Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo sobre os ramos da fisica mecanica !

De Isabella, publicado dia 24/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Saiba mais sobre cinemática, dinâmica e outras áreas

A mecânica é a área da física que estuda a movimentação dos corpos, sendo dividida em três partes: cinemática, dinâmica e estática. Esse assunto teve sua a origem a partir das observações de corpos celestes feitas pelos indivíduos de civilizações antigas. Atualmente a fisica mecanica é estudada pelos pesquisadores para que eles possam uma maior compreensão acerca dos fenômenos naturais do universo.

Devido à sua forte relação com a realidade, a fisica mecanica explica diversos acontecimentos do cotidiano. Por isso, essa matéria é muito cobrada no Enem e em diversos outros vestibulares do Brasil. Todos os vestibulandos precisam dar a devida atenção a esse assunto para conseguir a aprovação no vestibular. Então, vamos aprender tudo sobre os ramos da fisica mecanica? Confira a matéria e saiba mais!

História da fisica mecanica

fisica mecanica e os fenômenos naturais A partir dos estudos sobre a física, os homens buscam compreender os fenômenos naturais do universo!

Quando as pessoas começaram a perceber os movimentos que ocorriam na terra, elas começaram a observá-los e usá-los para obter benefícios próprios, por mais que a fisica mecanica ainda não fosse considerada uma área de estudos, inicialmente.

No período da Grécia Antiga, essas percepções dos indivíduos começaram a ser consideradas objetos de estudos e foram sistematizadas. Nessa época, os grandes estudiosos buscavam explicações sobre o funcionamento do mundo. Por mais que a filosofia fosse a principal ciência desse período, mais adiante, os estudiosos começaram a considerar as áreas da biologia, matemática e física como importantes.

Já no Renascimento, o principal foco dos estudiosos era compreender os fenômenos naturais e as suas leis a partir de observações experimentais. Nesse período Nicolau Corpénico revolucionou os seus estudos, levando em consideração o movimento dos corpos e o funcionamento do universo.

Logo depois, ainda durante o período do Renascimento, Galileu Galilei deu as suas contribuições no ramo da física e da astronomia, tornando-se o pai da ciência moderna.

Isaac Newton também contribuiu bastante com os estudos da física, publicando a sua grande obra “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, descrevendo algumas teorias sobre os movimentos que embasaram as três leis de Newton, que até hoje são consideradas teoremas importantes para os estudos sobre fisica mecanica.

A partir do século XX, as técnicas de estudo sobre física avançaram, sendo possível explicar os fenômenos naturais e os movimentos da terra. O principal objetivo dos estudiosos nesse período era utilizar o avanço das técnicas experimentais para compreender o universo físico.

A teoria da relatividade, de Albert Einstein, e o início dos estudos sobre física quântica foram áreas desenvolvidas nesse mesmo período que também mudaram o entendimento acerca da física. Atualmente, os principais assuntos de física envolvem estudos sobre quântica e fenômenos da natureza, como o buraco negro.

O que é física mecânica ?

fisica mecanica para o enem A fisica mecanica é um assunto bastante cobrado no Enem e em outros vestibulares!

A fisica mecanica é um dos principais assuntos de fisica que caem no enem. Essa área estuda o movimento dos objetos e os seus comportamentos, determinando alguns fatores específicos, como a força, a aceleração, a posição e a velocidade dos corpos.

Essa área da física pode ser aplicada em acontecimentos do nosso dia a dia, pois a mecânica estuda o movimento dos planetas, o fluxo do sangue no corpo humano e a movimentação das placas tectônicas.

A física mecânica é dividida em três áreas: a relativista, a quântica e a clássica. A primeira estuda os movimentos que ocorrem no cotidiano, a segunda estuda os corpos que possuem velocidade próximas às da luz e a terceira pesquisa os movimentos que ocorrem na região interna do átomo.

Sobre fisica e vestibular, é necessário que você saiba que essa matéria tende a ser bastante cobrada no Enem, principalmente relacionando as suas teorias com acontecimentos do dia a dia. Então, se deseja passar no vestibular, foque bastante nessa matéria!

A física mecânica: Dinâmica, Lei de Newton e mais

A dinâmica é a matéria da física mecânica que estuda os movimentos e as suas causas. O principal pesquisador dessa área da física foi Isaac Newton que explicou de forma profunda como ocorre a movimentação dos corpos. A partir desses estudos, Newton desenvolveu as suas três leis, que foram embasadas em estudos anteriores feitos por Galileu Galilei e Johannes Kepler.

Através de suas teorias, Newton definiu as relações entre os movimentos realizados pelos corpos e as suas respectivas massas, desenvolvendo o estudo sobre a dinâmica.

Primeira Lei de Newton

A primeira Lei de Newton, mais conhecida como o princípio da inércia, afirma que os corpos em repouso ou em movimento retilíneo uniforme tendem a permanecer no mesmo estado, a menos que seja exercida uma força sobre eles, forçando-os a mudar de estado.

Segunda Lei de Newton

A segunda Lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força aplicada sobre um corpo é igual ao produto da aceleração pela massa do ponto material. Assim pode-se ter a seguinte equação: F = m.a, sendo “f” de força, “m” de massa” e “a” de aceleração.

Terceira Lei de Newton

Sempre que um corpo “X” exerce uma força sobre o ponto material “Y”, esse tem uma reação exercendo uma força sobre o corpo “X” de igual intensidade e direção, mas com sentido contrário. A terceira Lei de Newton também é conhecida por ser a teoria da ação e reação.

Física mecânica: Cinemática

A cinemática, assim como a dinâmica, também estuda o movimento dos corpos. Mas essa área, em específico, indica a aceleração, a velocidade e o deslocamento do corpo a partir da resolução de suas equações. Esse ramo da física não considera as forças aplicadas sobre os corpos, e nem as suas massas, de modo a levar em consideração apenas as causas da movimentação dos objetos.

O assunto de cinemática envolve principalmente a compreensão sobre os movimentos circulares e lineares, dividindo a matéria em movimento retilíneo uniformemente variado, mais conhecido como M.R.U.V, e movimento retilíneo uniforme, também chamado de M.R.U.

Por isso, através do estudo da cinemática, pode-se calcular a velocidade de uma moto em uma avenida, o tempo de chegada de um táxi até o destino final e a aceleração de um corpo ao longo da sua trajetória.

O assunto de cinemática também tende a ser cobrado no Enem, e por isso é necessário estudá-lo bastante, se o seu foco é a aprovação no vestibular.

Estudos da física mecânica: Estática e Hidrostática

movimento dos fluidos e fisica mecanica O estudo sobre os fluidos é feito através da estática e da hidrostática!

A hidrostática consiste no estudo sobre qualquer líquido ou gás que se encontra em equilíbrio. As pesquisas sobre esse assunto se iniciaram quando Arquimedes, um grande pesquisador da física e da matemática, iniciou os seus estudos sobre mecânica dos fluidos.

As teorias da hidrostática estão muito presentes no nosso cotidiano. A água que sai das torneiras, a pressão exercida pelo ar e as represas das hidroelétricas são exemplos de situações que fazem parte da hidrostática. Por isso, é possível que as questões de física no enem faça comparativos entre as ações que ocorrem no dia a dia e as teorias da hidrostática.

Já a estática é a área da fisica mecanica que estuda os corpos estáticos, ou melhor, os pontos materiais que não se movem. A falta de movimento equivale a uma aceleração nula, de modo que todas as forças aplicadas sobre um corpo fiquem equilibradas. Assim, nos casos de estática, a soma vetorial das forças exercidas sobre o ponto material é nula.

A estática avalia as condições de equilíbrio de corpos extensos e de tamanhos desprezíveis. Isso porque na estática qualquer corpo possui massa, seja esse pequeno ou grande. Mas, só os corpos extensos conseguem fazer o movimento de rotação.

Existem três tipos de equilíbrio: o instável, o indiferente e o estável. No instável,  a perturbação no sistema altera o estado de equilíbrio dos corpos, de modo que as forças equilibradas se sobreponham. No estável, a tendência dos corpos é retornar ao seu estado normal de equilíbrio, mesmo que ocorram perturbações no sistema. No indiferente, os corpos ficam em estado de inércia, independente de qualquer força que seja exercida sobre eles.

Fisica mecanica: tudo sobre gravitação universal

fisica mecanica e gravitação universal A força gravitacional é exercida sobre corpos que possuem massa!

A lei da Gravitação Universal foi desenvolvida por Isaac Newton, e consiste na atração gravitacional existente entre dois corpos que possuem massa. Essa atração consiste em uma força de linha imaginária que liga dois corpos.

A Gravitação Universal afirma que dois corpos detentores de massa sofrem uma força atrativa proporcional às suas massas e inversamente proporcional à distância entre os corpos. Através dessa lei é possível determinar o raio e a massa das estrelas, o período dos asteroides e os eventos astronômicos.

Todos os assuntos citadas nesta matéria são áreas da fisica mecanica cobradas no vestibular. Além de estudar as matérias aqui citadas, recomendamos que leia sobre o que é física e saiba as formulas de fisica enem. Preste também bastante atenção nas aulas e tire todas as suas dúvidas com o professor. Dessa forma será mais fácil conseguir a tão sonhada aprovação no Enem!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar