica, esqueça o papel!

Embora alguns papeis sejam feitos para pintura a óleo, eles ainda acabam mudando de forma por causa da pressão da tinta que seca.

Para pintar com óleo, recomenda-se comprar uma tela. O mais comum é usar uma tela chassis simples. Este tipo de tela facilita a suspensão da tela quando você termina, mas também permite que você estique as fibras (algodão, linho ou sintético).

Comprar a tinta a óleo

Se você acabou de começar a praticar pintura a óleo, é melhor já comprar conjuntos de tinta completos. Eles permitem que você tenha uma ideia sobre a qualidade da pintura sem precisar se preocupar com os pincéis entre os tipos de pintura.

Em todo caso, saiba que obviamente existem diferenças nas qualidades. Isso varia em função da concentração de pigmentos encontrados em cada tubo. Esteja ciente de que a extra-fina tem mais pigmentos do que a fina.

Não hesite em pedir conselhos em uma loja especializada em arte ou junto ao seu professor de pintura.

Compre pincéis

Embora possa se pensar que apenas um pincel é suficiente para pintar, infelizmente isso não funciona. A qualidade do pincel pode variar dependendo do pelo usado, mas também do comprimento do cabo.

Existem muitos tipos de pincéis e escolher o mais adequado é quase tão importante quanto pintar bem. Natural, sintético, musse, redondo, trincha, leque, chato, filete, garfo…Há para todos os gostos!

Comece testando os pincéis mais clássicos com cerdas curtas e uma alça longa. Este permite pintar com um certo recuo, o que é muito útil em uma grande tela.

Não se esqueça de obter um solvente (terebintina ou álcool branco) para diluir ou remover todo o óleo do pincel. Termine com uma limpeza com sabão e água.

Como aprender a pintar? Pincéis, tintas…. Escolha o seu equipamento perfeito!

Use um cavalete

Muitas vezes esquecido, o cavalete é essencial para pintar em boas condições. Ele permite que você fique de pé ou sentado na frente do trabalho, em vez de se inclinar sobre ele.

Existem em todos os tamanhos e formas. Divirta-se!

Sabia que não é necessário cavalete para desenhar com pastel?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar