Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Boas práticas para segurança no esporte

De Marcia, publicado em 05/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Um bom personal trainer é aquele que zela pela saúde do aluno

Quantas vezes você já ouviu, de pessoas próximas, que gostariam de ter músculos bem tonificados, sem precisar praticar exercícios? Parece que o que muita gente deseja é uma fórmula mágica, que garanta um corpo de atleta, sem esforços.

Porém, muitas dessas pessoas não são necessariamente preguiçosas, elas apenas não encontraram a motivação necessária para iniciar-se nos treinos.

Por outro lado, há aqueles que desejam tanto exercitar-se que acabam por fazê-lo por si mesmos, sem supervisão. Eles se aventuram a correr em parques, ou até mesmo “puxar ferro” em casa. Entretanto, essas são as que se encontram mais expostas a lesões e acidentes.

Contrate um profissional Um ato inocente como o de correr no parque com seu amigo pode trazer sérias consequências à sua saúde.

Para esses dois grupos de pessoas, um coach esportivo é a solução. Um profissional do ramo é capaz de estimular a motivação necessária para que o aluno encontre uma atividade que, além dos resultados, também traga prazer.

Para quem pratica exercícios sem supervisão, ele pode orientar sobre os melhores métodos, adaptar o treino para resultados mais rápidos e ainda atenuar os riscos de lesões por práticas e posturas erradas.

Por essas e outras razões, o melhor personal trainer é aquele que sente entusiasmo pelo ofício e consegue transmitir isso aos alunos. Se, muitas vezes, é difícil treinar depois de um dia de trabalho, um instrutor desanimado só potencializa essa dificuldade.

Isso porque o treinador é muito mais do que um mero “programador de exercícios”. Ele precisa estabelecer vínculos de comunicação com você, ser paciente, encorajá-lo a superar seus limites, mantê-lo motivado e inspirar, pelos exemplos.

Ele deve ter um estilo de vida saudável e acreditar em seu trabalho. Caso contrário, por que você acreditaria?

Além disso, ele deve garantir a sua segurança durante os treinos. Os equipamentos usados devem estar em bom estado e quaisquer erros devem ser corrigidos imediatamente.

Como encontrar o treinamento ideal?

Se tudo o que você quer é um treinamento que combine com seu perfil, o personal trainer é o melhor caminho. Isso porque o programa desenvolvido por ele é totalmente personalizado. Caso tome gosto pela modalidade escolhida, ela pode tornar-se parte da sua rotina, para a vida.

Além disso, treinar com um profissional particular permite que você se esforce a ter mais disciplina que em uma academia. Ele não vai concordar de primeira em suspender a aula somente porque está chovendo, ou “você não está muito a fim de treinar”.

Dessa forma, cria-se uma rotina, que você se acostuma a seguir, até que ela se torne parte do seu dia a dia.

Entretanto, para garantir ainda mais a segurança nos treinos, é importante procurar um médico antes de começar. Fazer exames de rotina e checar as condições cardiovasculares do seu organismo é fundamental para evitar outro tipo de ocorrência: os males cardíacos.

Ainda que tome todas essas medidas, no início dos treinos, ainda é possível que você sinta um certo desconforto. Afinal, trata-se de algo novo em sua vida que, assim como toda mudança, exige um período de adaptação. Os resultados também começarão a aparecer depois de um tempo, sutilmente a princípio.

Se for o caso, você pode conversar com seu coach, que lhe mostrará a situação de um ponto de vista técnico, com uma pitada de humanidade. Com essa visão, fica mais fácil manter-se perseverante.

Outra vantagem do treinamento personalizado é o local. Você pode acertar com o seu treinador para que as sessões sejam realizadas em uma academia, estúdio, piscina, parque ou até mesmo em sua própria casa. Tudo depende do espaço e da modalidade adotada.

Treinando no parque Com um personal trainer, você tem maior liberdade para escolher o local dos exercícios, que podem ser feitos ao ar livre.

Com o passar do tempo, você perceberá também que você vai se adaptando ao profissional, e vice-versa. Ele começará a entender suas preferências quanto a locais e focos, e vai trabalhar, de certa forma, em cima disso.

Isso acontece porque vocês vão se tornar aliados para um único objetivo: os resultados e a segurança e bem-estar durante os treinos.

A relação instrutor X aluno

Embora muitos sejam adeptos à máxima de que devemos separar os aspectos pessoais dos profissionais, o seu relacionamento com o personal trainer deve ser bom. Não adianta dizer que isso não faz a diferença, pois trata-se de uma pessoa que passará a fazer parte da sua rotina.

É claro que vocês não precisam tornar-se “melhores amigos”. Mas manter uma relação de afeto, respeito e empatia é fundamental para um rendimento satisfatório. Além disso, você deve conversar com ele sempre que sentir que alguma mudança se faz necessária.

Na maioria das vezes, é possível alinhar essa questão. Também não se esqueça de que você é livre para procurar por outro profissional, caso não haja outra solução.

Apesar dessa cumplicidade, a relação de trabalho, o cumprimento de horários e o comprometimento devem ser respeitados. Há pessoas que se tornam tão amigas do personal trainer, que se sentem no direito de cancelar aulas a 5 minutos do horário que deveriam começar ou não levar o trabalho a sério.

Agir assim é um erro que também prejudica o seu treinamento, em larga escala. O ideal é manter o equilíbrio.

Por outro lado, o treinador também deve entender esses limites. Sua função é garantir que os seus resultados serão alcançados, com segurança. Ele tem grande responsabilidade sobre você, que está confiando a ele parte tão importante da sua saúde.

Normalmente, o tratamento oferecido por parte do profissional não é padrão. Isso acontece porque, além da diferença de objetivos, cada pessoa tem suas próprias necessidades sociais e emocionais. Mas de uma coisa esteja certo: o bom profissional sempre tratará com cordialidade e respeito a todos os seus alunos, sem distinção.

Você e ele devem cuidar para que não existam mal-entendidos e má-interpretações, seja em âmbito pessoal ou profissional. Dessa forma, a harmonia será mais um combustível para o sucesso dessa parceria!

A responsabilidade do coach esportivo

Como dissemos acima, o seu personal trainer é, de certa forma, responsável por você. Ele deve certificar-se que o ambiente e as suas condições de saúde não representem um risco diante da atividade que será praticada.

Ele normalmente tem noções de primeiros socorros e informará a você também as precauções necessárias para garantir essa segurança.

Se os exercícios forem praticados na sala de estar da sua casa, por exemplo, ele vai verificar se não há nenhum objeto por perto que possa ocasionar um acidente. Caso haja, retirá-lo do local ou protegê-lo durante os exercícios é de fundamental importância.

Os acessórios usados também precisam ser feitos do material adequado e estar em boas condições de uso.

Além disso, é importante que você mantenha a limpeza do local. Líquidos derramados ou resíduos de vidro também podem se tornar agentes perigosíssimos durante a prática de exercícios.

Atente-se aos detalhes Um mero guarda-chuva pingando no chão da sala pode ser um agente causador de acidente.

Quando os treinos são ao ar livre, por exemplo, as condições climáticas devem ser observadas, de modo a buscar alternativas. Não há motivação que resista a um treino debaixo de chuva, por exemplo.

Além disso, você pode escorregar no chão molhado e ter uma queda. O risco de machucar-se seriamente em um evento como esse é grande o que, além de fazê-lo se afastar dos treinos por um período, ainda abalaria a sua relação de confiança com o instrutor. É por isso que ele deve evitar esse tipo de exposição.

Como evitar machucar-se nos treinos

Embora não seja possível, por mais cuidado que você e seu treinador tenham, isentar-se totalmente dos riscos, há algumas medidas que ajudam você a evitar ferir-se enquanto se exercita.

Para você entender melhor, listamos abaixo algumas delas:

  • Embora o conforto do lar o faça parecer o melhor lugar do mundo, o local dos treinos deve ser escolhido com base na segurança. Não hesite em optar por outro local se perceber que o espaço é pequeno demais ou há algo que possa colocá-lo em risco em sua casa;
  • Respeite sempre seus limites quanto à saúde e ao condicionamento;
  • Estabeleça uma relação de confiança com o profissional escolhido;
  • Nunca deixe de aquecer-se no início da sessão;
  • Esteja consciente dos riscos que não podem ser eliminados, por menores que sejam;
  • Fique atento a si mesmo e aos sinais do seu corpo;
  • Respeite as regras de segurança e as orientações para a correta realização dos exercícios;
  • Certifique-se de que o profissional tem a formação necessária para exercer a profissão e que os equipamentos seguem normas e padrões de segurança;
  • Avalie, junto ao profissional, seus níveis de evolução. Qualquer desejo de mudança de foco deve ser discutido com ele;
  • Aliado aos exercícios, adote um estilo de vida mais saudável. Manter uma alimentação equilibrada e evitar álcool, cigarros e drogas são medidas que ajudam a dar disposição para os treinos e prevenir surgimento de doenças, que mudariam todo o cenário.

Pense no que você come De nada adianta treinar se você não adotar hábitos mais saudáveis de vida e alimentação.

Um bom instrutor sabe de tudo isso e poderá orientá-lo para que você também se conscientize.

Apesar de todas essas responsabilidades que cabem ao profissional, não há motivos para ter medo de contratá-lo. Com uma boa conversa inicial e alguns questionamentos, você poderá certificar-se de que ele possui toda a preparação necessária para bem atendê-lo.

Os profissionais da plataforma Superprof, por exemplo, são todos certificados e experientes na área e podem proporcionar a você resultados rápidos, sem abrir mão da segurança. Que tal começar a procurar agora mesmo?

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar