Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Origem do estudo dos movimentos

De Isabella, publicado dia 18/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > História da física mecanica

A mecânica é uma linha de estudo que faz parte da física e tem como principal objetivo compreender o movimento dos corpos.  Por isso, essa parte da física envolve estudos sobre equações matemáticas e evoluções temporais.

Essa linha de estudo é extremamente importante e pode ser aplicada no nosso cotidiano. Por exemplo, no ramo da medicina pode-se aplicar a mecânica no mapeamento do fluxo do sangue, e na geologia é possível estudar sobre os movimentos das placas tectônicas.

Os principais estudiosos da mecânica clássica foram Isaac Newton, Galileu Galilei e Johannes Kepler. Já no século XX, surgiu o gênio Albert Einstein desenvolvendo os estudos acerca da mecânica relativista. Anos depois, pesquisadores desenvolveram a mecânica quântica.

Além de ser bastante interessante, a física mecânica é um assunto que tende a ser cobrado no principal vestibular do país, o Enem. Então, vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto? Na matéria de hoje, explicaremos a história da física mecânica, desde a sua origem até os dias atuais.

A origem do estudo da mecânica

a física mecanica e as engrenagens O movimento das coisas despertou o interesse do homem pela mecânica!

A origem da mecânica se deu quando o homem começou a perceber os fenômenos e a se interessar pelos movimentos que ocorriam na terra. Inicialmente, a percepção dos movimentos e a observação dos fenômenos não se transformaram em estudos científicos. Afinal, isso servia apenas para que o homem pudesse conhecer o deslocamento dos astros e se beneficiar com isso.

No período da Grécia Antiga, essas observações e percepções começaram a ser sistematizadas. Nessa época houve uma grande evolução das ciências, já que o homem tinha como principal objetivo entender o funcionamento do mundo. Mas, nesse tempo a filosofia ainda era considerada a principal forma de pensar.

Já no período da Idade Média, a igreja era a principal instituição do mundo, e por isso era considerada a mais influente. Nessa época as ciências da física ainda não eram amplamente desenvolvidas e difundidas, afinal o clero era detentor de todo o poder intelectual. Nesse tempo, até mesmo as pesquisas filosóficas tinham se voltado para a religião.

A partir do renascimento, as ideias do racionalismo se tornaram mais fortes e a curiosidade sobre os fenômenos da natureza foram retomadas. Nesse período, os estudiosos usaram bastante os métodos de pesquisa experimentais através da observação.

Nessa mesma época, Copérnico revolucionou a história das ciências, afirmando que o Sol se encontra no centro da esfera e a Terra se movimenta ao redor do Sol. Além disso, nesse mesmo período, Galileu Galilei, o pai da ciência moderna, desenvolveu algumas teorias acerca do movimento, como:

  • Movimento Uniforme;
  • Movimento do Pêndulo Simples;
  • Movimento dos Projéteis.

No ano de 1687, Isaac Newton desenvolveu pesquisas que contribuíram bastante para os estudos sobre a física mecânica, com a sua obra chamada de “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”. Assim, as três leis de Newton sobre as definições dos movimentos foram criadas e publicadas. É válido salientar que os fundamentos de Newton sobre os movimentos são levados em consideração até os dias atuais.

Desenvolvimento dos estudo da mecânica no século XX

Física mecanica e a teoria da relatividade Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade e contribuiu bastante com a física mecânica!

Durante o início do século XX, a junção das teorias clássicas com as mecânicas responderam várias questões sobre os movimentos dos corpos. Mas, com o desenvolvimento das técnicas de observação, foram descobertos novos fenômenos e também surgiram diversas dúvidas e perguntas.

Os principais conceitos revisados foram de duas teorias, a mecânica e a eletrodinâmica. A primeira se baseia nos estudos dos movimentos. A segunda se fundamenta em estudos relacionados às cargas elétricas.

Nesse período, os cientistas tinham como principal objetivo fazer estudos experimentais para desenvolver bases teóricas, e assim explicar os fenômenos do universo físico.

As maiores mudanças ocorreram na mecânica, afinal nesse período Einstein desenvolveu a teoria da relatividade e foram iniciados os estudos acerca da física quântica. Todos esses fatores contribuíram bastante para o crescimento científico da física mecânica e mudaram o entendimento dessa ciência.

Em conjunto com as teorias físicas já existentes, Einstein desenvolveu a teoria mecânica relativista e encontrou várias inconsistências nos estudos anteriores. Dessa forma, foram criadas novas fórmulas para se entender as transformações do tempo e do espaço.

De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, pode-se concluir dois princípios: a velocidade relativa constante da luz não se altera em nenhum referencial e os eventos físicos são idênticos em todos os referenciais de velocidade relativa constante.

Desse modo surgiram novos conceitos e teorias acerca do tempo e do espaço, salientando que esses dois fatores não são absolutos. Afinal, Einstein defende que há uma inter-relação entre os fatores, e que a posição dos eventos e o momento que esse acontecem podem interferir nos cálculos matemáticos.

O estudo da física na atualidade

importância da física mecanica quântica A física mecanica quântica é a principal linha de pesquisa estudada na atualidade!

No século XX, surgiu a ideia da física mecânica quântica. Esse campo de estudo procura descrever os sistemas de partículas de dimensões moleculares e atômicas que recebem valores quantizados. Através desse ramo da física, os estudiosos conseguem ter uma melhor compreensão da matéria. Uma das principais descobertas desses estudos é que a matéria em alguns momentos se comporta como partícula, mas em outras ocasiões mostra a sua natureza ondulatória.

As tendências atuais da física giram em torno também da fusão nuclear controlada e da teoria do campo unificado. Vamos aprender um pouco mais sobre esses conceitos?

Fusão Nuclear Controlada

A fusão nuclear consiste em um processo de geração de energia por meio do núcleo do átomo. Esse evento costuma ocorrer nas estrelas e no interior do sol e se inicia através da fusão do hidrogênio com o isótopo, dando origem ao hélio ou outros elementos que possuem um núcleo pesado. Todo esse processo gera uma massiva liberação de energia, dando origem à energia nuclear.

Um dos principais desafios da física na atualidade é justamente obter combustível nuclear através do controle do processo de fusão. Mas, os pesquisadores desejam realizar esse procedimento com uma alternativa mais limpa, usando a água como principal matéria-prima e sem efeitos poluidores.

O composto utilizado como combustível para fusão é o deutério. Esse é um isótopo de hidrogênio muito presente na água.  Incrível, não é mesmo? Dessa forma, podemos perceber que quanto mais a física avança, mais é possível obter benefícios para a sociedade.

Teoria do Campo Unificado

A teoria do campo unificado diz respeito ao início da evolução do universo, dando ênfase na grande explosão – chamada de big bang – e nas teorias de partículas elementares. Nessa importante teoria, o maior desafio dos pesquisadores é explicar por meio de equações a ação das forças gravitacionais – como as nucleares, as eletromagnéticas e as gravitacionais – no momento da explosão.

Por mais que o processo de formação do universo tenha se iniciado há muito tempo, ainda nos dias atuais diversos cientistas procuram confirmar e rebater teorias acerca dos fenômenos que fizeram parte da criação dos planetas e outros compostos elementares.

Os estudos sobre o que é física e todas as suas ramificações fazem com que o indivíduo consiga ter um maior entendimento sobre o mundo e a realidade que o cerca. Por isso é tão importante compreender as teorias da física e relacioná-las com os acontecimentos do cotidiano.

A física mecânica e o vestibular

a matéria de física no enem A física mecânica é um assunto muito cobrado em vestibulares!

A física e vestibular andam juntos. Por isso é tão importante estudar formulas de física enem. Na prova, essa matéria é cobrada juntamente com outras duas, a biologia e a química, compondo a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No vestibular, são cobradas em torno de 15 questões de física, e por isso é tão importante estudar essa matéria.

Normalmente, a física no enem não cobra inúmeras equações, como os outros vestibulares. O Enem tende a sempre relacionar as teorias e os fenômenos da física com os aspectos do dia a dia para desenvolver as questões.

Por isso, é importante que o estudante relacione os fenômenos da física com os acontecimentos que ocorrem ao seu redor, no dia a dia, como o movimentos dos transportes em uma curva, a troca de calor entre os compostos, o sistema de uma rede elétrica, o posicionamento das estrelas, entre outros fenômenos que acontecem no cotidiano.

As linhas de estudo mais cobradas pelo Enem que fazem parte da matéria de física são:

  • Eletricidade;
  • Energia;
  • Óptica;
  • Mecânica;
  • Termofísica;
  • Fenômenos ondulatórios;
  • Correntes e potência elétrica;
  • Leis de Newton.

Focando nesses conteúdos de física antes de realizar a sua prova do Enem, é possível que você tenha um grande número de acertos de questões e consiga a tão sonhada aprovação no vestibular.

Se você deseja compreender ainda mais essa matéria, faça cursos online com professores particulares especialistas. Além disso, obtenha materiais de qualidade para conseguir ter uma maior compreensão dos estudos de física. Assim, você conseguirá sanar todas as suas dúvidas e obter um excelente resultado na matéria de física no enem. Depois é só curtir a sua aprovação e realizar todos os seus sonhos profissionais!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar